PPGAC - Mestrado (Dissertações)

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    Isabella está louca! : um estudo sobre a importância das mulheres na Commedia dell'Arte.
    (2023) Leite, Diana Felicori Tonelli e Teixeira; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Hunzicker, Frederick Magalhães; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Hunzicker, Frederick Magalhães; Miranda, Maria Brígida de; Maciel, Paulo Marcos Cardoso
    A presente dissertação encara a Commedia dell’Arte como o momento histórico em que as mulheres passam a exercer a profissão de atriz. Esse próprio gênero teatral oriundo do final do baixo medievo, acarreta mudanças significativas na arte cênica que persistem até os dias atuais. A entrada das mulheres no palco chamou muita atenção, e gerou, em sua maioria, respostas violentas da sociedade influenciada pelo Estado e pela Igreja, fruto da misoginia da época. O trabalho trata da forma como essas mulheres eram obrigadas a viver e como o teatro pode ser encarado, por elas, como uma alternativa ao meretrício, ou ao matrimônio. Por fim, a dissertação concentra-se na figura de Isabella Andreini, famosa atriz de Commedia dell’Arte, poetisa e dramaturga. Através de seu trabalho, tanto literário quanto cênico, Isabella critica os estereótipos que foram impostos, na época em que viveu, aos sexos masculino e feminino. A atriz alcançou renome fora de seu país de origem, a Itália, ganhando reconhecimento, fama e prestígio junto à nobreza de outros países, conseguindo manter-se a salvo da perseguição da época, apesar das suas críticas mordazes.
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    Marcas no corpo : aproximações entre arte, violência e gênero.
    (2023) Lucia, Renata Andrea Santana de; Fischer, Stela Regina; Fischer, Stela Regina; Seba, Maria Marta Baiao; Pereira, Elvina Maria Caetano
    A dissertação apresenta a trajetória da artista-pesquisadora Renata Santana, desenvolvida entre os anos de 2018 e 2022. O texto é apresentado em três momentos, com recortes temporais relacionados à pandemia da covid-19: pré-pandemia, pandemia e a retomada das atividades presenciais. Uma pesquisa radicalmente atravessada pela maternidade, na qual vida e a arte sempre tiveram imbricadas, especialmente no período analisado. A metodologia utilizada é o estudo da autoetnografia e dos feminismos negro, interseccional e decolonial. Analisa as ações artísticas, educativas e políticas realizadas com os coletivos de mulheridades Nós Clandestinas, Marcas no Corpo e Frente Feminista de Londrina, Paraná e o NINFEIAS – Núcleo de INvestigações FEminIstAs, de Ouro Preto (MG). As práticas com mulheridades valorizaram a construção e/ou reconhecimento de saberes situados compartilhado entre elas. No âmbito pessoal, a artista-pesquisadora desenvolveu ações performativas a partir do uso de objetos e memórias que revelassem aspectos importantes relacionados à maternidade, especialmente no que tange à gestação, ao parto e ao aborto. A partir das ações estudadas, a artista reconheceu a metodologia feminista que desenvolve em sua pesquisa, na qual transita entre o pessoal e o político para evidenciar questões contemporâneas e socioculturais relacionadas às vivências das mulheridades. Considera-se que as ações vivenciadas nessas investigações feministas, sejam oficinas ou performances, sejam inscritas nas liminaridades da cena contemporânea. Com elas, a artista desenvolveu, com mais cuidado e rigor, o olhar para as categorias analíticas de gênero, raça, classe e sexualidade, as quais, interconectadas, marcam os corpos que expressam mulheridades em algum momento da vida. Essa atenção é um posicionamento ético, artístico e político, que pode auxiliar na tomada de ações para minimizar/eliminar as opressões que marcam o cotidiano das mulheridades.
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    Reescrituras cênicas : Exú, Ogum e outras mitologias na encruzilhada.
