Browsing by Author "Castro, Marina Rodrigues Reis de"
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Item Índice de alimentação saudável de crianças e adolescentes em um município do Vale do Jequitinhonha - MG.(2019) Castro, Marina Rodrigues Reis de; Silva, Camilo Adalton Mariano da; Bonomo, Élido; Bonomo, Élido; Silva, Camilo Adalton Mariano da; Carraro, Júlia Cristina Cardoso; Teixeira, Romero AlvesIntrodução: A identificação do padrão de consumo alimentar de crianças e adolescentes, através do IAS, e quais fatores estão associados, constitui importante papel no direcionamento de políticas e programas que reduzam a situação de vulnerabilidade nutricional, e reflete a adesão às recomendações propostas pelos guias nutricionais. Objetivo: Avaliar a qualidade global da dieta de escolares e verificar as associações a fatores individuais, clínicos e familiares. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, com 563 crianças e adolescentes (72 e 168 meses), no qual se avaliou a qualidade global da dieta utilizando o IAS, em associação a características individuais, atividade física, morbidades, perfil antropométrico e características sócio-demográficas. Foi realizada análise descritiva com as respectivas freqüências. Realizou-se análise univariada, avaliando a força de associação entre a pontuação final do índice e as variáveis individuais, clínicas e familiares, pela RP bruta, o teste qui-quiadrado de Wald, com IC de 95%. Realizou-se análise multivariada para cada grupo de variáveis através da Regressão de Poisson. Resultados: A pontuação média do IAS foi de 60,9 pontos (±10,56 DP), os componentes dietéticos “Fruta total”, “Vegetal total”, “Cereal integral” e “Leite e derivados” obtiveram maior frequência de pontuação mínima, e o componente “Óleo” obteve maior frequência de pontuação máxima, 89,7%. Associou-se positivamente às menores pontuações do IAS o sexo masculino, a baixa estatura para idade, a falta de escolaridade do entrevistado, possuir renda familiar per capita abaixo da linha da pobreza, pertencer às classes A-C, e residir em ambiente rural. Conclusão: A vulnerabilidade da população infantojuvenil foi evidenciada pelo fato de nenhuma criança/adolescente alcançar a pontuação máxima no IAS.