Browsing by Author "Reis, Luciana Paula"
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Item A aplicabilidade de tecnologias da indústria para mitigar os problemas ergonômicos nas atividades de manutenção na mineração.(2022) Santos, Aparício Afonso dos; Reis, Luciana Paula; Reis, Luciana Paula; Silva, Sergio Evangelista; Duarte, Francisco José de Castro MouroEste estudo tem como objetivo investigar a aplicabilidade e identificar as tecnologias avançadas aplicadas na indústria capazes de mitigar os riscos ergonômicos da atividade de manutenção em mineração. Esses riscos são advindos, na sua maioria, da ausência de visão ergonômica na concepção dos projetos de equipamentos. São escassos os estudos que apresentam o uso de tecnologias com foco no auxílio à execução das atividades de manutenção, visto que muitas das tecnologias como as da Indústria 4.0 são mais utilizadas para a análise de dados e não diretamente na execução das atividades de manutenção. Já as tecnologias avançadas da indústria, apesar de utilizadas na execução das atividades, não são exploradas no contexto da mineração. Nesta perspectiva, na proposta de discorrer sobre está problemática, a pesquisa foi realizada em uma mineradora brasileira, onde foram observados três equipamentos: bombas, britadores e peneiras. A pesquisa foi dividida em dois momentos: o primeiro com aplicação de avaliação ergonômica preliminar das condições de trabalho para adentrar sobre esses problemas e suas consequências e, o segundo, com a realização de entrevistas estruturadas para verificar a percepção dos respondentes e de um workshop para avaliar a aplicabilidade das tecnologias da indústria em suas atividades de manutenção. Como resultado, observou- se que: os achados percebidos durante a fase de realização da avaliação ergonômica preliminar das condições de trabalho, demonstraram que 80% dos respondentes não percebem a garantia de segurança nos equipamentos pelo seu próprio design. Também, 82,2% veem no projeto das máquinas uma concepção para uso de muita força para se manutenir o mesmo. Já na segunda etapa da pesquisa a maioria dos respondentes considerou o uso dos veículos AGV's como a tecnologia mais capaz e mais adequada na redução dos impactos ergonômicos em suas atividades. Percebe-se ainda que a maior parte dos respondentes acredita que o fator produtividade, devido as perdas de tempo com ajustes, representa o principal dificultador para implantação dos exoesqueletos. Também foi verificado que a maioria dos respondentes mostraram-se descrentes nessa possibilidade de transformação e, aferem ainda, que os equipamentos de mineração permanecerão da mesma forma que são hoje. Por fim, com relação a sua preferência pelas tecnologias apresentadas, a maioria dos respondentes preferem os manipuladores de carga como solução ergonômica em relação a que são expostos em suas atividades de manutenção da mineração.Item Aplicação do modelo DEA para avaliação do desempenho dos custos logísticos em empresas brasileiras de confecções.(2012) Santos, Lucas Maia dos; Reis, Luciana Paula; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Dutra, Daniel ResendeO setor de confecção passou por reestruturações cujos benefícios se traduzem na redução do tempo no processo de produção e no desperdício de tecidos, além de flexibilidade para a alteração de modelos de confecções. Esse setor abriga um campo interessante de estudos para compreender o desempenho de alguns aspectos logísticos deste setor. A compreensão da logística integrada permite tomar decisões referentes ao processo de compras dos produtos e serviços. Dessa maneira, o presente artigo busca analisar o desempenho voltado para os custos logísticos de empresas de médio e grande porte do setor de confecção brasileiro. Este estudo baseou-se em dados secundários disponibilizados pelo IBGE, referente a 163 empresas brasileiras de médio e grande porte do setor de confecções, no ano de 2006, sendo estes os dados mais recentes do setor. Para desenvolver o trabalho foi utilizada a Análise Envoltória de Dados (DEA) para calcular os escores de eficiência. Foi escolhido para mensuração da eficiência, a receita total e ativo total (bens e recursos financeiros e não financeiros) como variável para produto (output) e as variáveis custo de aquisição; custo de estoque de matéria-prima (MP), materiais auxiliares e componentes; custo de estoque de produto acabado (PA), custo de estoque de produto intermediário (PI), custo de operações industriais e custo com frete como variáveis para insumos (inputs). Como resultado da análise das 163 empresas analisadas, 17,8% correspondem a empresas consideradas eficientes e que o restante das empresas necessitam reduzir seus custos logísticos significativamente para melhorar o desempenho.Item Application of quality function deployment as an integrative method to knowledge management implementation.(2022) Reis, Luciana Paula; Fernandes, June Marques; Silva, Sergio Evangelista; Pereira, Alana Deusilan SesterKnowledge Management Implementation (KMI) can be analysed from three perspectives: Knowledge Management System (KMS) implementation, Knowledge Management Processes (KMPs) implementation and Organisational Outcomes (OO). Quality Function Deployment (QFD), conceived within the scope of quality, represents a method capable of bringing signi ̄cant contributions to the knowledge ̄eld of KMI. The QFD method stands out as a comprehensive approach to improve the quality of products and services, focussing on customer requirements. The literature presents a scarcity of studies that discuss the KMI implementation process, addressing these three perspectives. Furthermore, studies that address QFD in the context of KM are more focussed on the KMS implementation perspective. In this context, this research proposes an innovative approach adopting QFD in order to structure the KMI, encompassing the three perspectives presented (KMS implementation, KMP implementation and OO). In this context, QFD is seen as a method of integrating and operationalising KMI activities. To validate this approach, we applied the case study in an academic support department at a Brazilian public university. As a result, it was possible to verify that the QFD helps in the operationalisation of the KMS and KMP and also improves OO. Still, it was observed that the approach to knowledge management seems to be easy to apply in the academic setting and has produced good results in the service o®ered in the department where it was applied.Item Comportamento de empresários e consumidores de academias de ginástica na adaptação de atividades físicas durante a pandemia de COVID-19.(2022) Almeida, Thairone Ezequiel de; Morais, Isabela Carvalho de; Reis, Luciana PaulaA pandemia de Corona Virus Disease 2019 (COVID-19) tem causado momentos de incertezas, neutralizado atividades econômicas e adaptado práticas de rotina. Contudo, nem todos os segmentos empresariais estão preparados para responder rapidamente às eventualidades, sobretudo as Micro e Pequenas Empresas (MPE’s). O elemento central deste artigo foi identificar quais os tipos de comportamento de empresários e consumidores de micro e pequenas academias de ginástica na adaptação das práticas de atividades físicas em tempos de pandemia. O contexto das academias foi escolhido por ser um dos setores da economia mais impactados financeiramente em virtude do isolamento social, proibição de aglomeração de pessoas e da dependência do espaço físico para exercer atividades. Por meio de uma metodologia baseada em netnografia, durante o inverno do ano de 2020 foram coletados e analisados dados de perfis da rede social Instagram de 42 academias, sete personal trainers e 28 consumidores, além de 13 hashstags. Como resultado, foram encontrados quatro tipos de comportamentos de empresários e consumidores, a saber: adaptador, resiliente, desistente e negador. Acredita-se que este artigo irá contribuir no entendimento das mudanças e adaptações de MPE’s em momentos de incertezas. Sob a perspectiva dos empresários de academias de ginástica e seus consumidores, as conclusões provenientes da pesquisa destacam que a pandemia foi um meio para o setor aperfeiçoar o modo de ofertar o serviço por intermédio da adição de novos hábitos e necessidades de consumo que poderão apontar novas rotinas e tendências pós-pandemia.Item Contribuição do método Analytic Hierarchy Process (AHP) para auxílio ao processo decisório de terceirizar ou internalizar atividades no contexto de uma Empresa de Base Tecnológica.(2013) Reis, Luciana Paula; Ladeira, Marcelo Bronzo; Fernandes, June MarquesA definição de um modelo de negócio exige, entre outras decisões, a estruturação da cadeia de valor de organizações nascentes. Essa estruturação depende, por sua vez, da decisão de terceirizar ou internalizar conjuntos de processos e suas respectivas atividades. Essa decisão, fundamentalmente estratégica, demanda uma definição correta das atividades que efetivamente agregam valor ao negócio, sendo desejável, portanto, uma metodologia capaz de auxiliar o gestor no processo de tomada de decisão. Este artigo tem como objetivo propor um processo de auxílio à decisão de terceirizar ou internalizar atividades no contexto de uma Empresa de Base Tecnológica (EBT), utilizando-se da estratégia de pesquisa-ação associada aos métodos do Processo Analítico Hierárquico (Analytic Hierarchy Process / AHP) e da técnica de grupo focal. O estudo apresenta como resultado a estruturação do processo decisório e de critérios relevantes para a identificação de atividades a serem internalizadas pela EBT.Item Contribuições ao processo de planejamento de negócio para geração de empresas de base tecnológica de origem acadêmica (EBTS de OA).(2014) Reis, Luciana Paula; Cheng, Lin Chi; Ladeira, Marcelo Bronzo; Fernandes, June MarquesO Processo de Planejamento do Negócio (PPNeg) pode ser considerado uma iniciativa na orientação e forma como deve ser gerenciada a transição de uma tecnologia para o produto e a configuração inicial de um negócio. Pode-se destacar esse aspecto como uma das condições para um alinhamento mais assertivo do posicionamento mercadológico de Empresas de Base Tecnológica de Origem Acadêmica (EBTs de OA). Nesse contexto, o artigo tem como objetivo descrever o PPNeg e as mediações existentes entre esse e o Processo de Planejamento Tecnológico (PPTec) de EBTs, particularmente daquelas de origem acadêmica. A pesquisa investigou 29 projetos de universidades mineiras, concentrando-se em organizações nascentes. A partir da utilização da estratégia de pesquisa-ação, métodos e técnicas de gestão de desenvolvimento de produtos e princípios da gestão de operações, os pesquisadores identificaram as decisões tomadas ao longo das fases do planejamento, procurando compreender as relações entre o planejamento de negócio e o planejamento tecnológico das respectivas EBTs. Como contribuição percebe-se o aporte de uma metodologia, representada em um pictograma, capaz de orientar pesquisadores e gestores na definição de seus modelos de negócio e estruturação inicial das estratégias de operações. Como limite ao seu alcance, destaca-se o fato do estudo não ter se aprofundado na identificação dos recursos envolvidos na consolidação dos modelos de negócios dessas organizações e por não explorar as restrições enfrentadas pelas equipes empreendedoras ao longo do processo de consolidação dos novos negócios dessas EBTs.Item Desafios do purchasing em tempos de covid-19 : práticas resilientes para mitigar rupturas na cadeia de suprimentos de saúde.(2023) Araujo, Renato; Fernandes, June Marques; Reis, Luciana Paula; Fernandes, June Marques; Reis, Luciana Paula; Ferreira, Karine Araújo; Pedroso, Carolina BelottiO objetivo deste trabalho é identificar as práticas de gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management - SCM) aplicadas à atividade de purchasing capazes de melhorar a resiliência da cadeia de saúde em tempos de pandemia. A atividade de purchasing consiste em execução de compras, gestão dos recursos financeiros, incluindo seleção, avaliação e monitoramento de fornecedores. A literatura aborda as práticas de gestão da atividade de purchasing em diversos contextos organizacionais, contudo, a avaliação da aplicabilidade dessas práticas durante a pandemia da COVID-19 é incipiente. Poucos estudos apresentam as práticas de gestão da cadeia de suprimentos aplicadas à atividade de purchasing que são capazes de reduzir rupturas aumentando a resiliência da cadeia em tempos de pandemia. A resiliência está relacionada à manutenção do fluxo de fornecimento, bem como sistemas e ações voltadas para mitigar os efeitos das rupturas na atividade fim do setor de saúde. Espera-se que a adoção de práticas identificadas como catalisadoras de resiliência possibilite eliminar rupturas e/ou mitigar seus efeitos nos suprimentos de materiais e serviços de saúde. A abordagem adotada é essencialmente qualitativa. Em um primeiro momento, foi utilizada a revisão sistemática da literatura (RSL) a partir das bases de dados ScienceDirect, Emerald, Wiley e Web of Science compreendendo o período de 2017 a 2019. A metodologia de Itens de Relatório Preferidos para Revisões Sistemáticas e Meta-Análises (PRISMA) foi adotada para desenvolver a RSL. Após uma seleção de 705 documentos, foram aplicados filtros e analisados 52 artigos que apresentaram práticas ou conceitos de gestão na atividade de purchasing das organizações de saúde no período de pandemia pela COVID-19. Foram utilizadas as palavras chaves supply chain, resilience, purchasing, hospital, Covid-19, buying e healthcare. Em seguida, foi realizado um estudo de caso múltiplo no contexto de 4 unidades de saúde. Para realizar o registro e tratamento dos dados levantados em campo, esta pesquisa adotou uma abordagem fundamentada em metodologia multicritério. Optou-se pelo Método da Análise Hierárquica (Analytic Hierarchi Process – AHP). Este projeto sugere cinco proposições de práticas de gestão que podem contribuir para o aumento da resiliência do purchasing no enfrentamento a pandemias, a exemplo da COVID-19. As práticas propostas são colaboração, flexibilidade, visibilidade, agilidade e compartilhamento de informação. A sobrecarga nas unidades de saúde e a demanda exponencial por medicamentos e serviços específicos no combate à crise provocada pela pandemia da COVID-19 exigem enorme coordenação de aquisição pelo setor de purchasing. A partir da aplicação dessas práticas, verificou-se a redução de rupturas e/ou seus efeitos na cadeia de suprimento de saúde e aumento de sua resiliência. A partir do AHP foi possível estabelecer um ranqueamento de implantação das práticas de gestão no conjunto das organizações. Essa sequência de implantação foi diferente da literatura para o estudo de caso. A sequência de implantação segue a ordem da prática mais relevante para a prática que menos influencia na redução de rupturas e/ou seus efeitos. Pelos apontamentos visualizados na RSL e no estudo de caso verificou-se que as práticas apresentaram grau de importância diferentes. Todo esse planejamento visa garantir que o atendimento prestado pelo serviço de saúde mantenha o fluxo de valor que atenda aos clientes das unidades de saúde.Item Desenvolvimento de tecnologias e negócios em um programa de incentivo à inovação.(2016) Reis, Luciana Paula; Silva, Carlos Eduardo Guerra; Muniz, Reynaldo Maia; Fernandes, June MarquesO artigo analisa o desenvolvimento de tecnologias em ambiente acadêmico e a consubstanciação dessas em negócios tecnológicos, considerando-se os níveis micro, meso e macro organizacionais. Por meio da análise de conteúdo de relatórios do Programa de Incentivo à Inovação (PII), observou-se no nível micro, o foco difuso de alguns pesquisadores, que oscilam entre empreender e licenciar a tecnologia. No nível meso, foram observados os agentes que compõem o campo da inovação tecnológica, cada qual desempenhando funções específicas. Entre clientes, concorrentes, parceiros e fornecedores, os spinoffs acadêmicos operam sob regras de agências reguladoras, bem como apresentam considerável dependência financeira de agências de pesquisa e programas governamentais. No nível macro, foi constatado que disposições legais, econômicas, tecnológicas, sustentáveis e culturais da ambiência se constituem em referências que orientam a atuação dos diversos agentes de inovação. Os resultados deste estudo contribuem para a formulação e avaliação de políticas públicas e programas, bem como para a reflexão sobre práticas acadêmico-empresariais visando a inovação e desenvolvimento de tecnologias.Item Especificidades de gestão de micro e pequenas empresas em cursos de graduação em Engenharia de Produção.(2022) Almeida, Thairone Ezequiel de; Morais, Isabela Carvalho de; Reis, Luciana Paula; Morais, Isabela Carvalho de; Reis, Luciana Paula; Silva, André Luís; Escrivão Filho, EdmundoNo Brasil, a maior parte dos cursos de graduação em Engenharia de Produção apresenta projetos pedagógicos modernos e em concordância com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Engenharia e da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Contudo, a criação de estratégias voltadas ao universo da Gestão de Micro e Pequenas Empresas (GMPE) tem especificidades nem sempre reveladas nos cursos. O elemento central desta dissertação foi analisar como os cursos de graduação em Engenharia de Produção abordam as especificidades de GMPE, com enfoque nas dimensões dirigente, organização e ambiente. Nessa conjuntura, buscou-se fazer uma pesquisa documental de natureza aplicada, objetivo exploratório e abordagem qualitativa. Mediante o software Linguistic Inquiry and Word Count (LIWC), foram analisados os conteúdos de 137 projetos pedagógicos dos cursos de Engenharia de Produção distribuídos entre 82 instituições de ensino superior públicas e privadas brasileiras. Como resultado, foi evidenciado que a abordagem das especificidades pelos cursos tem uma perspectiva comportamental e interna à Micro e Pequena Empresa (MPE) (dimensão dirigente). Quanto às limitações, destacam-se a escassez de publicações, na literatura, que tratam justamente da criação de estratégias específicas para as MPEs na área de Engenharia de Produção; e a ambiguidade nos dados de alguns documentos, o que dificultou a análise mais detalhada. Sugere-se que os cursos amplifiquem as visões dos docentes e discentes sobre a importância da atuação do profissional nas MPEs, com destaque ao cotidiano organizacional. Por se tratar de um assunto atual e emergente, a análise de conteúdo nos documentos gerou revelações que contribuem no conhecimento das especificidades de GMPE pelos cursos e que direcionam pesquisas futuras.Item Estratégias para a adaptabilidade das fintechs no mundo VUCA : drivers da inovação e o hibridismo causation-effectuation.(2022) Araújo, Márbia Fernandes Pereira de; Reis, Luciana Paula; Morais, Isabela Carvalho de; Reis, Luciana Paula; Morais, Isabela Carvalho de; Silva, Sergio Evangelista; Freitas, Simone de Lara Teixeira UchôaO Mundo VUCA é um contexto dinâmico e turbulento, caracterizado pelos aspectos de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. A pandemia da COVID-19 é um exemplo desse contexto VUCA que criou desafios reais para governos, sociedades e empresas. Dentre estas empresas, destacam-se as fintechs, startups do setor financeiro, que para obterem melhor competitividade e desempenho no mundo VUCA, devem inovar e responder aos imprevistos com mais agilidade e atenção. Para que as fintechs potencializem melhores vantagens competitivas em momentos de incerteza, é primordial que elas entendam quais são os recursos internos e externos (drivers da inovação) que representam as principais motivações para o processo de inovação ser iniciado. Contudo, estudos indicam que o uso híbrido da causation e da effectuation, abordagens que orientam o processo de tomada de decisão, impacta nas estratégias de inovação em condições de incerteza. Existem lacunas na literatura na identificação de quais estratégias buscam a adaptabilidade das organizações ao mundo VUCA, e no papel dessas abordagens de tomada de decisão em estratégias de inovação. Dessa forma, este estudo objetiva identificar quais drivers da inovação impactam a adaptabilidade das fintechs em um mundo VUCA à luz do hibridismo causation-effectuation. Para isso, foi proposto um modelo teórico desenvolvido a partir da integração das literaturas de estratégia de inovação, effectuation e causation, e adaptabilidade ao mundo VUCA. Este modelo evidencia quais drivers da inovação podem contribuir para a adaptabilidade das fintechs ao mundo VUCA. Com o intuito de validar o modelo teórico, foi realizado uma survey com 83 fintechs brasileiras respondentes. Os dados foram analisados por meio da aplicação da técnica estatística de análise multivariada Structural Equation Modeling (SEM). Destacam-se quatro principais achados: i) Os drivers funcionários, inovação, gestão do conhecimento, cultura organizacional, estrutura e clientes foram o que mais influenciaram positivamente a adaptação das fintechs ao mundo VUCA; ii) A teoria decisória effectuation apresentou o papel de moderadora negativa na relação entre o driver da inovação “gestão do conhecimento” e a adaptabilidade das fintechs ao mundo VUCA; iii) A teoria decisória causation apresentou o papel de moderadora negativa na relação entre o driver funcionários e a adaptabilidade das fintechs ao mundo VUCA; e iv) As fintechs utilizaram mais a abordagem decisória effectuation que a causation para se adaptar ao contexto VUCA caracterizado pela pandemia da COVID-19. A partir da compreensão da relação entre os drivers da inovação que viabilizam a adaptação de fintechs em contextos turbulentos, será possível direcionar estratégias e ações futuras das fintechs, em prol de uma melhoria em seus processos decisórios e de gestão, a fim de aumentar as chances de sobrevivência e até mesmo crescimento em momentos VUCA, como o vivenciado durante a pandemia pelo COVID-19. Além disso, análises similares dessa pesquisa podem ser realizadas em outros tipos de startups e, até mesmo, em empresas estabelecidas (indústrias ou serviços).Item Estudo comparativo das barreiras que afetam a adoção do Facebook e Instagram no contexto do social commerce de uma indústria cosmética.(2023) Delfino, Thaise Daiara; Fernandes, June Marques; Reis, Luciana Paula; Fernandes, June Marques; Reis, Luciana Paula; Oliveira, Fernando Bernardes de; Christino, Juliana Maria MagalhãesAs tecnologias digitais reformulam a maneira das empresas conduzirem seus negócios. Devido à popularidade dos sites e plataformas de mídias sociais, surgiu uma grande oportunidade para as empresas explorarem esses novos canais para comercialização, dando origem ao chamado Social Commerce (S-commerce), no português, Comércio Social. Trata- se de um novo modelo de negócio de comércio eletrônico intermediado pelas mídias sociais. Em 2020, o processo de adoção do S-commerce se intensificou em virtude do imprevisto cenário de pandemia da COVID-19. Entretanto, o S-commerce ainda é pouco estudado, sendo escassos os estudos realizados com empresas, especialmente as de grande porte. Os estudos empíricos limitam-se a pesquisar apenas os fatores que afetam a adoção do S- commerce nas pequenas e médias empresas (PME’s), sem explorar os elementos que compõem a reconfiguração do modelo de negócio e sem explorar as barreiras presentes no processo de adoção. De maneira mais específica, não há estudos que avaliem as barreiras de modo comparativo entre as diversas mídias sociais existentes, como o Facebook e Instagram, que utilizam as principais teorias de adoção de novas tecnologias como base. Entre essas teorias, tem a Technology-Organization-Environment (TOE), a Unified theory of acceptance and use of technology (UTAUT) e a Technology Acceptance Model (TAM). Dessa forma, a elaboração de modelos conceituais e teorias a respeito do S-commerce ainda é um desafio para os acadêmicos. Além de possuir baixos custos de implementação, tem grande potencial para impulsionar os negócios, aumentar o reconhecimento de marca, fortalecer o relacionamento com o cliente, alcançar novos clientes e ser uma nova fonte de receitas. Entretanto, devido à escassez de estudos, as empresas não dispõem de um guia que mostre o caminho para implementar e solucionar as barreiras presentes no S-commerce. Este estudo tem por objetivo avaliar as barreiras enfrentadas por uma empresa de grande porte, comparando duas redes sociais, o Facebook e o Instagram. Primeiramente foi proposto um framework da reconfiguração do modelo de negócio a partir da adoção do S- commerce. Neste modelo foi abordado o passo a passo da reconfiguração do modelo de negócio. Para a realização do estudo comparativo para identificar as barreiras da adoção das mídias sociais, foi feito um estudo de caso entrevistando sete colaboradores de uma indústria cosmética, além de observação participante e análise documental para robustecer as análises dos dados. O questionário utilizado para a coleta dos dados esteve ancorado nas teorias de adoção de tecnologia (TOE, UTAUT e TAM) com a inclusão de outros elementos encontrados na literatura. A partir da revisão sistemática foi possível mapear as etapas, identificar os fatores que influenciam a adoção do S-commerce e os que geram valor para o cliente. E a partir do estudo de caso realizado foi possível observar que a presença de barreiras no Instagram foi ligeiramente maior do que no Facebook. Essa presença é destacada nas abordagens limitação das plataformas e contratação de influencer. Entre as dimensões a mais presente foi a ambiental.Item Um estudo das tecnologias e arquiteturas da indústria 4.0 no contexto da cadeia de suprimentos digital e inteligente.