Browsing by Author "Cortes, Diego Pereira de Oliveira"
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Item Aspectos teóricos, empíricos e metodológicos de pesquisas em etnomodelagem : contribuições dos investigadores do GPEUfop.(2023) Cortes, Diego Pereira de Oliveira; Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonEsse artigo apresenta os aspectos teóricos, empíricos e metodológicos presentes nas pesquisas em Etnomodelagem desenvolvidas por 5 (cinco) pesquisadores que são membros de: O Grupo de Pesquisa de Etnomatemática da Universidade Federal de Ouro Preto – GPEUfop. Essas pesquisas foram realizadas e defendidas no período de 2017 a 2021 no âmbito do mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP. Os referenciais teóricos foram pautados principalmente nas ideias do Programa Etnomatemática e na Concepção de Etnomodelagem e de suas abordagens êmica (local), ética (global) e dialógica (glocal). As metodologias predominantes foram o Método do Estudo Misto e a adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados. Em conclusão, os resultados dessas pesquisas mostram que a Etnomodelagem pode possibilitar uma ação pedagógica holística, contextualizada e articuladora entre os conhecimentos matemáticos escolares/acadêmicos e os saberes e fazeres matemáticos desenvolvidos nos diversos ambientes culturais.Item Connecting ethnomathematics and modelling : a mixed methods study to understand the dialogic approach of ethnomodelling.(2020) Cortes, Diego Pereira de Oliveira; Orey, Daniel ClarkThis research on ethnomodelling was conducted in both a state public school and in a local farmers’ market in a metropolitan region of Belo Horizonte, Minas Gerais, in Brazil. The main objective of this study was to identify how dialogic approaches of ethnomodelling could contribute to the process of resignification of function concepts learned by 38 students in the second year of high school during their interaction with a local farmer and his labor practices. Another objective was to understand the importance of cultural conceptions and elaboration of ethnomodels extracted from the mathematical practices developed by this farmer for use as a pedagogical action in the classrooms. For the data collection, three blocks of activities were used, two questionnaires (initial and final), a semi-structured interview with the farmer, a seminar with students and the farmer, and the teacher-researcher fieldnotes. The collected data, both of a quantitative and qualitative nature, were analyzed simultaneously with the use of the Mixed Method Study through a QUAN + QUAL design. After this analysis, qualitative data were quantified in order to enable the interpretation of the results through the elaboration of three categories School Environment, Out-ofSchool Environment and Dialogical Environment. The results of this study show that ethnomodelling provides an integrative approach to school mathematics curriculum by considering both the emic and etic mathematical knowledge through the development of a dialogic approach that shows the relevance of its cultural dynamism.Item Consolidando a perspectiva sociocultural da modelagem matemática por meio da etnomodelagem.(2018) Cortes, Diego Pereira de Oliveira; Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonEssa pesquisa sobre etnomodelagem foi conduzida em uma escola pública estadual e em uma feira livre situada na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. O principal objetivo desse estudo foi identificar como a abordagem dialógica da etnomodelagem pode contribuir para o processo de re-significação do conceito de função de 38 alunos do segundo ano do ensino médio durante a sua interação com um feirante e as suas práticas laborais. O objetivo específico foi compreender a importância das concepções culturais para a elaboração de etnomodelos extraídos das práticas matemáticas desenvolvidas pelo feirante para a sua utilização em salas de aula. Para a coleta de dados foram utilizados três blocos de atividades, dois questionários (inicial e final), uma entrevista semiestruturada com o feirante, um seminário com os alunos e o feirante e o diário de campo do professor-pesquisador. Os dados coletados, quantitativos e qualitativos, foram analisados simultaneamente com a utilização da Metodologia do Estudo Misto por meio do design QUAN + QUAL. Após essa análise, houve a quantificação dos dados qualitativos que possibilitou a interpretação dos resultados por meio da elaboração de três categorias e 11 subcategorias que permitiram que a questão de investigação fosse respondida. O principal resultado desse estudo mostra que a etnomodelagem propiciou uma abordagem integradora do currículo matemático escolar ao considerar ambos os conhecimentos matemáticos êmico do feirante e ético dos alunos para uma compreensão holística (dialógica) das práticas matemáticas desenvolvidas pelos membros de grupos culturais distintos que compõem a população discente escolar.Item Contribuições da abordagem dialógica da Etnomodelagem para a ressignificação dos conceitos de função.