DEFIL - Artigos publicados em periódicos
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Browsing DEFIL - Artigos publicados em periódicos by Author "Alves Júnior, Douglas Garcia"
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Item À semelhança do animal : mímesis e alteridade em Adorno.(2010) Alves Júnior, Douglas GarciaO objeto deste artigo são os textos de Theodor W. Adorno que tematizam a semelhança animal (Tieränlichkeit) do homem. A hipótese fundamental que guiará o comentário dos textos é a de que a consciência da afinidade mimética entre animais e homens é a dimensão central que funda a possibilidade de uma concepção emancipatória de racionalidade. Nesse sentido, a dimensão mimética presente na constituição do anthropos é referida à co-participação das faculdades estéticas e práticas dos sujeitos, cujas estruturas dizem respeito à relação com a alteridade.Item Como a literatura pode ser formativa? : sobre os modos de uma diferenciação mimética da razão.(2015) Alves Júnior, Douglas GarciaQue a literatura é importante para a formação é uma declaração geralmente bem aceita. Quando se pergunta pelos conceitos reguladores de literatura e de formação envolvidos, no entanto, as discussões, frequentemente, dão margem a desacordos fundamentais. Pretendo indicar que, quando se põe em questão o vínculo entre literatura e formação, se trata, a cada vez, de maneiras distintas de articular a relação entre o estético e o prático. A partir da atenção dada pela teoria crítica à dialética de razão em natureza, argumentarei a favor de uma potência formativa da literatura, remetendo-a à criação histórica de sentidos alternativos de mundo nos planos subjetivo, natural e social.Item Em que sentido podemos pretender uma “vida boa”? : reflexões a partir de minima moralia.(2012) Alves Júnior, Douglas GarciaAdorno possui um pensamento moral próprio, que já foi chamado por alguns intérpretes de “filosofia moral negativa”, e que prefiro chamar de “Teoria Crítica da Moral”. Trata-se de uma filosofia moral normativa, que examina as condições de constituição da autonomia e das relações intersubjetivas morais. Questões relacionadas à “vida boa” – no sentido de uma vida moralmente correta e bem-realizada, para os seres humanos – de modo algum são consideradas ociosas por Adorno. A “vida boa”, em Adorno, abrange uma noção materialista e intersubjetiva de felicidade, de liberdade e de justiça. Seu fundamento nas faculdades estéticas permite pensar em uma concepção integrativa de vida boa, em que atividades diretamente relacionadas com nossa dimensão sensível são centrais.Item Entre o cinema e o jazz : a produção midiática dos anos trinta e quarenta na interpretação de Walter Benjamin e Theodor W. Adorno.(2012) Alves Júnior, Douglas Garcia; Lima, Oscar PalmaItem Experiências do pensamento diante da face das coisas.(2009) Alves Júnior, Douglas GarciaItem A filosofia na persistência de sua tradição dialética.(2009) Alves Júnior, Douglas GarciaItem O peso normativo do factual : o homem unidimensional no século XXI.(2013) Alves Júnior, Douglas GarciaItem A restituição do corpo na Teoria estética.(2007) Alves Júnior, Douglas GarciaEste artigo tem por objetivo indicar o papel central da questão da expressão do sofrimento na fi losofi a de Theodor W. Adorno, tanto em sua teoria do estético como na sua refl exão a respeito da experiência fi losófi ca. Nele é feito um comentário sucinto sobre as novelas de Modesto Carone contidas em Resumo de Ana, com o propósito de mostrar como os conceitos de dissonância e de nãointencionalidade podem ser tomados como indicadores estéticos da materialidade corpórea da razão.Item Revisitando a questão da solidariedade na Teoria Crítica.