PPGEDMAT - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Permanent URI for this community
O PPGEDMAT esteve vinculado ao DEMAT ( Departamento de Matemática) até o ano de 2015. Com a criação do DEEMA (Departamento de Educação Matemática) em 2016 o PPGEDMAT foi vinculado a este departamento.
Browse
Browsing PPGEDMAT - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática by Author "Barbosa, Jonei Cerqueira"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
Item Aprendendo a ensinar geometria nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo com alunos de pedagogia de uma universidade federal mineira.(2017) Carvalho, Hudney Alves Faria de; Ferreira, Ana Cristina; Ferreira, Ana Cristina; Barbosa, Jonei Cerqueira; Moreira, Plínio CavalcantiA presente pesquisa teve como propósito analisar possíveis mobilizações de saberes por estudantes de Pedagogia, ao vivenciarem tarefas relacionadas ao ensino de Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de modo a responder a seguinte questão: Que saberes são mobilizados por licenciandos em Pedagogia a partir de um conjunto de tarefas relacionadas ao ensino de Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O estudo, de cunho qualitativo, ocorreu ao longo de 12 encontros com 20 estudantes de um curso presencial de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade federal do interior de Minas Gerais durante uma disciplina obrigatória de sua matriz curricular. A produção de dados se deu por meio de: diário de campo do pesquisador (com o apoio de gravações em áudio e vídeo de alguns encontros), registros produzidos pelos estudantes ao longo do trabalho e entrevistas com alguns licenciandos. Inspirados em conceitos como Mathematical knowledge for teaching, Mathematics for teaching, Teachers’ mathematical knowledge for teaching, entre outros, buscamos construir uma compreensão acerca dos saberes relacionados ao ensino de Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, consideramos a experiência vivida por alguns futuros pedagogos, participantes do estudo, e também pelo formador, autor deste estudo. Os resultados evidenciam que o tempo foi insuficiente para mobilizar, de forma consistente, saberes específicos de Geometria. Em parte, isso se deve à formação recebida na Educação Básica pelos participantes do estudo e à relação estabelecida por eles com a Matemática. Contudo, encontramos fortes indícios de mobilização de outros saberes, importantes para a construção da identidade docente: compreender que existem variadas formas de ensinar Geometria nos anos iniciais; perceber o papel do professor na construção dos conhecimentos geométricos nas aulas dos anos iniciais; valorizar a participação das crianças nas tarefas de Matemática; reconhecer a necessidade de o professor procurar interpretar/compreender o raciocínio das crianças para melhor planejar suas aulas, entre outros. Em síntese, o processo vivido contribuiu para a construção de uma relação com a Geometria por parte dos licenciandos que pode favorecer aprendizagens futuras. A pesquisa gerou um produto educacional voltado para formadores de professores e professores, no qual algumas tarefas são apresentadas e discutidas. Esperamos contribuir para a formação matemática dos professores dos anos iniciais, e trazer elementos para o debate acadêmico acerca da Matemática para o ensino nos anos iniciais, e, em especial, dos saberes relacionados ao ensino de Geometria nesse nível.Item Modelagem matemática como um ambiente de aprendizagem para o desenvolvimento das competências em modelagem matemática de um grupo de estudantes ao transformar uma brincadeira em uma prática esportiva.(2018) Soares, Rogério Braga; Orey, Daniel Clark; Orey, Daniel Clark; Barbosa, Jonei Cerqueira; Rosa, MiltonEsta pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede estadual de ensino, localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, com 34 alunos do segundo ano do Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo central deste estudo foi verificar quais são as possíveis contribuições que a modelagem matemática como um ambiente de aprendizagem pode trazer para o desenvolvimento das competências de modelagem matemática de um grupo de estudantes, ao transformarem uma brincadeira em uma prática esportiva. Nesse direcionamento, a fundamentação teórica foi pautada na modelagem matemática como um ambiente de aprendizagem, em suas dimensões crítica e reflexiva, na modelagem matemática e os esportes e nas competências de modelagem matemática. Por conseguinte, foram desenvolvidos quatro blocos de atividades, desenvolvidos de acordo com as três fases e as dez etapas da modelagem matemática conforme propostas por Rosa em suas investigações. A coleta, a análise e a interpretação dos dados foram realizadas por meio da utilização da metodologia do estudo misto denominado QUAL+quan, por meio da qual os dados qualitativos e quantitativos foram coletados, analisados e interpretados simultaneamente. Posteriormente, os dados qualitativos foram quantificados. Nesse estudo, foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados, dois questionários, sendo um inicial e outro final, com questões fechadas e abertas; quatro blocos de atividades do registro documental, que foram realizadas pelos participantes durante a condução do trabalho de campo, bem como as anotações registradas no diário de campo do professor-pesquisador. A interpretação dos dados foi realizada por meio da elaboração de duas categorias temáticas mistas, de seis subcategorias mistas e uma emergente, que possibilitaram o desenvolvimento da resposta para a questão de investigação dessa pesquisa. Os resultados dessa investigação mostram que, no ambiente de aprendizagem proporcionado pela modelagem matemática, os participantes desse estudo puderam relacionar a matemática com a prática esportiva, observando a sua importância na padronização de equipamentos esportivos, favorecendo, assim, o desenvolvimento da criticidade e da reflexão, sobre o papel da matemática em outras áreas ou situações do mundo real. Desse modo, a partir do envolvimento dos participantes nas atividades propostas em sala de aula, foi possível identificar ações realizadas pelos participantes, explícita ou implicitamente, envolvendo o raciocínio e a utilização de estratégias diversas que os tornaram competentes para entender a situação-problema dada, elaborar modelos com dados provenientes mundo real, resolver as questões relacionadas com os modelos matemáticos e validar as soluções encontradas durante a condução do projeto de construção de carrinhos de rolimã. A partir da finalização dessa pesquisa, foi elaborado um produto educacional em formato de um caderno de sugestões com atividades interdisciplinares para que os professores e pessoas interessadas nessa temática possam criar um ambiente de aprendizagem sociocrítico e reflexivo para seus alunos, fundamentado na modelagem matemática.