Teses e dissertações defendidas em outras Instituições
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Item As (d)eficiências na gestão de bibliotecas universitárias : um olhar sobre a perspectiva da diversidade.(2022) Costa, Michelle Karina Assunção; Oliveira, Dalgiza Andrade; Borges, Adriana Araujo Pereira; Dias, Célia da Consolação; Mota, Francisca Rosaline Leite; Miranda, Angélica Conceição Dias; Araujo, Nelma Camêlo deO Brasil possui um conjunto de leis destinadas aos direitos das pessoas com deficiência (PcD), reconhecido como um dos mais abrangentes do mundo. E observa-se, no ensino superior, um crescimento, ao longo dos anos, do número de matrículas dessas pessoas. Considerando esses dados indicadores para gestão das Bibliotecas Universitárias (BU), a presente investigação tem como objetivo geral analisar a gestão dos sistemas de bibliotecas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na perspectiva da diversidade de usuários para o acesso à informação e a inclusão nas BU. Com os desdobramentos de identificar na política de desenvolvimento de acervo, guia do usuário, regulamento e outros documentos normativos, aspectos que abarquem as dimensões da acessibilidade, formação de acervo acessível, tecnologias assistivas, usuários com deficiência dentre outros correlatos; verificar se são realizados estudos de usuários e se neles são contemplados aspectos da acessibilidade e inclusão; verificar se orientações da matriz de documentos de referência para acessibilidade, inclusão e direito das PcD são implementadas nos sistemas de bibliotecas; conhecer a percepção dos Reitores das Instituições de Ensino Superior (IES), dos Pró-Reitores de Graduação, dos Coordenadora dos Núcleos de Inclusão das Universidades, dos Gestores dos Sistemas de Bibliotecas Universitária, dos Bibliotecários na função de chefia/coordenação sobre a acessibilidade e inclusão de usuários com deficiência nas BU; conhecer a percepção do usuário com deficiência ao acesso à informação e uso da biblioteca. Realizou-se de uma pesquisa descritiva, exploratória de abordagem qualitativa por meio de um estudo comparativo. A pesquisa empírica efetivou-se com a pesquisa documental, consulta aos sites dos sistemas de bibliotecas, aplicação de questionário eletrônico e entrevista semiestruturada on-line via Google Meet. A amostra intencional foi composta por sete gestores, 33 bibliotecários gestores e 35 alunos com deficiência. A Teoria da Contingência, Matriz de Documentos de Referência e a Técnica da Análise de Conteúdo de Bardin foram utilizadas para a análise dos dados coletados. Dentre os resultados, os objetivos propostos foram alcançados, eles demostram que as desigualdades nas BU frente aos usuários com deficiência permanecem e essa temática está incipiente nos documentos de gestão, dificultando a criação de uma cultura inclusiva. Em ambos os sistemas, foram mencionados a Barreira Comunicacional, a Barreira do Mobiliário e dos Equipamentos e a Barreira Arquitetônica/física, sendo as barreiras presentes no cotidiano das BU para o usuário com deficiência. Os bibliotecários da PUC Minas tiveram menos dificuldades no atendimento a esse público do que os da UFMG. E todos os bibliotecários da PUC Minas já atenderam PcD, enquanto na UFMG, 14,3% da amostra disse nunca ter atendido esse público. Os gestores possuem mais conhecimento com a temática e convivência com esse público do que os bibliotecários coordenadores. Participaram discentes que se declararam com deficiência física, intelectual, baixa visão, transtorno do espectro autista, surdez, cegueira modular, visão monocular, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, sobrecarga cognitiva e inibição cognitiva e Irlen. Dessa amostra, 53,8% disseram que recebem parcialmente as mesmas condições de atendimento, atenção, acesso equitativo se comparado ao usuário sem deficiência.Item Impacto da universidade na comunidade : um estudo de caso em uma instituição pública brasileira.