DEART - Departamento de Artes
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Item O tecido da cena.(2006) Pereira, Elvina Maria CaetanoO texto interroga o conceito de dramaturgia da cena a partir de reflexões teóricas de Brecht, Artaud, Grotóvski e Barba. Ele busca precisar as relações entre a escritura cênica e criação do espectador, realizando a leitura de encenações contemporâneas brasileiras frutos de processos polifônicos de construção.Item A textura polifônica de grupos teatrais contemporâneos.(2006) Pereira, Elvina Maria CaetanoItem Eles não usam Black-Tie : a forma como conteúdo histórico-ideológico.(2010) Nosella, Berilo Luigi DeiróO presente artigo analisa comparativamente a peça Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri (1958) e o filme homônimo (1981) com direção de Leon Hirszman. Demonstramos que há uma dicotomia no texto de Guarnieri que se equilibra na configuração da forma interna da peça teatral e, verificamos que, na transposição da linguagem teatral para a linguagem cinematográfica, e pelas opções da adaptação em momentos diversos de nossa história política, essa balança se desequilibra. Desta forma, percebemos como, a partir de nossa matéria estética, podemos compreender o nosso devir histórico.Item Pela “Escada” de Jorge Andrade : o nascimento de uma trajetória entre a memória e a história.(2011) Nosella, Berilo Luigi DeiróO presente artigo propõe realizar uma análise da relação entre as categorias de Memória e História, numa trajetória que caminha da memória individual de Jorge Andrade para a memória coletiva brasileira, e como esta trajetória organiza-se internamente no Ciclo Marta, A Árvore e o Relógio. Para realizá-lo, tomaremos como objeto o texto dramatúrgico A Escada, por ser o referido um ponto nevrálgico do Ciclo, onde inicia-se, de forma mais radical, a ampliação da memória individual do autor para a coletiva a partir da representação do processo de desenraizamento humano desencadeado pela urbanização moderna.Item Espelho e interpretação : a literatura dramática e sua inserção na realidade ou um olhar marxista para o texto dramatúrgico de Jorge Andrade.(2011) Nosella, Berilo Luigi DeiróO presente artigo busca pensar as relações entre dramaturgia e história a partir de uma ótica marxista, o que não é senão, pensar como se articulam nos estudos literários e culturais as categorias de superestrutura e infraestrutura. Tal empreitada teórica, para se realizar, procurará dar conta da ideia de inserção na realidade da obra dramatúrgica entendida como um espelhamento da mesma pelo viés da interpretação crítica.Item A respeito dos pressupostos éticos e estéticos do teatro de rua.(2012) Gomes, Ricardo CarlosO artigo questiona a definição de teatro de rua, constatando que apenas em alguns períodos históricos e em algumas regiões existiram construções concebidas para espetáculos teatrais. Segue um breve histórico do teatro all’italiana, que surgiu no século XVI e constituiu-se como um modelo hegemônico cujos últimos estertores ainda se fazem sentir hoje. A partir desses pressupostos, conceitua-se o teatro de rua popular, um dos mitos de origem do teatro evocados pelos reformadores do teatro do início do século XX, e o Teatro de Rua, nascido nos anos 60 do século XX, que se opôs ao “teatro burguês” e reivindicou a rua como espaço teatral. Delineia-se a trajetória do Teatro de Rua, examinando a participação do Living Theatre no Maio de 68, o Odin Teatret, enquanto referência para o Teatro de Grupo do anos 70, e o Teatro para as Massas – tecnológico e ilusionístico – dos anos 90. Conclui-se que as peripécias do Teatro de Rua no século XX – de mito de origem do teatro a teatro para as massas – apontam para a urgência da reflexão sobre o papel do Teatro na Sociedade do Espetáculo neste início de milênio.Item Jorge Andrade e a metateatralidade da consciência histórica.