PPL - Mestrado (Dissertações)

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 20 of 180
  • Item
    Pedagogia dos multiletramentos à brasileira : o ensino de Língua Portuguesa permeado pelos gêneros discursivos e pelos multiletramentos em pesquisas do mestrado profissional em Letras.
    (2023) Silva, Ruan de Castro; Pimenta, Viviane Raposo; Pimenta, Viviane Raposo; Assis, Juliana Alves; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade
    Diante de dilemas de acesso e de letramento quanto às tecnologias digitais da informação e da comunicação, muitos professores-pesquisadores, sobretudo da área de Letras, e, em especial, nos mestrados profissionais, têm, há mais de uma década, direcionado suas vivências em salas de aula e suas pesquisas à análise e à problematização do ensino e da aprendizagem de línguas na escola permeados pelo digital. Nesse sentido, esta dissertação de mestrado busca compreender como o ensino de Língua Portuguesa, por meio dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 1997) e dos multiletramentos (CAZDEN et al., 2021), tem se efetivado (ou não), analisando dissertações de mestrado profissional publicadas de 2001 a 2021. Para isso, à luz da Linguística Aplicada (LA), com finalidade exploratória, meios bibliográfico empírico e bibliométrico e abordagem qualiquantitativa, mediante um raciocínio dialético, tomo como procedimento metodológico a análise dialógica do discurso, seguindo, como etapas desta pesquisa, primeiro um levantamento bibliográfico geral, depois a seleção de dissertações de mestrado, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, e, por fim, a descrição e a análise dos textos. Como contribuições deste hipertexto docente-pesquisador, por meio de oito dissertações, gero e analiso os eixos temáticos (1) A dissertação de mestrado, (2) Os gêneros do discurso aliados aos multiletramentos, (3) Uma pedagogia dos multiletramentos à brasileira, (4) Coerções e denúncias e (5) (Des)construção discursiva dos professores-pesquisadores. Espero, por fim, poder auxiliar as práticas docentes na educação básica do país, perpassando benefícios próprios — como eterno professor-pesquisador —, sociais — ao permitir a construção de cidadãos críticos, conscientes e contemporâneos às culturas, linguagens e mídias de seu tempo/espaço — e teórico-epistemológicos, já que o campo de estudo sobre os multiletramentos, em conformidade com os dados da pesquisa, nos mostra como professores de Língua Portuguesa se apropriaram, nos primeiros anos do século XXI, do conceito e transpuseram teoria em prática, contribuindo, enfim, para a grande área da LA, com seu compromisso de pensar as linguagens a partir de práticas contextualizadas, neste caso, de ensino e de aprendizagem em salas de aula brasileiras.
  • Item
    A potência da corpo-poesia de Miró da Muribeca.
    (2022) Barbosa, Bárbara Maria Chaves; Muniz, Kassandra da Silva; Muniz, Kassandra da Silva; Machado, Rodrigo Corrêa Martins; Souza, Ana Lúcia Silva
    Esta dissertação, intitulada A potência da corpo-poesia de Miró da Muribeca, tem por objetivo buscar por elementos de uma política de vida nos corpos-poéticos encarnados por Miró da Muribeca, autor expressivo da literatura contemporânea pernambucana. Nosso texto está dividido em quatro capítulos complementares, que na unidade do texto representam o todo da análise. Ainda, à medida em que avançamos teoricamente, intercalamos nossa reflexão com poemas, confissões e teorias de Miró, com as quais vamos dialogando. Em nossos capítulos introdutório e segundo, apresentamos o poeta e adentramos em uma reflexão que coloca sob tensão o cenário literário brasileiro. Reivindicamos os processos de constituição e de legitimação das Literaturas Negro-Brasileira e Periférica como um norte para a compreensão do que está implicado em uma pressuposta falta de diversidade daqueles que são considerados autores de Literatura no Brasil. Também, passamos pelo território da Muribeca, muitas vezes substância poética do autor em análise. Em nosso capítulo terceiro, investigamos como se dá caracterização da literatura de Miró, tanto pelo próprio poeta e por seus parceiros de poesia quanto por sua recepção institucionalizada, em particular, pela crítica literária acadêmica. Investigação que busca reforçar o argumento de que adjetivação de uma dada literatura ou de poeta implica diretamente no modo como a materialidade de sua obra é compreendida. Por fim, em nosso capítulo quarto nos debruçamos sobre a noção de corpo-texto, e em diálogo com os estudos da performance-arte, tecemos relações entre corporeidade e memória. Neste capítulo evocamos os conceitos de mandinga e de alegrismo para evidenciar a potência da obra de Miró. Assim, fechamos o intento de percorrer um caminho de análise que buscou ir para além de categorizações e reduções do autor e de sua poética, mas que não se esquivou de mobilizar contextos, discursos e conceitos para assentá-lo criticamente.
  • Item
    Crenças linguísticas nas aulas de língua portuguesa de uma escola de periferia.