    (2022) Medeiros, Éric Inácio de; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Santos, Inaicyra Falcão dos; Silva, Éder Rodrigues da
    Neste trabalho, busco destacar o aspecto do mito como potencialidade discursiva, levantando reflexões acerca de sua contribuição para as artes cênicas, evidenciando o seu caráter performativo, bem como a importância de suas reescrituras na cena contemporânea. Nesse sentido, utilizamos o Método da Comparação Diferencial (Heidmann, 2011; 2014) como metodologia desta pesquisa, a fim de pensar a dinamicidade do mito na contramão de uma visão fixa, universal e arquetípica que, muitas vezes, a ele é direcionada. Para tanto, discutimos acerca da performatividade do mito a partir de Heidmann (2011; 2014), Beigui (2015), Ravetti (2002), Fischer-Lichte (2011), Seixas (2017) e Dupuis (2003), destacando o seu caráter dinâmico e suas singularidades ao deslizar em distintos e diversos discursos. Desse modo, refletimos sobre o mito e seus cruzamentos, o contexto de enunciação no qual ele surge, a partir do conceito de encruzilhada de Martins (2003) e Rufino (2019), bem como o de ancestralidade a partir de Santos (2009), percebendo o modo como ele é reescrito e atualizado na contemporaneidade e nas artes da cena. Para tanto, utilizamos como corpus da pesquisa os espetáculos: Exú, a boca do Universo (2013) e Ogum, Deus e Homem (2010) de Fernanda Júlia Barbosa (Onisajé), e Tombo da Rainha (2015) de Carla Pires Martins.
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    Professor errante : outras narrativas erráticas no ambiente escolar.
    (2022) Holanda, Frаncisco Lаécio Аrаújo de; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Ferreira, Inês Karin Linke; Peretta, Éden Silva
    Estа dissertаção аnаlisа o conceito de Errânciа (BERENSTEIN, 2012) e o аproximа dаs práticаs educаtivаs, mais precisamente da Pedagogia do Teatro. A ideia foi investigar а composição de umа perspectivа de arte contemporânea e sua relação com a proposta docente em artes, em especiаl nаs escolаs municipаis dаs cidаdes de Ouro Preto e Mаrinа (MG), durаnte а pаndemiа causada pelo Coronаvírus, entre os anos de 2020 e 2021. Logo, investigou-se cаrаcterísticаs errаntes, аtribuídаs à docência, entre diferentes cаmpos аrtísticos, ampliando suаs práticаs coletivаs de vivência em sаlа de аulа. А revisão dа literаturа se bаseou num horizonte multirreferenciаl, envolvendo conceitos e teoriаs de diferentes disciplinаs de áreаs do conhecimento distintаs, incluindo а Аrte, а Educаção, а Históriа e а Cаrtogrаfiа. Apаrecem em destaque autores como: Pаolа Berenstein Jаcques (2012), Pаulo Freire (2003), Guy Debord (1961) e Walter Benjamin (1981). Por fim, este processo teórico-prático demonstrа que o professor errаnte não é só um modo operаnte, mas sim, umа estrаtégiа de sobrevivênciа, onde se estаbelece zonаs de contаto e de conflito entre diversos modos de existir, de аtuаr, de vivenciаr а escolа e а sаlа de аulа.
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    Estratégias da arte em estado de guerrilha.
    (2022) Ferreira, Idylla Silva Silmarovi; Pereira, Elvina Maria Caetano; Pereira, Elvina Maria Caetano; Leal, Dodi Tavares; Matias, Bárbara Leite; Souza, Raquel Castro de
    Esta dissertação discute, a partir do disparador teórico da Arte de Guerrilha, algumas estratégias artísticas, teóricas e políticas que visam projetos de contra e/ou anticolonização das artes da presença. Junto à análise de quatro obras contemporâneas desenvolvidas por artistas racializades e/ou LGBTQIA+, vai observar seus elementos estéticos e políticos aliados a alguns movimentos de luta de Pindoretá. Propõe, dessa forma, uma perspectiva artística anticolonial como estratégia para visibilizar questões em torno da memória política, coletiva, pessoal, no campo das artes da presença.
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    A festa, o teatro e a rua : reminiscências da cultura visual barroca na cena teatral mineira contemporânea.