(2012) Nosella, Berilo Luigi DeiróO artigo propõe a análise da obra metateatral O sumidouro de Jorge Andrade, a partir da hipótese de que a metateatralidade é uma estrutura dramatúrgica que abarca si um inacabamento que pode ser visto como ato histórico e político. Tal análise assume a pertinência da inter-relação dramaturgia e história, configurando-se como uma análise formal que busca nas obras a configuração de elementos históricos e políticos. Baseou-se na tese de doutorado intitulada “Luigi Pirandello e Jorge Andrade entre o texto e a cena: a metateatralidade como espelho de nossa formação estético cultural moderna”, defendida em 2011 no PPGAC-UNIRIO, na linha de pesquisa História e Historiografia do Teatro, sob orientação da Profa. Dra. Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti), pesquisa foi realizada com apoio do CNPq e da CAPES.Item O Living Theatre em Ouro Preto e a invenção do Ato público.(2012) Vannucci, AlessandraA viagem ao Brasil do Living Theatre em 1970 e 71, na fase mais brutal do regime militar, proporciona ao grupo, através da experiência extrema de uma realidade de opressão e miséria, novos caminhos seja estéticos como existenciais para a sua utopia revolucionária não violenta. A ideia de “saturar” uma cidade de teatro, resgatando a memória dos muros e resignificando cada bairro, cada praça, cada monumento mobiliza um campanha teatral participativa que, pensada para as ruas de Ouro Preto, é impedida pela prisão decretada para a maioria dos integrantes do grupo. Mesmo assim, a opção pela rua, alias pelo Teatro de Rua como ritual de cura e libertação das energias, define todo o futuro do grupo no percurso da performance urbana como Ato Público, isto é, dispositivo revelador das estruturas sociais e capaz de transforma-las. Esta opção inspira uma mudança radical no trabalho do Living, influenciando em seguida comunidades teatrais no mundo inteiro.Item L'anticorpo di Hijikata Tatsumi.(2012) Peretta, Éden SilvaItem O teatro e a cidade : notas sobre uma origem comum.(2012) Dias, Luciana da CostaTeatro e cidade: origem comum? O artigo pretende abordar a tragédia grega em sua relação intrínseca e originária com a polis, isto é: com o fenômeno urbano que se consolida com a democracia grega, no modo como estes se interpenetram e se co-determinam. Não é possível pensar a tragédia fora da pólis grega na inteireza do que seu fenômeno representa. Mais do que isso: o desenvolvimento e crescimento da cidade, em todas as suas instâncias, principalmente políticas e “democráticas” é vital para o desenvolvimento da tragédia, desde o ritual até a ênfase cada vez maior no diálogo.Item De Stanislávski a Grotowski.(2013) Gomes, Ricardo CarlosKonstantin Stanislávski (1863-1938) e Jerzy Grotowski (1933-1999) são figuras centrais nas peripécias do Teatro na primeira e na segunda metade do século XX, que transcenderam o teatro de sua época, tornando-se referência para o fazer teatral, principalmente no que concerne ao trabalho do ator. Apesar de pertencerem a momentos históricos diversos, podemos descrever a relação entre o mestre russo e o mestre polonês como de filiação, ainda que, como nas verdadeiras relações entre pai e filho, essa filiação não esteja isenta de embates e contradições.Item Arte e história do ser : algumas considerações sobre o caminho do pensamento de Heidegger a partir do ensaio A origem da Obra de arte.(2014) Dias, Luciana da CostaPretende-se discutir a relação entre a questão da arte e a história do ser, tal como esta progressivamente se constrói na obra de Martin Heidegger, sobretudo a partir de meados da década de 1930, de modo a identificar e destacar o papel fundamental que a abordagem desta questão detém para a chamada viragem (Kehre) e o caminho do seu pensamento para além dos limites da analítica existencial, empreendida em Ser e Tempo (1927) e em direção à construção da chamada “história do ser” e à questão do acabamento da metafísica como niilismo, desenvolvida na última fase de sua obra.Item Liberdade de des-fundamentar : uma abordagem sobre a essência do fundamento (1929) de Martin Heidegger.