    (2022) Nascimento, Daniele Francisca Martins do; Gonçalves, Clézio Roberto; Gonçalves, Clézio Roberto; Brasileiro, Ada Magaly Matias; Dias, Valter de Carvalho
    A proposta desta pesquisa foi investigar as crenças linguísticas nas aulas de língua materna, a partir das perspectivas de alunos(as) dos três anos do Ensino Médio e da professora de língua portuguesa, em uma escola da rede pública na periferia de Vespasiano (MG). Acreditamos que, a partir das reflexões sobre crenças linguísticas, é possível (re)pensar o ensino- aprendizagem de língua portuguesa. Para as concepções teóricas, baseamo-nos nos princípios da linguística aplicada e da sociolinguística, nos estudos sobre crenças linguísticas e sobre o ensino-aprendizagem e também práticas de letramentos. Adotamos, neste trabalho, a concepção de crenças linguísticas como construções sociais e individuais que influenciam nossos modos de perceber o mundo (BARCELOS, 2006), bem como impactam fenômenos da língua (BOTASSINI, 2015) e podem ser modificadas e ressignificadas (SOUZA, 2012). Tendo em vista o contexto de desenvolvimento desta investigação, uma periferia na região metropolitana de Belo Horizonte, fundamentamos nossa teoria também a partir das questões de raça, gênero, classe, identidades e suas implicações com a língua e a linguagem. Para a pesquisa, utilizamos procedimentos metodológicos diversificados, como quantitativo- qualitativo, análise documental, e observações sob um olhar etnográfico. Foram realizadas entrevistas, via questionário, com assertivas sobre crenças linguísticas aos(às) estudantes e à professora na escala Likert, que apontaram discordância ou concordância com as afirmações. Adicionalmente, foram realizadas observações virtuais, durante a pandemia, e em campo, quando da volta às aulas presenciais. Tendo em vista que a maior parte da pesquisa ocorreu durante o regime de estudo não presencial, realizou-se análise dos Planos de Estudos Tutorados (PETs), documentos elaborados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEEMG). Nos resultados, observamos, por um lado, que há crenças como a existências de “certo” e “errado” na forma de falar, a homogeneidade da língua portuguesa com alto percentual de concordância entre alunos(as), assim como o dever de a escola ensinar a variedade culta aos estudantes, tanto para alunos(as) quanto para a docente. Por outro lado, crenças linguísticas como de que brasileiro(a) não sabe português já são avaliadas com discordância por grande parte de alunos(as) e docente – esta apresenta uma visão menos progressista quando comparadas suas crenças às dos(as) discentes. Nos PETs analisados, observamos que tais materiais não apresentam fundamentação teórica adequada acerca da variação linguística, razão esta de equívocos em definições e usos de termos sociolinguísticos. Não há utilização de gêneros textuais representativos de situações reais de uso; as abordagens, em sua maioria, limitam-se a aspectos lexicais baseados na gramática tradicional, além de desconsiderar a BNCC, mesmo quando se propõem a considerá-la. As observações em campo, principalmente virtuais, e as entrevistas semiestruturadas nos trouxeram como resultados o conhecimento de que os(as) alunos(as) estão envolvidos em práticas sociais de letramentos de reexistência, letramentos digitais, multiletramentos, em ambientes extraescolares como batalhas de hip-hop, igrejas, redes sociais, entre outros.
  • Item
    Discurso, neoliberalismo e pandemia - o dia em que a Rede Globo chorou pelas vítimas da Covid-19 no Brasil.
    (2022) Gonçalves, Laura Siqueira Rocha; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Menezes, William Augusto; Lessa, Cláudio Humberto
    O presente estudo pertence â Anâlise do Discurso e pretende identificar a posigâo ideolégica do Jornal Nacional presente em seu discurso midiâtico e possfveis reverberaqoes dele no imaginârios sociodiscursivos da audiéncia, no contexto da crise pandémica do coronavirus instaurada no Brasil, no ano de 2020. O referencial teérico fundamentou-se na obra de Patrick Charaudeau e, complementarmente, usou a obra de pensadores da Anâlise do Discurso Crftica, como Teun A. Van Dijk e Norman Fairclough. O corpus da pesquisa é heterogéneo e o ponto central da anâlise discursiva estâ no editorial televisionado em junho de 2020 pelo Jornal Nacional para noticiar e comentar 50 mil vftimas fatais da doenqa, â época. Como braqos da anâlise central, é feita uma contextualizagâo histérica de atuagâo midiâtica do Grupo Globo e do Jornal Nacional, o que inclui a anâlise discursiva de manchetes do jornal digital “O Globo”. Também houve o levantamento de imaginârios sociodiscursivos despertados pelo discurso do noticiârio, os quais, foram retirados de uma amostragem de comentârios postados pela audiéncia do editorial na rede social Twitter. Por fim, foram incorporados resultados de outras pesquisas da grande area das ciéncias sociais e da lingufstica nas anâlises feitas neste estudo para conferir robustez â cosntrugâo da pesquisa. Os resultados apontam no sentido de que o discurso do editorial das 50 mil mortes corrobora com a alienagâo da audiéncia ao nâo fornecer informagoes suficientemente crfticas acerca das principais causas da disseminagâo da doenga e de seus impactos (entre as causas, hâ a defesa e o apoio â implantagâo de projetos socieconémicos e polfticos, como os de cârater neoliberal — ideologia historicamente apoiada pelo Jornal Nacional. Entre os impactos socioeconomicos da pandemia, a disseminagâo da doenga foi mais cruel entre pessoas de classes mais hipossuficientes, sendo esse um tipo de dado ocultado pelo editorial). Somado â anâlise do passsado discursivo do jornal, o discurso dramâtico, paternal e humano do “editorial das 50 mil mortes” se torna incoerente.
  • Item
    Modelagem do perfil sistêmico do gênero relato pessoal aplicada ao contexto de produção em língua inglesa a partir da implementação do programa de ensino-aprendizagem Ler para Aprender.
