PPL - Programa de Pós-graduação em Letras
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Item O Acorveamento de Poe : um estudo sobre como tradição e tradução se inter-relacionam.(2014) Brito, Pedro Alves de Oliveira; Galery, Maria Clara VersianiO gênio perturbado; a escrita desleixada; a grandiloquência vulgar: a despeito das tentativas de T. S. Eliot de se definir a posição de Edgar Allan Poe no cânone literário universal, ele é admitido como um dos maiores expoentes da literatura norte-americana, muito embora sua aceitação como grande poeta esteja longe de ser unânime. Do presente trabalho, consta, precisamente, a introdução e o desenvolvimento do conceito de acorveamento, utilizando como ponto de partida os pressupostos da teoria de polissistemas de Itamar Even-Zohar. Em seguida, considerando a tradução da obra poética de Poe para o português, apresentaremos a análise dos poemas The Raven, Annabel Lee e Alone, e suas respectivas traduções, feitas por Machado de Assis, Fernando Pessoa, Augusto de Campos e Milton Amado, à luz da concepção artística do próprio Poe. A obra poética do autor, ao longo dos tempos, tornou-se alvo de inúmeras traduções – cuja repercussão veio com um efeito retroalimentador. Organizando um estudo sistemático dessas traduções, este trabalho apresenta a extensão da influência de Edgar Poe nas literaturas para as quais sua obra foi traduzida, e de que forma sua obra entrou nas literaturas de chegada.Item Adoráveis Cadafalsos : memória e narrativa em Nove noites de Bernardo Carvalho.(2017) Benevenutto, Luiz Fernando Etelvino; Bignotto, Cilza Carla; Bignotto, Cilza Carla; Guimarães, Raquel Beatriz Junqueira; Agnolon, AlexandreEsta dissertação tem como objetivo analisar o romance Nove Noites de Bernardo Carvalho. Baseado em fatos reais, Nove Noites conta a história de um antropólogo americano que se matou na década de 1930 no Brasil, enquanto pesquisava os índios Krahô do alto Xingu. Um jornalista tenta, sessenta e dois anos depois, descobrir o que levou Buell Quain a se matar. Em contrapartida, há a narração de Manoel Perna, confidente do antropólogo, que guardou consigo durante anos o peso do segredo a respeito do suicídio de Quain. Partindo do enredo do livro, pretende-se analisar a relação estabelecida entre memória e narrativa, à medida que as narrativas são rememorações sobre o passado de Quain, interseccionadas à memória dos próprios narradores. Será feita análise dos modos composicionais da obra, com o objetivo de apreender a forma da qual a memória é representada. Por intermédio da investigação do panorama, a denominada ficção contemporânea, que delimita as condições de produção de Nove Noites, é possível entrever a escolha temática e as características gerais das técnicas empregadas na narrativa, para então ser realizado um estudo das singularidades de Nove Notes enquanto gênero, o romance, e narrativa. Através de uma profusa intertextualidade, o sexto romance de Bernardo Carvalho problematiza os limites que separam a realidade da ficção. Com isso, procura-se verificar como a própria trama encara as relações entre os discursos que praticam a verdade e o discurso ficcional, percebidos como representação da memória e da imaginação.Item Uma análise comparativa das representações linguísticas do heterônimo Álvaro de Campos na obra literária de Fernando Pessoa e em sua tradução para a língua inglesa.(Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, 2013) Oliveira, Simone Garcia de; Rodrigues Júnior, Adail SebastiãoEste estudo propõe uma análise comparativa das representações poéticas do heterônimo pessoano Álvaro de Campos. O corpus investigado são os poemas traduzidos por Richard Zenith para a Língua Inglesa e seus respectivos originais. Esta pesquisa discute se as construções textuais do heterônimo nos poemas traduzidos apresentam equivalência com os originais, tendo como base para as análises o conceito de mudança proposto por Catford (1965), mas avançando na discussão dos elementos de transitividade, da Linguística Sistêmico Funcional proposta por Halliday & Matthiessen (2004). Os procedimentos metodológicos foram, primeiramente, a identificação, classificação e interpretação dos elementos oracionais, de modo a verificar se as possíveis mudanças nos tipos de processos e circunstâncias reelaboram, de alguma maneira, os significados ideacionais do heterônimo na tradução. A pesquisa mostrou que, apesar das mudançasideacionais ocorridas em alguns versos, o “eu” lírico, representado por Álvaro de Campos, apresenta na tradução uma construção textual bastante similar à do original. Suas representações de mundo ficcional nos poemas originais são mantidas no texto traduzido, o que revela grande preocupação por parte do tradutor em manter a equivalência semântica em suas escolhas lexicais.Item Análise da construção discursiva das leis Maria da Penha e do feminicídio.