Browsing by Author "Bastos, Ticiano Azevedo"
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Item A modelagem matemática como uma ação pedagógica para o desenvolvimento de conteúdos de análise combinatória : extrapolando os espaços da sala de aula.(2021) Bastos, Ticiano Azevedo; Rosa, MiltonEste artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Matemática realizada com 17 alunos do segundo ano do Ensino Médio, de uma escola particular, em uma cidade localizada na região Leste do Estado de Minas Gerais, cujo objetivo é apresentar uma ação pedagógica para a perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática relacionada com o desenvolvimento de conceitos de Análise Combinatória. Durante o desenvolvimento das atividades de modelagem, os alunos em seus grupos visitaram as academias para observar os processos de prescrição das fichas de treinos de musculação em horários considerados como de pico, nos quais, geralmente, é necessário realizar o revezamento de equipamentos entre os frequentadores dessa modalidade de treinamento físico. Após essa visita, os alunos realizaram atividades curriculares nas aulas de Matemática para analisarem os processos de prescrição das fichas de treino e elaborarem modelos matemáticos com o suporte do conhecimento de análise combinatória, que objetivou minimizar e/ou reduzir o problema de congestionamento nas academias visitadas. Os dados produzidos nessa pesquisa, de caráter qualitativo, foram analisados por meio de uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados. Os resultados mostram que uma das sugestões para minimizar o problema de congestionamento nessas academias foi aumentar o número de aparelhos no salão de musculação. É importante destacar que as discussões críticas e reflexivas sobre a qualidade do serviço oferecido pelas academias também foram observadas pelos alunos no processo de elaboração dos modelos matemáticos.Item Modelagem na educação matemática para o desenvolvimento de conceitos de análise combinatória em uma escola particular no Vale do Rio Doce em Minas Gerais.(2019) Bastos, Ticiano Azevedo; Rosa, Milton; Orey, Daniel Clark; Rosa, Milton; Kistemann Junior, Marco Aurélio; Orey, Daniel ClarkEssa pesquisa foi conduzida em uma escola particular, localizada na região do Vale do Rio Doce, na região leste de Minas Gerais, com 18 alunos do segundo ano do Ensino Médio e um professor de Educação Física, de uma universidade no Vale do Rio Doce, nessa região. O principal objetivo está associado com a identificação e a análise das contribuições que a Modelagem Matemática pode oferecer por meio de sua perspectiva Sociocrítica. Contudo, outros objetivos nortearam esse estudo, como por exemplo, identificar situações-problema cotidianas no ambiente extraescolar das academias, que envolvam conceitos de Análise Combinatória que possam ser solucionadas por meio da Modelagem Matemática para que os alunos possam melhor compreender esse conteúdo curricular. Desse modo foi definida a seguinte questão de investigação: Como a perspectiva Sociocrítica da Modelagem Matemática pode contribuir para o desenvolvimento dos conceitos de Análise Combinatória de alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola particular da região do Vale do Rio Doce? Nesse direcionamento, a fundamentação teórica foi pautada na Modelagem Matemática como um ambiente de aprendizagem, nas fases e etapas da modelagem, em sua perspectiva Sociocrítica, nas dimensões crítica e reflexiva e no processo de ensino e aprendizagem em Análise Combinatória. Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários, um inicial e um final; anotações do diário de campo do professor-pesquisador, quatro blocos de atividades relacionados com os conceitos de Análise Combinatória e a suas conexões com os processos de elaboração das fichas de prescrição das fichas de treino em academias e, também, uma entrevista semiestruturada com o professor de Educação Física participante desse estudo. Os dados coletados foram analisados e os resultados interpretados de acordo com o referencial teórico adotado nesse estudo e com os pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados. Os dados foram codificados por meio das codificações aberta e axial para a elaboração das categorias de análise que possibilitaram a interpretação dos resultados obtidos nesse estudo. Os resultados dessa investigação mostram que a perspectiva Sociocrítica da Modelagem Matemática contribuiu para o desenvolvimento dos conceitos de Análise Combinatória dos alunos participantes desse estudo a partir de práticas de modelagem em que os participantes utilizaram esse conhecimento matemático para analisar e elaborar modelos de prescrição de treinos, propiciando, assim, o desenvolvimento da criticidade e da reflexão sobre as práticas adotadas nas academias no que se refere à gestão dos treinos e a qualidade do atendimento oferecido pelos instrutores, bem como sobre o papel da Matemática em outros campos do conhecimento. Portanto, a partir do envolvimento dos alunos participantes nas