PPGEDU - Doutorado (Tese)
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Item Trajetórias escolares “improváveis” : a longevidade escolar de universitários de camadas populares criados ou cuidados por seus avós.(2023) Carvalho, Tatiane Kelly Pinto de; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Campos, Alexandra Resende; Dias, Cristina Maria de Souza Brito; Cunha, Maria Amália de AlmeidaA sociedade contemporânea tem nos apresentado diferentes configurações familiares, em que avós são chamados a cuidar dos netos na ausência dos genitores. A literatura que trata desse tema nos mostra que os mais velhos oferecem, além da contribuição afetiva e emocional, auxílio no processo de escolarização dos netos e que isso se reflete na longevidade escolar. Nesse sentido, este estudo buscou compreender quais foram as principais estratégias e mobilizações dos avós que influenciaram a longevidade escolar e a inserção de seus netos jovens no Ensino Superior público. O referencial teórico pautou-se nas discussões do campo da Sociologia da Educação e das Relações Intergeracionais, revelando a lacuna de investigações sobre longevidade escolar de indivíduos de camadas populares criados pelos avós. A metodologia de pesquisa, de cunho qualitativo, pautou-se principalmente na aplicação de questionários a 279 estudantes do primeiro período dos cursos ofertados na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e na realização de entrevistas semiestruturadas com quatro estudantes e uma avó de cada uma delas, pertencentes aos meios populares, considerando aspectos da trajetória familiar e escolar. Entre os principais resultados da pesquisa, destacamos que todas as universitárias reconhecem a importância de suas avós ao longo de seus percursos escolares e pessoais, seja nos ensinamentos morais e éticos imprescindíveis à formação do ser humano, seja na contribuição ao longo do percurso na Educação Básica. Em relação às trajetórias escolares, notamos que as avós consideraram os esforços das netas, destacando o compromisso com as tarefas escolares e a criação de uma rede de apoio. As próprias famílias organizaram uma rotina de estudos e a supervisão apareceu como algo comum no processo de escolarização, manifestada em ações como a vigilância dos cadernos e boletins escolares, o comparecimento às reuniões escolares e o incentivo à leitura. Mesmo com baixa escolaridade, as avós das camadas populares ouvidas na pesquisa desenvolveram táticas que visaram à permanência das netas nos bancos escolares, o que indicou a necessidade de lançarmos luz ao papel destas protagonistas no processo de escolarização de netos por eles criados e/ou cuidados. Os resultados da pesquisa mostram, ainda, que as relações intergeracionais entre avós e netos são muito mais ricas do que podemos perceber em uma primeira análise e que, portanto, merecem estudos mais aprofundados na área da Educação, considerando que os avós cuidadores têm impacto no processo de escolarização de seus netos.Item Frações nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise de conhecimentos matemáticos que afloraram em situações de ensino ao longo de um curso de extensão.(2023) Patrono, Rosângela Milagres; Ferreira, Ana Cristina; Moreira, Plínio Cavalcanti; Ferreira, Ana Cristina; Moreira, Plínio Cavalcanti; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Nunes, Célia Maria Fernandes; Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade; Ferreira, Maria Cristina CostaEsta pesquisa se insere na linha de pesquisa 1 – Formação de professores, Políticas Educacionais e História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação e se desenvolve no contexto de um curso de extensão, tendo como objeto de estudo os conhecimentos matemáticos para o ensino de frações na Educação Básica. A questão norteadora do estudo é: Que conhecimentos matemáticos para o ensino de frações afloraram (isto é, foram efetivamente mobilizados ou são potencialmente mobilizáveis em situações de ensino e de aprendizagem de frações) no planejamento e no desenvolvimento de um curso de extensão voltado para professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de Ouro Preto e região? Ao se apropriar de conhecimentos matemáticos para o ensino, o professor que ensina matemática vai se desenvolvendo profissionalmente e, nesse processo, é fundamental a associação dos conhecimentos com as situações de ensino que os requerem. Assim, tomando como base estudos sobre os conhecimentos matemáticos para o ensino, a teoria dos subconstrutos do número racional e a literatura que trata do ensino e da aprendizagem escolar desse tema, foi desenvolvido um curso de extensão com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O propósito foi identificar, descrever, caracterizar e situar contextualmente conhecimentos matemáticos relevantes para o ensino de frações. A abordagem da pesquisa é qualitativa e os dados foram produzidos por meio de gravações em áudio e vídeo dos encontros, registros produzidos pelos participantes e diário de campo. A descrição e análise foram realizadas simultaneamente, à luz do referencial teórico utilizado e em diálogo com a literatura especializada. Foram identificadas mais de 40 formas de conhecimento matemático para o ensino que afloraram no planejamento e desenvolvimento do curso com as professoras. Foram identificados tanto os conhecimentos efetivamente mobilizados quanto aqueles potencialmente mobilizáveis, ampliando o leque possível de conhecimentos matemáticos relevantes para o ensino de frações nos anos iniciais. As associações entre as formas de conhecimento identificadas e as situações que as requerem proporcionam meios para que o professor reconheça, em situação, conhecimentos profissionais cuja demanda pode não ser percebida de modo “natural” no dia a dia de sua prática docente, uma vez que apresentam nuances e requerem elaborações teóricas específicas, condicionadas pela situação de ensino em que são requeridos. A partir da análise dos dados produzidos, foi possível levantar a hipótese de que existem aspectos positivos e negativos nas formas como o subconstruto parte-todo pode ser utilizado para promover a compreensão conceitual dos demais subconstrutos, especialmente no que se refere ao quociente e à representação como ponto da reta numérica. Esses aspectos sugerem, no mínimo, a necessidade de pesquisas futuras sobre essa questão específica. Os resultados obtidos contribuem, no geral, para fundamentar ações pedagógicas, referentes ao trabalho com as frações nos anos iniciais, voltadas para o desenvolvimento da prática docente do professor na escola, bem como a do professor formador em trabalhos de formação inicial ou continuada.Item Análise dos contextos de implementação e os efeitos das políticas educacionais : um estudo sobre os programas de formação de professores na Região dos Inconfidentes-MG.(2023) Oliveri, Andressa Maris Rezende; Jardilino, José Rubens Lima; Jardilino, José Rubens Lima; Ferreira, Ana Cristina; Nunes, Célia Maria Fernandes; Farias, Isabel Maria Sabino de; Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro daO presente trabalho tem como objetivo a análise da trajetória de implementação e os efeitos dos programas Prodocência, Obeduc e Pibid, implementados no período de 2009 a 2019 pela UFOP e IFMG/campus Ouro Preto, na formação de professores e nas escolas participantes. Como fio condutor deste estudo, foi estabelecida a seguinte pergunta: Quais os efeitos da política educacional materializada nos programas Prodocência, Obeduc e Pibid nas dimensões do conhecimento profissional docente, práticas pedagógicas, permanência e valorização da profissão? Considerando a atuação dos sujeitos sobre a política na trajetória de implementação desta, percebe-se que estes programas colaboraram para que houvesse efeitos não apenas na formação inicial de professores, mas também na formação continuada e no desenvolvimento profissional dos docentes do Ensino Superior e da Educação Básica integrantes/egressos destes programas. A sustentação teórica desta tese foi firmada nos conceitos de implementação, de atuação sobre a política e do Ciclo de Políticas. A trajetória da política é influenciada pela atuação dos atores sociais produzindo efeitos no contexto da prática. O caminho metodológico envolveu a entrevista semiestruturada com 22 docentes integrantes/egressos dos programas e a análise dos documentos produzidos no âmbito do governo federal e das Instituições de Ensino Superior (IES) formadoras. A Análise Crítica do Discurso e as teorias que tratam da política educacional e formação de