(2018) Curi Filho, Wagner Ragi; Wood Júnior, Thomaz; Wood Júnior, Thomaz; Ber'fero, Carlos Omar; Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque; Schulz, Peter Alexander BleinrothEsta tese é composta de três artigos. O primeiro artigo desenvolveu um modelo conceitual a partir de uma revisão bibliográfica que identificou três tipos de impacto de uma universidade na comunidade: impacto socioeconômico, impacto científico-tecnológico e impacto na cultura e imagem da região. A estrutura do modelo é baseada em inputs, outputs e indicadores correspondentes. Para além do modelo, o primeiro artigo também apresenta uma sugestão de fluxo para a realização de um processo de avaliação do impacto de uma universidade. O segundo artigo desta tese apresenta um estudo sobre o impacto de uma universidade pública brasileira realizado a partir do modelo conceitual desenvolvido no primeiro artigo. Foram avaliados os impactos socioeconômico e científico-tecnológicos de cinco unidades acadêmicas de áreas de conhecimentos distintas: ciências sociais aplicadas, engenharias e três unidades da área de saúde. Por fim, o terceiro artigo, apresenta um estudo sobre como o impacto da universidade avaliada no segundo artigo é percebido pela comunidade. Para tal, realizaram-se 30 entrevistas com lideranças comunitárias de duas cidades em que a universidade está instalada. Para organizar o roteiro de entrevista, utilizou-se a proposta de modelo conceitual desenvolvida no primeiro artigo. Assim, foram identificadas a percepção do impacto positivo, impacto negativo e aspectos nos quais a comunidade enxerga omissão da universidade.Item Inclusão e acessibilidade nas bibliotecas universitárias : a formação e atuação do bibliotecário.(2015) Costa, Michelle Karina Assunção; Duarte, Adriana Bogliolo Sirihal; Crivellari, Helena Maria Tarchi; Sousa, Marckson Roberto Ferreira de; Paula, Cláudio Paixão Anastácio de; Duarte, Adriana Bogliolo SirihalA presente dissertação apresenta uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa com o objetivo de refletir sobre a educação formal e continuada do bibliotecário para a interação com usuários deficientes visando a inclusão e acessibilidade destes nos ambientes das bibliotecas universitárias. O Brasil possui 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, o que representa 23,91% da população, segundo os dados do IBGE (2010), o que fortalece a importância e os estudos nessa temática. O objeto de estudo é, primordialmente, o bibliotecário de referência. Os dados foram coletados por meio da pesquisa bibliográfica, a consulta a matriz curricular dos cursos de Biblioteconomia no estado de Minas Gerais, entrevista semiestruturada com oito bibliotecários que atuam na função de bibliotecário de referência do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com três alunos com deficiência (auditiva, física e visual) matriculados nos cursos da UFMG e com a Diretoria do Sistema de Biblioteca e por fim, utilizou a técnica de observação nos espaços das bibliotecas universitárias em que trabalham os entrevistados. A interlocução entre os profissionais e os estudantes com deficiência a respeito da temática investigada permitiu verificar, através da análise de conteúdo, os pontos de vista sobre as seguintes categorias definidas: Presença de usuários com deficiência, Tecnologia e/ou serviço acessível à pessoa com deficiência, Formação profissional, Atuação do bibliotecário na sociedade inclusiva e Gestão da biblioteca universitária. Enfatiza-se a importância do conhecimento, da formação continuada para o desenvolvimento de competências e no convívio com a diversidade para a atuação dos profissionais da informação na sociedade inclusiva. A interlocução entre a Biblioteconomia/Ciência da Informação e a Educação Inclusiva contribui para a concepção de bibliotecas acessíveis.Item Internacionalização da educação superior no Brasil: a mobilidade estudantil em uma Universidade Federal mineira(2018) Schultz, Jaqueline Pinheiro; Baeta, Odemir Vieira; Louback, Rita de Cassia Barbosa; Santos, Adilson Pereira dos; Zuin, Debora CarneiroA internacionalização da educação superior é uma realidade e uma tendência mundial, intensificada pela globalização. Entretanto, os níveis de internacionalização e os objetivos almejados com esse processo variam de acordo com as instituições e seus países de origem. Uma das principais atividades