(2014) Vale, Thiago Gandra do; Dias, Luciana da CostaEste artigo aborda o problema do fundamento, tematizado por Heidegger ao realizar específicas análises sobre alguns filósofos que lhe foram antecessores. Com isto, Heidegger demonstra a ausência de fundamento ou de apoio último para o pensamento. Diante dessa problemática, acenamos também para a solução que esse autor nos dá como interpretação possível e que aponta, sobretudo, para os caminhos da liberdade.Item Da palavra mítica à palavra dialogada : confluências entre as origens do teatro e da filosofia na Grécia antiga.(2015) Xavier, Dalila David; Dias, Luciana da CostaO presente artigo procura discutir alguns pontos de confluência entre a origem trágica do teatro ocidental e o nascimento da filosofia, na Grécia dos Séculos VI-IV a.C. Para tanto, parte do fenômeno em comum da laicização da palavra e da descoberta do diálogo (pautado na argumentação racional e na coesão do discurso), elementos marcantes do período.Item A vertigem rapsódica de Jó : aspectos rapsódicos no espetáculo - O livro de Jó do Teatro da Vertigem.(2015) Medeiros, Elen de; Celestino, PhelippeA partir da noção de rapsódia cunhada pelo dramaturgo e professor francês Jean-Pierre Sarrazac, a investigação se faz sobre as características e os elementos concernentes ao processo, à dramaturgia e à encenação da obra O livro de Jó do grupo paulista Teatro da Vertigem. Tem-se como objetivo expor argumentos que sustentem uma análise que pressupõe tal objeto como uma encenação rapsódica.Item O diálogo entre arte, filosofia, poesia e técnica na construção de uma “história do ser” no pensamento tardio de Martin Heidegger.(2015) Dias, Luciana da CostaPretende-se discutir a relação entre arte, filosofia, poesia e técnica na construção de uma “história do ser”, tal como esta progressivamente se constrói na obra de Martin Heidegger, sobretudo em seus escritos a partir de meados da década de 1930.Item Nas trilhas da memória – um percurso pelos Caminhos de Vestido de Noiva.(2015) Medeiros, Elen deVestido de noiva (1943), de Nelson Rodrigues, é considerada, por grande parte da crítica especializada, como o marco do teatro moderno brasileiro. O texto rompe com os principais paradigmas do drama tradicional, expondo no palco os devaneios de Alaíde. É por esta perspectiva que será feita a leitura dessa peça, percorrendo os caminhos seguidos por Alaíde para a reconstrução de sua memória, a qual tropeça nas pistas falsas e na incompletude das lembranças.Item Nietzsche, Artaud e o pós dramático : elementos de uma crise anunciada?(2015) Dias, Luciana da CostaIremos discutir alguns pressupostos teóricos que possibilitam pensar o resgate da “corporeidade” como ato fundamental da cena, ocorrido nas artes cênicas do século XX. Para tanto, o referencial teórico se constrói a partir de três fontes centrais. Nietzsche, em sua crítica fundamental ao racionalismo e niilismo característicos da modernidade, na medida em que visa a superá-la, resgata o corpo como origem de toda significação, abre o campo teórico da questão. Já Artaud, por procurar resgatar outra forma de teatralidade, primordial, na qual o corpo (assim como o grito e a respiração) seria o lugar do ato teatral, rejeita a supremacia da palavra (e da razão) na construção da cena, nos ajudando a entender a relação entre superação da modernidade e superação do logocentrismo também no teatro. Por último, as consonâncias entre as chamadas crise da modernidade e crise do drama serão discutidas à luz do pensamento de Lehmann e seu conceito de pós-dramático. A circularidade e pertinência da questão se evidencia: na medida em que, para Lehman (cuja obra é tensionada por questões longamente alicerçadas na filosofia alemã), o projeto de Artaud pode ser entendido como aquele que antecipa e anuncia as mudanças fundamentais e a própria crise das artes cênicas no século XX.Item Paraíso Zona Norte : apontamentos sobre uma estética cênica.(2015) Medeiros, Elen deA montagem de Paraíso zona norte, de Antunes Filho, em 1989, compila duas peças do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues: A falecida e Os sete gatinhos. Tendo como objeto de análise a realização cênica do diretor brasileiro em relação às peças escritas por Nelson Rodrigues, o objetivo do artigo é apresentar alguns apontamentos sobre a concepção estética cênica do diretor em confronto com a estética dramatúrgica de Nelson Rodrigues.