(2018) Silva, Izabel Cristina da; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Menezes, William Augusto; Arantes, Bruno Camilloto; Mendes, Paulo Henrique AguiarAtualmente o Brasil conta com um importante arcabouço legal de proteção à mulher no que ser refere à violência de gênero. No entanto, estudos especializados como o Mapa de Violência Doméstica e a observação dos acontecimentos sociais mostram que os casos de violência doméstica e familiar, inclusive os feminicídios, têm sido crescentes. Deste contexto, observam-se barreiras para consolidação das leis de proteção à mulher e para o tratamento igualitário, que podem ser expressas ou implícitas, e que interferem na formação e na aplicação da norma, bem como na sua evolução social. Diante disso, propõe-se o presente estudo com foco em apreender como o discurso traz influências no enfrentamento da violência contra a mulher no Brasil, quando se sugere uma análise da construção discursiva das Leis Maria da Penha e do Feminicídio, buscando aspectos discursivos presentes em mobilizações sociais que propiciaram a emergência de sua elaboração e aprovação. Assim, nosso objetivo é analisar a construção discursiva das Leis Maria da Penha e do Feminicídio a partir do diagnóstico do histórico das discussões anteriores à vigência da lei, bem como do modo como os diplomas legais foram recepcionados na sociedade, considerando o Poder Judiciário como aplicador da lei, os doutrinadores, como seus estudiosos, as famílias e grupos sociais conservadores ou não. Nossa questão central é perquirir que motivos e circunstâncias sociais levaram à propositura e aprovação das leis de combate à violência doméstica e ao feminicídio no Brasil e nossa hipótese é de que as leis, isoladamente, são insuficientes para combater a violência de gênero, devido às condições de identidade cultural brasileira fortemente influenciada pelo machismo, sendo necessário, para tal, o desenvolvimento de políticas públicas eficientes. Nas análises, observou-se que as leis, embora tenham sido forjadas em uma sociedade que clamava por mudanças, não são suficientes para pôr fim aos processos discriminatórios que causam a violência contra a mulher. Assim, a demora na percepção da sociedade quanto ao respeito à mulher devese à influência do patriarcalismo, observada nos discursos machistas, repetidos ao longo das décadas e que podem ser traduzidos em ditados populares, canções, decisões judiciais, que acabaram banalizando a violência e a inferiorização das mulheres. Esse processo de subalternização e de violência banalizada pode ser refletido na linguagem e assim damos conta de que os textos traduzem a realidade do mundo e seus processos e que a construção discursiva das Leis Maria da Penha e do Feminicídio deu-se dentro de um contexto de influências discursivas em que contribuíram movimentos feministas, mídia, aplicadores e doutrinadores da área de Direito, sendo instrumentos postos à disposição para transformar, aos poucos, a estrutura social e empoderar as mulheres.Item Uma análise de perfis de competência tradutória e sua influência sobre o processo de tradução no par linguístico Libras-português.(2019) Oliveira, Pedro Zampier Lopes Vieira de; Gonçalves, José Luiz Vila Real; Fonseca, Norma Barbosa de Lima; Rodrigues, Carlos Henrique; Figueredo, Giácomo Patrocínio; Gonçalves, José Luiz Vila Real; Fonseca, Norma Barbosa de LimaTendo como objeto de estudo as interfaces entre os diferentes níveis de competência tradutória e o processo de tradução intermodal da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o português escrito, esta dissertação afilia-se a dois ramos dos Estudos da Tradução: aos estudos aplicados com foco na formação de tradutores e aos estudos descritivos direcionados ao processo tradutório (HOLMES, 2000). A fim de contribuir com as pesquisas nesses dois ramos, bem como com as pesquisas vinculadas aos Estudos da Tradução e da Interpretação de Línguas de Sinais (RODRIGUES; BEER, 2015), foi realizada uma análise curricular de cursos de graduação de formação de tradutores e intérpretes de Libras-português (ZAMPIER; GONÇALVES, 2017) baseada em Gonçalves (2015) e um experimento, que contou com uma tarefa de tradução de um vídeo em Libras para o português escrito. Nesse experimento, verificamos se os participantes formados em cursos de graduação de formação de tradutores e intérpretes de Libras-português apresentavam uma perspectiva de tradução mais dinâmica (PACTE, 2017a), uma maior capacidade de metarrepresentação (GUTT, 2004), um menor dispêndio de esforço cognitivo no processo tradutório da Libras para o português escrito e um maior nível de satisfação com a tradução realizada. Por meio da análise curricular, foi possível constatar que o conhecimento teórico e metateórico sobre tradução (GONÇALVES, 2015) é um dos componentes mais frequentes nos cursos investigados. Usando esse conhecimento como temática do vídeo em Libras, texto-fonte da tarefa de tradução de nosso experimento, foi possível contrastar — entre os grupos de participantes com diferentes perfis de competência tradutória — o nível de conhecimento deles sobre tradução, averiguando as perspectivas de tradução que vão de mais dinâmica à mais estática; os dispêndios de esforço cognitivo, por meio dos resultados de rastreamento ocular (HVELPLUND, 2014); a capacidade de metarrepresentação, por meio de instâncias de metarrepresentação (CARVALHO NETO, 2010) presentes nos protocolos verbais retrospectivos semiguiados; o nível de satisfação dos participantes com seus textos-alvo; e a avaliação desses participantes quanto ao provável nível de satisfação do público-alvo da tradução.Item Análise prosódico-discursiva das dimensões ethica e patêmica na ancoragem de telejornais sensacionalistas.