(2023) Fernandes, Júlio César Morais; Reis, Luciana Paula; Silva, Sergio Evangelista; Reis, Luciana Paula; Silva, Sergio Evangelista; Fernandes, June Marques; Frazzon, Enzo MorosiniA quarta revolução industrial, também conhecida como Indústria 4.0 (I4.0) é fortemente impulsionada pela transformação digital. E nesse contexto, as empresas dependem cada vez mais de tecnologias da informação e comunicação (TICs) para alavancarem produtividade e competitividade. Este estudo avança na pesquisa sobre Cadeias de Suprimentos Digital e Inteligente (CSDI) que é uma das dimensões da I4.0. Ao considerar o conceito de I4.0, existem poucas pesquisas sobre as questões relacionadas à sua implementação no nível da Cadeia de Suprimentos (CS). Nesse sentido, é explorada a relação entre as tecnologias avançadas da I4.0 e a CSDI. Para estudar essa relação foi escolhido como contexto de estudo uma importante empresa do segmento siderúrgico do Brasil. Nesse contexto, a análise dessa relação foi realizada a partir do seguinte objetivo geral: propor rotas tecnológicas capazes de integrar princípios da I4.0, arquiteturas e tecnologias em prol de uma CSDI a partir da aplicação do modelo technology roadmap (TRM), no contexto de uma siderúrgica brasileira. A metodologia utilizada foi o estudo de caso em profundidade e os dados coletados por meio de entrevistas, reunião com grupo focal e workshop. Essa pesquisa apresenta 05 achados: (1) adaptação da arquitetura RAMI4.0 ao contexto da cadeia de suprimentos (artigo 1); (2) foram identificados 03 estágios para adoção das tecnologias da I4.0 no contexto da CSDI: avaliação do status tecnológico da empresa; priorização dos fornecedores parceiros; e, implementação das ações para adoção das tecnologias (artigo 2); (3) a proposição de uma integração de princípios, arquiteturas e tecnologias da I4.0 por meio da elaboração das rotas tecnológicas no modelo TRM (artigo 3); (4) foi observado que diferentes projetos são aplicados especificamente para um determinado grupo de mercadoria (matéria-prima e/ou sobressalente), e, em diferentes etapas da cadeia de suprimentos; (5) um resultado relevante é que o Enterprise Resource Planing (ERP) foi considerado o sistema informatizado que relaciona com as demais tecnologias envolvidas em diferentes projetos de aplicação dessas tecnologias. Os achados 4 e 5 foram observados nos três artigos.Item Um estudo sobre as barreiras que impactam a adoção da Indústria 4.0.(2022) Cordeiro, Raphaella Ferreira; Reis, Luciana Paula; Fernandes, June Marques; Reis, Luciana Paula; Fernandes, June Marques; Silva, Sergio Evangelista; Ferreira, William de PaulaA nova onda industrial, a chamada Indústria 4.0 (I4.0), promete reformular os padrões atuais de produção e consumo. Considerada uma das principais tendências nos sistemas de fabricação atual, a I4.0 tem revolucionado os cenários industriais, demonstrando grande potencial para desbloquear práticas mais integradoras dentro das organizações. No processo de implementação da Indústria 4.0 são encontradas diferentes barreiras que dificultam ou até mesmo inviabilizam a obtenção de resultados satisfatórios. A partir de uma revisão abrangente da literatura, foram identificadas um total de 12 barreiras que representam as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas durante a adoção da I4.0. Uma vez identificadas, o trabalho tem como objetivo avaliar o impacto das barreiras vivenciadas pelas organizações na adoção da I4.0. Como abordagem de pesquisa foi utilizado o método survey, que adota o uso do questionário para a coleta de dados. Este questionário foi enviado a um conjunto de indústrias e, a partir do feedback de 99 empresas, foi realizado uma análise e tratamento quantitativo dos dados com o auxílio da análise fatorial, juntamente com a regressão múltipla. Essas análises buscaram validar o modelo estrutural proposto que visa representar o relacionamento dessas barreiras com a adoção. Além disso, os resultados alcançados podem auxiliar os gestores na compreensão profunda dos desafios da Indústria 4.0, facilitando a propagação desse conceito nas empresas brasileiras.Item Um framework de fatores e esforços determinantes para a captação de recursos financeiros por empresas nascentes de base tecnológica.