Browsing by Author "Coscarelli, Carla Viana"
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Item As boas influências : Pedagogia dos Multiletramentos, Paulo Freire e BNCC.(2021) Coscarelli, Carla Viana; Corrêa, Hércules TolêdoEste breve ensaio tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre as influências positivas do pensamento de Paulo Freire no manifesto Pedagogia dos Multiletramentos (NLG, 1996) que, por sua vez, tem fortes imbricações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pergunta que orienta toda nossa reflexão é por que não fizemos antes, nem ainda, essa ponte direta com Freire? Deixamos para o leitor inferir a(s) resposta(s) a partir da leitura do mundo e da palavra, conforme nos ensina Paulo Freire.Item “Bora animar o grupo!” : a construção de uma comunidade de prática virtual em um Instituto Federal de Ensino.(2017) Freitas, Maisa de; Windle, Joel Austin; Windle, Joel Austin; Corrêa, Hércules Tolêdo; Coscarelli, Carla VianaEsta dissertação se propôs investigar a contribuição educacional das Tecnologias Móveis e Sem Fio (TMSF) nas interações entre alunos e um professor do Ensino Médio, com foco para os usos que esses sujeitos têm feito em comum do aplicativo WhatsApp. Para essa investigação, utilizamos, como aporte teórico, os Novos Estudos do Letramento, integrando as concepções de Letramento Digital, bem como contribuições teóricas sobre Comunidades de Prática on-line. Trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo e quantitativo, realizado em um campus de um Instituto Federal em Minas Gerais, e contou, para a coleta de dados, com a realização de entrevistas semiestruturadas, questionários, etnografia virtual e observação não participante em sala de aula. O recorte da pesquisa envolveu a participação de um professor de Matemática com suas duas turmas do Ensino Médio técnico integrado – uma do 1º e outra do 3º ano. Foi possível identificar, por meio das análises, que as interações em grupos de WhatsApp tendiam a não ter uma influência significativa para o processo de ensino e aprendizagem no espaço da sala de aula, mas, por outro lado, fora dela, as interações se revelaram como uma Comunidade de Prática on-line, o que sugere que o aplicativo possui um potencial pedagógico que pode ser aproveitado entre professores e alunos, superando-se os limites da escola. O uso do aplicativo, no entanto, ainda está mais associado às estratégias dos alunos para obterem nota e serem aprovados do que a um recurso que os fariam se interessar mais pela Matemática. Não se pode afirmar também que o pertencimento a um grupo virtual é capaz de modificar estruturas sociais de grupos marginalizados ou de alunos bons ou ruins, uma vez que a participação no grupo reflete as construções sociais já consolidadas em sala de aula.Com base nos Novos Letramentos, a partir da concepção de Buzato (2007), sobre letramento digital, também foi possível verificar, nas análises, que o letramento digital não se sobrepôs ao letramento tradicional, ao contrário disso, ambos se mesclaram na tentativa dos jovens expressarem dúvidas e resoluções das atividades propostas pelo professor. Espera-se, com isso, contribuir para endossar as pesquisas que envolvem o uso de tecnologias digitais no contexto escolar e para a renovação dos debates a partir do uso das TMSF pelos professores e alunos.Item Descrição e medida da competência leitora no ensino fundamental.(2020) Barbosa, Lauren Angela Maria Nogueira; Matos, Daniel Abud Seabra; Soares, José Francisco; Matos, Daniel Abud Seabra; Corrêa, Hércules Tolêdo; Soares, José Francisco; Coscarelli, Carla VianaNo contexto educacional atual, existe uma dificuldade de informar, de maneira clara e adequada, o que se espera que os alunos aprendam como resultado do ensino. Uma grande quantidade de objetivos de aprendizagem, muitas vezes vagos, costuma ser utilizada na educação. Esta pesquisa se propôs a elaborar objetivos de aprendizagem a partir de sentenças descritoras de itens de avaliações externas em Língua Portuguesa. O