(2018) Lataliza, Naaman Mendes; Antunes, Leandra Batista; Antunes, Leandra Batista; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Marusso, Adriana SilviaPartindo da ideia de que os elementos prosódicos são constitutivos da construção dos sentidos nas diversas interações verbais, o presente trabalho alia a análise dos elementos sonoros suprassegmentais às tópicas retóricas das imagens de si (ethos) e das paixões possivelmente suscitadas (pathos) no contexto de enunciação conhecido como telejornal sensacionalista. Para tal, são feitas análises prosódico-discursivas da ancoragem dos jornalistas Marcelo Rezende e José Luiz Datena, frente a seus respectivos programas Cidade Alerta e Brasil Urgente. A análise prosódico-discursiva consistiu em ressaltar possíveis ethos recorrentemente construídos na enunciação e buscar, perceptivamente, afetos sociais que corroborassem essa construção, além de verificar possíveis projeções do afeto, ou seja, a disseminação no auditório do estado “sentido” pelos locutores. Além dos momentos afetivos, selecionaram-se também momentos neutros para, com uma análise acústica comparativa, mostrar quais são os elementos prosódicos de que o locutor lança mão no momento de expressão dos estados afetivos. Os aspectos prosódicos analisados foram a configuração geral da frequência fundamental (apontado na literatura prosódica como o aspecto mais mobilizado na expressão atitudinal), as taxas de articulação e elocução, a presença e a duração das pausas e a duração das tônicas (elementos importantes na enunciação telejornalística). Na ancoragem de Datena, encontramos a recorrente imagem de porva-voz do povo, construída com o estado ao qual chamamos de indignação, que mobilizou, de acordo com as análises acústicas (de 69 enunciados atitudinais e 30 neutros), maiores valores em todos os pontos da frequência fundamental, além de tônicas com maior duração em relação ao neutro. Na ancoragem de Marcelo Rezende, encontramos o desvelamento de um narrador, construído com uma gama de estados afetivos a qual demos o nome de fala afetada. A análise acústica do momento afetado (36 enunciados), em comparação com o neutro (36 enunciados), mostrou que, aquele, foi construído com um registro bem mais alto de frequência fundamental, além de uma fala mais devagar e tônicas mais longas. Apesar de não termos encontrado um padrão nas imagens construídas de si pelos apresentadores, alguns parâmetros prosódicos foram constantes na expressão atitudinal (que corroborava a construção ethica) de ambos os apresentadores. Além disso, um elemento fortemente marcado nas duas ancoragens é o excessivo apelo ao desencadeamento de sensações nos telespectadores: seja de revolta, de alegria, de angústia, de medo, de antipatia, de repulsa, etc. Longe de esgotar o gênero telejornalístico sensacionalista, o presente trabalho visou a propor uma metodologia para um estudo interdisciplinar para se mostrar como a dimensão prosódica é importante na construção ethica e patêmica do discurso e se entender melhor o tão popular tom sensacionalista.Item Argumentação, definição e sociedade : o ethos e a construção social da realidade nos jornais de Mariana/MG durante as eleições municipais de 2012.(2016) Queiroz, Marcos Vieira de; Menezes, William Augusto; Vieira, Ubiratan Garcia; Menezes, William Augusto; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Brittes, Juçara GorskiEsta dissertação visa apresentar o estudo de processos argumentativos de definição no gênero notícia, em dois jornais – A Semana e Ponto Final, na cidade de Mariana/MG, durante as eleições municipais de 2012. Esse estudo foi feito com base na teoria da argumentação desenvolvida por Perelman & Oldbrechts-Tyteca (2005), que compreendem o processo de definição num sentido amplo, não restringido ao aspecto lógico da predição direta dos objetos discursivos. Como figura argumentativa, definir compõe parte do processo de escolhas lexicais utilizados para designarem os objetos discursivos (os candidatos à eleição). A definição oratória, como é compreendida pelos proponentes do que se convencionou designar Nova Retórica, é o meio pelo qual analisaremos o ethos, a imagem de si apresentada pelos jornais. Compreender o ethos jornalístico, e suas características durante o período eleitoral, implica pensarmos as relações entre a atividade jornalística e a atividade política. Definir, escolher determinados termos que refiram os candidatos ao pleito eleitoral segundo uma intenção implícita, é o meio pelo qual as notícias argumentam, e compõe parte do ethos dos jornais. Explorar os meios textuais pelos quais se realizam o procedimento da definição oratória, explorar os contextos de produção e circulação dessas notícias, e explorar os efeitos sugeridos pelas argumentações desenvolvidas nessas notícias, são alguns dos objetivos perseguidos nesta dissertação. De maneira mais ampla, procuramos explorar o funcionamento discursivo e o papel social do jornalismo em Mariana, durante as eleições municipais de 2012.Item Aspectos pragmático-cognitivos e discursivos envolvidos em recontagens da lenda da procissão das almas na cidade de Mariana-MG.(Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2012) Amorim, Karen Luci; Gonçalves, José Luiz Vila RealEste trabalho é dedicado ao estudo das recontagens da Lenda da Procissão das Almas, comumente narrada pelos moradores da cidade de Mariana-MG e encenada pelos mesmos todos os anos na madrugada do Sábado de Aleluia, mantendo uma tradição. O trabalho se voltou para a análise da produção da mensagem pretendida, e não para a recepção da mesma, buscando, através destes dados, captar elementos, presentes no discurso (enunciados) do comunicador, que evidenciassem as intenções explícitas e implícitas nesse mesmo discurso, além de sua identidade social e coletiva. O objetivo é investigar as estratégias linguístico-cognitivas e discursivas utilizadas pelos narradores durante as recontagens, que permitem ao ouvinte chegar a determinadas interpretações sobre a história. Para tanto, optou-se por uma abordagem pragmático-cognitiva, através da Teoria da Relevância (Sperber; Wilson, 1986/2001), e pela busca de uma inter-relação desta com a abordagem