DEEMA - Departamento de Educação Matemática
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Browsing DEEMA - Departamento de Educação Matemática by Author "Alves, Gelindo Martineli"
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Item As contribuições da Etnomatemática e da perspectiva sociocultural da história da matemática para a formação da cidadania dos alunos de uma turma do 8.º ano do ensino fundamental por meio do ensino e aprendizagem de conteúdos da educação financeira.(2014) Alves, Gelindo Martineli; Rosa, MiltonEsta pesquisa foi realizada com uma turma composta por 35 alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da microrregião da cidade de Sete Lagoas do Estado de Minas Gerais. O objetivo central deste estudo foi verificar as contribuições de atividades fundamentadas pelo Programa Etnomatemática e pela perspectiva sociocultural da História da Matemática para a formação da cidadania dos alunos por meio do ensino e aprendizagem de conteúdos da Educação Financeira propostos nas aulas de Matemática. Para este estudo, optou-se pela fundamentação teórica da Etnomatemática como um programa de pesquisa em história e filosofia da Matemática, para possibilitar a realização de um elo entre os conhecimentos prévios e práticos dos alunos e o conhecimento institucionalizado escolar. Nesse direcionamento, a abordagem implícita da História da Matemática na perspectiva sociocultural funcionou como um guia para a elaboração e desenvolvimento de atividades contextualizadas com conteúdos práticos da Educação Financeira. Essa ação pedagógica da Educação Financeira, fundamentada pelo Programa Etnomatemática e pela perspectiva sociocultural da História da Matemática, objetivou, sobretudo, colaborar para o desenvolvimento da cidadania dos alunos. Por conseguinte, foram desenvolvidos três blocos de atividades, sendo que no primeiro foram desenvolvidos os conteúdos matemáticos de razão e proporção, no segundo bloco foram desenvolvidos os conteúdos matemáticos relacionados com o cálculo envolvendo porcentagem, enquanto no terceiro bloco houve a introdução ao conceito de juros. A coleta, a análise e a interpretação dos dados foram realizadas por meio da utilização da metodologia do estudo misto denominado QUAL+ quan, por meio da qual os dados qualitativos e quantitativos foram coletados, analisados e interpretados simultaneamente. Ainda foi utilizada a estatística descritiva para apresentar e analisar os dados quantitativos, bem como o estudo do tipo etnográfico aplicado à educação para coletar e analisar os dados qualitativos. Posteriormente, os dados qualitativos foram quantificados. Aqui, pois, foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados a aplicação de um questionário com questões fechadas e abertas, três blocos de atividades dos registros documentais realizadas pelos alunos durante a condução do trabalho de campo e as anotações no diário de campo do professor-pesquisador. A interpretação dos dados foi realizada por meio da elaboração de sete categorias temáticas, que permitiram que o questionamento da pesquisa fosse respondido. Os resultados dessa investigação apontaram para a necessidade dos professores desenvolverem atividades relacionadas com a Educação Financeira fundamentadas pelo Programa Etnomatemática e pela perspectiva sociocultural da História da Matemática para o desenvolvimento da cidadania dos alunos, para que possam superar os assédios das propagandas e do marketing. Dentre as contribuições da Educação Financeira na perspectiva do Programa Etnomatemática e da abordagem sociocultural da História da Matemática apresentadas neste estudo, destaca-se a promoção da (re)conciliação entre a escola e o cotidiano dos alunos por meio do enriquecimento do conhecimento matemático e financeiro. Essa abordagem proporcionou o desenvolvimento de ações educacionais que possibilitaram aos alunos a aquisição de conhecimentos matemáticos essenciais para auxiliá-los no exercício dos direitos e deveres que são intrínsecos ao desenvolvimento da cidadania.Item As contribuições da etnomatemática e da perspectiva sociocultural da história da matemática para a formação da cidadania dos alunos.(2016) Alves, Gelindo Martineli; Rosa, Milton; Viana, Marger da Conceição VenturaEste estudo foi conduzido com 35 alunos matriculados no oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na microrregião de Sete Lagoas, no estado de Estado de Minas Gerais, Brasil. O principal objetivo foi verificar as contribuições de atividades fundamentadas pelo Programa Etnomatemática e pela perspectiva sociocultural da História da Matemática para o desenvolvimento da cidadania dos alunos por meio do ensino e aprendizagem de conteúdos da Educação Financeira A coleta, a análise e a interpretação dos dados foram desenvolvidas por meio da utilização da metodologia do estudo misto como o design de pesquisa denominado QUAL+ quan. Uma contribuição importante desse estudo foi a (re)conciliação entre a escola e o cotidiano dos alunos por meio da utilização do conhecimento financeiro e da perspectiva etnomatemática em sala de aula.Item Promovendo o desenvolvimento da educação financeira em uma perspectiva etnomatemática.(2017) Alves, Gelindo Martineli; Rosa, Milton; Viana, Marger da Conceição VenturaEsta pesquisa foi conduzida com 35 alunos do oitavo ano de uma escola pública. O principal objetivo foi verificar as contribuições do Programa Etnomatemática para a formação da cidadania dos alunos com atividades relacionadas com a Educação Financeira. A base teórica da etnomatemática buscou verificar o elo entre o conhecimento matemático cotidiano dos alunos com aquele institucionalizado nas escolas. A coleta, a análise e a interpretação dos dados foram realizadas com a metodologia do estudo misto. Os resultados apontaram para a necessidade de os professores desenvolverem atividades relacionadas com a Educação Financeira com fundamentação no Programa Etnomatemática para o desenvolvimento da cidadania dos alunos.Item Refletindo sobre as seis dimensões do Programa Etnomatemática na perspectiva da glocalização.(2022) Rosa, Milton; Alves, Gelindo Martineli; Orey, Daniel ClarkAo refletir sobre as seis dimensões da etnomatemática, um aspecto importante desse programa é a possibilidade da elaboração de uma ação pedagógica inovadora para o desenvolvimento de uma sociedade dinâmica e glocalizada. Desse modo, a glocalização significa a aceleração e a intensificação da interação e da integração entre os membros de grupos culturais distintos em contextos diversos como o escolar. Assim, um dos principais objetivos dessas dimensões é o desenvolvimento de uma visão cultural do processo de ensino e aprendizagem em matemática que pode resultar no intercâmbio (glocalização) de ideias, procedimentos e práticas matemáticas que são compartilhadas dialogicamente entre esses membros que vivenciam experiências cotidianas diversas em contextos distintos através do dinamismo cultural. Desse modo, os autores buscam tecer argumentos e fomentar reflexões sobre as seis dimensões da etnomatemática e as suas possibilidades de elaboração de ações pedagógicas na perspectiva da glocalização.