Browsing by Author "Aguiar, Giovana"
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Item Respostas cardiorrespiratórias induzidas pela educação física escolar.(2018) Moura, Samara Silva de; Santos, Tássia Mara Silva dos; Aguiar, Giovana; Coelho, Daniel Barbosa; Oliveira, Lenice Kappes BeckerIntrodução: A promoção do estilo de vida ativo na escola se fundamenta pelo fato de que é o local onde as crianças ou adolescentes experimentam a prática do exercício físico sem restrições de formação, sexo e raça. Objetivo: O presente estudo objetivou avaliar o impacto das aulas de Educação Física Escolar (EFE) em 23 escolares. As variáveis avaliadas foram: consumo máximo de oxigênio (O2max), pressão arterial (PA), frequência cardíaca (FC) e capacidade pulmonar, nos momentos pré, durante e logo após as aulas de EFE (aula de peteca e futebol). Resultados: Os valores de O2max não foram diferentes em ambos os sexos. Para a FC, em ambos os sexos houve aumento no momento pós em comparação com o pré e durante as aulas EFE. Na variável PA sistólica (PAS) houve um aumento significativo (p=0,02) para os meninos após as aulas (134±4,3 mmHg), em comparação com o pré (120±4,3 mmHg), já para a PA diastólica (PAD) não foram observadas diferenças (p=0,70). No sexo feminino não foram encontradas alterações significativas em PAS (p=0,07) e PAD (p=0,66). Em relação à função pulmonar não foram encontradas diferenças significativas em ambos os sexos para valores absolutos, porém o delta da capacidade vital forçada (CVF) foi significativamente maior (p= 0,02) para os meninos (0,95 ± 1,52 L) em comparação com as meninas (-0,28 ± 0,95 L). Conclusão: Sendo assim, o presente estudo conclui que as duas aulas de EFE observadas produziram pouco impacto na função cardiovascular e pulmonar dos estudantes embora para os meninos tenham sido percebidas maiores alterações nos parâmetros avaliados.