semiolinguística proposta por Patrick Charaudeau (2009). O estudo se baseou em um corpus composto de cinco recontagens da Lenda da Procissão das Almas por informantes marianenses, bem como da realização de entrevistas com os participantes do estudo. Através deste trabalho foi possível perceber que não existe uma versão definitiva sobre a Lenda da Procissão das Almas, e muito menos uma interpretação imutável sobre o significado da mesma e de sua representação na cidade, dependendo sua reflexão e suas intencionalidades, dos interlocutores para os quais é direcionada, constituindo a Lenda, portanto, um ato de comunicação em que o indivíduo coloca seus anseios, reflete suas crenças e sua identidade social e coletiva, e em que manifesta suas intenções de legitimação de hierarquia de valores, seus protestos, seus sentimentos de repúdio ou sua identificação com práticas e ideologias.Item Biografia e Delito : as vidas imaginárias de Jorge Luís Borges.(2021) Ferreira, Danilo Souza; Maciel, Emílio Carlos Roscoe; Maciel, Emílio Carlos Roscoe; Soares, Ivanete Bernardino; Souza, Nabil Araújo deA dissertação Biografia e Delito: As Vidas Imaginárias de Jorge Luís Borges, se propõe analisar a relação entre escrita biografia (biblioteca) é a estética do Delito presentes nas obras do escritor argentino Jorge Luís Borges, através especialmente do gênero das Vidas Imaginárias, onde buscaremos evidenciar a relação de influência da obra de Marcel Schwob nos escritos de Jorge Luís Borges para qual: “Schwob inventou um método curioso. Os protagonistas são reais; os fatos podem ser fabulosos e não raramente fantásticos. O sabor peculiar deste trabalho está nessa oscilação”1 . Para Jorge Luis Borges propõem a percepção de que a literatura como exercício estético que busca representar as ações humanas incluindo nessas ações os delitos é posteriormente a infâmia, nesse processo de representação ocorre para ambos os autores a singularização dos indivíduos, esse movimento de singularização é compreendido por Borges e Schowb como uma reação a outras formas de narrativização como as construções de feitas pelos historiadores nos séculos XVIII e XIX das grandes narrativas nacionais é teleológicas. Para compreendermos esse movimento buscaremos analisar a obra História Universal da Infâmia de Jorge Luís Borges, onde buscaremos evidenciar como a escrita literária permite um reflexo das sociedades na qual os dois autores estão inseridos isso é a Argentina do final do século XIX e início do século XX.Item Os “black-blocs” brasileiros : vândalos ou ativistas? A construção retórico-discursiva em revistas brasileiras.(2015) Oliveira, Gabriela Nascimento Rossi de; Galinari, Melliandro MendesNo início de junho de 2013, inúmeras manifestações populares ocorreram nas principais capitais do Brasil, abrangendo vários temas como o aumento anunciado dos preços das taxas de transportes, os gastos públicos em eventos esportivos internacionais, a má qualidade dos serviços públicos e a corrupção política em geral. Durante as Jornadas de Junho, “ataques diretos” foram alvos de críticas: políticos e os grandes grupos de comunicação brasileiros noticiaram os protestos mais violentos sob o rótulo de “vandalismo", enquanto muitos jornais internacionais como o portal francês Rue89, criticaram a cobertura de massa do Brasil como parcialmente a favor da “versão oficial”. Diante disso, os Black-Blocs entraram na “ordem do dia” no Brasil, ocupando as ruas e as manchetes de jornais e revistas como até então nunca acontecera, o que, por um lado, denota sua presença marcante nas manifestações e, por outro, um investimento midiático na construção de sua imagem. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo identificar, mapear e analisar as imagens do que se convencionou chamar de “Black-Bloc” em discursos midiáticos. A estrutura metodológica é norteada pelos procedimentos gerais da AD, a partir da seleção e organização do corpus de um total de 4 (quatro) reportagens cujo tema central são os Black-blocs, no período de junho a novembro de 2013 nas revistas Veja, Carta Capital, Época e Caros Amigos. O trabalho partiu de estudos da retórica antiga e da apropriação desse referencial realizada por Ruth Amossy no quadro contemporâneo da Análise do Discurso. Em seguida, foram levantados os dados sobre as condições de produção do corpus selecionado. Por fim houve a identificação, mapeamento e análise das formas referenciais presentes no corpus, assim como dos mecanismos de descrição e narração; e análise do funcionamento argumentativo desses elementos textuais com base nas suas condições institucionais de produção. Como resultado, temos duas imagens próximas e negativas dos Black-blocs em Época e Veja e outras duas imagens próximas e positivas da tática Black-bloc em Carta Capital e Caros Amigos com nuances que variam conforme às noções de visada e dimensão argumentativa em cada discurso. Verificamos também particularidades que giraram em torno de um ethos pretenso e ethos possíveis a partir de diferentes auditórios, e o mesmo em relação a um pathos pretendido e pathos possíveis em públicos distintos. Ao final do trabalho, acreditamos que o discurso jornalismo com seu poder simbólico, deve ser uma ferramenta para potencializar uma forma de organização social que possibilite a emancipação dos seres humanos ao contrário de uma naturalização das relações sociais hegemônicas sob o domínio da burguesia e do modo de produção capitalista.Item Blackface : Otelo nas faces de Orson Welles e Laurence Olivier.