(2012) Alves Júnior, Douglas GarciaEste artigo examina três obras da filosofia contemporânea que pensam a soli-dariedade: Contingência, Ironia e Solidariedade (1989), de Richard Rorty, Luta por reconhecimento (1992), de Axel Honneth, e Consciência moral e agir comunica-tivo (1983), de Jürgen Habermas. Pretendo apresentar os contornos de uma proposta alternativa sobre a solidariedade a partir da consideração do imbri-camento constituinte de mímesis e racionalidade, nos termos desenvolvidos por Theodor W. Adorno. Trata-se de pensar o que se poderia chamar de cons-tituição “estética” da solidariedade para com o inter-humano (sociedade), o in-fra-humano (natureza externa), e o intra-humano (natureza interna). Essa con-cepção leva a assumir que a razão é constituída pelo mimético, que integra os diversos níveis da solidariedade, reunindo-os em sua dialética histórica.Item Sensus assoupire : educação e corpo em Agostinho, Descartes, Nietzsche e Adorno.(2005) Alves Júnior, Douglas GarciaEste artigo tem por objetivo delinear alguns dos traços fundamentais da perspectiva pedagógica que é possível apreender a partir da filosofia de Theodor W. Adorno (1903-1969). As concepções morais do corpo na filosofia ocidental são rastreadas em dois de seus momentos paradigmáticos, o pensamento de Santo Agostinho (354-430) e o de Descartes (1596-1650). A crítica de Nietzsche à filosofia moral ocidental é indicada como importante referência do pensamento de Adorno. Trata-se de explicitar o alcance pedagógico inscrito em toda atividade filosófica, o que é discutido por Adorno em sua teoria crítica da filosofia e da moral. Indica-se, desse modo, a necessidade de uma consideração dialética do âmbito pedagógico.Item Sobre a relação entre estética e ética em Rorty e Adorno.(2008) Alves Júnior, Douglas GarciaEste artigo propõe uma análise das relações entre ética e estética nas obras de Richard Rorty e Theodor W. Adorno. Trata-se de mostrar como os dois autores abordam as origens estéticas e afetivas da moral. A hipótese proposta é a de uma primazia do prático no projeto filosófico de ambos os autores. Um breve comentário de Inteligência artificial> (EUA, 2001), de Steven Spielberg, é esboçado, para ajudar a discernir as diferenças entre as posições filosóficas discutidas, que remetem aos conceitos de “representação do sofrimento” e de “belo” (Rorty) e de “expressão do sofrimento” e de “sublime” (Adorno).Item Sobre o quadro normativo do sofrimento.(2013) Alves Júnior, Douglas GarciaA filosofia moral ocidental ao mesmo tempo em que conferiu atenção ao sofrimento tratou de entendê- lo a partir de categorias epistemológicas e morais que descuidam de sua especificidade. Na contemporaneidade, contudo, assiste-se a uma inflexão no pensamento sobre o sofrer a partir da reflexão sobre a Shoa/Holocausto (Primo Levi), da fenomenologia (Levinas), da psicologia social (Milgram) e da Teoria Crítica (Adorno, Marcuse). Trata-se de trazer ao primeiro plano o caráter normativo da experiência do sofrimento, o que implica repensar a questão do fundamento normativo da ação a partir da vulnerabilidade do corpo ao sofrer.Item Theodor W. Adorno e a dialética material da moral.(2018) Alves Júnior, Douglas GarciaAdorno pensou a filosofia moral em diversos momentos de sua carreira filosófica, notadamente em Minima Moralia (1951), Dialética Negativa (1966) e em seu curso publicado postumamente Probleme der Moralphilosophie (1996). Uma avaliação conjunta desses textos permite indicar a centralidade do que Adorno chamou de “dialética da moral” – entre impulso somático e racionalidade – na constituição da experiência do prático. Além disso, as reflexões sobre a moral são um momento privilegiado das análises metafilosóficas de Adorno, que identificam em boa parte da tradição filosófica ocidental sobre a moral a presença da dominação da natureza interna – processo que caberia à dialética materialista da moral criticar e ajudar a transformar.