PPGAC - Mestrado (Dissertações)
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Browsing PPGAC - Mestrado (Dissertações) by Author "Alexandre, Marcos Antônio"
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Item Nós : o entrelaçamento do som e imagem cênica enquanto dramaturgia sonora no espetáculo do Grupo Galpão.(2018) Neves, Otávio; Medeiros, Elen de; Medeiros, Elen de; Maletta, Ernani de Castro; Alexandre, Marcos AntônioA presente dissertação tem como objetivo refletir sobre a estrutura da dramaturgia e suas ressignificações desde o início da transição para uma cena moderna, o que ocorre entre o final do século XIX e o início do século XX. Busca-se, com isso, compreender como seria possível desenvolver a acepção de um conceito na cena teatral contemporânea. Pretende-se discutir ainda, a partir dessa reflexão, em que medida os efeitos de áudio e as músicas cênicas se constituem como narrativa e dramaturgia sonora no espetáculo Nós, do Grupo Galpão. Esse espetáculo, criado em 2015 e dirigido por Marcio Abreu, é tomado aqui como exemplo para investigar o entrelaçamento dos sons e da imagem cênica enquanto elementos autônomos, que se integram e se unificam na cena a fim de compor aquilo que denominamos dramaturgia sonora.Item Performance preta : encruzilhadas entre arte e política.(2019) Rocha, Winny Silva da; Pereira, Elvina Maria Caetano; Pereira, Elvina Maria Caetano; Alexandre, Marcos Antônio; Muniz, Kassandra da Silva; Santos, Clóvis Domingos dosEsta dissertação tem por objetivo analisar e refletir sobre os entrecruzamentos entre arte e política nas criações de artistas e coletivos negros, no teatro e na performance. Para essa análise, levanto alguns saberes emancipatórios constantes nas criações em arte preta contemporânea brasileira - tais como a encruzilhada, a quilombagem e a centralidade do corpo negro na performance preta - e debruço-me sobre conceitos dos campos artístico e sociológico. Lanço um olhar para a cena preta contemporânea no Brasil, observando tanto aspectos formais quanto organizacionais que compõem uma perspectiva afrocentrada de fazer e pensar a arte, buscando pontos que possam também dialogar com minhas criações artísticas. Também reflito sobre meu processo criativo, indicando alguns procedimentos e sua relação com os espaços e espectadores, para observar suas implicações políticas na minha experiência como pessoa preta e na transformação dos espaços que participo.