DEEMA - Departamento de Educação Matemática
Permanent URI for this community
Browse
Browsing DEEMA - Departamento de Educação Matemática by Author "Alvarenga, Karly Barbosa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
Item Um ensaio sobre a avaliação e o ensino de matemática na atualidade pandêmica.(2021) Alvarenga, Karly Barbosa; Silva, José Fernandes da; Viana, Marger da Conceição VenturaEste ensaio tem dois objetivos principais: promover reflexões sobre a avaliação no âmbito do processo de ensino e de aprendizagem da Matemática, em especial, na Educação Superior em tempos de pandemia e apresentar opções avaliativas, baseadas em experiências de alguns autores, para aquilatar o desenvolvimento do estudante e, consequentemente ações docentes na direção de uma formação integral deste. Este trabalho é fruto de leituras sobre as dificuldades, os instrumentos e os processos da avaliação formativa. Destaca-se que tanto docentes, quanto discentes com acessos aos recursos tecnológicos enfrentam, nesse momento, ainda mais desafios atinentes sobre como usá-los em prol de uma aprendizagem efetiva. Nesse contexto, são apontadas direções para uma reflexão: a escrita matemática; a validade das respostas; o tradicional paradigma de como conhecer o que os discentes conhecem e também são propostas algumas estratégias e práticas formativas: elaborar portfólios; aplicar questionários contínuos; implementar modelagens matemáticas; projetos pedagógicos de pesquisas; estimular o uso de aplicativos como Kahoot, Padlet, e outros.