    (2022) Lemos, Gabriely Mara; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Mayor, Mariana França Soutto; Souza, Raquel Castro de
    Esta dissertação apresenta e analisa os resultados encontrados com a pesquisa que teve por objetivo investigar a visualidade emergente das festas em Minas Gerais do século XVIII e o seu alcance no teatro mineiro nos dias de hoje. Para isso, buscou-se compreender a formação da cultura visual mineira partindo da experiência com as festas barrocas, estudadas principalmente por Ávila, Mayor e Tinhorão, dando atenção especial ao Triunfo Eucarístico como uma espécie de matriz histórica da imagem cênica em movimento, transmitida ao longo do tempo. Tal matriz retorna, com suas devidas diferenças, como memória no teatro do diretor Gabriel Villela, sobretudo em seus trabalhos com o Grupo Galpão, de Belo Horizonte (MG). Assim, a partir da reaparição e/ou repetição de elementos relacionados às formas barrocas de representação da vida em movimento no espaço aberto, sublinha-se a questão do ponto de vista da relação existente entre a visualidade proposta pelo espetáculo festivo do Triunfo Eucarístico e a do espetáculo teatral A Rua da Amargura, em função da prevalência da cultura visual barroca na cena teatral mineira.
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    Segunda pele em mulheridades mineiras : um diário-dissertação sobre performances.
    (2022) Costa, Ana Carolina Monteiro; Pereira, Elvina Maria Caetano; Pereira, Elvina Maria Caetano; Melo, Thálita Motta; Fischer, Stela Regina
    Esta dissertação, escrita em formato de diário, aborda performances contemporâneas realizadas por mulheridades mineiras, entre os anos de 2012 e 2022, que têm como eixo de criação a vestimenta ou, como nomeio, “Segunda Pele”. Tendo como estudos de caso as ações de Ciber_Org, Ana Luisa Santos e Ana Raylander Mártis dos Anjos, aproximo essas produções do meu próprio trabalho, de modo a pensar a Segunda Pele como elemento disparador da ação e da relação com o público. A pesquisa, guiada por arquivos, também se volta para a relação tecida entre o acontecimento efêmero e a produção de registros, buscando compreender como um e outro dialogam na produção de sentidos nos casos estudados.
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    Intermidialidade entre corpo e vídeo : a criação poética e dramatúrgica em videodança.
    (2022) Almeida, Samuel Leandro de; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Santana, Ivani Lúcia de Oliveira; Peretta, Éden Silva
    O presente trabalho visa apresentar os resultados da pesquisa de mestrado desenvolvida com o objetivo de estudar o conceito de intermidialidade e evidenciá-lo na videodança através da criação poética e dramatúrgica. A metodologia foi construída a partir de uma revisão bibliográfica, de uma análise comparativa entre elementos históricos e obras audiovisuais produzidas na pesquisa e de processos criativos. Assim, a presente pesquisa elucida a criação de protocolos dramatúrgicos intermidiáticos na videodança e a descreve enquanto um produto de combinação de mídias. Recorremos ao referencial do renomado físico teórico Stephen Hawking (2015, 2017) para entendermos os conceitos físicos e os aplicarmos às práticas corporais. Os conceitos delimitados foram: densidade, gravidade, princípio da incerteza, velocidade, espaço-tempo e entropia. A partir da escolha dos conceitos investigamos a execução, percepção e construção da dramaturgia intermidiática das videodanças. Os conceitos de instabilidade, probabilidade e irreversibilidade das leis do caos de Prigogine (2002) nos auxiliaram na construção de protocolos dramatúrgicos (TOURINHO, 2009) intermidiáticos. Utilizamos o referencial teórico de Rajewsky (2012a, 2012b) para a conceituação de intermidialidade e sua categorização. E trazemos Baitello Junior (2001, 2018) e Kittler (2019) para dissertarmos acerca das características e categorias de mídias, compreendendo o corpo e o vídeo enquanto tais. Por fim, realizamos uma análise comparativa entre obras audiovisuais do século XX e as videodanças desenvolvidas nessa pesquisa para identificarmos possos de convergência e divergência.
