Browsing by Author "Rocha, Kelly Cristina Santos"
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Item Artefatos culturais Adinkra como indicadores descritivos culturais para ação pedagógica da etnomodelagem.(2023) Silva, João Batista Nunes da; Rocha, Kelly Cristina Santos; Orey, Daniel ClarkEste artigo teórico é um recorte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento intitulada “Trilhas Etnomatemáticas e História: contribuições do conhecimento matemático africano para o desenvolvimento de uma ação pedagógica para a etnomodelagem” que está sendo desenvolvida pelo primeiro autor deste artigo, que aborda as possíveis contribuições da utilização de artefatos da cultura africana, que estão relacionados com os símbolos Adinkra, no entendimento do conhecimento matemático por meio da perspectiva cultural da Etnomodelagem. Este artigo se desenvolve a partir de uma das etapas da pesquisa que compuseram a sua amostragem teórica por meio da condução da coleta de dados. Desse modo, apresentam-se as informações coletadas durante a realização de uma entrevista entre o Diretor da Casa de Cultura Negra e o primeiro autor deste artigo, possibilitando o seu primeiro contato com os símbolos Adinkra. Esse contexto que mostra a presença marcante desses símbolos e de seus significados na cultura africana, sobretudo com relação à valorização e ao reconhecimento das contribuições dos povos escravizados e de seus descendentes para a cultura brasileira, por meio da reprodução desses artefatos, motivou a redação deste artigo. Assim, com o objetivo de fundamentar as bases teóricas discutidas neste artigo, os autores se pautaram na perspectiva do Programa Etnomatemática como uma ação pedagógica, no processo de ensino e aprendizagem em Matemática, na Lei n.o 10.639/03, num breve histórico sobre os artefatos Adinkra e nas abordagens êmica (loca) e ética (global) da Etnomodelagem na compreensão dos símbolos Adinkra por meio de sua abordagem dialógica. Os resultados obtidos nesta pesquisa mostram que o repensar de novas práticas educacionais, alicerçadas pelo Programa Etnomatemática e pela Etnomodelagem, pode contribuir para o desenvolvimento de uma ação pedagógica que busca priorizar as africanidades e a valorização das identidades negras no contexto escolar. Espera-se ainda que, essa ação pedagógica possa ser alimentada pela utilização de outros artefatos culturais que possibilitem a valorização das diferenças ao respeitar a trajetória dos afrodescendentes com a implementação das questões étnico-raciais na Educação Matemática.Item A etnomatemática como uma ação pedagógica para o desenvolvimento de trilhas matemáticas nas Capelas dos Passos, em Congonhas, Minas Gerais.(2022.) Rocha, Kelly Cristina Santos; Silva, João Batista Nunes da; Cortes, Diego Pereira de Oliveira; Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonEste artigo teórico se origina a partir das contribuições de Ubiratan D’Ambrosio sobre o desenvolvimento da Etnomatemática, que objetiva humanizar o processo de ensino e aprendizagem em Matemática dos alunos ao considerar as influências de seu ambiente cultural. Essa abordagem promove a valorização de seu entorno social, econômico, político e ambiental, pois visa o respeito às suas origens culturais e ao conhecimento matemático desenvolvido localmente. Assim, por meio da condução de Trilhas de Matemática busca-se verificar uma reverberação cultural para o entendimento do pensamento matemático desenvolvido durante a construção das Capelas dos Passos e das esculturas de seus Cristos, que foram esculpidas por Aleijadinho e por seus auxiliares na cidade de Congonhas, em Minas Gerais.Item Um olhar etnomatemático para a festa religiosa do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, no estado de Minas Gerais.