Browsing by Author "Silva, Sérgio Evangelista"
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Item Custos de produção na empresa e no mercado : uma visão.(2017) Silva, Sérgio Evangelista; Curi Filho, Wagner RagiUm dos dilemas fundamentais da firma reside em executar determinada atividade no mercado, ou no seu interior. Na literatura é a economia dos custos de transação (ECT) que melhor permite esta análise, apresentando a forma de governança adequada para determinada atividade. Contudo, a ECT sozinha não permite analisar completamente esta questão, por não abordar em profundidade o papel da configuração dos recursos produtivos na eficiência de determinada atividade. Duas questões a este respeito ainda são prementes: Quais os fundamentos da eficiência do mercado e das firmas que definem o custo da atividade nestes dois meios? Qual é a estrutura comparativa dos custos relativa à execução de determinada atividade nestes dois meios? Diante destas duas questões este artigo tem por objetivo propor um modelo dos custos de produção na empresa e no mercado, baseado na eficiência dos fatores de produção e nos custos de transação. Esta proposta é feita à luz dos pressupostos da ECT, da organização industrial (OI) e da visão baseada nos recursos (VBR). Como principal resultado este modelo permite compreender como os custos de transação e a eficiência dos fatores de produção determinam o desenvolvimento das empresas e do sistema econômico como um todo.Item Desenvolvimento e aplicação de técnicas de produção enxuta em uma indústria de confecção de vestuário.(2022) Rodrigues, Michelle Costa; Oliveira, Fernando Luiz Pereira de; Oliveira, Fernando Luiz Pereira de; Cruz, Frederico Rodrigues Borges da; Silva, Sérgio Evangelista; Oliveira, Francisco Horácio Pereira deA indústria de confecção de vestuário é das mais antigas do mundo, comprometendo um grande número de operações críticas. Os principais problemas da indústria de vestuário são: tempo de espera, a taxa de produção, fluxo desbalanceado, a grande variedade de produtos, baixo ciclo de vida e demanda sazonal. A melhoria da produtividade é realizada através da implementação de várias ferramentas da filosofia do lean manufacturing (produção enxuta), juntamente com o CEP (Controle Estatístico do Processo) de forma adaptada para esse tipo de indústria. O estudo tem como objetivo otimizar os processos da indústria de confecção, buscando um modelo que seja eficaz devido às particularidades dessa indústria. Após a implementação das ferramentas enxutas e CEP na indústria de confecções, os resultados alcançados são a redução do estoque de trabalhos em andamento, aumentos no volume de produção e aumento da eficiência da linha.Item Fatores que condicionam a estratégia de manufatura : uma análise empírica na indústria calçadista.(2012) Silva, Sérgio Evangelista; Fernandes, Flávio César FariaEste artigo apresenta e analisa os fatores que condicionam a configuração dos elementos da estratégia de manufatura em grandes e pequenas empresas fabricantes de calçados da cidade de Franca-SP. A motivação desta pesquisa é verificar quais são os fatores que influenciam o processo decisório dos gerentes na ocasião da elaboração desta estratégia. A principal conclusão é que a autonomia dos gerentes é relativa; na prática, o processo de elaboração da estratégia de manufatura é limitado por fatores que fogem ao escopo decisório dos gerentes. Isso faz com que a estratégia de manufatura seja o resultado de um processo decisório adaptado às restrições da empresa.Item Geração de valor no contexto da estratégia de manufatura : uma análise em manufaturas calçadistas.(2015) Silva, Sérgio Evangelista; Fernandes, Flávio César Faria; Nogueira, EdemilsonA função manufatura tem como propósito oferecer produtos que gerem valor para os clientes. Todavia, esta não é uma tarefa exclusiva desta função, para esse fim ela deve atuar de forma conjunta com as funções marketing e vendas (M&V) e pesquisa e desenvolvimento (P&D). Este artigo denomina estas três funções de geradoras de valor e discute o seu papel mútuo no processo de geração de valor dos produtos de uma empresa. A validação deste modelo é realizada por meio de três estudos de caso comparativos, realizados em manufaturas calçadistas (MCs) com diferentes estratégias de geração de valor. O estudo empírico permitiu comprovar o papel mútuo das funções estudadas de geração de valor do produto, bem como verificar que a configuração e o papel relativo de cada função muda conforme a estratégia adotada pela empresa.Item Os papéis dos agentes de suporte a empresas de base tecnológica.(2018) Silva, Sérgio Evangelista; Gonçalves, Carlos Alberto; Silva, Joaquim Alexandre dos Ramos; Venâncio, Ana Isabel OrtegaO principal papel dos agentes de suporte à inovação (ASIs) é apoiar o desenvolvimento de empresas de base tecnológica (EBTs). Entre estes agentes destacam-se aceleradoras de empresas (AEs), incubadoras de empresas (IEs) e parques tecnológicos (PTecs). Ainda são recentes na literatura artigos que abordam estes três tipos de agentes em conjunto, o que indica que este é um tema que atualmente começa a se desenvolver, sendo, todavia, promissor em vista da importância econômica do desenvolvimento de EBTs e de ambientes de inovação. Com efeito, o objetivo deste artigo é analisar os papéis, os pontos comuns e as diferenças entre estes três tipos de ASIs, no que tange ao seu apoio ao desenvolvimento de EBTs. A abordagem utilizada é a qualitativa, em que foram obtidos dados de um total de vinte e três agentes, distribuídos entre AEs, IEs, PTecs e EBTs, localizados no Brasil, ou em Portugal. Como resultado, apresenta-se uma visão sistemática e abrangente destes três tipos de ASIs, baseada nos construtos: espaço físico e serviços básicos, gerencial, aculturação e redes de relações sociais. Adicionalmente, como implicação prática, conclui-se que este artigo pode ser utilizado como fonte de referência para o desenvolvimento, tanto de ASIs quanto de EBTs.Item O processo de estruturação de recursos no contexto de uma empresa de base tecnológica de origem acadêmica (EBTA).