relacionadas à cooperação acadêmica internacional é a mobilidade de estudantes, a qual já existe desde antes da Idade Média, mas se intensificou nos últimos anos. No Brasil, o tema internacionalização das universidades tornou-se definitivamente uma pauta importante com o Programa Ciência sem Fronteiras, aumentando a visibilidade do país no exterior. Dessa forma, as parcerias bilaterais já existentes se intensificaram e se ampliaram, fazendo com que as instituições buscassem alternativas para se adaptarem a essa nova realidade. Considerando que a mobilidade de alunos de graduação se mantém principalmente por meio dos acordos bilaterais, independentemente da existência de programas governamentais temporários, entende-se que estudar o processo de mobilidade acadêmica internacional de uma instituição é importante para conhecer sua política de internacionalização e melhorar suas estratégias, o que foi feito neste trabalho tendo-se como referência a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Para isso, este estudo apresenta como pergunta de pesquisa: como institucionalizar e consolidar a política de internacionalização da UFOP no que tange à mobilidade estudantil de graduação? A partir da percepção dos alunos que participaram do programa de mobilidade internacional na UFOP, foi feita uma análise da política de internacionalização da UFOP quanto à mobilidade de estudantes de graduação referente ao período de 2014 a 2017. Por meio da análise de conteúdo dos dados coletados, utilizando-se das teorias relativas à internacionalização da educação superior e da teoria institucional, em sua perspectiva sociológica, foram identificadas potencialidades e fragilidades da política de internacionalização da UFOP no que se refere à mobilidade estudantil de graduação e ações para intensificar a institucionalização desta política na instituição foram propostas.Item Marketing científico digital e a divulgação da ciência : o papel dos portais de periódicos da América Latina e do Caribe.(2021) Carvalho, Gracilene Maria de; Araújo, Ronaldo Ferreira de; Araújo, Ronaldo Ferreira de; Oliveira, Dalgiza Andrade; Cirino, Sérgio DiasO marketing científico digital é um plano estratégico que requer do portal de periódico um planejamento e tomadas de decisões com vista a maximizar a visibilidade e a divulgação da ciência junto à comunidade científica e à sociedade em geral. Os portais de periódicos são plataformas digitais dedicadas à gestão dos periódicos científicos de uma determinada instituição. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar como ocorrem as estratégias e as práticas de marketing científico digital para ampliar a visibilidade e a divulgação científica, apontadas pela literatura científica e pelos documentos normativos dos portais de periódicos de acesso livre e gratuito pertencentes às universidades públicas dos países da América Latina e do Caribe. A metodologia caracteriza-se como pesquisa de natureza básica, com objetivos exploratórios e descritivos. Os procedimentos metodológicos foram realizados em cinco etapas: levantamento bibliográfico de fundamentação teórica do estudo; mapeamento dos portais de periódicos da América Latina e do Caribe; revisão sistemática da literatura científica para analisar tendências de comunicação da ciência; construção do instrumento de coleta de dados com base nas leituras da bibliografia utilizada; e coleta e tratamento dos dados. Como resultados da análise sistemática da literatura, foram identificadas evidências de ações estratégicas de marketing científico, como: os recursos midiáticos de vídeo, áudio, imagem e da web social; as ferramentas, que são os resumos de vídeo, os podcasts em áudio, as mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter, youtube); e os quadrinhos científicos. E, nos documentos normativos (considerando os eixos temáticos de uma proposta de um plano de marketing científico, como: ações de visibilidade, presença digital, divulgação da ciência, público, avaliação e controle), foram identificadas evidências de ações estratégicas voltadas mais para a visibilidade da ciência, como indexação em bases de dados, assim como ações voltadas para melhorar