Browsing by Author "Almeida, Thairone Ezequiel de"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
Item Comportamento de empresários e consumidores de academias de ginástica na adaptação de atividades físicas durante a pandemia de COVID-19.(2022) Almeida, Thairone Ezequiel de; Morais, Isabela Carvalho de; Reis, Luciana PaulaA pandemia de Corona Virus Disease 2019 (COVID-19) tem causado momentos de incertezas, neutralizado atividades econômicas e adaptado práticas de rotina. Contudo, nem todos os segmentos empresariais estão preparados para responder rapidamente às eventualidades, sobretudo as Micro e Pequenas Empresas (MPE’s). O elemento central deste artigo foi identificar quais os tipos de comportamento de empresários e consumidores de micro e pequenas academias de ginástica na adaptação das práticas de atividades físicas em tempos de pandemia. O contexto das academias foi escolhido por ser um dos setores da economia mais impactados financeiramente em virtude do isolamento social, proibição de aglomeração de pessoas e da dependência do espaço físico para exercer atividades. Por meio de uma metodologia baseada em netnografia, durante o inverno do ano de 2020 foram coletados e analisados dados de perfis da rede social Instagram de 42 academias, sete personal trainers e 28 consumidores, além de 13 hashstags. Como resultado, foram encontrados quatro tipos de comportamentos de empresários e consumidores, a saber: adaptador, resiliente, desistente e negador. Acredita-se que este artigo irá contribuir no entendimento das mudanças e adaptações de MPE’s em momentos de incertezas. Sob a perspectiva dos empresários de academias de ginástica e seus consumidores, as conclusões provenientes da pesquisa destacam que a pandemia foi um meio para o setor aperfeiçoar o modo de ofertar o serviço por intermédio da adição de novos hábitos e necessidades de consumo que poderão apontar novas rotinas e tendências pós-pandemia.Item Especificidades de gestão de micro e pequenas empresas em cursos de graduação em Engenharia de Produção.(2022) Almeida, Thairone Ezequiel de; Morais, Isabela Carvalho de; Reis, Luciana Paula; Morais, Isabela Carvalho de; Reis, Luciana Paula; Silva, André Luís; Escrivão Filho, EdmundoNo Brasil, a maior parte dos cursos de graduação em Engenharia de Produção apresenta projetos pedagógicos modernos e em concordância com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Engenharia e da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Contudo, a criação de estratégias voltadas ao universo da Gestão de Micro e Pequenas Empresas (GMPE) tem especificidades nem sempre reveladas nos cursos. O elemento central desta dissertação foi analisar como os cursos de graduação em Engenharia de Produção abordam as especificidades de GMPE, com enfoque nas dimensões dirigente, organização e ambiente. Nessa conjuntura, buscou-se fazer uma pesquisa documental de natureza aplicada, objetivo exploratório e abordagem qualitativa. Mediante o software Linguistic Inquiry and Word Count (LIWC), foram analisados os conteúdos de 137 projetos pedagógicos dos cursos de Engenharia de Produção distribuídos entre 82 instituições de ensino superior públicas e privadas brasileiras. Como resultado, foi evidenciado que a abordagem das especificidades pelos cursos tem uma perspectiva comportamental e interna à Micro e Pequena Empresa (MPE) (dimensão dirigente). Quanto às limitações, destacam-se a escassez de publicações, na literatura, que tratam justamente da criação de estratégias específicas para as MPEs na área de Engenharia de Produção; e a ambiguidade nos dados de alguns documentos, o que dificultou a análise mais detalhada. Sugere-se que os cursos amplifiquem as visões dos docentes e discentes sobre a importância da atuação do profissional nas MPEs, com destaque ao cotidiano organizacional. Por se tratar de um assunto atual e emergente, a análise de conteúdo nos documentos gerou revelações que contribuem no conhecimento das especificidades de GMPE pelos cursos e que direcionam pesquisas futuras.Item Gestão de micro e pequenas empresas na Engenharia de Produção : revisão sistemática de literatura.(2021) Almeida, Thairone Ezequiel de; Morais, Isabela Carvalho de; Reis, Luciana PaulaA maior parte dos cursos de graduação em Engenharia de Produção apresenta projetos pedagógicos modernos e em concordância com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Engenharia. Contudo, a criação de estratégias voltada ao universo da Gestão de Micro e Pequenas Empresas (GMPE) tem atributos nem sempre revelados nos cursos. O elemento central deste artigo é identificar quais vertentes existem na literatura quanto ao ensino-aprendizagem de GMPE nos cursos de graduação em Engenharia de Produção. A Revisão Sistemática de Literatura (RSL) resultou em 20 artigos publicados entre 2016-2021, obtidos na base de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Percebe-se na revisão que o tema foi tratado por intermédio das dimensões de especificidades de GMPE; estrutura curricular para formação do engenheiro de produção; e ensino- aprendizagem do empreendedorismo. Destaca-se a escassez de publicações que tratam das particularidades de criação de estratégias voltadas às Micro e Pequenas Empresas (MPE’s) nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s) de Engenharia de Produção. Por ser um assunto atual e emergente, o estudo proposto pode contribuir para a compreensão do GMPE por meio de tais cursos e gerar revelações que nortearão pesquisas futuras.