Browsing by Author "Tucher, Guilherme"
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Item Abordagens pedagógicas : prática docente e percepção discente sobre as finalidades da educação física na escola.(2012) Paixão, Jairo Antônio da; Tucher, GuilhermeO presente estudo analisa a prática docente e as finalidades da Educação Física escolar na percepção de 100 alunos e 23 professores do ensino médio. Para os alunos, empregou-se um questionário com questões fechadas e estruturadas a partir da escala Likert de três pontos. Para os professores, uma entrevista semi-estruturada. Os resultados obtidos expressam certa ambiguidade do entendimento das finalidades da Educação Física. Para os professores, prevalece a perspectiva tradicionaldesportiva, que se traduz para os alunos como momentos de socialização e lazer entre os seus pares nas aulas. Ao negligenciar o aspecto histórico e enaltecer a perspectiva biologicista, efetivada no aprimoramento da aptidão e do condicionamento físico, relega-se o caráter pedagógico da Educação Física na escola.Item Análise do perfil social e físico de profissionais de Educação Física atuantes em Muriaé (MG).(2011) Caetano, Débora Theodoro Junqueira; Tucher, Guilherme; Paixão, Jairo Antônio daO estudo analisou o perfil social e físico de profissionais de educação física em diferentes áreas de atuação na cidade de Muriaé (MG). A amostra foi composta por 30 professores divididos em três grupos, de acordo com sua área de atuação: G1 (escola), G2 (academia) e G3 (academia e escola). Para a coleta de dados foram empregados três instrumentos: (a) questionário fechado com 8 questões que caracterizaram o profissional e sua atuação, (b) o índice de massa corporal (IMC), e (c) o nível de atividade física (IPAQ). Não foi encontrada diferença significativa na carga horária de trabalho semanal (p = 0,017) e no IMC (p = 0,54). Não há relação entre o IMC e o local de trabalho (p = 0,25). