Browsing by Author "Andrade, Gabriela Mara de Paiva Campos"
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Item Análise crítica do jogo 'Saga Científica'.(2016) Passos, Beatriz Silva do; Andrade, Gabriela Mara de Paiva Campos; Mozzer, Nilmara BragaNeste artigo, apresentamos uma análise crítica do jogo “Saga Científica”, o qual aborda aspectos de Natureza da Ciência no contexto de síntese da amônia. O jogo foi aplicado em uma turma de 15 estudantes de uma escola pública de Ouro Preto. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com alguns dos estudantes que participaram do jogo com os objetivos de avaliar essa ferramenta didática a partir das possíveis visões dos estudantes sobre aspectos de NC; e de apontar possíveis modificações no jogo na tentativa de contribuir para a melhoria do mesmo. Os dados foram categorizados e analisados com base no modelo Science Eye. Os resultados evidenciam que várias ideias, coerentes ou não com as ideias científicas, foram influenciadas pelo jogo. Concluímos que o jogo “Saga Científica” tem potencial para gerar discussões sobre NC. É sugerido que professores invistam em uma formação que possibilite discussões mais profundas sobre esses aspectos.Item Análise dos questionamentos do professor em atividades fundamentadas em modelagem analógica.(2016) Andrade, Gabriela Mara de Paiva Campos; Mozzer, Nilmara BragaInvestigamos o papel dos questionamentos de uma professora de Química em uma sequência de atividades sobre o tema equilíbrio químico, fundamentadas na modelagem analógica. Nessas atividades, os estudantes trabalham de forma colaborativa e guiados pelo professor na elaboração, crítica e revisão de modelos e analogias para explicar o comportamento de sistemas em situação de equilíbrio químico. O desenvolvimento das atividades ocorreu em turmas do segundo ano do ensino médio de uma escola estadual de uma pequena cidade do estado de Minas Gerais. As aulas foram registradas em vídeo e transcritas na íntegra. Selecionamos dois grupos com quatro estudantes cada para realizar a análise dos dados com base da tipologia de questionamentos proposta por Chin (2007). Buscamos categorizar os tipos de questionamentos realizados pela professora, bem como a sua frequência, e correlacioná-los com cada uma das etapas da modelagem analógica na busca por investigar a influência desses questionamentos no desenvolvimento dos conhecimentos dos estudantes. Nossos resultados evidenciaram que os questionamentos da professora foram os principais responsáveis por minimizar as dificuldades dos estudantes em cada etapa da modelagem analógica, garantindo que as interações que eles estabeleceram entre si, com o professor e com as novas informações, contribuíssem para a construção de modelos e analogias gradualmente mais coerentes com o conhecimento científico.Item Modelo de conhecimento profissional de professores em formação.(2017) Oliveira, Thais Mara Anastácio; Mozzer, Nilmara Braga; Andrade, Gabriela Mara de Paiva CamposNeste trabalho propomos e discutimos um modelo que caracteriza o conhecimento profissional de professores em formação (CPPF). Este inclui conhecimentos profissionais fundamentais e os conhecimentos produzidos pelos futuros professores a partir da transformação daqueles em situações de ensino. Nesse modelo a articulação teoria-prática assume um papel central na formação de professores. A partir dela, os futuros professores podem vivenciar situações de ensino e transformá-las por meio da teoria. Esse processo tem o potencial de aprimorar cada vez mais o CPPF, o qual poderá ser parte do PCK desses professores.Item O papel dos questionamentos da professora em um processo de ensino de química fundamentado na modelagem analógica.(2018) Andrade, Gabriela Mara de Paiva Campos; Mozzer, Nilmara Braga; Almeida, Sheila Alves de; Barbosa, Luis Gustavo D'Carlos; Mozzer, Nilmara BragaEsse trabalho de pesquisa visa investigar os questionamentos realizados por uma professora de Química da Educação Básica de uma escola pública da cidade de Mariana- MG, durante o desenvolvimento de uma sequência didática sobre equilíbrio químico, fundamentada na modelagem analógica; e entender como esses questionamentos contribuíram para a elaboração dos significados sobre os conceitos científicos abordados nessa sequência, especialmente aqueles relacionados aos aspectos qualitativos do equilíbrio químico: reversibilidade, coexistência de reagentes e produtos e dinamismo. A modelagem analógica é entendida como um processo de criação, crítica e refino dos modelos e analogias, estes por sua vez, compreendidos como artefatos de pensamento e linguagem. Nos apoiamos em uma perspectiva sócio-histórica na busca por compreender essa atribuição de significados por sujeitos no contexto e em interação com outros sujeitos. Para tal, desenvolvemos uma categorização dos tipos de questionamentos realizados pela professora em eventos sociais, construídos pelas pesquisadoras para representar o desenvolvimento da sequência didática, e analisamos como esses questionamentos mediaram as ações e reações dos sujeitos (professora e estudantes) na negociação dos mencionados significados. Para a criação das categorias nos inspiramos em trabalhos como os de Chin (2007), Mehan (1979); Lemke (1997), os quais buscaram em seus trabalhos compreender como os estudantes e os professores interagiam em contextos reais de sala de aula de Ciências, os diferentes padrões de interações e os tipos de enunciações realizados pelos professores. Algumas categorias foram criadas a priori, a partir da consideração desses aspectos da revisão da literatura; outras, a posteriori, referentes aos questionamentos mais específicos às atividades de modelagem analógica. Durante o período de 10 (dez) aulas, foram construídos 13 (treze) eventos sociais com base nas transcrições integrais dos vídeos, nas anotações de campo das pesquisadoras, nas atividades escritas e modelos concretos produzidos pelos estudantes. Destes, selecionamos 6 (seis) eventos, por considerarmos que os mesmos nos forneceram um número considerável de indícios da influência dos questionamentos da professora no processo de significação. Identificamos alguns questionamentos mais gerais, como os do tipo comunicação de ideias, explanatório sobre o processo e reflexão sobre o raciocínio que contribuíram para que os estudantes expressassem suas ideias, fornecessem opiniões, interpretações e explicações sobre mais detalhadas e refletissem sobre as ideias que fundamentavam os modelos e comparações elaborados. Identificamos também questionamentos mais específicos às atividades de modelagem analógica, como os de seleção de ideias para a elaboração de modelos e analogias, checagem do estado de desenvolvimento do modelo, mapeamento de similaridades e identificação de limitações das comparações que auxiliaram os estudantes no levantamento de dados e informações necessários para a resolução dos problemas, na identificação de aspectos que eles já haviam compreendido e daqueles que ainda precisavam compreender melhor sobre as entidades a serem modeladas e na explicitação as similaridades entre os domínios comparados. Alguns desses questionamentos contribuíram para realçar as funções de artefatos de pensamento e linguagem dos modelos e analogias, promovendo a utilização dos mesmos na representação e produção de conhecimentos e na comunicação e negociação de ideias pelos estudantes. O levantamento desses questionamentos podem proporcionar aos professores orientações que visam contribuir para melhorias da prática docente e para as interações sociais nas salas de aula de Ciências que visam a elaboração de significados.Item O papel dos questionamentos do professor em atividades fundamentadas em modelagem analógica.(2017) Andrade, Gabriela Mara de Paiva Campos; Mozzer, Nilmara Braga; Oliveira, Thais Mara Anastácio: Nosso trabalho tem como objetivo investigar o papel dos questionamentos de uma professora de química na co-construção de conhecimentos em atividades fundamentadas em modelagem analógica. Selecionamos um grupo de quatro estudantes de uma escola pública localizada em Mariana-MG, Brasil. Todas as aulas foram transcritas, os questionamentos da professora foram categorizados e analisados de acordo com seu papel em cada uma das etapas da modelagem analógica. Os resultados evidenciaram que tais questionamentos foram os principais responsáveis por orientar o processo, auxiliando os estudantes na explicitação e explicação das ideias que fundamentavam suas proposições e na reflexão sobre o potencial explicativo e limitação dos seus modelos e analogias.