Teses e dissertações defendidas em outras Instituições
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Browsing Teses e dissertações defendidas em outras Instituições by Subject "Bibliotecas e pessoas com deficiência"
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Item As (d)eficiências na gestão de bibliotecas universitárias : um olhar sobre a perspectiva da diversidade.(2022) Costa, Michelle Karina Assunção; Oliveira, Dalgiza Andrade; Borges, Adriana Araujo Pereira; Dias, Célia da Consolação; Mota, Francisca Rosaline Leite; Miranda, Angélica Conceição Dias; Araujo, Nelma Camêlo deO Brasil possui um conjunto de leis destinadas aos direitos das pessoas com deficiência (PcD), reconhecido como um dos mais abrangentes do mundo. E observa-se, no ensino superior, um crescimento, ao longo dos anos, do número de matrículas dessas pessoas. Considerando esses dados indicadores para gestão das Bibliotecas Universitárias (BU), a presente investigação tem como objetivo geral analisar a gestão dos sistemas de bibliotecas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na perspectiva da diversidade de usuários para o acesso à informação e a inclusão nas BU. Com os desdobramentos de identificar na política de desenvolvimento de acervo, guia do usuário, regulamento e outros documentos normativos, aspectos que abarquem as dimensões da acessibilidade, formação de acervo acessível, tecnologias assistivas, usuários com deficiência dentre outros correlatos; verificar se são realizados estudos de usuários e se neles são contemplados aspectos da acessibilidade e inclusão; verificar se orientações da matriz de documentos de referência para acessibilidade, inclusão e direito das PcD são implementadas nos sistemas de bibliotecas; conhecer a percepção dos Reitores das Instituições de Ensino Superior (IES), dos Pró-Reitores de Graduação, dos Coordenadora dos Núcleos de Inclusão das Universidades, dos Gestores dos Sistemas de Bibliotecas Universitária, dos Bibliotecários na função de chefia/coordenação sobre a acessibilidade e inclusão de usuários com deficiência nas BU; conhecer a percepção do usuário com deficiência ao acesso à informação e uso da biblioteca. Realizou-se de uma pesquisa descritiva, exploratória de abordagem qualitativa por meio de um estudo comparativo. A pesquisa empírica efetivou-se com a pesquisa documental, consulta aos sites dos sistemas de bibliotecas, aplicação de questionário eletrônico e entrevista semiestruturada on-line via Google Meet. A amostra intencional foi composta por sete gestores, 33 bibliotecários gestores e 35 alunos com deficiência. A Teoria da Contingência, Matriz de Documentos de Referência e a Técnica da Análise de Conteúdo de Bardin foram utilizadas para a análise dos dados coletados. Dentre os resultados, os objetivos propostos foram alcançados, eles demostram que as desigualdades nas BU frente aos usuários com deficiência permanecem e essa temática está incipiente nos documentos de gestão, dificultando a criação de uma cultura inclusiva. Em ambos os sistemas, foram mencionados a Barreira Comunicacional, a Barreira do Mobiliário e dos Equipamentos e a Barreira Arquitetônica/física, sendo as barreiras presentes no cotidiano das BU para o usuário com deficiência. Os bibliotecários da PUC Minas tiveram menos dificuldades no atendimento a esse público do que os da UFMG. E todos os bibliotecários da PUC Minas já atenderam PcD, enquanto na UFMG, 14,3% da amostra disse nunca ter atendido esse público. Os gestores possuem mais conhecimento com a temática e convivência com esse público do que os bibliotecários coordenadores. Participaram discentes que se declararam com deficiência física, intelectual, baixa visão, transtorno do espectro autista, surdez, cegueira modular, visão monocular, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, sobrecarga cognitiva e inibição cognitiva e Irlen. Dessa amostra, 53,8% disseram que recebem parcialmente as mesmas condições de atendimento, atenção, acesso equitativo se comparado ao usuário sem deficiência.Item Inclusão e acessibilidade nas bibliotecas universitárias : a formação e atuação do bibliotecário.(2015) Costa, Michelle Karina Assunção; Duarte, Adriana Bogliolo Sirihal; Crivellari, Helena Maria Tarchi; Sousa, Marckson Roberto Ferreira de; Paula, Cláudio Paixão Anastácio de; Duarte, Adriana Bogliolo SirihalA presente dissertação apresenta uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa com o objetivo de refletir sobre a educação formal e continuada do bibliotecário para a interação com usuários deficientes visando a inclusão e acessibilidade destes nos ambientes das bibliotecas universitárias. O Brasil possui 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, o que representa 23,91% da população, segundo os dados do IBGE (2010), o que fortalece a importância e os estudos nessa temática. O objeto de estudo é, primordialmente, o bibliotecário de referência. Os dados foram coletados por meio da pesquisa bibliográfica, a consulta a matriz curricular dos cursos de Biblioteconomia no estado de Minas Gerais, entrevista semiestruturada com oito bibliotecários que atuam na função de bibliotecário de referência do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com três alunos com deficiência (auditiva, física e visual) matriculados nos cursos da UFMG e com a Diretoria do Sistema de Biblioteca e por fim, utilizou a técnica de observação nos espaços das bibliotecas universitárias em que trabalham os entrevistados. A interlocução entre os profissionais e os estudantes com deficiência a respeito da temática investigada permitiu verificar, através da análise de conteúdo, os pontos de vista sobre as seguintes categorias definidas: Presença de usuários com deficiência, Tecnologia e/ou serviço acessível à pessoa com deficiência, Formação profissional, Atuação do bibliotecário na sociedade inclusiva e Gestão da biblioteca universitária. Enfatiza-se a importância do conhecimento, da formação continuada para o desenvolvimento de competências e no convívio com a diversidade para a atuação dos profissionais da informação na sociedade inclusiva. A interlocução entre a Biblioteconomia/Ciência da Informação e a Educação Inclusiva contribui para a concepção de bibliotecas acessíveis.