(2017) Sena, Thaís Lima e; Galery, Maria Clara Versiani; Galery, Maria Clara Versiani; Muniz, Kassandra da Silva; Oliveira, Natália Fontes deThe Tragedy of Othello, the Moor of Venice, uma das grandes tragédias de Willian Shakespeare, foi encenada pela primeira vez em 1604. Do mesmo modo que Shakespeare bebeu de várias fontes para escrever sua obra, as peças são alvo das mais variadas formas de adaptação. As questões abordadas pelo dramaturgo na peça Otelo e os motivos que o levaram a abordá-las tornam-se claros no momento em que entendemos o contexto social e cultural em que ele estava inserido. A obra de Shakespeare passa a ser disseminadora de significados culturais a partir de sua produção e, posteriormente, através de suas adaptações em outros tempos em outras sociedades. A estrutura do nosso trabalho tem como foco central as questões raciais desenvolvidas por Shakespeare na peça Otelo a partir da caracterização do mouro. Ademais, é sabido que no teatro elisabetano o personagem Otelo era representado através da prática do blackface. Ou seja, um ator branco que se pintava de negro para desempenhar o papel do mouro. Assim sendo, observamos que a prática conhecida como blackface — termo que tomamos emprestado dos blackface minstrel shows americanos — na representação do personagem do mouro ocorre tanto nas encenações renascentistas da peça, quanto nas adaptações fílmicas que foram escolhidas para serem analisadas neste trabalho, a saber, o filme Othello de 1952, dirigido e estrelado por Orson Welles, e o de 1965, protagonizado por Laurence Olivier. O cerne de nossa pesquisa se concentra na análise do personagem Otelo a partir das formas de representação dele, o que implica nas construções do negro no meio social. Assim sendo, examinaremos como essas representações do personagem foram elaboradas dentro do contexto histórico de cada adaptação tendo em vista a prática do blackface.Item Branquitude, gênero e performatividade no discurso de mulheres brancas acadêmicas.(2016) Machado, Eliana Sambo; Muniz, Kassandra da Silva; Santana, Silvânia Trota; Pinto, Joana Plaza; Rodrigues Júnior, Adail SebastiãoO objetivo desta dissertação é investigar os discursos das mulheres brancas acadêmicas refletindo como elas se posicionam em relação às suas identidades sociais articuladas às suas vidas profissionais acadêmicas. Para tal, esta pesquisa se baseia no referencial teórico que entende a estreita relação que se estabelece entre linguagem e identidades, concebendo a linguagem como performativa, ou seja, pensando na realidade concreta, no seu uso e na sua ação determinada pela intenção de quem fala e pelo contexto caracterizado por certas normas e convenções. Para dar fôlego a tais discussões, trazemos uma abordagem conceitual ligada aos estudos raciais e de gênero que abordam, mais detidamente, a identidade racial branca ou a branquitude, compreendendo tanto a raça quanto o gênero como construções históricas e como categorias analíticas que têm existência social e linguística no mundo. As perspectivas que permitem pensar tais categorias dessa forma, se apresentam nos estudos da psicologia social (CARRONE&BENTO, 2002) e nos estudos de algumas teóricas feministas, como (1997), Pinto (2007), entre outras, que unem às suas pesquisas, corpo e linguagem, reinterpretando a Teoria dos Atos de Fala do filósofo Austin (1990). O intuito foi compreender, por meio de entrevistas com mulheres brancas acadêmicas da Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, como suas identidades raciais- influenciadas por outros fatores-, como o de gênero, a escolaridade, a origem social e etc, atravessaram seus discursos que se centraram sobre suas trajetórias profissionais. As análises demonstraram que as mulheres entrevistadas estão influenciadas por aspectos biológicos e sociais das construções racializadas da identidade racial branca acadêmica, não enxergando o lugar delas como um lugar social influenciado pelas nossas escolhas de gênero e de raça. As análises revelaram ainda impasses nos discursos destas acadêmicas em relação às suas escolhas profissionais, pois prevaleceu uma perspectiva universal e heteronormativa que contribue para a hierarquização das identidades no espaço acadêmico.Item Cautionary Tales alemães no Brasil – uma leitura das traduções de Der Struwwelpeter, de Heinrich Hoffmann, e Max Und Moritz, de Wilhelm Busch.(2018) Braga, Daniela Medeiros da Cunha; Galery, Maria Clara Versiani; Galery, Maria Clara Versiani; Gonçalves, José Luiz Vila Real; Ávila, Myriam Corrêa de AraújoO objetivo do presente texto é apresentar uma análise das traduções e retraduções para o português do Brasil de dois grandes clássicos da literatura infantil alemã: Der Struwwelpeter, de Heinrich Hoffmann, e Max und Moritz, de Wilhelm Busch. O trabalho de análise se pautou em teorias de grandes nomes dentro do campo de estudos da tradução, como Walter Benjamin, Laurence Venuti, Itamar Even-Zohar, Antoine Berman. A ênfase da discussão foi dada à aplicação dos conceitos de domesticação e estrangeirização da tradução, trabalhados por Venuti, nas traduções dos textos de partida que constituem o corpus dessa dissertação. Além disso, o texto procurou elencar, de forma descritiva e elucidativa, características particulares aos cautionary tales, gênero literário infantil com caráter admoestador a que pertencem as obras alemãs em questão. O gênero, bastante difundido pela Europa do fim do séc. XIX e princípio do séc. XX, foi abordado nesta dissertação em um trabalho de comparação com outros tipos de textos clássicos destinados ao público infantil, como contos de fadas e fábulas.Item Cecília in blue : a poesia de Cecília Meireles sobre os Estados Unidos.