principal referencial teórico usado foi a Taxonomia Revisada de Bloom que apresenta, como estrutura para a elaboração de objetivos de aprendizagem, o uso de um verbo para nomear um processo cognitivo e de um substantivo para indicar o objeto de conhecimento. Essa taxonomia é constituída por duas dimensões: conhecimento e processos cognitivos. A primeira compreende quatro tipos: factual, conceitual, procedimental e metacognitivo. A segunda abarca 19 processos, distribuídos em seis categorias com complexidade cognitiva crescente (lembrar, compreender, aplicar, analisar, avaliar e criar). Em associação, o quadro conceitual do PISA de leitura foi usado na fundamentação teórica e, em especial, suas três categorias de processos cognitivos: localizar informações, compreender, avaliar e refletir. No percurso metodológico, trabalhou-se com 1.813 sentenças descritoras de itens de avaliações externas de Língua Portuguesa, oriundas de relatórios pedagógicos do SAEB, da Prova São Paulo e de documentos curriculares dos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. As informações foram categorizadas e analisadas, para serem usadas na discriminação dos objetos de conhecimento e dos processos cognitivos selecionados na elaboração dos objetivos de aprendizagem. O número final de objetivos de aprendizagem em leitura elaborados neste trabalho foi de 84, distribuídos em três grandes grupos: elementos contextuais (24), elementos textuais (43) e elementos linguísticos (17). As habilidades da nova matriz de Língua Portuguesa do SAEB (2018) foram analisadas. Observa-se uma progressão em termos de complexidade cognitiva nas habilidades do 5º para o 9º ano da nova matriz, na maior parte dos casos. No entanto, revela-se a presença significativa de processos de baixa complexidade cognitiva na matriz, pela utilização de verbos que envolvem a recuperação da informação da memória em várias habilidades. Processos mais elevados, que abordam a compreensão, a análise e a integração de informações, poderiam estar mais presentes a fim de contribuir para a elaboração de testes nos quais a leitura avaliada não se limite à reprodução de conhecimentos escolares. Como contribuições da pesquisa, considerase que o conjunto de objetivos de aprendizagem elaborados trazem uma síntese representativa da área de Leitura, com um potencial de aplicação muito grande: elaboração ou avaliação de materiais didáticos ou de propostas de ensino; análise e avaliação de currículos em redes estaduais e municipais; possibilidade de diálogo e de melhorias da BNCC; formação de professores, dentre outras. Sugerimos a utilização de conceitos das taxonomias cognitivas na elaboração de objetivos de aprendizagem que possam orientar, de forma clara e específica, o que se pretende ensinar e como a aprendizagem pode ser avaliada. Essa utilização pode ser integrada a outros quadros teóricos e expandida para diferentes áreas de conhecimento, além de ser usada na formação/capacitação dos profissionais da Educação.Item Letramento digital e ensino remoto : um estudo sobre o uso das redes sociais na escola.(2022) Rodrigues, Beatriz Toledo; Corrêa, Hércules Tolêdo; Corrêa, Hércules Tolêdo; Brasileiro, Ada Magaly Matias; Coscarelli, Carla VianaA presente pesquisa teve como objetivo geral analisar o uso das redes sociais para fins educativos em uma escola pública e as contribuições do letramento digital e dos multiletramentos nas atividades desenvolvidas durante o ensino remoto emergencial. Tais atividades foram desenvolvidas ao longo do primeiro semestre de 2021, durante o ensino remoto implantado em decorrência da pandemia da COVID-19. Esta investigação está fundamentada em estudos sobre letramento digital e ensino (SOARES, 2002; COSCARELLI; RIBEIRO, 2011; 2014; BUZATO, 2006; 2010), multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000; ROJO, 2013; ROJO; MOURA, 2012; 2019), estudos sobre redes sociais (RECUERO, 2009; 2016) e formação e prática docente (GATTI et al. 2019; NÓVOA, 2007; 2017). Trata- se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com