(2015) Silva, Sérgio Evangelista; Reis, Luciana PaulaO sucesso de uma empresa é resultado da configuração de seus recursos e da forma com que ela os emprega de modo a produzir bens e serviços de modo eficiente, sendo estas duas dimensões denominadas estrutural e dinâmica respectivamente. Embora a literatura sobre estas duas dimensões no contexto de empresas convencionais seja vasta, este tema ainda é pouco explorado no contexto do surgimento das Empresas de Base Tecnológica de Origem Acadêmica (EBTAs). Diante desta lacuna teórica, este artigo tem como propósito analisar o processo de estruturação de recursos em uma EBTA, nas diferentes fases de desenvolvimento do negócio. Como estratégia metodológica, foi utilizado o estudo de caso em uma empresa bem sucedida, atuante no ramo de biotecnologia, em que a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas individuais, o que possibilitou obter e analisar os dados concernentes ao tema, sob a ótica da Visão Baseadas nos Recursos (VBR). Para o caso estudado verificou-se que o sucesso foi resultado principalmente da reunião de conhecimentos complementares, nas áreas técnica, gerencial e mercadológica, do capital social dos fundadores, e do estabelecimento de procedimentos sistemáticos de monitoramento do ambiente. A principal contribuição deste estudo está em reconhecer elementos fundamentais para o processo de desenvolvimento dessa empresa.Item Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva : aplicação em uma grande usina siderúrgica.(2015) Silva, Sérgio Evangelista; Curi Filho, Wagner Ragi; Silva, Flávia de Almeida Braga eO conceito de estratégia competitiva é um dos principais temas estudados no contexto das empresas. Da perspectiva da relação da empresa com o seu ambiente externo verifica-se nos principais modelos da literatura que os elementos centrais de análise são: o produto, o cliente e a área geográfica de atuação. Todavia, a literatura necessita de uma visão que considere estes três elementos em uma única visão. Frente a esta lacuna teórica este artigo objetivou propor um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva, da perspectiva da relação da empresa com seu ambiente externo. Este modelo é baseado em cinco áreas de decisão, quais sejam: o valor do produto; os segmentos econômicos atendidos; os tipos de clientes atendidos; a área geográfica de atuação; e os canais de distribuição utilizados. Ele é aplicado por meio de um estudo de caso no mapeamento e análise da estratégia competitiva de uma grande usina siderúrgica, gerando como resultado a visão da estratégia desta empresa em um profundo nível de detalhe. Este modelo mostrou-se uma ferramenta útil para se entender a estratégia competitiva desta empresa, podendo também ser utilizado para o mesmo fim em outras empresas industriais.Item The role of innovation support agentes in the development of new technologybased firms from the perspective of Information asymmetry.(2017) Silva, Sérgio Evangelista; Gonçalves, Carlos Alberto; Ziola, Rafael MarquesThe aim of this paper is to analyze the role of innovation support agents (ISAs) in the development of new technology-based firms (NTBFs) from the perspective of information asymmetry among economic agents. It was performed a qualitative cross-case analysis about two business incubators, two business accelerators, and two science parks. According to the empirical data collected and posterior analysis it was found that ISAs contribute to the development of NTBFs in the following ways: distributing market information to them, reducing their search costs; enabling their social capital formation; borrowing reputation to them; reducing the search costs of market agents to access their NTBFs. Furthermore, these roles vary to the nature of the ISA investigated. Lastly, this research can be used as a reference by both, ISAs and NTBFs, regarding the development of the informational and social aspects of this latter.Item Vulnerabilidade estratégica : um estudo de caso em uma siderúrgica.(2014) Mattos, Mariela Carvalho Valladão; Silva, Sérgio Evangelista; Curi Filho, Wagner Ragi; Silva, Flávia de Almeida Braga eA vulnerabilidade estratégica surge quando o estado atual de uma empresa apreseta pontos que podem comprometer seu desempenho no longo prazo, devido a configuração de ativos estratégicos. Baseado neste princípio este artigo tem como propósito analisar a vulnerabilidade estratégica de uma empresa siderúrgica brasileira. Para isso é utilizado o estudo de caso, em que analisa-se em profundidade várias características estratégicas da referida firma. Como resultado apresenta-se uma análise sistemática dos aspectos estratégicos que podem ameaçar a empresa no futuro. Esta técnica pode ser útil para análise de firmas, que devem evitar pontos de vulnerabilidade estratégica e fortalecer sua competitividade.