PPGEP - Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
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Browsing PPGEP - Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção by Author "Campos, Magno Silvério"
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Item Estudo de fatores de satisfação dos consumidores do Uber no Brasil.(2022) Castro, Luíza Zambalde de; Ferreira, Karine Araújo; Rodrigues, Maurinice Daniela; Ferreira, Karine Araújo; Rodrigues, Maurinice Daniela; Campos, Magno Silvério; Vera, Luciana Alves RodasO presente estudo buscou verificar fatores que influenciam na satisfação dos consumidores do Uber no Brasil. Para atingir tal objetivo inicialmente foi desenvolvida uma revisão sistemática de literatura que possibilitou identificar que os estudos sobre fatores que influenciam na satisfação de usuários da Economia Compartilhada (EC) são desenvolvidos em serviços de compartilhamento em geral, de acomodações e de compartilhamento automotivo e de transportes. Entre os fatores mais citados na literatura estão: benefícios econômicos, qualidade do serviço online e offline, utilidade percebida, privacidade e segurança online. Privacidade e segurança offline foram citados apenas em trabalhos qualitativos. Dessa forma, esses oito construtos foram incluídos em um modelo teórico que foi posteriormente testado com dados coletados por meio de uma survey. O Uber foi escolhido, pois é o caso mais conhecido do serviço de transporte compartilhado no mundo e por ser considerado um símbolo da EC. Sequencialmente, foram realizadas a Análise Fatorial Exploratória (AFE), seguida da Modelagem de Equações Estruturais (MEE) para testar as hipóteses que foram propostas. Com a MEE foi possível identificar que os fatores benefícios econômicos, qualidade do serviço offline, utilidade percebida, privacidade online e segurança online influenciam na satisfação dos respondentes.Item Modelos probabilísticos de confiabilidade aplicados à performance de manutenção de equipamentos de grande porte de uma mineradora brasileira.(2023) Santos, Bruna Luíza Pinto; Viana, Francisca Diana Ferreira; Campos, Magno Silvério; Viana, Francisca Diana Ferreira; Rodrigues, Lásara Fabrícia; Costa, Marcelo AzevedoPara um funcionamento harmonioso dos vários processos que compõem as operações da mineração de minério de ferro, são necessárias condições seguras de operação na maior quantidade de tempo possível, ou seja, disponibilidade física. Isso exige uma política de manutenção produtiva adequada, estratégica e segura, capaz de alimentar o sistema sempre que houver demanda por equipamentos operantes. Geralmente, o ritmo produtivo da mina é ditado pela disponibilidade e capacidade dos equipamentos. Assim, pode-se pensar equivocadamente que, maiores volumes produzidos seriam alcançados simplesmente com o aumento do número de equipamentos, entretanto, os custos de aquisição de novos equipamentos são elevados, e a compra é realizada caso atenda ao princípio econômico do custo/benefício. Por outro lado, a produtividade pode ser aumentada mantendo-se a frota existente, desde que se aumente sua disponibilidade física. Diante desse cenário, tornam-se cruciais, políticas gerenciais que prezem por manutenções produtivas mais acertadas, menos dispendiosas e que possam garantir a segurança dos colaboradores através da redução de riscos. Em suma, o problema estudado nesse trabalho deve-se à ausência de uma metodologia acurada, livre de distorções no estudo da confiabilidade da frota de equipamentos de grande porte de uma empresa brasileira de mineração, capaz de incentivar uma análise verossímil da realidade. São apresentadas modelagens de confiabilidade para sistemas reparáveis com o devido aprofundamento, a fim de auxiliar a tomada de decisões, com possibilidade de sugestões de melhorias ou proposição de novas metodologias para o setor. Até o presente momento, após apresentação dos resultados para as equipes de trabalho envolvidas com o dito processo produtivo, nota-se uma coerência e aceitação por parte dos tomadores de decisão em relação às modelagens propostas, sinalizando que os resultados obtidos aproximam-se satisfatoriamente da realidade em questão.