    (2022) Andrade, Nathan Botelho; Figueredo, Giacomo Patrocinio; Santorum, Karen Andresa Teixeira; Figueredo, Giacomo Patrocinio; Santorum, Karen Andresa Teixeira; Silva, Sérgio Raimundo Elias da; Oliveira, Francieli Silvéria
    Esta dissertação de mestrado visou a desenvolver um modelo linguístico-descritivo com potencial de aplicação do gênero Relato Pessoal, integrante da família das “Estórias”, a partir da implementação do Programa de Ensino-aprendizagem Ler para Aprender (LPA) e tendo como base a modelagem linguística. A pesquisa foi orientada teoricamente pelos escopos da Linguística Sistêmico-Funcional, mais especificamente da modelagem linguística, dos Estudos Multilíngues, da Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras e da Linguística Aplicável. Um corpus de nove textos do gênero Relato Pessoal foi compilado, anotado e analisado de acordo com as categorias do Registro e estrutura do Gênero. O corpus fora classificado pela tipologia e topologia da língua no contexto de cultura e compõe o processo sociosemiótico Relatar. Após as análises, foi possível perceber que a composição do Registro para o gênero Relato Pessoal, bem como sua estrutura genérica: Orientação (ambientação) ^ Eventos (descrição dos eventos) ^ Reorientação (nova ambientação). A seguir, uma proposta com potencial de aplicação do modelo fora apresentada a partir da implementação do Ciclo LPA. Considerando as ponderações teóricas e análises feitas, foi possível perceber que: (i) a modelagem linguística do gênero Relato Pessoal possibilitou a compreensão da frequência da ocorrência dos elementos textuais desse gênero; (ii) essa frequência contribui diretamente para o suprimento de uma demanda da LA, através da compreensão do mapeamento linguístico do gênero em evidência, uma vez que foram mapeadas suas categorias do Registro e de gênero; (iii) a implementação do modelo linguístico através do Programa LPA, derivado da PG, mostrou que essa é uma abordagem eficaz com o potencial de desenvolver práticas de leitura e escrita em suas mais diversas versões, além de ser pautada nos preceitos da LSF; (iv) a compreensão de um gênero instrumentaliza os alunos com um recurso metodológico que lhes orientam à uma produção textual consciente e linguisticamente eficaz.
  • Item
    Marabaixo : discurso e identidades negras na tradição amapaense.
    (2022) Sampaio, Drieli Leide Silva; Muniz, Kassandra da Silva; Muniz, Kassandra da Silva; Gonçalves, Clézio Roberto; Lima, Rafahel Jean Parintins
    A pesquisa intitulada “Marabaixo: discursos e identidades negras na tradição amapaense” tem como objetivo principal analisar, nas performances das cantigas do Marabaixo, os valores afro-civilizatórios que nos permitem entender as identidades negras afro-amapaenses, para isso buscou-se a)Apresentar o contexto histórico-social, no qual o Marabaixo é considerado como patrimônio cultural do estado do Amapá; b) Estabelecer a relação entre os conceitos de linguagem, memória e performatividade, cruzadas com os valores afro- civilizatórios; e c) Identificar como os valores afro-civilizatórios aparecem nas performances das cantigas do Marabaixo. Para a execução desses propósitos foi utilizado como corpus de pesquisa o DVD “Marabaixo, Patrimônio do Brasil – O Show!”, por isso esta é uma pesquisa de método documental, do qual foi selecionado e dividido as cantigas do Marabaixo nas seguintes categorias de análise: “Tradição e Reexistência” e “Memória e História”. Dito isso, esta pesquisa está constituída em quatro capítulos: “Do navio negreiro ao popopô: reflexões sobre a(o) negra(o) na Amazônia”, “Africanidades na construção da(o) sujeita(o) negra(o) em diáspora”, “Linguagens, memórias e performances em diáspora” e “As vozerias afro-amapaenses: procedimentos metodológicos e análise dos dados”. Nesse trajeto foi possível entender que o Marabaixo, sem dúvidas, é herança africana que se tornou um lugar de produção de saberes ancestrais em diáspora. Essa tecnologia de reexistência está baseada nas memórias coletivas dessas(es) negras(os), em consequência disso, eles se percebem como sujeitas(os) afro-amazônicas(os) de identidades plurais.
  • Item
    Pós-método e letramento crítico : abordagens metodológicas com professores de língua inglesa de escolas públicas.
    (2022) Moreira, Cláudia Marina Leite; Antunes, Leandra Batista; Antunes, Leandra Batista; Lima, Fernando Silvério de; Gervai, Solange Maria Sanches
    Esta pesquisa teve como intuito investigar, junto a professores de língua inglesa de escolas públicas, quais métodos eles têm utilizado em suas aulas e se eles possuem autonomia para adaptar suas práticas à diferentes contextos e realidades, sob a perspectiva do Pós-Método; e se essas aulas são focadas no contexto e realidade em que o aluno está inserido, enfatizando o seu papel enquanto sujeito crítico e pensante na sociedade, sob a perspectiva do Letramento Crítico. Com isso, esse trabalho objetivou aproximar as teorias e a prática, por meio de ações que possam contribuir positivamente para a atuação dos professores e pesquisadores. Como aporte teórico, essa pesquisa se baseia principalmente nos conceitos de Kumaravadivelu (1994, 2001, 2003, 2006a/b, 2016), Canagarajah (1999, 2006, 2009) e Prabhu (1987, 1990, 2001) no que tange a perspectiva do Pós-Método, igualmente dialogando com teorias acerca do ensino- aprendizagem de linguas, de autores que abordam essa temática, nomeadamente: Brown ́ (1997), Richards; Rodgers (1982, 2001), Celani (1997, 2002, 2009, 2010), Almeida Filho (2005, 2009, 2013), Thornbury, (2013), Oliveira (2014) e Allwright (1991). Para fazer uma ponte entre os conceitos citados e os estudos sobre Letramento Crítico, essa pesquisa também colhe sustentação teórica em diversos autores reconhecidos que desenvolvem trabalhos acerca do tema, como Street (1995), Soares (1998), Kleiman e Signorini (1995), Ferraz (2012), Lankshear e Knobel (2003), Mattos (2011), Motta (2008) e Rojo (2009). Foi ofertado um minicurso dividido em três dias a fim de ouvir professores de escolas públicas sobre os temas apresentados nesse trabalho trazendo suas perspectivas e experiências e através de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico baseada em autores como Crocker (2009) e Merriam (1998), foram gerados os dados necessários para discussão e análise. As informações trazidas foram construidas base ́ adas nos relatos reflexivos dos profissionais por meio de um questionário e de compartilhamentos de experiências no minicurso, assim como nas minhas próprias percepções enquanto docente. Os relatos apresentados indicam que boa parte dos professores participantes já utiliza os preceitos do Pós-Método em suas aulas, sem mesmo conhecer o termo ou o que ele defende, além de trabalharem também dentro da perspectiva do Letramento Crítico lecionando aulas que incentivam a autonomia e senso crítico do aluno enquanto sujeito pensante na sociedade em que está inserido. Nas considerações finais, retomando as perguntas norteadoras desta pesquisa, procurei adotar uma postura crí tica e reflexiva acerca do processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa, refletindo e discutindo sobre as questões apresentadas.