(2017) Cortes, Diego Pereira de Oliveira; Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonEssa pesquisa foi conduzida em uma escola pública estadual da região metropolitana de Belo Horizonte e, também, em uma feira livre situada nessa região. O seu principal objetivo foi identificar como a abordagem dialógica da etnomodelagem pode contribuir para o processo de re-significação dos conceitos de função de 38 alunos matriculados no segundo ano do ensino médio durante a sua interação com um feirante e as suas práticas laborais. Os dados quantitativos e qualitativos foram analisados aplicando o Método do Estudo Misto. A abordagem dialógica de etnomodelagem propiciou a integração do currículo matemático escolar utilizando as abordagens êmica e ética.Item A etnomatemática como uma ação pedagógica para o desenvolvimento de trilhas matemáticas nas Capelas dos Passos, em Congonhas, Minas Gerais.(2022.) Rocha, Kelly Cristina Santos; Silva, João Batista Nunes da; Cortes, Diego Pereira de Oliveira; Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonEste artigo teórico se origina a partir das contribuições de Ubiratan D’Ambrosio sobre o desenvolvimento da Etnomatemática, que objetiva humanizar o processo de ensino e aprendizagem em Matemática dos alunos ao considerar as influências de seu ambiente cultural. Essa abordagem promove a valorização de seu entorno social, econômico, político e ambiental, pois visa o respeito às suas origens culturais e ao conhecimento matemático desenvolvido localmente. Assim, por meio da condução de Trilhas de Matemática busca-se verificar uma reverberação cultural para o entendimento do pensamento matemático desenvolvido durante a construção das Capelas dos Passos e das esculturas de seus Cristos, que foram esculpidas por Aleijadinho e por seus auxiliares na cidade de Congonhas, em Minas Gerais.Item Etnomodelos como uma ação pedagógica : um produto educacional com sugestões para a prática docente em salas de aula.(2018) Cortes, Diego Pereira de Oliveira; Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonEsse artigo descreve um produto educacional, como um caderno de sugestões, para a elaboração de etnomodelos como uma ação pedagógica. O principal objetivo desse produto, que se originou de uma dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática defendida na UFOP, é trazer sugestões para a prática docente em sala de aula. Esse produto foi fundamentado em uma base teórica relacionada com a etnomatemática, a modelagem e a etnomodelagem, bem como na elaboração de etnomodelos êmicos, éticos e dialógicos. Desse modo, descrevemos a estrutura desse caderno de sugestões, as teorias que o fundamentaram, os objetivos que nortearam a sua elaboração, as maneiras de sua divulgação e, também, algumas considerações em relação ao desenvolvimento das atividades matemáticas curriculares relacionadas com a elaboração dos etnomodelos que foram desenvolvidos para utilização da prática docente na ação pedagógica da etnomodelagem.Item Movimentos de ir e vir entre a feira e a academia : aspectos etnomatemáticos da posicionalidade de um feirante.(2018) Cortes, Diego Pereira de Oliveira; Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonUm objetivo importante desse artigo teórico é a discussão sobre os conhecimentos matemáticos êmicos desenvolvidos por um feirante durante a realização de suas práticas laborais da comercialização de produtos hortifrutigranjeiros. Outro objetivo é discutir como essas práticas podem enriquecer os conceitos matemáticos desenvolvidos no ambiente escolar. Ressaltamos que os dados empíricos utilizados nesse trabalho foram obtidos com a condução de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Matemática, cuja dissertação intitulada Re-significando os conceitos de função um Estudo Misto para entender as contribuições da Abordagem Dialógica da Etnomodelagem, que foi realizada na Universidade Federal de Ouro Preto. A fundamentação teórica apoia-se, principalmente, nos estudos de Etnomodelagem desenvolvidos por Rosa e Orey (2012), na concepção de posicionalidade de D’Olne Campos (2000) e, também, no Programa Etnomatemática como proposto por D’Ambrosio (1990). Nesse sentido, as pesquisas em Etnomodelagem podem possibilitar uma interação entre os conhecimentos matemáticos desenvolvidos fora do ambiente escolar (feirante) e dentro da escola (alunos), ampliando as visões de mundo por meio do respeito mútuo e da valorização das diferenças culturais.Item Re-significando os conceitos de função : um estudo misto para entender as contribuições da abordagem dialógica da etnomodelagem.