(2014) Santiago, Rafael Aquino; Barbosa, Francisco Vidal; Cheng, Lin Chi; Reis, Luciana Paula; Jamil, George LealA captação de recursos financeiros pelas Empresas Nascentes de Base Tecnológica (ENBT) é um fator crítico para que elas consigam iniciar suas operações e se estabelecer no mercado. O objetivo desse trabalho foi investigar como os empreendedores, a partir de processos e ações gerenciais, têm se movimentado para atrair investidores privados externos. Como procedimento metodológico, foram estudados os processos de captação de recursos em 16 ENBTs dos estados de Minas Gerais e São Paulo, por meio de um estudo multicasos. Inicialmente foi elaborado um framework preliminar, baseado na revisão de literatura, utilizando-se os métodos de pesquisa-ação (P-A), entrevistas em profundidade semiestruturadas e análise documental para avaliar sua validade. Dentre os fatores influenciadores observados, destacam-se como mais relevantes: a adoção de uma postura just-do-it pelos empreendedores; a capacidade de desenvolvimento dos empreendedores e de incorporação de competências-base (CBs); a capacidade de formar parcerias estratégicas e de utilizar atividades de bootstrapping; a dedicação integral dos empreendedores à empresa; as atividades de planejamento estratégico, culminando na elaboração do plano de negócios; a captação prévia de recursos financeiros de outras fontes; e a revelação de “primeiros cases”. A partir desses resultados foi também elaborado um framework que relaciona tais fatores influenciadores no processo de captação de recursos financeiros de fontes externas privadas e os estágios iniciais de desenvolvimento das ENBTs. Esse framework representa uma configuração temporal com uma nova proposição de fases iniciais das ENBTs e uma confrontação dos fatores relevantes para a captação de recursos observados na revisão da literatura versus o encontrado na pesquisa de campo.Item Gestão de micro e pequenas empresas na Engenharia de Produção : revisão sistemática de literatura.(2021) Almeida, Thairone Ezequiel de; Morais, Isabela Carvalho de; Reis, Luciana PaulaA maior parte dos cursos de graduação em Engenharia de Produção apresenta projetos pedagógicos modernos e em concordância com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Engenharia. Contudo, a criação de estratégias voltada ao universo da Gestão de Micro e Pequenas Empresas (GMPE) tem atributos nem sempre revelados nos cursos. O elemento central deste artigo é identificar quais vertentes existem na literatura quanto ao ensino-aprendizagem de GMPE nos cursos de graduação em Engenharia de Produção. A Revisão Sistemática de Literatura (RSL) resultou em 20 artigos publicados entre 2016-2021, obtidos na base de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Percebe-se na revisão que o tema foi tratado por intermédio das dimensões de especificidades de GMPE; estrutura curricular para formação do engenheiro de produção; e ensino- aprendizagem do empreendedorismo. Destaca-se a escassez de publicações que tratam das particularidades de criação de estratégias voltadas às Micro e Pequenas Empresas (MPE’s) nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s) de Engenharia de Produção. Por ser um assunto atual e emergente, o estudo proposto pode contribuir para a compreensão do GMPE por meio de tais cursos e gerar revelações que nortearão pesquisas futuras.Item Identificação e análise dos fatores que afetam o desenvolvimento de tecnologias patenteadas no contexto de universidades públicas.(2023) Castro, Eloiza Luzia Boanerges de; Silva, Sergio Evangelista; Reis, Luciana Paula; Silva, Sergio Evangelista; Reis, Luciana Paula; Fernandes, June Marques; Rapini, Márcia SiqueiraA universidade ocupa um lugar importante nas economias contemporâneas, no qual o desenvolvimento e a difusão de tecnologias são peças fundamentais. Ainda que a literatura sobre desenvolvimento de tecnologias na universidade tenha tratado dos fatores que interferem nesse processo, verifica-se a necessidade de reuni-los sobre um mesmo arcabouço teórico. Dessa maneira, este estudo se desenvolve em torno da seguinte questão: quais fatores facilitam ou dificultam o desenvolvimento de tecnologias patenteadas no contexto universitário brasileiro? Buscando responder essa questão, objetiva-se identificar e analisar os fatores que facilitam ou dificultam o desenvolvimento de tecnologias patenteadas no contexto de universidades públicas. Com esse propósito, empregou-se a metodologia qualitativa, compreendida em duas fases: análise documental e entrevistas. Estas foram realizadas com 31 pesquisadores das universidades públicas Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que atuam em diferentes áreas do conhecimento e com níveis de experiência em desenvolvimento de tecnologia também distintos. Acerca das implicações teóricas, este estudo traz novos fatores que afetam o desenvolvimento de tecnologias e apresenta um modelo que reuniu e organizou os fatores, alcançando amplitude e profundidade capazes de facilitar sua análise e compreensão. Quanto às implicações para a prática, os resultados poderão contribuir para a elaboração de medidas visando impulsionar a geração de patentes universitárias. Ademais, a comparação entre a situação ideal e real revela o quadro atual do desenvolvimento de tecnologias na universidade, servindo de base para a formulação e execução de um plano de melhoria.Item Impact assessment of lean product development and lean startup methodology on information technology startups' performance.