(2017) Toledo, Matheus Coelho de; Perpétua, Elzira Divina; Perpétua, Elzira Divina; Guimarães, Raquel Beatriz Junqueira; Agnolon, AlexandreEste trabalho tem interesse em estudar poemas da poeta Cecília Meireles criados em decorrência de duas viagens realizadas por ela aos Estados Unidos, a primeira no ano de 1940, a segunda em 1959. O trabalho também traz estudos de crônicas decorrentes de ambas as viagens. Como ponto de apoio ao levantamento crítico, o trabalho se interessa por possíveis fontes que possam ter embebido as criações de Meireles do ponto de vista poético como Baudelaire, Verlaine e Mallarmé, e junto deles, em menor grau, Poe e Longfellow. E também busca em Debussy, Stravinsky e Gershwin, pontos de intersecção da temática de suas criações musicais para com a poesia de Cecília Meireles. Essa parcela estadunidense da poesia e da crônica de Meireles é identificada neste trabalho realçando o seu aspecto urbano e emocionalmente afetado pela tristeza e melancolia, ressignificados na expressão “in blue”. O estudo de modo amplo realiza também um resgate memorial de uma parcela pouco conhecida de sua poesia.Item Como os que invocam espíritos invoco : memória, luto e representação em Marcel Proust e William Wordsworth.(2016) Paula, Thiago Andrade de; Maciel, Emílio Carlos Roscoe; Souza, Nabil Araújo de; Bignotto, Cilza CarlaEste trabalho tem por objetivo analisar comparativamente as obras do poeta britânico William Wordsworth Wordsworth (1770-1850) e do escritor francês Marcel Proust (1871-1922) no que concerne à maneira como eles representam tanto o funcionamento da memória quanto o do luto. Para fazê-lo, será necessário considerar as condições que permitiram emergir, no séc. XVIII, novas concepções tanto em relação ao modo de representação literária quanto em relação ao modo de entender-se o funcionamento da memória, que passa a levar em conta o papel das afecções e do esquecimento em sua constituição, algo que tinha um papel periférico até então. Desse modo, será necessário reconstruir a discussão por meio de autores que se debruçaram sobre o tema e dramatizaram essas passagens: em relação à mudança de concepção que se tem de memória, serão apresentadas as discussões de autores como Aleida Assmann e Paul Ricoeur; em relação à mudança de paradigmas na representação literária, serão apresentados os trabalhos teóricos como M.H. Abrams e Jacques Rancière, que abordam o tema com bastante clareza. A partir do momento que essas variáveis são consideradas, poderá ser notado que as imagens representadas por meio da memória adquirem um caráter instável, de modo que podem ser modificadas a cada vez que são reiteradas. Após serem delineadas essas condições de possibilidade, bem como o contexto histórico em que se apresentam - qual seja, o da Revolução Francesa e da emergência da Modernidade, que inauguram novas concepções de indivíduo e de funcionamento da mente - serão abordados alguns poemas de Wordsworth e algumas passagens da Recherche, em que o luto é figurado. Poderá ser percebido que a nova concepção de memória como algo instável por excelência tem um papel importante na maneira de se representar pessoas que já faleceram, pois elas continuam existindo de alguma forma por meio da escrita literária, criando-se uma tensão entre a sua ausência física e sua presença por meio da ficção.Item A concordância verbal em estruturas partitivas : passado e presente.(2021) Oliveira, Thaís Magalhães de; Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Duchowny, Alexia Teles Guimarães; Mendes, Andreia AlmeidaEsta pesquisa se propõe a verificar como se comporta a concordância verbal do ponto de vista diacrônico. Por ser uma pesquisa de caráter histórico, foi necessário fazer análises sincrônicas para, num segundo momento, compará-las. Para tanto, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos da Linguística Histórica. As expressões partitivas possuem dupla possibilidade de concordância sujeito-verbo no Português Brasileiro contemporâneo, a saber: verbo no singular, concordando com o núcleo do SN sujeito, e verbo no plural, concordando com o SN plural que faz parte do SN2, segundo regras das gramáticas normativas (CUNHA, CINTRA, 1985; ROCHA LIMA, 1994, 2011; BECHARA, 2009). Devido à existência dessa dupla possibilidade, esta pesquisa pretende verificar: i) existe, no português brasileiro (PB) escrito contemporâneo, alguma preferência de concordância? ii) e qual seria o comportamento do verbo em estruturas desse tipo na língua portuguesa do século XIX, haveria essa mesma regra? Com base em Rodrigues (2005), acreditamos que, no PB contemporâneo, existe a tendência de o verbo ficar no singular. Já para a Língua Portuguesa do século XIX, acreditamos que a tendência também seja essa, ou seja, a de que o verbo concorde com o núcleo do SN no singular. Para verificarmos se nossa hipótese estava adequada, foi preciso analisar separadamente o corpus representativo de cada um dos períodos escolhidos para essa análise, compará-los e verificar se esses corpora indiciam ou não uma tendência em relação à concordância verbal nas estruturas partitivas. Para compor o corpus do PB contemporâneo, decidimos pelos jornais de maior circulação em Minas Gerais: Estado de Minas e O Tempo; para o corpus relativo ao passado, foram escolhidos os jornais O Universal e Diario de Minas. Como resultado, verificamos que, em ambos os séculos analisados, há uma preferência pela concordância verbal com o núcleo do SN1 em detrimento da concordância com o núcleo do SN2, como previsto em nossa hipótese.Item A construção discursiva da mineiridade a partir de jornais marianenses.