Rosa, MiltonOrey, Daniel Clark2019-06-032019-06-032018ROSA, M.; OREY, D. C. Etnomatemática : investigações em etnomodelagem. Revista de investigação e divulgação em Educação Matemática, Juiz de Fora, v. 2, n. 1, p. 111-136, jan./jun. 2018. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ridema/files/2017/09/6-Etnomatem%C3%A1tica-investiga%C3%A7%C3%B5es-em-etnomodelagem.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2019.2594-4673http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11381A etnomodelagem propõe uma visão holística do conhecimento matemático ao conectar os aspectos culturais (êmicos) e acadêmicos (éticos) da matemática. Assim, a utilização das abordagens êmica e ética possibilita a tradução de situações-problema e fenômenos presentes no cotidiano, que foram desenvolvidos pelos membros de grupos culturais distintos. A abordagem êmica é essencial para a compreensão intuitiva das ideias, procedimentos e práticas matemáticas utilizadas pelos membros desses grupos enquanto a abordagem ética é importante para a comparação entre essas práticas. Assim, esse artigo teórico visa apresentar a abordagem dialógica da etnomodelagem que combina ambas as abordagens êmica e ética, pois busca uma compreensão ampla e abrangente do conhecimento matemático desenvolvido em diferentes culturas no decorrer da história.pt-BRabertoAbordagem dialógicaEtnomodelagemAbordagem êmicaEtnomodelosAbordagem éticaEtnomatemática : investigações em etnomodelagem.Ethnomathematics : investigations in ethnomodelling.Artigo publicado em periodicoA Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/16419>.Acesso em: 27 mar. 2019.