Browsing by Author "Miranda, Luciano"
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Item Avaliação e desenvolvimento do potencial esportivo de jovens alunos/atletas do Colégio Militar de Juiz de Fora/MG : resultados - 2015.(2015) Werneck, Francisco Zacaron; Coelho, Emerson Filipino; Ribeiro Júnior, Dilson Borges; Miranda, Luciano; Ferreira, Renato Melo; Figueiredo, António José; Barbosa, Davi Mól; Paula, Hugo Leonardo Barros de; Pina, Humberto Greco Teixeira; Melo, Ana Clara; Pires, Bárbara Bepler; Teixeira, Gabriela; Oliveira, Vinícius Pinheiro deDesde 2014, o Laboratório de Estudos e Pesquisas do Exercício e Esporte (LABESPEE), do Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto (CEDUFOP), através do Grupo de Estudos do Jovem Atleta (GEJA), tem investigado temáticas relacionadas à identificação e desenvolvimento de talentos esportivos, maturação, desempenho e treinamento esportivo de longo prazo. Considerando a carência de estudos científicos com jovens atletas, no que diz respeito à identificação e desenvolvimento de talentos esportivos no Brasil e a necessidade de se produzir conhecimentos aplicáveis que atendam às solicitações da prática pelos professores/treinadores, o LABESPEE realizou uma parceria com o Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF), com a finalidade de desenvolver uma Metodologia de Avaliação do Potencial Esportivo de Jovens Alunos/Atletas. O objetivo desta ferramenta é de orientação e suporte nas decisões do professor/treinador, visando identificar jovens com maior potencial de excelência no esporte e auxiliar no processo de desenvolvimento desses alunos/atletas.Item Características antropométricas funcionais e maturacionais de jovens atletas e não atletas de um colégio militar.(2016) Miranda, Luciano; Werneck, Francisco Zacaron; Gonzaga, Daniel Filipe; Ferreira, Renato Melo; Ribeiro Júnior, Dilson Borges; Coelho, Emerson Filipino; Vianna, Jeferson MacedoItem Características antropométricas, funcionais, psicossociais e maturacionais de jovens atletas de handebol de um colégio militar.(2016) Matozinhos, Luíza Nascimento; Werneck, Francisco Zacaron; Miranda, Luciano; Ferreira, Renato Melo; Coelho, Emerson FilipinoItem Características antropométricas, funcionais, psicossociais, maturacionais e habilidades táticas de jovens atletas de basquetebol de um colégio militar.(2016) Bizerra, Harrison Assis; Dores, Élcio Rodrigues das; Coelho, Emerson Filipino; Ferreira, Renato Melo; Ribeiro Júnior, Dilson Borges; Miranda, Luciano; Werneck, Francisco ZacaronItem Prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares de um colégio militar.(2019) Fayer, Patrícia Paixão; Conrado, Maria Marta; Miranda, Luciano; Ferreira, Renato Melo; Soares, Everton Rocha; Silva, Rodrigo Pereira da; Almas, Saulo Peters; Coelho, Emerson Filipino; Werneck, Francisco ZacaronIntrodução: Nas últimas décadas aumentou o número de pessoas acima do peso, incluindo crianças e adolescentes, fato que é considerado preocupante, pois pode acarretar diversas doenças crônicas, em longo prazo. Objetivo: Avaliar a prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares de um colégio militar, investigando possíveis diferenças entre os sexos e as faixas etárias. Métodos: Estudo quantitativo, transversal, do qual participaram 381 escolares de um colégio militar de Minas Gerais, de 11 a 17 anos, sendo 213 meninos e 168 meninas. Calculou-se o índice de massa corporal (IMC) que foi classificado segundo o PROESP-BR. Para testar diferenças entre os sexos, utilizou-se o teste do Qui-Quadrado (2) e para testar a relação entre idade e IMC, utilizou-se a correlação de Pearson. Significância estatística: p < 0,05. Resultados: Foi observado sobrepeso em 17,8% (n = 68) e de obesidade em 5,8% (n = 22) dos escolares. Houve correlação positiva entre a idade cronológica e o IMC (r = 0,32; p < 0,0001). Não houve correlação entre estado nutricional e faixa etária. Não foram observadas diferenças significativas entre os sexos, em relação ao sobrepeso e à obesidade (16,9% e 6,6% nos meninos vs. 19,0% e 4,8% nas meninas, respectivamente). Conclusão: A prevalência sobrepeso e obesidade nos escolares do colégio militar, em conjunto, foi de 23,6%, tanto nos meninos quanto nas meninas, sem diferença significativa entre as faixas etárias. Essa prevalência foi similar à média de escolares brasileiros.Item Projeto Atletas de Ouro : validade e estabilidade do diagnóstico do potencial esportivo em escolares de um colégio militar.