professores nos auxiliaram no entendimento dos discursos constituintes da política nos contextos de influência, produção de textos e seus efeitos no contexto da prática. Sob a perspectiva dos entrevistados e documentos analisados, percebe-se como efeitos dos programas: discussão sobre política educacional; condições de trabalho; identidade e profissionalidade docente; aprendizagem da docência na constituição dos saberes e os aspectos políticos e sociais que envolvem a profissão e a vida dos sujeitos; maior aproximação entre IES e escolas; formação pela pesquisa; estímulo de práticas formativas diferenciadas nas IES e escolas; colaboração no desenvolvimento dos cursos de licenciatura. Os programas abrangeram atividades relacionadas aos três pilares das IES: ensino, pesquisa e extensão. E foram relevantes para as licenciaturas das IES que experimentaram um período fértil de desenvolvimento, consolidação e valorização no contexto institucional. Contudo, eles foram criados como políticas de governo, situação que colabora para a desmobilização, extinção e criação de novos programas sem a devida avaliação e o aprimoramento daqueles já existentes. É necessário o estabelecimento de uma política de Estado para a educação que contemple a formação crítica e reflexiva, a autonomia dos sujeitos, as condições de trabalho, a valorização da carreira, a jornada de trabalho e salários para que se possa ter uma educação de qualidade para todos.Item Perspectivas de inovação nos projetos políticos pedagógicos e currículos voltados ao ensino de Ciências nos cursos de Pedagogia : um estudo envolvendo universidades federais do estado de Minas Gerais.(2023) Carvalho, Renata Cristina de Souza; Franco, Marco Antônio Melo; Franco, Marco Antônio Melo; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Nunes, Célia Maria Fernandes; Campani, Adriana; Silva, Fernando CésarO cenário atual é marcado por avanços no campo cientifico e tecnológico e pelas transformações expressivas da sociedade quanto à sua função, estrutura e dinâmica. Esse quadro de evoluções e transformações têm influenciado o campo educacional no âmbito do ensino superior. Sugerem mudanças nas prioridades das instituições de modo que adaptem suas estruturas acadêmica, curricular, pedagógica e metodológica para operar de forma conectada a essas demandas contemporâneas. Esse movimento nos conduziu a pensar a inovação no contexto universitário e observar o papel e a importância que os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) podem apresentar, para que inovações sejam propostas e executadas. Por isso, no presente estudo, propôs-se investigar as tentativas de inovação nos projetos políticos pedagógicos (PPP) e currículos voltados ao Ensino de Ciências nos cursos de Pedagogia, oferecidos na modalidade presencial pelas Universidades Federais do Estado de Minas Gerais. O estudo dividiu-se em duas partes. A primeira parte referiu-se ao enquadramento teórico que subsidia a investigação, contextualizando sobre: 1) aspectos que orientam a formação inicial docente ressaltando a área de ensino de Ensino de Ciências - contextualizando a temática de investigação que abrange essas duas perspectivas e procurando estabelecer relações entre seus aspectos históricos e pedagógicos, bem como as abordagens metodológicas do Ensino de Ciências que são consideradas inovadoras. 2) estudos teóricos sobre as perspectivas e concepções de Inovação – considerando os múltiplos sentidos e variações que o termo invoca e dialogando com temáticas importantes que permeiam os cenários educacionais em virtude das transformações econômicas e socioculturais que se processam com as demandas atuais. A segunda parte contemplou o estudo propriamente dito, por meio de uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento para a coleta de dados a análise documental. As informações foram coletadas em fontes primárias, como os documentos técnicos: Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia; Componentes Curriculares; Documentos de Reestruturação Curricular e Ementários. A verificação ocorreu mediante Análise de Conteúdo fundamentada por Laurence Bardin, seguindo três fases pré definidas: pré analise, exploração do material e tratamento dos dados. Nessa análise, foi possível identificar indícios de que os seis