as métricas e os indicadores de qualidade, treinamentos e capacitação dos editores, sendo os editores o público-alvo das ações dos portais. Notou-se que a presença digital dos portais de periódicos na web social ainda é baixa e que os documentos normativos praticamente não abordam ações voltadas para maximizar essa presença dos periódicos e dos pesquisadores. A literatura apresentou algumas possibilidades de ações e ferramentas para aumentar a comunicação da ciência de forma mais interativa e dinâmica, mas parece que a maioria dos portais de periódicos ainda não aderiu a outras tendências midiáticas, além de páginas em mídias sociais. No geral, os resultados indicam que a presença digital e a divulgação da informação científica dos portais de periódicos são limitadas aos próprios portais. Neste sentido, um dos desafios dos portais é agir estrategicamente para aumentar a visibilidade e a divulgação da ciência, apresentando-se como fonte de informações confiáveis e contribuindo com o combate ao discurso do negacionismo científico.Item Mobilidade pedonal e o efeito barreira das rodovias urbanas : as contradições e os conflitos no Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo, em Belo Horizonte (MG).(2022) Matos, Bárbara Abreu; Lobo, Carlos Fernando Ferreira; carlosfflobo@gmail.com; Diniz, Alexandre Magno Alves; Oliveira, Marcos Fontoura de; Cardoso, Leandro; Nóbrega, Rodrigo Affonso de Albuquerque; Lobo, Carlos Fernando FerreiraA histórica priorização das políticas públicas dada aos modos de transporte individuais motorizados gerou (e ainda gera) expressivos impactos na mobilidade e no acesso da população no espaço urbano. Fruto da ação de agentes econômicos e sociais que o (re)produzem, com base nos interesses das classes dominantes, o espaço urbano tem sido remodelado na tentativa de suprir a demanda do fluxo de veículos e não das necessidades pessoas, conduzindo a reorganização do espaço de circulação, abertura de novas vias e criação de infraestrutura de suporte aos automóveis, não raro, potencializando conflitos e contradições. Nesse contexto, as infraestruturas de transporte têm comumente se tornado obstáculo à mobilidade e à acessibilidade, especialmente para as pessoas que se deslocam por modos ativos. Sua localização no ambiente urbano induz à ocorrência do fenômeno conhecido por “efeito barreira”, que causa uma forte segregação socioespacial e, consequentemente, reduzir diversas formas de contatos sociais, impactando diretamente no bem-estar e na liberdade de locomoção dos moradores. Esse efeito se materializa de forma mais intensa nas rodovias urbanas, visto que nesses locais a alta velocidade dos veículos, o intenso volume de tráfego e a própria infraestrutura que rompe o tecido urbano, causa a separação física das comunidades que residem nos bairros lindeiros às suas margens, como ocorre no Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo, localizado em Belo Horizonte (MG). As rodovias urbanas também realçam as contradições e os conflitos do uso entre veículos e pedestres, incorrendo em privações de deslocamentos a pé, afetando as condições em que a mobilidade pedonal se realiza, potencializando os riscos e sinistros durante as travessias. Diante desse contexto, essa tese tem por objetivo analisar a mobilidade pedonal no entorno do Anel Rodoviário de Belo Horizonte, tendo como base a proposição de indicadores de mobilidade, acessibilidade e risco de travessia, bem como uma breve reflexão sobre os possíveis conflitos e contradições impostos ao fluxo de pedestres nesse espaço. Para tanto, propõe-se, primeiramente, a estimação dos atravessamentos de pedestres entre suas margens (dos cruzamentos nos dois sentidos) e a identificação das características dos pedestres que realizam esses deslocamentos, tendo como base os dados da série histórica recente da Pesquisa Origem e Destino da Região Metropolitana de Belo Horizonte (1992-2002-2012). Posteriormente, de posse dos dados mais recentes da Pesquisa OD da RMBH, realiza-se a aplicação dos indicadores propostos, correlacionando-os com fatores preponderantes para a avaliação do risco potencial de atravessamento, como fluxo de