Browsing by Author "Rocha, Guilherme Barcellos de Souza"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
Item Uma análise da relação entre flexibilização do trabalho, exaustão emocional e engajamento dos trabalhadores.(2019) Ceribeli, Harrison Bachion; Rocha, Guilherme Barcellos de SouzaA gestão de pessoas modernizou-se e, entre as práticas mais modernas que têm sido adotadas pelas organizações, destacase a flexibilização dos arranjos laborais. Todavia ainda não há clareza quanto ao impacto que essa prática exerce sobre todas as dimensões do comportamento humano no trabalho. Diante desse cenário, definiu-se como objetivo para esta pesquisa analisar a influência da flexibilização do trabalho sobre o engajamento e a exaustão emocional dos trabalhadores, assim como do engajamento sobre a exaustão. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se um levantamento de campo nas cidades de Mariana, Ouro Branco e Ouro Preto, todas localizadas no estado de Minas Gerais. Para análise dos dados, optou-se pela Modelagem de Equações Estruturais. Analisando os resultados obtidos, não foi possível confirmar a influência da adoção de arranjos laborais flexíveis por parte das organizações sobre o grau de engajamento e de exaustão dos funcionários. Por outro lado, confirmou-se a relação testada entre o engajamento e a exaustão do trabalhador. Ou seja, os resultados encontrados indicam que os profissionais mais engajados estão menos sujeitos a experimentarem maior desgaste emocional em suas atividades laborais. Logo, conclui-se que os indivíduos que mobilizam seus melhores esforços e veem no trabalho uma forma de se expressar fisicamente, emocionalmente e cognitivamente, mostrando disposição ao realizarem suas tarefas, tendem a preservar (e não a drenar) seus recursos mentais.Item Avaliação de desempenho nas organizações : um estudo multicasos.(2019) Ceribeli, Harrison Bachion; Pereira, Mariana Rosendo; Rocha, Guilherme Barcellos de SouzaEsta pesquisa objetivou compreender como se dá a avaliação de desempenho dos funcionários em organizações de médio e grande porte que estão entre as melhores para trabalhar no Brasil. Para isso, realizou-se um estudo multicasos, que contou com 11 organizações. A escolha das organizações estudadas baseou-se na listagem das melhores empresas para trabalhar no Brasil em 2014 divulgada pelo Instituto Great Place to Work. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário eletrônico, enviado ao email institucional das organizações selecionadas. A partir dos resultados alcançados, foi possível identificar um conjunto de desafios para a área de gestão de pessoas nas organizações: a busca por soluções que tornem a operacionalização da avaliação 360º mais eficiente; a superação da resistência dos funcionários em relação ao conceito de avaliação; a necessidade de preparar os líderes para fornecerem feedback; e a formulação de metodologias consistentes que permitam a vinculação dos resultados das avaliações de desempenho dos funcionários a uma parcela de sua remuneração.Item Mulheres em cargos de chefia : desafios e percepções.(2017) Ceribeli, Harrison Bachion; Rocha, Guilherme Barcellos de Souza; Pereira, Mariana RosendoO objetivo geral desta pesquisa foi analisar os desafios que as mulheres que ocupam cargos de chefia nas organizações brasileiras enfrentaram e ainda enfrentam em suas carreiras, assim como suas percepções individuais sobre a questão do gênero. Para coleta de dados, realizaram-se entrevistas em profundidade. A partir dos resultados obtidos, constatou-se que o preconceito masculino ainda é um dos principais desafios enfrentados pelas profissionais do gênero feminino no âmbito organizacional, pois, ao mesmo tempo em que dificulta que as mulheres sejam promovidas, move as desconfianças sobre elas, quando as mesmas ocupam cargos de médio e alto escalão.Item Uma proposta de segmentação dos consumidores no setor de vinhos.(2017) Ceribeli, Harrison Bachion; Piovezana, Gláucia Vieira; Rocha, Guilherme Barcellos de SouzaO mercado de vinhos apresenta perspectiva de crescimento no Brasil para os próximos anos. Contudo, são poucas as pesquisas acadêmicas publicadas no país que abordam a segmentação dos consumidores deste setor. Neste contexto, este estudo teve como objetivo identificar diferentes segmentos de consumidores no mercado de vinhos com base no comportamento apresentado durante o processo de decisão de compra. Como método de pesquisa, realizou-se um levantamento de campo. A amostra do estudo foi composta por 370 habitantes das cidades de Mariana e Ouro Preto, ambas localizadas no Estado de Minas Gerais. Para análise dos dados, efetuou-se uma Análise de Clusters, a partir da qual foram identificados dois segmentos de consumidores: os eventuais e os apaixonados por vinho. Os consumidores eventuais compram por impulso e tem o preço como principal critério de escolha. Já os consumidores apaixonados por vinhos compram de forma planejada e frequente, considerando vários critérios em sua escolha, pois se tornou um hábito o consumo desse produto. Para estudos futuros, sugere-se que a metodologia de pesquisa utilizada seja aplicada em amostras de outras regiões do país. Adicionalmente, sugere-se que sejam utilizadas também outras bases de segmentação para avançar na identificação dos diferentes grupos de consumidores de vinhos no Brasil.