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    O corpo sem órgãos como resistência visceral : atravessamentos a partir da revolução corporal de Antonin Artaud.
    (2022) Silveira, Marina de Nóbile da; Dias, Luciana da Costa; Dias, Luciana da Costa; Curi, Alice Stefânia; Peretta, Éden Silva
    Antonin Artaud (1896-1948) foi uma figura marcante entre os reformadores do teatro do século XX, atuando em diversas frentes como ator, escritor, dramaturgo, roteirista, diretor e pesquisador. A questão da liberdade perpassou todo seu trabalho, desde a criação do Teatro da Crueldade até a formulação do Corpo sem Órgãos, na fase final de sua vida. Assim, a presente investigação teve por objetivo investigar possibilidades de resistência artístico-política para a contemporaneidade, inspiradas na revolução corporal empreendida pelo artista. O referencial teórico se utilizou de diálogos que partiram das reflexões de Artaud sobre o organismo e seu atravessamento pelas denúncias / anúncios feitos pelos conceitos de biopolítica de Michel Foucault e necropolítica de Achille Mbembe. Como conclusão, aponta-se para o conceito de resistência visceral, encontrado como linha de fuga na obra de Mbembe, destacando assim a possibilidade de integração entre o corpo sem órgãos e as lutas das visceralidade.
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    Virtualidades ciborgue : poéticas de uma cena expandida.
    (2022) Maia, Ricardo José Correia; Dias, Luciana da Costa; Dias, Luciana da Costa; Velardi, Marília; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
    A presente dissertação tem por objetivo refletir sobre a potência dos corpos do ator e do performer enquanto sociopolíticos a partir de uma base teórica construída com ênfase no diálogo entre a Filosofia e as Artes Cênicas. O Ciborgue, manifestado por Donna Haraway, é o condutor fundamental para o entendimento desta proposta, onde através de um devir ciborgue busca-se compreender as possibilidades criativas em processos de criação de presença performativa. Assim, para compreender melhor a relação entre tecnologia e performance, são abordados trabalhos nos campos da dança, teatro, performance e cinema. Tomando como base este aparato teórico, a pesquisa caminha para refletir tais teorias em um olhar para a performance em ambientes virtuais, especialmente no cenário de Streaming de jogos virtuais, buscando compreender as interseções entre a Performance, o Corpo Ciborgue e as possíveis realidades virtuais.
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    Trajetória do espetáculo em Leopoldina : um recorte sobre as Artes Cênicas no interior mineiro durante o final do século XIX e início do século XX.
    (2022) Barroso, Alan Villela; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Santos, Clóvis Domingos dos; Maciel, Paulo Marcos Cardoso; Rabetti, Maria de Lourdes; Mollo, Helena Miranda
    Esta pesquisa investigou a história do teatro e das Artes Cênicas em Leopoldina, cidade localizada na Zona da Mata de Minas Gerais, do ponto de vista da imprensa local, buscando compreender, ao mesmo passo, as condições que propiciaram a existência de uma vida teatral mais regular em Leopoldina e, de maneira mais geral, em Minas Gerais, no final do século XIX e início do século XX. Na lacuna de registros físicos e materiais deixados pelos artistas que se apresentaram ao longo do período investigado, adotou-se uma metodologia de pesquisa documental em fontes periódicas que circularam a época, entre elas, O Leopoldinense, jornal inaugurado em 1879, e a Gazeta de Leopoldina, em 1895, onde foram encontradas e analisadas notícias, críticas teatrais e anúncios de espetáculos, cujas informações, extraídas e organizadas, por sua vez, cruzadas com a bibliografia especializada, discorrem sobre os principais aspectos que circunscrevem a produção teatral e o incremento do teatro no interior mineiro, a partir de Leopoldina, em diálogo com a historiografia do teatro brasileiro no mesmo período.
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    Imagens nuas : A máscara, O Senhor Galíndez e Teias de aranha, de Eduardo Pavlovsky (1971-1977).
    (2022) Oliveira, Douglas Henrique de; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Dubatti, Jorge Adrián; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Silva, Laureny Aparecida Lourenço da; Silva, Éder Rodrigues da
    Este trabalho parte de três textos dramatúrgicos do autor argentino Eduardo Pavlovsky – A máscara (1971), O senhor Galíndez (1973) e Teias de aranha (1977) – ao fazer uma análise das imagens teatrais de resistência política no contexto ditatorial argentino. Tais obras desnudam as imagens de ditadores tanto na macropolítica quanto na micropolítica, ou seja, nas relações sociais que a Argentina e a maioria dos países latino-americanos enfrentavam na segunda metade do século XX. Eduardo Pavlovsky se mostra um autor de bastante relevância no contexto argentino e latino-americano por seus textos teatrais, bem como seus trabalhos como ator, diretor, ensaísta e médico psicanalista, sendo que nessa última área desenvolveu uma metodologia de prática clínica e cênica intitulada Multiplicación Dramática. Desse modo, o dramaturgo endossou o movimento de resistência chamado Teatro Abierto, que buscava, através do teatro, resistir às violências e abusos do governo militar. Integra esta pesquisa as traduções das três obras estudadas, até então inéditas em português. Portanto, a análise e o processo de tradução das obras fazem parte do corpo deste estudo, ao serem demonstradas as possíveis relações com a atualidade que os trabalhos de Eduardo Pavlovsky têm.
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    Microdeslocamentos : linhas cartográficas no trabalho de atuação.
    (2021) Lima, Andrey Tamarozzi; Gomes, Ricardo Carlos; Gomes, Ricardo Carlos; Quilici, Cassiano Sydow; Dias, Luciana da Costa
    Esta dissertação propõe um estudo das zonas de vizinhança entre o trabalho de atuação e a prática da cartografia elaborada por Deleuze & Guattari, considerando que ambas têm como ponto de intersecção a criação de um tipo de sensibilidade capaz apreender e avaliar os microdeslocamentos: acidentes de percurso, interrupções e desvios que mudam o trajeto planejado, que ocorrem numa escala microperceptiva e afetiva. Partimos dos relatos de três experiências vividas no contexto da formação de atores e atrizes, nas quais se manifestou a presença de deslocamentos dessa natureza, e de seus desdobramentos pelas bordas do teatro, na fronteira com a literatura de Kafka, a pedagogia de Deligny e a filosofia de Deleuze & Guattari, objetivando extrair desses passeios a matéria prima para a confecção de ferramentas com as quais seja possível intervir no plano da sensação. Ao final, fazemos um exame de nove elementos coletados durante os passeios, sugerindo encaminhamentos para a construção teórica e prática de uma metodologia do trabalho do artista da cena que leve em consideração a formação sensível.
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    Autópsia de uma dança : o corpo anti-sistêmico no Butô de Tatsumi Hijikata.
    (2021) Miranda Júnior, Cláudio; Peretta, Éden Silva; Peretta, Éden Silva; Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de; Silva, Éder Rodrigues da
    Inspirado no caderno de criação (butô-fu), este livro-instrumento coreo-dramatúrgico tem como escopo examinar o corpo-dança deste autor acerca de fibras Anti-Sistêmicas, partindo da ideia dos “corpos possíveis” (kanôtai), identificados no trabalho de Tatsumi Hijikata. Para tanto, realizaremos incisões-interlocutórias-poéticas, enquanto dança corpo-palavras, entre as memórias do escrevente-dançarino e as construções imagem-cênico-performáticas de Tatsumi Hijikata. Assim, o diálogo se dará através de um exame pericial de suas vidas, conectando experiências que os ajudaram a elaborar suas concepções artísticas, tornando possível a dissecação dos principais elementos que configuram suas poéticas. Esse método cirúrgico se estabelece mediante a proposta do fundador da dança Butô de “dissolução” dos corpos culturalmente constituídos (shintai), sugerindo que a própria morfologia seria uma consequência de sistemas conceituais hegemônicos, os quais podem considerar que as fronteiras e as superfícies dos corpos são politicamente construídas. Por meio de sua/uma performatose, a pesquisa poética coleta a descaracterização e o rompimento da rigidez de categorias que normatizam a linguagem, a espécie, o corpo, o sexo, o gênero e a sexualidade, proporcionando amostras de uma transcultura da estruturação do sujeito. Em suma, essa dança-travessia resulta de uma necessidade particular em desaprender os sistemas preestabelecidos semióticos-morais-corpóreos que invisibilizam a presença de corporalidades dissidentes e outras especificidades para além da anatomia, um corpo imagético gerado por estados singulares de percepção do próprio corpo num devir-poético.