veículos, acidentalidade, características socioeconômicas dos pedestres, motivos de acesso e localização das ocupações irregulares. Os resultados indicam que, ao longo do período de análise, os fluxos de atravessamentos foram reduzidos, mesmo em áreas onde se registou crescimento populacional. O perfil dos pedestres também se modificou, com destaque para alterações na idade, sexo e renda dessas pessoas. Evidenciou-se, ainda, a prevalência dos atravessamentos pelos modos motorizados, as desigualdades no acesso às passarelas e o risco elevado para os pedestres que realizam os atravessamentos, cenário esse que se reflete em expressivas ocorrências de atropelamentos na rodovia.Item Mulheres e trabalho na pandemia : estudo de caso sobre os impactos do trabalho remoto na qualidade de vida das servidoras de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em Minas Gerais.(2022) Magalhães, Gilcéia Freitas; Oliveira, Pablo Meneses e; pablo.menezes@ifmg.edu.br; Oliveira, Pablo Meneses e; Ribeiro, Gisélia Maria Campos; Passos, Daniela Oliveira Ramos dosEssa pesquisa tem por objetivo compreender os impactos do trabalho remoto na saúde e na qualidade de vida das mulheres, especialmente as servidoras de um campus do Instituto Federal de Minas Gerais. A pandemia da Covid-19 a partir do início do ano de 2020 representou para a Educação um cenário de desafios em que os trabalhadores precisaram se adaptar, aprender, reinventar e reorganizar o ambiente doméstico para o trabalho remoto. Buscou-se demonstrar os desafios vivenciados e as principais dificuldades encontradas pelas servidoras desde a implantação do trabalho remoto; verificar se o uso de canais não institucionais de comunicação durante e após a suspensão das atividades acadêmicas presenciais, a exemplo do whatsapp, contribuíram ou prejudicaram o trabalho das servidoras; identificar se houve casos de assédio moral no campus decorrentes dessa modalidade de trabalho; investigar se a qualificação profissional das servidoras foi prejudicada em virtude do confinamento e das exigências sobre o papel da mulher-mãe. Apresentamos, como resultado, na direção de pesquisas realizadas por Antunes (2020), Sousa (2021), Murta (2021) e Candido e Campos (2020) que a rotina do home office evidenciou a desigualdade de gênero preexistente na sociedade, com intensificação do trabalho, prejuízos na formação acadêmica e na progressão profissional. Visando a fomentar a discussão sobre as temáticas trabalho feminino, feminismo, repressão, desigualdades, trabalho reprodutivo e luta feminista, foi produzido um site, no qual é disponibilizado o acesso a um acervo virtual de livros em formato digital, artigos e vídeos sobre a condição da mulher. O acesso se dá através da plataforma Instagram, que estabelece um ambiente de comunicação e informação destinado às mulheres, por meio do qual elas podem adquirir ou ampliar conhecimentos.Item Ouvidorias no apoio à governança pública : um estudo de caso em uma instituição federal de ensino superior.(2019) Gomes, Marco Túlio da Silva; Ferreira, Roberto do Nascimento; Nazareth, Luiz Gustavo Camarano; Teixeira, Leandro Rivelli Nogueira; Bertassi, André Luís; Silva, Gustavo MeloAs ouvidorias públicas, surgidas no Brasil como uma adaptação da figura do ombudsman escandinavo, tiveram uma expansão acelerada nas primeiras décadas do século XXI na esteira do movimento da governança pública, tendo como premissa melhorar a interlocução entre a administração pública e a sociedade. No entanto, a falta de um marco regulatório para sua atu-ação gerou uma heterogeneidade deste instituto no país, suscitando o problema de como aumentar sua efetividade nas organizações. Neste trabalho, o objetivo geral foi realizar um diagnóstico do funcionamento da Ouvidoria Geral da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), para identificação de medidas que possam para torná-la mais efetiva. Foi adotada uma metodologia classificada como pesquisa aplicada, de caráter descritivo e exploratório, com abordagem mista qualitativa e quantitativa. O meio utilizado foi um estudo de caso, com o uso de pesquisa documental para levantamento do histórico de funcionamento do setor e aplicação de questionário