(2021) Reis, Luciana Paula; Fernandes, June Marques; Barreto, Ezequiel Junior; Lima, Mayana Virginia Viegas; Armellini, FabianoThis research aims to evaluate the impact of lean product development (LPD) and lean startup (LS) practices on startup performance. A survey with 114 responses from Brazilian startups in the Information Technology sector evaluated the direct e®ects of LPD and LS on organizational performance, as well as the potential cross-e®ects between them. The assumptions were validated using a structural equation modeling for data analysis, which con ̄rms that the adoption of these methodologies has a positive signi ̄cant impact on startup performance, especially the practices involving teamwork and the design of minimum viable products.Item Knowledge management in public services : a model applied in a public university.(2019) Fernandes, June Marques; Pereira, Alana Deusilan Sester; Reis, Luciana Paula; Silva, Sergio EvangelistaKnowledge Management (KM) is a fundamental process for improving the efficiency and effectiveness of organisations, there are few articles that address KM in service environments, especially those in the sphere of public administration. This current situation poses an important gap between the KM in public settings. While in firms the KM practices should be guided to the necessity of firm obtain profits and generate value clients who pay for its products, in public services social wellbeing is the main purpose. In light of this possibility of contributing to the KM literature, in this article we propose a methodology for KM to improve public services. Through an essentially qualitative approach we adopted the case study method to collect data in administrative department in a public university. As a result, it was proposed the knowledge management model to public services settings.Item A knowledge taxonomy in the context of organizational routines : an study in a public university.(2019) Silva, Sergio Evangelista; Reis, Luciana Paula; Pereira, Alana Deusilan Sester; Fernandes, June MarquesKnowledge is one of the most important assets in organizations. While there are several studies about knowledge management, there are few texts dedicated to classifying the existing types of knowledge in the organizational context. As such, the concept of knowledge is still overlooked in the organizational literature. Hence, this situation poses a dilemma: how could a thing that is not well understood to be adequately managed? Drawing on current knowledge taxonomies and the organizational routines concept, we address this gap by outlining a taxonomy of how knowledge manifests in the execution and structuration of organizational routines. This taxonomy is generated through the grounding process of examining the organizational routines of an academic department in a public university. As the main result, there are proposed four basic types of knowledge: stable-reproducible, problem-solving, incremental-shift, and paradigmatic-shift. As the main theoretical contribution, this paper introduces a knowledge taxonomy, which is an alternative view of the current taxonomies. As a practical implication, these four types of knowledge presented suggests the necessity of the development of specific knowledge management practices for each type of knowledge.Item Leveraging a process-oriented perspective on frugal innovation through the linkage of lean product development (LPD) practices and waste.(2021) Reis, Luciana Paula; Fernandes, June Marques; Armellini, FabianoFrugal innovation aims to attain signi ̄cantly cheaper solutions on the market. The literature points out a lack of studies addressing frugal innovation from a process-oriented (ex-ante) perspective, as well as how to structure and leverage the frugal product development process. This paper explores how lean principles and fundamentals, and more particularly lean product development (LPD) can help ̄ll this gap. The incidence of di®erent types of waste has been observed throughout the new product development (NPD) process, and their mitigation could certainly leverage frugal innovation from the process perspective. However, to operationalize waste mitigation, an evaluation of how di®erent types of waste are related to the various existing LPD practices is necessary. We accordingly build a relationship matrix between LPD practices and waste mitigation throughout the NPD process, based on a literature review encompassing 310 studies. By correlating LPD practices and waste, this paper proposes and discusses a conceptual model that brings insights to understanding how LPD can drive frugal innovations from an ex-ante perspective. The contributions of this paper are the categorization and classi ̄cation of waste within NPD; the assessment and classi ̄cation of the lean practices most studied in the literature; the association of the categories of waste with the corresponding lean practices; and the discussion of the possible contribution of LPD literature to leverage frugal innovation from a process-oriented perspective.