(2016) Werneck, Francisco Zacaron; Ferreira, Renato Melo; Coelho, Emerson Filipino; Sobreira, Diana Izaías; Paula, Hugo Leonardo Barros de; Miranda, Luciano; Ribas, Paulo Roberto; Figueiredo, António José BarataItem Projeto Atletas de Ouro® : uma inovação na detecção de talentos esportivos.(2022) Werneck, Francisco Zacaron; Coelho, Emerson Filipino; Miranda, LucianoTodo jovem possui um potencial que deve ser avaliado para ser desenvolvido adequadamente. O Projeto Atletas de Ouro® tem por finalidade estimar o potencial esportivo de escolares e jovens atletas. O objetivo deste estudo foi apresentar os principais resultados obtidos no Colégio Militar de Juiz de Fora – CMJF. Entre 2015 e 2019, foram realizados 2917 diagnósticos individualizados em alunos de 10 a 19 anos. 14% dos escolares apresentaram elevado potencial esportivo e tinham três vezes mais chances de serem medalhistas em competição. Um aluno tornou-se atleta profissional de futebol. O GoldFit – Sistema Atletas de Ouro mostrou-se válido e fidedigno para identificação de talentos na escola. As ações de orientação e desenvolvimento dos talentos foram positivas na Educação Física escolar e no desempenho do CMJF em competições escolares. A meta é ampliar o Projeto Atletas de Ouro® para outras escolas e programas como modelo de identificação e desenvolvimento de talentos esportivos.Item Relação entre indicadores socioambientais e o potencial esportivo de jovens alunas-atletas.(2021) Vieira, Aline Alves; Ferreira, Renato Melo; Werneck, Emerson Filipino; Miranda, Luciano; Werneck, Francisco ZacaronO potencial esportivo de jovens atletas pode ser avaliado por múltiplos indicadores. Os indicadores socioambientais, como o suporte familiar, têm sido pouco investigados, especialmente no sexo feminino. O objetivo do estudo foi analisar diferenças em indicadores socioambientais em alunas de um colégio militar classificadas quanto ao seu potencial esportivo. Métodos: Participaram do estudo 262 escolares do sexo feminino, com idade entre 11 e 17 anos, do Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF). Os professores- treinadores classificaram o potencial esportivo das alunas-atletas em: alto potencial (n=79) e baixo potencial (n=183). Foram aplicados questionários contendo informações sobre o nível socioeconômico, apoio familiar, envolvimenAto dos pais com esporte, experiência esportiva das alunas e nível de atividade física. Usou-se o teste Qui-Quadrado (X2 ) e o teste t de Student, sendo adotado nível de significância de 5%. Resultados: As alunas-atletas com alto potencial esportivo apresentaram maior apoio familiar (27,2±7,4 vs. 24,1±8,1; p=0,005), maior experiência em competição (X2 = 35,205; p<0,001) e maior nível de atividade física (2,61±0,70 vs. 2,33±0,71; p=0,004) quando comparadas às de baixo potencial. 13,7% das alunas foram consideradas jovens atletas. A proporção de jovens atletas foi maior no grupo alto potencial quando comparado ao grupo baixo potencial (21,5% vs. 10,4%, respectivamente; p<0,001). Conclusão: As alunas do CMJF com alto potencial esportivo, de acordo com a opinião dos professores-treinadores, apresentaram maior suporte familiar e maior experiência esportiva em comparação ao grupo de baixo potencial, sugerindo que o apoio familiar é um indicador socioambiental que diferencia o potencial esportivo de alunas-atletas de nível escolar.Item Relação entre o potencial esportivo de jovens alunos-atletas e coping.(2019) Sobreira, Diana Izaías; Werneck, Francisco Zacaron; Coelho, Emerson Filipino; Simim, Mário Antônio de Moura; Penna, Eduardo Macedo; Miranda, Luciano; Ferreira, Renato MeloO objetivo foi analisar as diferenças nas habilidades de coping entre alunos-atletas de um Colégio Militar em função do sexo e do seu potencial esportivo avaliado pelo treinador. 