semiestruturado para investigar as percepções da comunidade inter-na da Universidade quanto ao conhecimento e a utilização do serviço de ouvidoria. Os resultados revelaram que, apesar de haver regulamentação normativa interna bem definida, há instabilidade, descontinuidade e baixa autonomia na atuação da Ouvidoria, desde a sua criação em 2005. Os dados também apontaram que a Ouvidoria é ainda pouco conhecida pela comunidade universitária, especialmente entre os alunos, e a participação dos usuários bastante restrita. Ainda assim, foi considerada um órgão muito importante pela maior parte dos pesquisa-dos. Há também uma pequena parcela que demonstra desconfiança e ceticismo quanto a sua efetividade. A partir do diagnóstico realizado e da identificação de oportunidades de melhoria, foi elaborada uma proposta de intervenção, sugerindo um conjunto de ações para aumentar a efetividade da Ouvidoria enquanto instância interna de apoio do sistema de governança. Essas ações dizem respeito a regulamentação; comunicação e divulgação; infraestrutura e ca-nais de atendimento; pessoal e capacitação; e boas práticas de governança pública. Entre as principais limitações estão a ausência da perspectiva do público externo à Universidade e tercei-rizados além da dificuldade na obtenção de dados sobre as manifestações já registradas. Concluiu-se que há na ouvidoria pública universitária potencial para desenvolvimento e exercício de um amplo leque de competências e que há a necessidade de maior apoio institucional para ele-var sua efetividade e credibilidade perante a sociedade.Item Participação extensionista em três departamentos da UFOP entre 2014 e 2016 : um estudo de caso.(2018) Mosqueira, Henrique Delazari; Baeta, Odemir Vieira; Zuin, Debora Carneiro; Baeta, Odemir Vieira; Zuin, Debora Carneiro; Guarilha, Hugo XavierEste trabalho teve o intuito de analisar a Extensão Universitária e as medidas de incentivo às ações extensionistas na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Foi realizado um Estudo de Caso em três departamentos da UFOP para investigar os motivos que fazem com que uns departamentos manifestem maior interesse na extensão do que outros, sendo eles o Centro Desportivo (CEDUFOP), o Departamento de Educação (DEEDU), e o Departamento de Engenharia Civil (DECIV). Esta pesquisa se propôs a analisar todos os projetos de extensão registrados pelos professores dos três departamentos na Pró-Reitoria de Extensão entre os anos de 2014 e 2016, com base nas vertentes teóricas da Extensão Universitária; os Projetos Pedagógicos dos cursos pertencentes a esses departamentos e sua relação com a extensão; além de identificar o entendimento dos professores lotados ali sobre extensão universitária, motivações e desmotivações a serem extensionistas, e como o departamento estimula e poderia estimular a prática extensionista. O instrumento utilizado para levantamento de dados primários foi o questionário. Diante do exposto nos questionários foi possível notar diferentes níveis de incentivo as práticas extensionistas pelos três departamentos em questão. Tanto o CEDUFOP quanto o DEEDU, segundo relato dos entrevistados, oferecem apoio que auxiliam no desenvolvimento de ações extensionistas, porém quando se analisa o DECIV, não é possível notar nenhum tipo de apoio impactante nos relatos dos professores, o que contribui para baixa participação extensionista no departamento. Dentre as opiniões para a valorização da extensão, destacamos as de caráter mais voltado para as políticas departamentais, como as avaliações de desempenho dos professores, nas quais atividades de ensino, pesquisa e extensão deveriam ter o mesmo valor, e a valorização da extensão nos encargos didáticos do professor. Com os resultados desse trabalho espera-se contribuir para revisar e aprimorar a política de extensão universitária da UFOP.Item Produção escrita de alunos surdos e consciência morfológica.