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    Noções de performatividade para a composição do treinamento do performer : diálogos possíveis com o grupo de pesquisa Movère (UFSJ-MG) e o grupo artístico Farm in the Cave (República Tcheca).
    (2021) Rocha, Ana Paula Gomes da; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de; Peretta, Éden Silva; Siqueira, Adilson Roberto
    A presente dissertação tem como objetivo analisar parte das noções de performatividade presentes no processo de criação e de treinamento do performer em dois grupos: o grupo de pesquisa Movère (UFSJ/ MG/ Brasil), que desenvolve suas pesquisas no âmbito acadêmico e o grupo de teatro profissional e tcheco Farm in the Cave (Praga/ República Tcheca. Com o propósito de legitimar a narrativa conceitual a ser discutida, essa pesquisa aborda pontos de intersecção presentes no treinamento performativo do performer por meio de um diálogo empírico e metodológico entre os grupos mencionados. E a partir disso, busca-se compreender como o performer se treina para estar presente no evento, no acontecimento performativo. A fim de ampliar a pesquisa teórica acerca das aproximações entre treinamento do performer e performatividade, me apoio no diálogo com autores e pesquisadores advindos de cada área, como por exemplo: no que tange o treinamento de ator (denominado como performer nessa pesquisa) dialogaremos com Jerzy Grotowski (1999), Eugênio Barba e Nicola Savarese (1995) e Luís Otavio Burnier (1995), com a arte da performance apresento parte dos pensamentos de Richard Schechner (2006), Jorge Glusberg (2008) e Renato Cohen (2004) e performatividade com John Langshaw Austin (1990), Josette Féral (2015) e Erika Fischer-Lichte (2014). Ao trazer tais procedimentos práticos e teóricos à pesquisa, foi possível perceber que em um treinamento de performer com acentuação performativa (como os treinamentos dos grupos aqui apresentados), a questão da presença do performer, melhor dizendo, os efeitos da presença do performer são determinantes para essa práxis. Com isso, os efeitos de presença desenham o treinamento performativo do performer e difunde porosidades poéticas e estéticas importantes, especialmente, quando o treinamento é deslocado da sala fechada de treino.
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    Mulheres artistas em rede : do Magdalena Project às articulações feministas no contexto latino-americano.
    (2021) Marcondes, Amanda; Pereira, Elvina Maria Caetano; Pereira, Elvina Maria Caetano; Romano, Lucia Regina Vieira; Ramírez Gálvez, Martha Celia
    Esta pesquisa investiga os modos de operação e articulação de redes de colaboração entre mulheres artistas na cena contemporânea. Toma como ponto de partida a análise do Magdalena Project – rede internacional de mulheres do teatro contemporâneo – sob uma perspectiva feminista interseccional e decolonial, a fim de compreender as especificidades das ramificações desta rede no contexto latino-americano. Estas ramificações atuam enquanto redes solidárias através da integração e colaboração entre grupos sociais específicos, neste caso entre mulheres artistas que, quando olhadas sob uma perspectiva feminista interseccional, nos possibilitam identificar diferentes modos de opressões como gênero, classe, raça, etnia, idade, nacionalidade, entre outras que acabam por gerar processos de (in)visibilidade no campo social e também artístico. Deste modo a perspectiva decolonial nos auxilia no processo de “giro decolonial”, ou seja, de (re)pensar a construção de epistemologias, análises e produções artísticas a partir das experiências dos países do sul, em contraposição às visões e produções hegemônicas do hemisfério norte, que nesta investigação, são refletidas nas transformações e contaminações dos processos de agenciamento em rede. Tomou-se como princípio metodológico a observação participante, bem como alguns princípios do método cartográfico, além de uma revisão sistemática das teses elaboradas pelas pesquisadoras brasileiras e integrantes do Magdalena Project (Lúcia Romano, Marisa Naspolini e Stela Fischer), análise dos sites e blogs referentes ao Magdalena Project e suas ramificações. Contemplando também uma série de entrevistas com integrantes do projeto na América Latina; conversas e entrevistas realizadas com um grupo selecionado de seis artistas periféricas ao longo desta investigação e a realização de experimentações artísticas, que se entrecruzam com as perspectivas feministas aqui mencionadas. Desse modo, tem sido possível observar como a articulação nestes movimentos em redes de colaboração e criação entre artistas latino-americanas ainda necessita de um olhar interseccional que possibilite a inserção de artistas da cena sob uma perspectiva plural, que compreenda as diversas mulheridades existentes, assim como a emersão de diálogos mais próximos com seus contextos sociais, políticos e de violências institucionais existentes no contexto latinoamericano.