(2023) Rocha, Kelly Cristina Santos; Silva, João Batista Nunes da; Orey, Daniel ClarkO presente artigo teórico aborda uma reflexão da festa religiosa e da parte comercial relacionada com o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas, no estado de Minas Gerais, que por meio de um olhar Etnomatemático pode contribuir para o desenvolvimento de uma ação pedagógica nas aulas de Matemática. Essa abordagem busca promover a valorização da cultura local e respeitar as diferentes maneiras que os membros de determinados grupos culturais difundem os seus conhecimentos por meio do diálogo com os saberes e fazeres desenvolvidos localmente. Assim, a discussão proposta neste artigo pode auxiliar no entendimento de que as práticas Etnomatemáticas estão presentes no cotidiano dessa festa religiosa ao mostrar que os membros de culturas distintas que visitam essa parte do Jubileu compartilham as suas crenças e culturas com os barraqueiros que utilizam os seus conhecimentos matemáticos para comercializar as suas mercadorias junto ao público presente por meio do dinamismo cultural.Item Possibilidades de estudo da proporção áurea nos cristos do mestre Aleijadinho na cidade de Congonhas, Minas Gerais.(2023) Rocha, Kelly Cristina Santos; Orey, Daniel Clark; Orey, Daniel Clark; Fernandes, Alcione Marques; Neves, Inajara de Salles VianaEsta pesquisa qualitativa e empírica foi conduzida com 7 (sete) participantes, sendo 1 (um) mediador de museu, 1 (um) guia turístico, 1 (um) escultor, 1 (um) artista plástico, 1 (um) fotógrafo, 1 (um) professor de Matemática e 1 (um) visitante (turista), cujo objetivo foi a promoção de discussões sobre a possibilidade de verificar a presença do conhecimento matemático escolar/acadêmico nas esculturas dos Cristos de Aleijadinho, em Congonhas, Minas Gerais, que buscou valorizar os saberes e fazeres existentes desenvolvidos pelos membros desse grupo cultural. O objetivo geral desse estudo foi entender como a abordagem dialógica da Etnomodelagem pode contribuir para o estudo da Proporção Áurea, que pode estar presente nas esculturas dos Cristos do mestre Aleijadinho, que pode contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Os objetivos específicos deste estudo estavam relacionados com: a) investigar a história de Aleijadinho para entender como os seus conhecimentos matemáticos foram adquiridos, bem como compreender os aspectos de sua vida pessoal e profissional, b) analisar as obras dos Cristos de Aleijadinho para identificar a possível utilização da proporcionalidade em sua confecção e c) entender como a abordagem dialógica da Etnomodelagem pode auxiliar na compreensão das possibilidades do estudo proporcional nas esculturas desses. De acordo com esses objetivos, este estudo buscou responder a seguinte questão de investigação: Como a abordagem dialógica da Etnomodelagem pode contribuir para o estudo da Proporção Áurea que pode estar presente nos Cristos do mestre Aleijadinho, nas capelas da cidade de Congonhas, em Minas Gerais? Para a coleta de dados desta pesquisa, foram utilizados 2 (dois) questionários, um inicial e outro final, 3 (três) entrevistas semiestruturadas, 1 (um) grupo focal com duas etapas e o diário de campo da professora-pesquisadora. Para a apresentação e análise dos dados e para a interpretação dos resultados obtidos neste estudo foi utilizado o design metodológico adaptado da Teoria Fundamentada nos Dados por meio da condução das codificações aberta e axial que possibilitaram, respectivamente, a identificação dos códigos preliminares e de 4 (quatro) categorias conceituais. Os resultados obtidos neste estudo propiciaram a valorização das esculturas dos Cristos, bem como o respeito à cultural local, por meio da abordagem dialógica da Etnomodelagem, que auxiliou os participantes deste estudo na compreensão das possibilidades do estudo proporcional nas esculturas dos Cristos nas Capelas dos Passos. Assim, essa abordagem contribuiu para o aprimoramento da sensibilidade cultural desses participantes, evidenciando a importância de respeitar e valorizar os saberes e fazeres matemáticos de Aleijadinho, bem como evidenciou a presença da razão áurea em algumas dessas esculturas. Finalizando, esses resultados mostraram a possibilidade da inserção de conhecimentos matemáticos com os saberes e fazeres dos participantes por meio do desenvolvimento de uma ação pedagógica relacionada com a cultura local com fundamentação teórica na razão áurea, na história de Aleijadinho, na Etnomatemática, na Perspectiva Sociocultural da Modelagem Matemática e na abordagem dialógica da Etnomodelagem.