(2022) Toffolo, Andreia Chagas Rocha; Guimarães, Daniela Mara Lima Oliveira; daniolive@yahoo.com; Guimarães, Daniela Mara Lima Oliveira; Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de; Silva, Giselli Mara da; Bernardino, Elidéa Lúcia Almeida; Valadão, Michelle NaveO conteúdo desta tese busca refletir, discutir e apresentar propostas de trabalho com a morfologia verbal, com o intuito de colaborar com a discussão sobre a importância da consciência morfológica do estudante surdo para o aprimoramento de sua escrita. Com a finalidade de identificar as principais dificuldades na escrita dos verbos, analisamos textos produzidos por 17 surdos profundos, matriculados no Ensino Fundamental II, de escolas da rede pública do estado de Minas Gerais. Realizamos uma análise quali e quantitativa dos dados. As principais dificuldades identificadas na escrita dos verbos foram: (1) erros de flexão verbal; (2) locução verbal; (3) ausência de verbos; e (4) uso inadequado de verbo. Após identificação de tais desvios, hipotetizamos que eles advém principalmente (1) da forma como os surdos percebem e processam a língua portuguesa (LP), sendo fundamentalmente visual, sem o suporte de um léxico fonológico que lhes auxilie no momento da escrita; (2) do desconhecimento ou pouco domínio do vocabulário e de aspectos da LP relacionados à flexão verbal; e (3) da transferência de conhecimentos da Libras como primeira língua (L1) para a escrita da língua portuguesa como segunda língua (L2). Pensamos, assim, na necessidade de se contemplar a consciência morfológica, considerando a Libras e com respaldo de recursos visuais. Baseando-nos nos erros mais recorrentes, os quais foram apresentados no corpus desta tese, elaboramos propostas de práticas em seis unidades que contemplam os temas: (1) Pessoas do Verbo e Referenciação no Discurso; (2) Verbos no Infinitivo; (3) Verbos no Presente; (4) Verbos no Passado; (5) Locuções Verbais, e (6) Verbos Irregulares. Pautamos nossas propostas na teoria de base estatística da Integração de Múltiplos Padrões – IMP (TREIMAN, 2018) – que postula que o aprendizado da escrita leva em conta a frequência de eventos, suas combinações e as circunstâncias em que ocorrem, desenvolvendo uma espécie de “estatística mental”, e, na perspectiva do letramento visual, na qual o ensino de aspectos visuais da escrita é priorizada em prol da oralidade (GESUELI; MOURA, 2006; LEBEDEFF, 2010; TAVEIRA; ROSADO, 2013; FARIA-NASCIMENTO, et al., 2021). As práticas propostas procuraram guiar o aprendizado, de forma consciente e intencional (CLEEREMANS, 1993), com a apresentação de regras e de generalizações morfológicas, voltadas para o desenvolvimento de habilidades de consciência morfológica, com vistas a promover uma reflexão sobre os morfemas que compõem os verbos, aumentando a compreensão de vocabulário e, consequentemente, promovendo melhorias na ortografia (NUNES et al., 2010; TRUSSELL et al., 2017). Acreditamos que é fundamental que o aprendiz surdo seja inserido em práticas de ensino significativas, com o uso de estratégias que direcionem sua atenção para detalhes de formas linguísticas, presentes na L2, em especial, para aquelas formas que não foram adquiridas por falta de um input auditivo. Apontamos ainda que há necessidade de melhor conhecimento da escrita do surdo para que atividades específicas e direcionadas possam ser produzidas com vistas a auxilia-los neste processo de apropriação da escrita da língua portuguesa tão importante para sua inserção social e acadêmica.Item Quando estamos doentes? : o conceito de patológico em Georges Canguilhem.(1997) Regis, Ana Lúcia Rissoni dos Santos; Fenati, RicardoEsta dissertação visa o estudo do conceito de doença como anomalia e vida limitada. Esses conceitos de doença foram esclarecidos a partir da obesidade definida como anomalia. A visão da obesidade como anomalia é equivocada porque somente será considerada doença, se o excesso de panículo adiposo estiver vinculado a condição de vida limitada. Através da análise histórica conceitual buscamos as raízes do conceito de doença como anomalia e vida limitada. Identificamos o determinismo de Claude Bernard e o vitalismo de Georges Canguilhem, respectivamente, como o postulado desses conceitos de doença. Esta dissertação reacende, então, o debate: o postulado das manifestações dos organismos vivos é o determinismo ou o vitalismo? A dissertação finaliza-se a favor do vitalismo de Canguilhem.