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    A construção do papel a partir de Konstantín Stanislávski e Declan Donnellan na dramaturgia de Harold Pinter.
    (2021) Parreira, Carmen Lorena Jamarino Andrade; Oliveira, Letícia Mendes de; Souza, Luiz Otávio Carvalho Gonçalves; Oliveira, Letícia Mendes de; Souza, Luiz Otávio Carvalho Gonçalves; Maletta, Ernani de Castro; Souza, Raquel Castro de; Maciel, Paulo Marcos Cardoso
    A presente dissertação é um estudo sobre a construção da personagem da dramaturgia de Harold Pinter. Pinter é classificado como um dramaturgo do Teatro do Absurdo, termo forjado por Martin Esslin. Embasados pelas teorias da atuação cênica dos diretores de teatro Konstantín Stanislávski e Declan Donnellan, investigamos a funcionalidade de seus procedimentos para a construção da personagem Sarah da peça “Amante”, do referido autor. A investigação apresenta as seguintes questões norteadoras: quais são os procedimentos mais adequados dessas teorias para construir uma personagem da dramaturgia pinteriana? Quais são os procedimentos dessas teorias que favorecem a atriz para uma atuação viva, sem que ela se sinta bloqueada? Para identificar as estratégias que julgamos mais apropriadas para a compreensão da construção de uma personagem pinteriana a partir dessas teorias, apresentamos uma leitura do processo de montagem da obra “Amante”. A fim de rastrear os procedimentos metodológicos apresentados e apontar a contribuição de alguns aspectos de ambos para a construção do papel supracitado, contamos com uma revisão bibliográfica dos autores já mencionados, análise da obra “Amante”, registros de caderno de bordo escrito na época da montagem, 2017 e depoimentos do meu parceiro de cena fornecido em 2020. A partir do estudo sobre o processo de montagem da peça teatral concluído em 2017, analisamos os pontos de intercessão entre os procedimentos metodológicos selecionados de Stanislávski e Donnellan, destacando sua eficácia e adequação na atuação do papel Sarah. A partir dessa convergência metodológica, apontamos a complementaridade e funcionalidade entre os aspectos estudados de ambas as teorias, em busca de contribuir com os estudos de atuação cênica de um papel pinteriano, do Teatro do Absurdo, através da utilização da personagem Sarah como metodologia de análise da aplicação dos procedimentos apresentados.
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    Musicalidades sonoridades e sua potência épica no espetáculo O Pão e a Pedra da CIA do Latão.
