DEEMA - Departamento de Educação Matemática
Permanent URI for this community
Browse
Browsing DEEMA - Departamento de Educação Matemática by Author "Andrade, Simone Milagres Patrono"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
Item Etnomatemática, jogos e conteúdos matemáticos e geométricos : um estudo com alunos do 8º ano do ensino fundamental.(2020) Andrade, Simone Milagres Patrono; Rosa, Milton; Rosa, Milton; D'Ambrosio, Ubiratan; Orey, Daniel ClarkEssa pesquisa teve como objetivo investigar como a ludicidade dos jogos pode contribuir para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos e geométricos de 26 alunos no 8º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública, de Ouro Preto, Minas Gerais. A fundamentação teórica foi embasada na perspectiva da Etnomatemática, nos Jogos de Tabuleiro e de Rua e em Conteúdos Matemáticos e Geométricos. Todas as ações foram direcionadas para responder a seguinte questão de investigação: Como os jogos podem contribuir para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos e geométricos, em uma perspectiva etnomatemática, para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental? As atividades de trabalho de campo foram conduzidas nos horários regulares das aulas de Matemática. Os dados foram coletados por meio da utilização de dois questionários (inicial e final), de três blocos de atividades e do diário de campo da professora-pesquisadora. A análise dos dados foi realizada por meio dos pressupostos metodológicos de uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados, cujos dados brutos foram coletados para compor a amostragem teórica que possibilitou a partir das codificações aberta e axial, a elaboração de categorias conceituais por meio do agrupamento de codificações preliminares, que auxiliaram a professora-pesquisadora na interpretação dos resultados obtidos nesse estudo. Os jogos foram trabalhados com intuito de sensibilizar os participantes para valorização cultural dos membros de outras culturas. Os conteúdos matemáticos e geométricos foram explorados na imersão dos participantes na construção dos tabuleiros dos jogos, bem como na elaboração, discussão e teste das estratégias utilizadas nas jogadas. Os resultados obtidos nesse estudo mostram que os jogos, contextualizados na perspectiva da Etnomatemática, foram utilizados no desenvolvimento de uma ação pedagógica com o objetivo de motivar o processo de ensino e aprendizagem, possibilitando a compreensão de conteúdos matemáticos e geométricos aprendidos e apreendidos na escola, bem como proporcionaram o desenvolvimento do raciocínio lógico, da concentração, da socialização, da interação entre os alunos, do desenvolvimento de estratégias e o apreço e a valorização da cultura dos participantes e de culturas distintas. Essa investigação também ainda gerou um Produto Educacional, no formato de um caderno de sugestões, direcionado para professores e futuros professores de Matemática, bem como interessados nessa temática, que apresenta a proposta para uma ação pedagógica para a sala de aula que envolve a perspectiva Etnomatemática, os Jogos e os conteúdos matemáticos e geométricos, de uma maneira dinâmica e interativa.