  • Item
    A representação da mulher-mãe : a desconstrução da memória cultural da figura materna em Precisamos falar sobre o Kevin, de Lionel Shriver.
    (2022) Souza, Bárbara Ramos; Amorim, Bernardo Nascimento de; Amorim, Bernardo Nascimento de; Galery, Maria Clara Versiani; Nogueira, Adelaine Laguardia
    Precisamos falar sobre o Kevin, romance epistolar de Lionel Shriver, publicado originalmente em 2003, e no Brasil em 2007, conta a história de Eva Khatchadourian: uma mulher independente, que acaba se tornando mãe, mesmo sem nunca ter desejado, e vivencia a maternidade de forma traumática. Seu filho, Kevin, comete um crime brutal: um assassinato em massa no colégio em que estudava, três dias antes de completar dezesseis anos. A obra não foca no crime cometido pelo filho, mas na narrativa de uma mãe que rompe o silenciamento imposto às mulheres-mães por meio da escrita de suas cartas, ao dizer o indizível, quando o assunto é maternidade. O presente trabalho objetiva analisar a desconstrução do estereótipo oriundo da memória cultural socialmente construída acerca da maternidade e da figura da mulher-mãe, a partir da personagem Eva Khatchadourian, considerando as mudanças da concepção de maternidade e a ideologia maternalista, a relação entre memória e identidade, o trauma e a escrita de si, assim como certas características próprias do romance epistolar. Considerando-se o potencial da literatura em incitar reflexões sobre os mais variados assuntos, o romance de Lionel Shriver é de grande relevância para que o leitor, que internaliza o ideal socialmente propagado, possa pensar sobre a maternidade como forma de opressão, que serve como uma importante ferramenta para a manutenção da desigualdade entre homens e mulheres, e, por conseguinte, do patriarcado.
  • Item
    Efeitos de sentido e simbolismos interdiscursivos na narratividade do governo de Jair Messias Bolsonaro.
    (2022) Alves, Thamara de Freitas; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Menezes, William Augusto; Mendes, Simone de Paula Santos
    A presente pesquisa insere-se nos estudos sobre o discurso político. Ela tem por objeto a narratividade do governo de Jair Bolsonaro, atual presidente do Brasil. A sua ênfase volta-se para a percepção sobre possíveis efeitos discursivos em imaginários socio políticos, sobretudo os simbolismos interdiscursivos, mobilizados pelo governo nos dois primeiros anos de gestão. A problemática principal da pesquisa incide no conhecimento sobre as representações sócio-discursivas relevantes nas práticas discursivas do governo e pode ser apresentada em três questões: Quais são os imaginários sócio-discursivos, em especial os simbolismos interdiscursivos dominantes na narratividade pública do governo Bolsonaro? Como caracterizar os efeitos de sentido possíveis nesses imaginários e simbolismos mobilizados pelo governo? E, como esses efeitos podem se relacionar a uma percepção sobre a moral discursiva da narratividade bolsonarista? Para o desenvolvimento da análise, examina-se um corpus contendo treze enunciados, apresentados por Jair Bolsonaro e/ou membros da sua equipe de governo. Tais fragmentos de discurso foram coletados em publicações na mídia impressa e na mídia digital, como produções discursivas do governo. Dentre os objetivos da pesquisa, destacam-se a identificação das imagens dominantes no corpus, dentre as quais as imagens de si e as imagens referentes ao sujeito receptor; a caracterização do processo de influência em cada um dos fragmentos; a identificação dos efeitos possíveis em relação aos signos sintomas do simbolismo interdiscursivo e a relação desses com a memória discursiva autoritária e com a moral discursiva. Com isso, orienta-se a presente dissertação para uma perspectiva de se qualificar o nível da linguagem autoritária no discurso de governo. Como se trata de uma problemática interpretativa voltada para as práticas discursivas no domínio político, busca-se apoiar no estudo bibliográfico. No seu desenvolvimento, concentra-se, principalmente, em publicações no campo da Análise do Discurso, articulando as contribuições de teorias diversas, como Eni Orlandi, Dominique Maingueneau, Patrick Charaudeau e Marie-Anne Paveau. Utilizam-se, também, contribuições importantes já produzidas por analistas do discurso e pesquisadores de outras áreas que se debruçaram em estudos sobre a eleições de 2018, a conquista majoritária dos votos por Jair Bolsonaro e os dois primeiros anos de governo. Como resultado da dissertação, chega-se à caracterização da linguagem predominante na narratividade do bolsonarismo e ao relacionamento desta com a moral discursiva.
  • Item
    Espelhos de príncipe : reflexos da virtude.