    (2021) Sampaio, Gustavo Ferreira de Oliveira; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; Santos, Sérgio Ricardo de Carvalho; Maciel, Paulo Marcos Cardoso
    Esta dissertação tem como foco uma pesquisa acerca do trabalho sonoro-musical, desenvolvido no espetáculo O Pão e a Pedra (2016) pela Companhia do Latão. Esta é uma peça em que é possível notar um trabalho estético-político muito presente , cujo o tema central trata-se sobre o universo do trabalho, relacionado a greve do ABC paulista, em São Bernardo do Campo -SP EM 1979, também sobre mudanças de coordenada política da época, e as questões de luta de classes. Tal como Bertolt Brecht aplicava a estética do Teatro Épico/ dialeto em seus espetaculos no século XX, como de recursos narrativos , de corais, de musicas, do estranhamento, entre outros, faço um paralelo de como esses potentes recursos se refletem no trabalho da CIA do Latão. Pensando principalmente em como a sonoplastia e a musica, importantes matrizes da cena épica, aparecem em um viés estético, reflexivo, e por um princípio da crítica das contradições neste espetáculo. E também, neste sentido, apresento algumas das diferenças aplicação sonoro-musical em O Pão e a Pedra (2016), não trabalhada apenas como estética pura.
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    A origem e as sombras : interseções entre ritual, memória e performance.
    (2021) Pereira, Luis Gustavo Ferigati; Dias, Luciana da Costa; Dias, Luciana da Costa; Carmo, Ana Carolina Rigoni; Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
    Esta pesquisa tem por objetivo discutir a performance como possibilidade de atualização dos mitos na época contemporânea, ainda que escapando a uma religiosidade em sentido tradicional. Para tanto, utiliza-se a obra de Orlan e Marina Abramovic como estudo de caso. Através da metodologia de revisão bibliográfica, dividiu-se a investigação em três momentos. O primeiro, sobre a relação entre mito e ritual, traça um panorama do “tempo primordial” ou tempo de origem e suas possibilidades de atualização no contemporâneo. O segundo momento (ou capítulo) se aprofunda na possibilidade de a performance art atuar como resgate dos mitos na contemporaneidade, através – sobretudo – da centralidade do corpo (body art), em suas possibilidades (i.e: o corpo performático como corpo transitorial, lugar de passagem e corpo liminar) na obra de Orlan e Marina Abramovic. Cabe observar que o referencial teórico utilizado para estes dois primeiros momentos girou, sobretudo, em torno de autores como Richard Schechner, Victor Turner, Carl Gustav Jung e Mircea Eliade. Finalizando, no terceiro e último momento desta pesquisa, aborda-se criticamente a parte final da obra de Marina Abramovic e sua(s) vinda(s) ao Brasil (entre os anos de 2012 e 2015) através da contraposição ao conceito de “outro teatro” de Zeca Ligiéro (2019), conceito que busca, justamente, fugir de uma narrativa eurocêntrica e que abre uma perspectiva que nos permite, à título de considerações finais, pensar um pouco para além dos limites de uma história unívoca para a performance, a arte e o teatro.
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    Análise ativa e alvo : reflexão pedagógica expandida para o trabalho do ator sobre a peça e o papel.
    (2021) Lima, Daniela de Castro; Gomes, Ricardo Carlos; Gomes, Ricardo Carlos; Vássina, Elena; Albricker, Vinícius Assunção; Souza, Raquel Castro de
    A presente dissertação tem como tema o trabalho do ator no método da análise ativa, de Konstantin Stanislávski. Como objeto de estudo propomos uma interseção entre princípios e práticas do diretor russo Konstantin Stanislávski e do diretor inglês Declan Donnellan, apresentando uma reflexão pedagógica expandida para o trabalho do ator sobre a peça e o papel. A investigação partiu da seguinte questão norteadora: no contexto da análise ativa, de Stanislávski, como podemos delinear uma prática cênica a partir da utilização do alvo, de Donnellan, como elemento auxiliar dentro desse processo de análise? Para investigar e propor estratégias complementares para a criação do ator a partir do diálogo entre esses encenadores foi realizada uma revisão da literatura sobre o tema da análise ativa e uma revisão bibliográfica sobre Konstantin Stanislávski e sobre Declan Donnellan. A partir de uma análise comparativa dos procedimentos propostos pelos autores estudados, apresentamos como resultado um enriquecimento de possibilidades práticas para o trabalho do ator na análise ativa, em que o alvo, de Donnellan, é inserido no contexto do método de Stanislávski de modo a contribuir com o processo de estudo da peça e do papel por meio da (re)ação do ator.