atividades propostas nessa investigação, identificaram-se estratégias de contagem, de maneira explícita ou implícita, que envolvem o raciocínio combinatório e a matematização na elaboração das fichas de prescrição de treino. Assim, foi apresentada pelos alunos participantes a proposta de treinamentos em circuito nas academias no momento da prescrição das fichas de treino para minimizar o problema do congestionamento nos aparelhos durante o treinamento de musculação. Esses resultados também mostram que a perspectiva Sociocrítica da Modelagem Matemática contribuiu para o estabelecimento de conexões entre a matemática escolar e as situações-problema presentes implicitamente do cotidiano desses participantes, como, por exemplo, a elaboração das prescrições das fichas de treino. O estabelecimento de um clima agradável e atraente motivou esses participantes no desenvolvimento das atividades propostas nos blocos do registro documental, possibilitando a aprendizagem dos conceitos de Análise Combinatória. A perspectiva Sociocrítica da Modelagem Matemática também contribuiu para a promoção de aulas mais dinâmicas por meio da interação do professor-pesquisador com os participantes desse estudo por meio da utilização de situações do dia a dia no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Análise Combinatória e, também, com o desenvolvimento de uma visão crítica sobre as práticas adotadas nas academias. Finalizando, houve a elaboração de um produto educacional, no formato de um caderno de sugestões, que apresenta as propostas de atividades que estão relacionadas com esse estudo, que visa orientar os professores e leitores interessados nessa temática e que pretendem trabalhar com os conceitos de Análise Combinatória na perspectiva Sociocrítica da Modelagem Matemática. O produto educacional, que é um caderno de sugestões originado dessa dissertação, foi elaborado com o objetivo de orientar os professores, educadores e interessados nessa temática, que desejam inovar as suas práticas docentes relacionadas aos conceitos de Análise Combinatória. Assim, esse caderno de sugestões foi elaborado com o objetivo de aproximar os leitores das práticas matemáticas que foram desenvolvidas nesse estudo por meio da utilização de caixas de diálogos denominadas Observações, Sugestões, Dicas e Lembretes, que visam orientar os leitores no desenvolvimento das atividades propostas nesse produto educacional.Item Modelagem na educação matemática para o desenvolvimento de conceitos de análise combinatória.(2020) Bastos, Ticiano Azevedo; Rosa, MiltonEsse artigo tem como base uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo identificar como a perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática poderia contribuir para o desenvolvimento de conceitos de Análise Combinatória. A pesquisa foi realizada com 17 alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola particular no vale do Rio Doce, na região leste do estado de Minas Gerais e com um professor de Educação Física. A abordagem metodológica utilizada nesse estudo foi qualitativa e os dados foram produzidos por meio de quatro blocos de atividades, dois questionários e uma entrevista semiestruturada, que foram conduzidos no período de setembro a novembro de 2018. Os resultados mostraram que as contribuições desse estudo estavam relacionadas com o desenvolvimento ativo da aprendizagem de conceitos combinatórios por meio de um olhar crítico sobre as práticas de treinamentos de musculação nas academias pesquisadas.Item Possibilidades de diálogo entre a educação física e a matemática por meio do desenvolvimento de uma prática de modelagem matemática.(2021) Bastos, Ticiano Azevedo; Rosa, MiltonEste artigo se originou de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Matemática, da Universidade Federal de Ouro Preto, por meio da qual os alunos do 2o ano do Ensino Médio, de uma escola da rede privada em Minas Gerais, investigaram os conceitos de análise combinatória e as suas possibilidades na análise das fichas de prescrição de treino, visando minimizar o problema do congestionamento de aparelhos entre os frequentadores da modalidade de musculação, nas academias em horários de pico. O objetivo deste artigo é apresentar uma possibilidade de diálogo entre os campos da Educação Física e a Matemática mediado por uma prática de Modelagem Matemática fundamentada em sua perspectiva sociocrítica. A abordagem metodológica utilizada foi uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados, que norteou os pesquisadores na elaboração dos instrumentos de coleta de dados, bem como na análise dos dados e na interpretação dos resultados obtidos nesse estudo. Os participantes utilizaram o seu conhecimento matemático para analisar e elaborar modelos de prescrição de fichas de treino, propiciando o desenvolvimento da criticidade e da reflexão sobre as práticas adotadas nas academias referentes à gestão dos treinos e à qualidade do atendimento oferecido pelos instrutores, bem como sobre o papel da Matemática em outros campos do conhecimento.