    (2022) Alves, Lucas Benevenuto Mitraud Vieira; Costrino, Artur; Costrino, Artur; Agnolon, Alexandre; Hansen, João Adolfo
    Esta pesquisa busca deslindar os aspectos que marcam a composição de textos pertencentes ao que identificamos como o gênero de espelhos de príncipe, pautado pela abordagem de noções que sirvam de instrução para aspirantes a posições de soberania. Este estudo parte da análise de três exemplares desse gênero: Sobre a Clemência, de Lucio Aneu Sêneca, Sobre os Governantes Cristãos, de Sedúlio Escoto, e O Príncipe, de Maquiavel, textos que serão cotejados com outras composições que tratam propositivamente de assuntos políticos, como A República, de Platão, e a Política, de Aristóteles. A investigação dos temas que fazem parte da elaboração dos espelhos se pautará sobretudo pelo conceito amplo de “virtude”, sendo esse um termo que, conquanto norteie a confecção dos escritos estudados, tem, em cada um, especificidades concernentes às preocupações que permeiam a escrita dos autores, tendo cada um deles um capítulo dedicado a seu espelho. Ao fim da pesquisa, a discussão partirá para uma comparação geral entre o que estabelecemos como as bases do gênero especular, sendo observadas e cotejadas as peculiaridades de cada um dos espelhos, a saber, um tom eminentemente moral presente no tratado de Sêneca, uma base sobremaneira religiosa pautada pela tradição cristã na obra de Sedúlio, e um mote de finalidade e utilidade que marca o discurso do texto de Maquiavel.
  • Item
    Problemáticas do poder em canções do gênero sertanejo universitário.
    (2022) Silva, Ana Paula da; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Menezes, William Augusto; Souza, Wander Emediato de
    A presente pesquisa tem como objetivo analisar o discurso presente em canções do meio sertanejo universitário com o objetivo de encontrar representações de imaginários machistas e possessivos. A música, exercendo um papel de suma relevância socialmente, sendo uma prática cultural e humana, alcança atualmente uma disseminação por meio das redes sociais e outras formas audiovisuais que afetam, direta ou indiretamente, a vida das pessoas. Sendo assim, podemos encontrar na mídia, músicas que carregam discursos de violência e propagam machismo e sexismo, como acontece em alguns casos de músicas do gênero Sertanejo Universitário, um estilo relativamente novo que vem ganhando muita visibilidade no Brasil, principalmente entre o público jovem. Partindo de teorias da argumentação, do discurso, noções de retórica e enunciação, faremos o levantamento de músicas problemáticas desse meio musical para analisar, à luz de teóricos da área, o discurso violento e machista presente nessas canções, muitas vezes velado e não tão explícitos.
  • Item
    Ensino e aprendizagem de língua Inglesa na escola pública : promoção do letramento crítico por meio de gêneros do discurso.
    (2022) Carvalho, Andresa Carla Gomes de; Antunes, Leandra Batista; Antunes, Leandra Batista; Pimenta, Viviane Raposo; Jucá, Leina Cláudia Viana
    Este trabalho tem como objetivo principal investigar práticas de ensino-aprendizagem da língua inglesa em uma escola pública do interior de Minas Gerais e propor práticas de ensino embasadas na promoção do letramento crítico e dos gêneros textuais, aplicando-as nessa escola e avaliando seus efeitos. Diante da observação de que o ensino da língua inglesa, muitas vezes, é baseado somente no ensino da gramática nas escolas públicas, este trabalho vem propor atividades mais contextualizadas, com temas mais próximos à realidade dos alunos. A proposta aqui feita justifica-se por oferecer a esses alunos de escola pública uma oportunidade que pode propiciar uma nova forma de acesso ao conhecimento da língua inglesa. A metodologia desta pesquisa partiu da aplicação de questionários iniciais na escola locus, para averiguar como professores e alunos enxergavam o ensino da língua inglesa nesta instituição de ensino. Seguiram-se aulas online nas quais ocorreram debates e exposição dos temas transversais que seriam tratados nas atividades da pesquisa. Os alunos discutiram temas como o racismo, igualdade de gêneros e consumismo, expondo suas opiniões e aprofundado seus conhecimentos sobre esses temas. Continuando o trabalho, as atividades foram aplicadas, divididas em três partes: pré-leitura, na qual os conhecimentos prévios sobre os temas foram averiguados; leitura, em que foi desenvolvida a interpretação dos temas em si e a opinião dos alunos sobre algumas partes do texto, inclusos os conhecimentos linguísticos referentes à língua inglesa; pós-leitura, na qual foram pedidos textos dissertativo-argumentativos, para verificar o desenvolvimento do olhar crítico dos educandos. O trabalho foi finalizado com questionários aplicados após as atividades para verificar se foi possível um bom desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Pode-se concluir com este trabalho que, de maneira geral, foram atingidos bons resultados de ensino-aprendizagem de língua inglesa, conseguindo despertar a consciência crítica dos estudantes e contribuindo para a formação dos discentes participantes.
  • Item
    Memórias de professores-leitores : um estudo da construção do gosto literário.
    (2022) Silva, Ana Luiza Freitas Franca; Soares, Ivanete Bernardino; Soares, Ivanete Bernardino; Amorim, Bernardo Nascimento de; Diniz, Lígia Gonçalves
    Nossa proposta é investigar algumas particularidades da formação do gosto pela literatura. Por meio de narrativas memorialísticas, buscamos identificar e analisar a construção dessa disposição favorável diante da leitura literária por parte de docentes do ensino superior que atuam na área de Literatura. O interesse central consiste em localizar os principais agentes que interferiram na formação literária dos sujeitos envolvidos, especialmente durante o período escolar, buscando recompor a rede material e simbólica que perpassa seus percursos de leitura, através das dimensões da memória mobilizadas por eles. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de um questionário que serviu como um direcionamento para a escrita memorialística de professores-leitores, de modo a investigar como as influências se deram nos meios familiares, culturais, econômicos, sociais e escolares. Para a análise e estudo dos dados coletados, foram utilizados os estudos sobre a formação do gosto pela literatura, especialmente do ponto de vista da sociologia da leitura, além das teorias de construção da memória, com o intuito perceber a importância das lembranças selecionadas e, por fim, as subjetividades presentes na formação do gosto literário e agenciadas no ato de leitura. Na base teórica da pesquisa, constam autores como Pierre Bourdieu (1989), Bernard Lahire (2004), Annie Rouxel (20013), Michèle Petit (2013), Gisèle Sapiro (2019), Paul Ricœur (2007), Aleida Asmann (2011), Eni Orlandi (2001) entre outros pesquisadores que promovem discussões voltadas para as condições sociais da formação do leitor literário e a construção do discurso a partir da memória.