385 alunos-atletas, de ambos os sexos (11 a 18 anos) responderam o Athletic Coping Skills Inventory-28, versão em português. O potencial esportivo foi quantificado a partir da expectativa que os treinadores depositavam em cada um dos alunos-atletas, em escala de 1 a 5, onde notas ≤ 3 os classificam como baixo potencial e notas 4 e 5, alto potencial. Verificamos que alunos-atletas de alto potencial apresentam escores maiores em todas as subescalas, indicando melhor gestão do estresse. Conclui-se que as habilidades psicológicas podem ser fator discriminante do potencial esportivo de jovens alunos-atletas.Item Relação entre o rendimento escolar e o desempenho motor em escolares de um colégio militar.(2016) Vieira, Aline Alves; Coelho, Emerson Filipino; Ferreira, Renato Melo; Miranda, Luciano; Werneck, Francisco ZacaronItem Sobrepeso e obesidade em escolares de um colégio militar.(2016) Fayer, Patrícia Paixão; Conrado, Maria Marta; Miranda, Luciano; Coelho, Emerson Filipino; Ferreira, Renato Melo; Werneck, Francisco ZacaronItem Stability of motor talent in young Brazilian students.(2020) Miranda, Luciano; Werneck, Francisco Zacaron; Coelho, Emerson Filipino; Novaes, Jefferson da Silva; Figueiredo, António José; Ferreira, Renato Melo; Lima, Jorge Roberto Perrout de; Vianna, Jeferson MacedoThis study evaluated the evolution and stability of motor talent diagnosis in young students of a military college, as well as the biological maturation effect on the range of variation of anthropometric and motor indicators. A total of 299 students of both sexes (11 to 17 yrs old) participated in a battery of tests to assess body size, flexibility, isometric strength, explosive strength, speed, endurance, and somatic maturation. Schoolchildren with scores above the 98th percentile (P98) were classified as motor-talented. Anthropometric and motor indicators showed high stability after 9 months. However, motor talent diagnosis showed low stability. The range of variation of the indicators was higher in late-maturing schoolchildren, but only for body mass and height (boys), and handgrip strength (girls). It was concluded that there is a high stability of motor talent indicators but low stability of motor talent diagnosis, considering P98 and that the range of variation observed was partially dependent on maturation.Item Talento motor e maturação biológica em escolares de um colégio militar.(2019) Miranda, Luciano; Werneck, Francisco Zacaron; Coelho, Emerson Filipino; Ferreira, Renato Melo; Novaes, Jefferson da Silva; Figueiredo, António José Barata; Vianna, Jeferson MacedoIntrodução: A avaliação do desempenho motor em escolares tem sido utilizada na identificação de talentos esportivos. Porém, existem poucos estudos, sobre esta temática, e nenhum no Sistema Colégio Militar do Brasil. Objetivo: Avaliar indicadores antropométricos, fisicomotores e maturacionais; investigar a proporção de talentos motores; analisar a relação entre o diagnóstico de talento motor e o estágio maturacional; e comparar o perfil de alunos-atletas e não atletas de um colégio militar. Métodos: Foram avaliados 1.490 escolares de ambos os sexos, de 11 a 17 anos. Aplicou-se uma bateria de testes multidimensional para avaliação do tamanho e da composição corporal, flexibilidade, força de preensão manual, força explosiva de membros superiores e inferiores, velocidade, resistência aeróbica e maturação somática. Os dados foram analisados por meio do teste qui-quadrado e análise de covariância. Resultados: Os escolares apresentaram maior tamanho corporal, maior desempenho motor e maturação biológica discretamente avançada em relação aos dados disponíveis na literatura. Além disso, foram criados pontos de corte para oito testes relacionados com a prática esportiva, para identificar escolares com resultados muito acima da média, sendo encontrados 11% de talentos motores. Constatou-se ainda que os talentos motores foram mais frequentes nos escolares avançados biologicamente, e que os alunos-atletas apresentaram diferenças significativas em relação aos não atletas, principalmente quanto ao desempenho motor. Conclusão: Os escolares do colégio militar são maiores, mais fortes, mais resistentes e mais maduros biologicamente quando comparados aos valores de referência da literatura, e tais características acentuam-se nos alunos-atletas. Além disso, aproximadamente um em cada dez escolares do colégio militar pode ser considerado um talento motor, e este diagnóstico é mais frequente nos escolares com maturação precoce