(2017) Landim, Alessandra Folha Mós; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Brittes, Juçara Gorski; Menezes, William AugustoNo contexto social, linguístico e cultural do Brasil, variados traços culturais têm seu papel nas diferentes regiões do país. No estado de Minas Gerais, o fenômeno da mineiridade é um desses traços que merecem ser pensados especialmente se levarmos em consideração suas manifestações discursivas. Sendo assim, o que chamaremos de imaginário sócio-discursivo de mineiridade pode ser depreendido de diferentes tipos de mídia impressa, como é o caso dos jornais marianenses. Neste trabalho, procuraremos destacar elementos do imaginário sóciodiscursivo de mineiridade identificáveis nos jornais que circula(ra)m na cidade de Mariana – MG, a saber Voz de Marianna, O Germinal e O Cruzeiro. Assim, ao utilizarmos categorias oriundas das teorias do discurso, procuraremos identificar formas dessa representação na mídia marianense. Porque a pesquisa aborda o tema do imaginário de mineiridade, julgamos necessário tratar de tal fenômeno com o objetivo de suplementar a análise pretendida com reflexões que a auxiliarão e igualmente trarão contribuições importantes. Procuraremos também trazer exemplos de diferentes gêneros textuais/discursivos recorrentes nos jornais estudados que reforçam o(s) discurso(s) de mineiridade e pautaremos nosso trabalho em um modelo de análise discursiva representado por categorias como nome próprio como designador de memória, fórmulas discursivas e destacabilidade nas formas de aforização, sobreasseveração e particitação, elementos bastante recorrentes nos jornais de Mariana – MG analisados. Este trabalho se inscreve em categorias de análise discursiva contribuindo, com isso, com estudos dessa área do conhecimento e sendo também uma possibilidade de reflexão sobre a memória, compreensão das representações de regionalismos, como é o caso do imaginário sóciodiscursivo de mineiridade, e análise de como esse imaginário se faz presente nos jornais marianenses, permanecendo como elemento característico da sociedade mineira.Item A construção do discurso científico : os gêneros do discurso científico no português brasileiro.(2021) Batista, Rafaella Saioro Bezerra; Figueredo, Giacomo Patrocinio; Figueredo, Giacomo Patrocinio; Oliveira, Ana Larissa Adorno Marciotto; Santorum, Karen Andresa TeixeiraEsta pesquisa apresenta a construção da Ciência (BIGLAN, 1973; SWALES, 1993) no português brasileiro a partir do mapeamento e da modelagem de gêneros (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE, 2019). Embora se conheçam algumas características linguísticas do discurso científico do Brasil (NININ et al., 2015; CARNEIRO; OLIVEIRA, 2017), e se conheçam métodos de divisão de áreas da Ciência (BIGLAN, 1973; SWALES, 1993), ainda não se sabe o impacto das diferenças e semelhanças na utilização dos gêneros e as configurações linguísticas características de cada área. Portanto, este trabalho tem como objetivo mapear e modelar gêneros presentes nas áreas da Educação, da Geologia, da Linguística e da Matemática, a fim de observar como que o discurso científico (NININ et al., 2015; CARNEIRO; OLIVEIRA, 2017) se desenvolve nas áreas separadas com base nos parâmetros de Biglan (1973) e comparar as frequências dos gêneros e características linguísticas especificas de cada área. Para o mapeamento, foi compilado um corpus a partir da bibliografia básica de quatro disciplinas ofertadas pela Universidade Federal de Ouro Preto nos cursos de Pedagogia, Engenharia Geológica, Letras e Matemática, resultando num total de 13 textos. A compilação do corpus teve como base a metodologia de coleta apresentada em Parodi (2004). Os textos foram analisados manualmente e divididos em gêneros com base naqueles apresentados por Rose (2019). Após feito o mapeamento, contabilizou-se quais foram as áreas que apresentaram um maior número de textos, as quais foram a Educação e a Matemática. Escolheram-se, portanto, os gêneros mais frequentes em cada área para a modelagem, sendo eles, respectivamente, a DESCRIÇÃO e o PROCEDIMENTO. A modelagem foi feita por meio da análise dos sistemas das metafunções textual, interpessoal e ideacional do estrato LEXICOGRAMATICAL (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Os textos foram analisados, por meio de uma planilha padrão para análises. Os resultados apontam padrões na ocorrência dos gêneros em todas as áreas, sendo as mais divergentes a área da Educação e da Matemática. Na modelagem, foi possível definir a estrutura genérica dos dois gêneros propostos, sendo o da DESCRIÇÃO: Orientação ^ Descrição, e do PROCEDIMENTO: Propósito ^ (Método).Item Construção prosódica e discursiva da ironia em fala espontânea e fala atuada.(2015) Ferreira, Wisla Madaleni Alves Cabral; Antunes, Leandra BatistaO termo ironia tem significados diversos e conceitos que não se limitam a dizer o contrário do sentido literal do enunciado. Já discutido anteriormente por diversos autores, a ironia designa, em geral, algo expresso em estado de significado figurativo, relacionando-se com seus significados literais; mais especificamente em sua acepção retórica, a ironia pontua a intenção do locutor de forma a deixar entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos. A ironia pode ser considerada, também, uma estratégica no discurso, uma vez que ela permite ao locutor escapar às normas de coerência que toda argumentação impõe. Partindo da hipótese de que há distinção prosódica e discursiva entre a expressão irônica, neutra ou não-atitudinal e a leitura, considerando aqui os parâmetros prosódicos de F0 e