Orey, Daniel ClarkRosa, Milton2023-08-142023-08-142022OREY, D. C.; ROSA, M. Discutindo a dimensão crítica/reflexiva da modelagem matemática. Com a Palavra o Professor, Vitória da Conquista, v. 7, n. 19, 2022. Disponível em: <http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/843>. Acesso em: 06 jul. 2023.2526-2882http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17137Dentre as diversas e inovadoras metodologias de ensino, é importante destacar a utilização da dimensão crítica/reflexiva para o desenvolvimento do processo de Modelagem Matemática direcionado para a solução de situações-problema que afligem a sociedade contemporânea. Nas últimas três décadas, a Modelagem Matemática, particularmente, as pesquisas relacionadas com a dimensão crítica/reflexiva dessa tendência em Educação Matemática, tem buscado a sua identidade, definindo os seus objetivos e desenvolvendo um senso sobre a sua natureza, bem como sobre a potencialidade de seus métodos de pesquisa, que visam legitimar uma ação pedagógica comprometida com a justiça social. Assim, discutimos nesse artigo a importância das perspectivas filosófica e teórica encontradas na dimensão crítica/reflexiva da Modelagem Matemática, bem como a importância do desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem que auxilie os alunos no desenvolvimento de sua eficiência crítica/reflexiva ao analisarem situações-problema oriundas da própria realidade.pt-BRabertoAção pedagógicaCiclo crítico/reflexivoEficiência crítica/reflexivaDiscutindo a dimensão crítica/reflexiva da modelagem matemática.Artigo publicado em periodicoO periódico Com a Palavra, o Professor permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1813>. Acesso em: 27 maio 2022.https://doi.org/10.23864/cpp.v7i19.843