  • Item
    A ferida ainda não cicatrizada : memória, trauma e testemunho em K. relato de uma busca, de Bernardo Kucinski.
    (2022) Silveira, Alexandre Henrique; Amorim, Bernardo Nascimento de; Amorim, Bernardo Nascimento de; Gama, Mônica Fernanda Rodrigues; Cury, Maria Zilda Ferreira
    O romance K. Relato de uma busca (2011), de Bernardo Kucinski, toma para si a tarefa dolorosa de representar um acontecimento traumático, o desaparecimento da irmã do autor, Ana Rosa Kucinski, priorizando, para tanto, o trabalho com a linguagem literária. Misturando fatos e ficção, história e literatura, o romance se constitui como um testemunho ficcional. Apesar de forte dimensão pessoal, o autor se apaga no texto para dar protagonismo ao seu pai, o escritor e poeta judeu Majer Kucinski, na forma do personagem K., que imigrou para o Brasil com a família, após a ocupação alemã na Polônia, durante a Segunda Guerra Mundial. O presente trabalho tem por objetivo propor uma leitura do romance, discutindo as questões de memória, testemunho e trauma. Considerando a memória do passado ditatorial como um espaço em disputa, no Brasil, se percebeu que o romance trabalha com as experiências de um grupo silenciado, qual seja, os familiares de desaparecidos políticos, na tentativa de retirar do espaço privado suas memórias, espalhando-as para um público mais amplo, através da literatura. Com foco na questão do testemunho, se averiguou que as noções de testis e de superstes estão presentes no romance, o que implica, de início, a escrita de acontecimentos traumáticos do passado, e, de modo mais amplo, a percepção da literatura como um meio de fazer justiça, diante da impunidade. Com uma estrutura fragmentada e polifônica, o romance rejeita totalidades e imparcialidades. Nesse sentido, se cogitou que a narração da obra trabalha a partir dos restos do passado. O romance de Kucinski revela sua importância para a literatura brasileira ao se constituir como esse objeto que comunica vivências da ditadura brasileira, endereçando essa ferida, ainda não cicatrizada, a outros.
  • Item
    Diante da fratura do real : o realismo e o contemporâneo em Ricardo Lísias.
    (2022) Ruivo, Júlia Barbedo; Rosa, Victor Luiz da; Rosa, Victor Luiz da; Gama, Mônica Fernanda Rodrigues; Magri, Ieda Maria
    A obra de Ricardo Lísias parece se estabelecer em vias de transgredir e de inverter a regularidade em um jogo que vai além de suas regras, passando assim para fora dos limites convencionais da literatura. É nesse sentido que se propõe uma análise sobre como os procedimentos literários de Lísias refletem e ruminam os debates e conflitos teóricos efervescentes nos séculos XX e XXI, como a crise narrativa e a morte do autor. Ambos os pontos parecem estar essencialmente ligados à crise representativa, o que, por sua vez, têm impacto direto nos procedimentos estéticos do realismo e da literatura contemporânea. Com isso em vista, a partir da leitura e da análise bibliográfica, coloca-se em observação as publicações de Ricardo Lísias, de 1999 a 2016, desde Cobertor de estrelas até Inquérito policial família Tobias, em diálogo com autores como Karl Erik Schollhammer, Hal Foster, Vera Lúcia Follain de Figueiredo, Luciene Azevedo e Giorgio Agamben, para refletir os sentidos do contemporâneo e do realismo no ofício literário que se desenvolve a partir de uma autoconsciência enunciativa. Sendo assim, observou-se como Lísias, tanto no aspecto formal, quanto no temático, coloca a ficção no centro da estrutura criativa, de modo a dividir com o leitor a construção e montagem dos sentidos, bem como expandir o efeito de realidade, de modo a proporcionar a experiência fraturada do real, tanto pelo choque, quanto pelo afeto.
  • Item
    Um estudo sociolinguístico do uso da preposição “em” no município de Ouro Preto (MG).
    (2015) Pires, Luís Ricardo Rodrigues; Gonçalves, Clézio Roberto; Coelho, Maria do Socorro Vieira; Rocha, Ana Paula Antunes; Gonçalves, Clézio Roberto
    Esta dissertação analisa o uso da preposição “em” na fala de moradores do município de Ouro Preto (MG) a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista. São, para tanto, abordados os seguintes temas: a) a análise da variação no uso da preposição “em” na fala de moradores de Ouro Preto (MG); b) a observação do uso da preposição “ni” como uma variante da preposição “em”; c) a discussão de algumas hipóteses relativas ao surgimento da variante “ni”, à sua incorporação ao Português Brasileiro, bem como à estigmatização linguística da qual é alvo. O estudo parte da análise do estatuto gramatical das preposições, em especial da preposição “em”, nas gramáticas normativa, histórica e descritiva. No plano dos estudos linguísticos, são analisados alguns trabalhos desenvolvidos na perspectiva da Sociolinguística Variacionista sobre o uso das variantes “em” e “ni”. As hipóteses sobre o surgimento da variante “ni” discutidas nesta dissertação foram identificadas em trabalhos realizados por Cunha (1960), Carvalho e Nascimento (1984) e Lucchesi, Baxter e Ribeiro (2009). O corpus é composto por 16 informantes nascidos no município de Ouro Preto (MG), os quais foram agrupados de acordo com as seguintes variáveis extralinguísticas: gênero, faixa etária e escolaridade. Após a coleta dos dados, a partir da gravação de entrevistas sociolinguísticas, transcrição e análise do corpus, foram identificadas 557 ocorrências da preposição “em” (e de suas formas contraídas com artigo ou pronome) e da forma “ni”. Constatou-se, a partir da análise, que o uso das variantes não é necessariamente condicionado por fatores extralinguísticos, mas, sim, por aspectos linguísticos, como o traço semântico e o tipo de verbo que ocorre na elocução. Quanto à forma “ni”, embora sua ocorrência no corpus tenha sido bastante reduzida, constatou-se que seu uso se dá em situações de maior informalidade e, consequentemente, menor monitoramento linguístico.