realização de entrevistas semiestruturadas e observação em ambiente digital (etnografia on-line, conforme FERRAZ, 2019). A pesquisa teve como sujeitos participantes: 1) bolsistas do PIBID, do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal de Ouro Preto; 2) alunos do Ensino Fundamental II, da Rede Estadual da cidade de Mariana-MG; e 3) uma professora colaboradora do PIBID na escola. Os resultados nos mostram que esses professores em formação já estão inseridos em práticas de letramento digital em seu cotidiano e também se inserem no mundo das redes sociais, o que contribui para pensar o papel desse novo professor na sociedade contemporânea. Ao analisarmos o uso das redes sociais no contexto do ensino remoto, percebemos que essas ferramentas podem potencializar o trabalho com a diversidade cultural existente na sociedade e, por conseguinte, também na escola, bem como podem ajudar a mediar práticas de produção de textos multimodais e multissemióticos, evidenciando o trabalho na perspectiva dos multiletramentos. Esperamos que este trabalho possa ampliar os estudos sobre a temática e fortalecer as políticas públicas para a formação inicial e continuada de professores, sobretudo no cenário pós-pandemia.Item Letramentos multissemióticos em aulas de Língua Portuguesa : possibilidades e desafios em uma escola pública de Ouro Preto-MG.(2017) Castro, Marcelo de; Corrêa, Hércules Tolêdo; Corrêa, Hércules Tolêdo; Windle, Joel Austin; Coscarelli, Carla VianaEsta pesquisa teve como objetivo apresentar, caracterizar e analisar como uma professora de Língua Portuguesa explora a leitura e a escrita de gêneros discursivos multimodais, em eventos de letramento com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a fim de revelar e discutir possibilidades e desafios que emergem de práticas desta natureza em prol dos letramentos multissemióticos. O estudo ancorou-se, principalmente, em teorias a respeito dos (multi) letramentos, da multimodalidade e dos gêneros discursivos, no contexto do ensino de Língua Portuguesa na contemporaneidade. Do ponto de vista metodológico, a prática de uma educadora, em três turmas de uma escola pública de Ouro Preto (Minas Gerais), foi acompanhada durante seis meses, compreendidos nos anos de 2015 e 2016, nos quais os alunos, para quem ela lecionou, cursaram, respectivamente, o 8º e o 9º anos do Ensino Fundamental. A partir de instrumentos de coleta de dados de natureza qualitativa, como a observação participante, os registros no caderno de campo, as gravações em áudio e a entrevista, foram selecionados e caracterizados eventos de letramento a partir dos quais foi possível analisar possibilidades e desafios com relação à mediação docente de práticas de leitura e de escrita com gêneros discursivos multimodais. Dessa forma, os dados coletados permitiram discutir: i. a intrínseca relação entre as concepções verbalizadas pela educadora e aquelas subjacentes à prática pedagógica desta no que se refere aos conceitos citados que fundamentaram a investigação e que devem estar presentes no projeto de ensino de língua materna; ii. os recursos didático-pedagógicos utilizados em sala de aula que funcionam como uma metodologia em prol dos letramentos multissemióticos e que são uma alternativa didática diante da carência de materiais que valorizem a multimodalidade presente nos gêneros discursivos; iii. a abordagem e as estratégias discursivas empregadas pela professora que forneceram pistas na produção criativa e na leitura crítica de textos multimodais, sem se esquecer da participação dos discentes no processos de interação verbal em torno das linguagens. Além dessa discussão, sinteticamente, os resultados apontaram os êxitos das práticas investigadas, assim como os aspectos que necessitam da atenção de professores de Língua Portuguesa cujo ensino contemple os multiletramentos. Nesse sentido, a pesquisa também reforçou a centralidade da prática docente relativa aos letramentos multissemióticos no referido componente curricular.