PPPs dos cursos de Pedagogia, em suas especificidades, são importantes aliados na promoção de inovações. Estes documentos apresentaram aspectos referentes às perspectivas de Inovação apontadas pelos autores que fundamentaram este estudo. Observou-se que os projetos e inovações caminham juntos quando os objetivos que os direcionam são pensados para uma proposta de formação docente humana, que se preocupa em refletir sobre os diversos saberes, valores, crenças, concepções, que emergem durante o processo formativo. A análise no que tange ao Ensino de Ciências, demostrou a importância de se ressignificar as propostas de formação para que valorizem uma relação horizontal entre os indivíduos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem, articulando: teoria e prática, abordagens metodológicas e tecnologias aos objetivos de aprendizagem, bem como aos diversos saberes que emergem nas instituições e nos cursos de formação docente.Item Modos de ensinar literatura infantil na escola : (trans)formando leitores literários.(2022) Magalhães, Rosângela Márcia; Corrêa, Hércules Tolêdo; Corrêa, Hércules Tolêdo; Machado, Rodrigo Corrêa Martins; Soares, Ivanete Bernardino; Machado, Maria Zélia Versiani; Debus, Eliane Santana DiasA leitura de textos literários contribui para a formação do leitor criativo e autônomo, visto que os horizontes propostos pela literatura são ilimitados e suas interpretações, dada a sua natureza polissêmica, infinitas. Esta pesquisa de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto tem como objetivo geral analisar os modos de ensinar literatura infantil que levam os alunos ao sentido das obras nos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino da cidade de Itabirito/MG. Para o desenvolvimento desta investigação, recorremos aos princípios teóricosreferentes à abordagem qualitativa e utilizamos como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, o questionário, a entrevista semiestruturada, fotografias de acervo pessoal e de acervo particular disponibilizadas pelas profissionais pesquisadas e a análise de documentos oficiais relacionados ao trabalho com a Literatura Infantil na rede municipal de ensino. Os referenciais teóricos para o desenvolvimento desta pesquisa são os estudos sobre letramento(s), fundamentados e desenvolvidos por pesquisadores da área, tais como Magda Soares, e também nas consecutivas investigações sobre as diferentes formas de letramento, como o conceito de letramento literário, que vem sendo estudado por diversos pesquisadores brasileiros (por exemplo, PAULINO, COSSON, MACHADO, PAIVA, CORRÊA), e que tem se fortalecido bastante com o trabalho do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário – GPELL, no âmbito do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE da Faculdade de Educação da UFMG. Além desses estudiosos, dialogamos com pesquisadoras que têm como foco o ensino de literatura e a formação de leitores literários como Zilberman, Colomer, Rouxel, Dalvi, Lajolo, dentre outras e outros. Logo, esta pesquisa oferece elementos importantes para a compreensão do trabalho significativo com a literatura infantil e aponta subsídios para o desenvolvimento de estratégias metodológicas adequadas para a leitura literária nos primeiros anos de escolarização. Ficou evidente nesta investigação que não existe um modo exclusivo de ensinar literatura infantil nos anos iniciais da Rede Municipal de Educação de Itabirito/MG. O que devemos refletir é sobre a intencionalidade pedagógica do professor, pois em todos os caminhos que ele percorrer com seus alunos a atividade de leitura literária deve ser priorizada. A presente pesquisa ainda nos possibilita afirmar que a escola, para desenvolver o processo de letramento literário de forma sistematizada e significativa, deve dispor de uma biblioteca bem equipada e com pessoas qualificadas para trabalhar nesse espaço, um acerco diversificado, professores leitores com boa fundamentação teórica e metodológica, programas de ensino que valorizem a literatura e, sobretudo, um professor que medeia a leitura e também ensine a literatura infantil. Afinal, é através da experiência da leitura literária que é possível formar leitores mais conscientes e engajados na luta pela democracia, pela educação pública, gratuita e de qualidade.