  • Item
    I know why the caged bird sings : Letramento Racial Crítico em aulas de Língua Inglesa e a (des)construção identitária de estudantes negros brasileiros.
    (2022) Gonzaga, Marcela Cristina Fideles; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Lima, Fernando Silvério de; Reis, Valdeni da Silva
    Esta pesquisa está inserida na área da Linguística Aplicada (LA) e vem fazer coro aos estudos que alinham ensino-aprendizagem de Língua Inglesa (LI) e a identidade negra. A pesquisa buscou compreender de que maneira estudantes negros brasileiros do Ensino Médio de uma escola pública na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerias, (des)constroem suas identidades expostos a práticas de Letramento Racial Crítico (LRC) (FERREIRA, 2014; 2015) em aulas de LI. A pesquisa investigou como práticas de LRC em aulas de LI se relacionam com o enfretamento das violências raciais que atravessam a negritude dos sujeitos negros participantes da pesquisa. A pesquisa também buscou analisar de que maneira a professoraparceira (des)constrói conhecimento sobre educação antirracista a partir do planejamento e regências das práticas de LRC em colaboração com a pesquisadora. Assim sendo, o estudo se configura como qualitativo e de modalidade pesquisa açãocolaborativa (THIOLLENT, 2011; PIMENTA, 2005; LEITE, 2014). As práticas de LRC foram construídas colaborativamente, tendo como suporte o texto literário I know why the caged bird sings, uma autobiografia da escritora estadunidense Maya Angelou (2000), e foram também embasadas na teoria do Letramento Literário Crítico (LLC) (ZAPPONE, 2008; LOURENÇO, 2011; SANTOS; 2015). O corpus foi gerado a partir de questionários semiestruturados, entrevistas semiestruturadas, notas de campo e uma narrativa escrita. Os dizeres dos participantes da pesquisa foram analisados à luz das perspectivas discursiva, da LA e de noções advindas da psicanálise freudolacaniana. A partir da análise do corpus, foi possível visualizar momentos de identificação dos aprendizes com a história de vida da escritora, que narra sua infância, adolescência e juventude nos Estados Unidos da América (EUA) vítima do racismo e das Leis Segregacionistas Jim Crow. Os resultados apontam que, diante de práticas de Letramento Literário Racial Crítico (LLRC), conceito que o estudo tenta propor, aprendizes negros se (des)constroem identitariamente sob efeito de sentimentos de angústia e indignação frente às desigualdades raciais perpassadas na sua realidade e se movimentam para um estado de tomada da palavra (SERRANIINFANTE, 1998; INFANTE, 2013) que os posicionam significativamente dentro das relações de poder em que eles estão inseridos. As análises do corpus também revelam que o uso do texto literário como suporte de práticas de LRC colaboram para o enfrentamento das violências silenciosas acordadas na cordialidade do racismo à brasileira (MUNANGA, 2020) e no fortalecimento dos aprendizes, especialmente tratando do ícone identitário da negritude: o cabelo crespo. Os dizeres da professoraparceira do estudo revelam a carência da formação antirracista de professores de LI e apontam a urgência de uma formação propositalmente antirracista. Os resultados revelam que a professora- -parceira (des)constrói conhecimento sobre a relevância da contextualização sócio- -histórica das práticas antirracistas e da presença de vocabulário específico sobre as relações raciais brasileiras na sala de aula, sobre o “mito da inferioridade do negro” (MUNANGA, 2020; GOMES, 2002) e sobre a importância do diálogo formativo antirracista na sua formação. Dessa forma, entendemos que práticas de LRC nas aulas de LI corroboram a (des)construção identitária de aprendizes negros, movimentando-os para o fortalecimento das suas negritudes.
  • Item
    Emoções e constituição identitária de aprendizes de língua inglesa do ensino médio de uma escola pública.
    (2022) Soares, Rosiane Camilo Gonçalves; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Pimenta, Viviane Raposo; Fernandes, Gláucio Geraldo de Moura
    Este estudo teve como objetivo geral analisar as emoções que permeiam a constituição identitária de estudantes do Ensino Médio (EM) para o aprendizado de Língua Inglesa (LI) em uma escola pública. De maneira mais específica, a intenção foi investigar os fatores emocionais que permeiam o aprendizado dos estudantes de LI do EM em uma escola pública, mapear as representações dos aprendizes do EM sobre a aprendizagem de LI e compreender a constituição identitária dos aprendizes de LI do EM em uma escola pública. O percurso teórico-metodológico desta pesquisa está ancorado nos pressupostos discursivos franco-brasileiros (CORACINI, 2003; 2007; SÓL 2014; 2015; 2020a, 2020b; GRIGOLETTO, 2007), na Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; RAJAGOPALAN, 2021), na perspectiva psicanalítica (REVUZ, 1998) e na Semiótica Social (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Esta pesquisa é qualitativa, de cunho etnográfico, sendo um estudo de caso. Teve como participantes cartorze alunos do EM de uma escola pública localizada na Região dos Inconfidentes. O corpus foi formado por meio de um questionário semiestruturado, narrativas escritas e visuais. As narrativas visuais enriqueceram o corpus do trabalho, pois, além de complementarem as narrativas escritas, nelas foram apresentadas singularidades não relatadas na modalidade escrita. Os resultados apontam para a reflexão sobre os métodos que nós, professores, utilizamos em nossas salas de aulas, pois eles podem contribuir tanto para a participação efetiva, como para a recusa da realização das atividades propostas. Este estudo contribuiu também para a ampliação do olhar sobre a motivação e emoções dos estudantes de LI do EM da escola pública e para (re)pensar quais fatores que os movem para continuar investindo no aprendizado de LI.