duração, e os parâmetros discursivos de pistas de contextualização, objetivamos verificar o papel da prosódia e das pistas de contextualização na construção da ironia. O estudo usou como corpus uma seleção de 29 enunciados irônicos e 16 enunciados neutros retirados do Programa CQC (fala espontânea); além de leitura e de atuação desses enunciados por atores (fala lida e fala atuada). Embasamo-nos, teoricamente, na definição pluriparamétrica de prosódia, verificando as características pontuais de F0 (máxima, mínima, inicial, final), o movimento final de F0 (início e fim) e demais movimentos realizados; duração total, da pré-tônica final e da tônica final, presença e duração de pausas e cálculo de taxas de elocução e articulação. Para análise discursiva, nos orientamos pelas pistas de contextualização e suas convenções sociais, descrevemos os movimentos multimodais (faciais e corporais) na expressão irônica e verificamos como o contexto implica na realização das pistas de contextualização. Os resultados revelaram que a ironia não prevê um único padrão entonacional, uma vez que para cada locutor observou-se o uso de estratégias individuais, mas que há modificações prosódicas relevantes para a expressão irônica que, em junção a outros recursos linguísticos, como os gestos e o contexto, respondem pela construção do sentido irônico e são pistas para a interpretação deste sentido pelo ouvinte. Os valores pontuais de F0 apresentaram uma tendência de serem maiores na ironia do que no neutro, na fala espontânea; na fala atuada, esses valores são maiores na ironia de maneira significativa. Em relação à duração, seja do enunciado ou das sílabas observadas, não houve um padrão de uso para diferenciar ironia de neutro. As audições e análises nos mostraram, ainda, que os informantes fizeram uso de prolongamentos, risos e interjeições durante a expressão da ironia, o que interferiu no aumento da duração em enunciados irônicos, principalmente nos atuados. No que tange ao estudo discursivo dos enunciados analisados, percebemos que a função comunicacional dos sujeitos envolvidos na enunciação da ironia é bem definida, embora muitas a intenção do sujeito comunicante possa não coincidir com a percepção do sujeito interpretante. Em relação à comparação entre ironia atuada e neutra, pode-se verificar um uso mais exagerado da prosódia na expressão irônica para a fala atuada. Tudo isso nos mostra que a ironia depende do contexto de comunicação, assim como da entonação para ser construída como tal. Assim, evidenciamos que as formas de expressão de ironia contam com estratégias comunicacionais, pistas de contextualização e escolhas entonacionais como agentes da construção do significado desse afeto social.Item A construção social da voz na performatividade do gênero : uma análise prosódico-discursiva no falar transgênero feminino.(2020) Santos, Leandro Augusto dos; Antunes, Leandra Batista; Antunes, Leandra Batista; Marusso, Adriana Silvia; Bodolay, Adriana NascimentoO presente trabalho teve como objetivo verificar o papel da prosódia na construção social da Voz de mulheres transgênero. Para tanto, escolhemos trabalhar com trechos de vídeos de 6 youtubers famosos: 2 homens cis (Christian Figueiredo e PC Siqueira), 2 mulheres cis (Kéfera Buchmann e Niina Secrets) e 2 mulheres trans (Mandy Candy e Thiessa). Delimitamos uma tag específica de vídeos para que pudéssemos ter mais comparabilidade de gênero textual (BAKHTIN, 1952-1953), e também para que os aspectos prosódicos tivessem maior semelhança (BARBOSA, 2012). Nossa análise discursiva, sob a perspectiva da Análise de Discurso Crítica, mostra que os homens constroem uma subjetividade hegemônica (FAIRCLOUGH, 2001) e pertencente à matriz heterossexual de normatividade (BUTLER, 1990), possuindo uma performatividade da imagem de “homem pegador” e de “homem ogro”. Nas mulheres cis observamos que Kéfera pretende se mostrar como uma “mulher sem frescuras” e Niina como uma “mulher empreendedora”, possivelmente na tentativa de subverter os padrões machistas de práticas sociais. Mandy e Thiessa possuem um número bem menor de inscrições em seus respectivos canais e representam uma categoria excluída pela heteronormatividade. Pudemos perceber que elas servem de visibilidade, inspiração e gurus de seus seguidores, tentando subverter as categorias de nossa sociedade. Além disso, há uma constante preocupação com conceitos como “passabilidade”, que demonstra insegurança de mulheres trans frente ao olhar do Outro (BARROSO, 2012). Com as análises acústicas, pudemos perceber que a voz das mulheres trans aqui analisadas possuem características mais femininas do que masculinas, o que comprova nossa hipótese de que pessoas que passaram pelo processo de transição hormonal teriam que moldar sua frequência fundamental para uma construção social de suas Vozes (BARROS FILHO, 2004). Pudemos perceber que as mulheres dos dois grupos apresentaram valores de f0 mais elevados que os homens, além de tessitura de até 40 Hz a mais que eles. Isso demonstra que há uma variação melódica maior no falar das mulheres, sejam cis ou trans. O teste de percepção – realizado de maneira remota com 79 pessoas – mostrou que as mulheres trans possuem passabilidade no que se refere a suas Vozes, tendo tido poucas respostas que mostram “confusão” do participante. Também notamos que Christian possui valores de f0 mais altos que PC Siqueira, o que nos faz perceber que as categorias de traços masculinos ou femininos não é linear e é tão binária quanto qualquer teoria social, ainda que haja diferenças fisiológicas nos tratos vocálicos de cada sexo/gênero.