DEEDU - Livros e capítulos de livros

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 3 of 3
  • Item
    O que determina a escolha por um curso? Um estudo sobre os motivos, os aspectos e as razões que conduziram pedagogos a optarem pelo curso de pedagogia.
    (2017) Lucindo, Nilzilene Imaculada; Araújo, Regina Magna Bonifácio de
    Este artigo apresenta um estudo construído a partir dos textos obtidos em entrevistas semiestruturadas, realizadas com pedagogos, em que se verificaram os aspectos que levaram esses profissionais a se identificarem com a área educacional, a cursar Pedagogia e optarem ou não por esta profissão, caso fizessem a escolha hoje. O texto é um recorte dos dados coletados para uma pesquisa de Mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP. A metodologia, de cunho biográfico, fez uso de um questionário, que buscou identificar o perfil dos pedagogos e uma entrevista semiestruturada, elaborada nesta perspectiva, que procurou explicitar as vozes dos sujeitos que narraram suas histórias, experiências, seus contextos, as influências sofridas e suas escolhas. Os resultados indicaram os vários aspectos que conduziram os pedagogos a se identificarem com a área educacional: a opção pessoal e o gosto pela área educacional; o desejo e o sonho de criança; a influência da família e até mesmo a falta de opção. Sobre a motivação para cursar Pedagogia, para a maioria, o curso de Magistério foi decisivo. Quanto à escolha por uma profissão hoje, 90% dos entrevistados optariam novamente pelo curso. A abordagem adotada permitiu explicitar sentimentos e representações acerca das escolhas dos pedagogos e evidenciou que a opção pelo curso sofreu influência das questões de gênero, tempo histórico e espaço geográfico, além de outras referências.
  • Item
    Um estudo com egressos do curso de pedagogia : avaliando a formação inicial.
    (2018) Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Nunes, Célia Maria Fernandes; Lucindo, Nilzilene Imaculada
    O estudo apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia, formados após a Resolução CNE/CP nº 1/2006, estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line em 145 egressos formados entre 2012 e 2015. Com base nas respostas de 70 egressos identificamos que esse grupo se constitui, em sua maioria, por mulheres, naturais da região onde a IES está inserida, de cor branca e parda, solteiras. Em geral avaliam bem o curso nos quesitos projeto pedagógico, matriz curricular, estrutura física, apontando como ótimo o corpo docente. Os participantes reconheceram que a formação adquirida nas atividades de pesquisa e extensão foi significativa para a entrada no mercado de trabalho.
  • Item
    Em busca de novos talentos : experiências pedagógicas na interação universidade e educação básica.
    (Editora UFOP, 2014) Nunes, Célia Maria Fernandes; Alves, Kerley dos Santos