  • Item
    Um estudo sobre o potencial uso de aplicativos para a aprendizagem de inglês como LE no ensino híbrido.
    (2022) Alves, Marcus Vinícius Vieira; Gonçalves, José Luiz Vila Real; Gonçalves, José Luiz Vila Real; Sól, Vanderlice dos Santos Andrade; Carvalho, Fernanda Peçanha
    O objetivo principal desta pesquisa de mestrado foi investigar, dentro de uma estratégia de Ensino Híbrido, as potencialidades de três aplicativos desenvolvidos para a aprendizagem de inglês como língua estrangeira (LE): o Cake, o Duolingo e o Hello Talk. Para isso, 26 estudantes do segundo ciclo do Ensino Fundamental matriculados em uma escola pública do município de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais, aceitaram utilizar tais mídias digitais durante um bimestre, no ano de 2021. Ao fim do período, suas percepções foram ouvidas, principalmente sobre a eficiência dos materiais para o estímulo ao engajamento estudantil e sobre os impactos que a experiência provocou na aprendizagem. Esta investigação ancora-se em estudos que começaram a ganhar força a partir de 1994, fomentados internacionalmente pelos idealizadores da Pedagogia dos Multiletramentos, entre os quais figuram Cope et al. (2020). Destaco que esta obra não se esquece do pioneirismo brasileiro de pesquisadores como Campos et al. (1990), que já versavam sobre a necessidade de uma crescente adoção de tecnologias digitais na Educação, antes mesmo da formação do chamado Grupo de Nova Londres. Ao longo de três décadas, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) foram paulatinamente incorporadas às práticas escolares. No ano de 2020, a pandemia de covid-19 provocou rupturas de grandes proporções em todo o sistema educacional. O uso das TIC, que até então vinha sendo visto por alguns profissionais como uma mera opção a mais, passou a ser mandatório. Este trabalho inseriu-se em uma conjuntura em que aplicativos foram empregados como ferramentas pedagógicas em larga escala. Os três materiais didáticos aqui analisados foram selecionados com base em recomendações de autores da Pedagogia e da Linguística contemporâneas, tais como Paiva (2014), Bacich et al. (2015), Moran (2017) e Higashi et al. (2020). Levaram-se em consideração, ainda, ensinamentos de teóricos clássicos, tais como Vygotsky (2003) e Piaget apud Munari (2010), por exemplo. Os resultados desta pesquisa-ação demonstraram que o uso dos aplicativos Cake, Duolingo e Hello Talk gerou impactos positivos tanto no engajamento estudantil quanto na aprendizagem de inglês como LE.
  • Item
    Um estudo sociointeracional da reunião ministerial de 22 de abril de 2020.
    (2022) Vieira, Célia Maria Werneck dos Santos; Rodrigues Júnior, Adail Sebastião; Rodrigues Júnior, Adail Sebastião; Gonçalves, Clézio Roberto; Baptista, Patrícia Rodrigues Tanuri
    Este trabalho é um estudo sociointeracional da reunião ministerial de 22 de abril de 2020, ocorrida no governo do Presidente Bolsonaro, que apresentou um plano para a retomada econômica do Brasil frente à crise pandêmica em decorrência da COVID-19. O objetivo principal desta pesquisa foi detectar quais os footings, a dinâmica dos enquadres e esquemas de conhecimento dos participantes da reunião. Utilizando-se uma metodologia de caráter exploratório qualitativo, com orientação analítico-descritivo, foram analisados dez discursos dentre os 23 ao todo, o que equivale a 58% de tempo dos falantes na reunião. Os procedimentos metodológicos adotados apoiam-se nos pressupostos metodológicos da Análise da Conversação, em que dados são gravados, transcritos e só depois analisados. Assim, foi feita uma análise qualitativa e interpretativa do vídeo da reunião. De posse da gravação em vídeo dessa reunião, procedeu-se à pesquisa que, por meio das ferramentas da Sociolinguística Interacional, descreveu, com destaque, como ocorreram as mudanças de footing e enquadre, paralelamente, em meio às pistas de contextualização, focalizou as estratégias de polidez e preservação de face utilizadas, evidenciando o estilo conversacional dos falantes na construção de suas imagens, apoiando-se, sobretudo, nos referenciais teóricos de Goffman (2006, 2011, 2013a, 2013b); Gumperz (2013); Brown e Levinson (1987) e Tannen e Wallat (2013). Os resultados da pesquisa possibilitaram conhecer como se deu a reunião, do ponto de vista interacional, do Presidente com seus Ministros. Constatou-se uma reunião com interlocução organizada, os falantes ratificados tiveram uma postura participativa na qual os diversos interlocutores alternavam o footing e os enquadres constantemente, perdendo, às vezes, o foco e o objetivo central da reunião. Em pesquisas futuras, em nível de doutorado, sugere-se a análise de todas as falas dos participantes da referida reunião ministerial, objeto deste estudo, de modo a traçar um perfil interacional amplo dos interlocutores, sob as orientações teórico- metodológicas da Sociolinguística Interacional.