(2017) Cortes, Diego Pereira de Oliveira; Orey, Daniel Clark; Orey, Daniel Clark; Kistemann Junior, Marco Aurélio; Rosa, MiltonEssa pesquisa foi conduzida em uma escola pública estadual situada na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais e, também, em uma feira livre1 situada na mesma região. O principal objetivo desse estudo foi identificar como a abordagem dialógica da etnomodelagem pode contribuir para o processo de re-significação dos conceitos de função de 38 alunos matriculados no segundo ano do ensino médio durante a sua interação com um feirante e as suas práticas laborais. Complementando o objetivo geral desse estudo, os objetivos específicos foram: a) descrever a conexão entre a Etnomatemática e a Modelagem Matemática, b) compreender a importância das concepções culturais para a elaboração de etnomodelos matemáticos extraídos das práticas cotidianas encontradas no contexto sociocultural do feirante, c) descrever como as abordagens êmica, ética e dialógica da etnomodelagem se manifestam durante os encontros entre um grupo de alunos do segundo ano do ensino médio e um feirante e d) verificar como as práticas matemáticas de um feirante podem ser utilizadas em sala de aula para o desenvolvimento da ação pedagógica para a etnomodelagem. Assim, apoiados nesses objetivos e, também, no referencial teórico referente a etnomatemática, a modelagem e a etnomodelagem desenvolvidos por D’Ambrosio e Rosa e Orey, delineou-se a seguinte questão de investigação: Quais são as possíveis contribuições que a etnomodelagem pode oferecer para o processo de re-significação de conceitos de funções para alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública da região metropolitana de Belo Horizonte por meio de sua abordagem dialógica? Para a coleta de dados foram utilizados três blocos de atividades, dois questionários, sendo um inicial e outro final, uma entrevista semiestruturada com o feirante, um seminário com os alunos e o feirante e o diário de campo do professor-pesquisador, além da transcrição de gravações de áudio e vídeos. Os dados coletados, quantitativos e qualitativos, foram analisados simultaneamente com a utilização da Metodologia do Estudo Misto por meio do design QUAN + QUAL. Após essa análise, houve a quantificação dos dados qualitativos que possibilitou que os resultados obtidos fossem interpretados por meio da elaboração de três categorias e 11 subcategorias que permitiram que a questão de investigação fosse respondida. Um dos mais importantes resultados desse estudo é que a etnomodelagem propiciou uma abordagem integradora do currículo matemático escolar, pois considerou ambos os conhecimentos matemáticos êmico e ético para que os professores e alunos pudessem compreender, de uma maneira holística e abrangente, as informações matemáticas desenvolvidas pelos membros de grupos culturais distintos que compõem a população discente escolar. Como resultado desse estudo, houve a elaboração de um produto educacional em formato de um caderno de sugestões para utilização de professores e indivíduos interessados na implementação da etnomodelagem em salas de aula.Item Traduzindo dialogicamente as práticas laborais de um feirante por meio da etnomodelagem.(2017) Cortes, Diego Pereira de Oliveira; Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkEsse artigo descreve uma pesquisa conduzida em uma escola pública estadual situada na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais e, também, em uma feira livre localizada na mesma região. O principal objetivo do estudo foi identificar como a abordagem dialógica da etnomodelagem poderia contribuir para o processo de re-significação dos conceitos de função de 38 alunos matriculados no segundo ano do ensino médio durante a sua interação com um feirante e as suas práticas laborais. Para a coleta de dados foram utilizados três blocos de atividades, dois questionários, um inicial e outro final, uma entrevista semiestruturada com o feirante, um seminário com os alunos e o feirante e o diário de campo do professor-pesquisador, além da transcrição de gravações de áudio e vídeos. Os dados quantitativos e qualitativos foram analisados simultaneamente com a utilização da Metodologia do Estudo Misto por meio do design QUAN + QUAL. Após essa análise, houve a quantificação dos dados qualitativos que possibilitou que os resultados obtidos fossem interpretados por meio da elaboração de categorias. Um dos mais importantes resultados desse estudo é que a etnomodelagem propiciou uma abordagem integradora do currículo matemático escolar, pois considerou ambos os conhecimentos matemáticos êmico e ético para que os professores e alunos pudessem compreender, de uma maneira holística e abrangente, as informações matemáticas desenvolvidas pelos membros de grupos culturais distintos que compõem a população discente escolar.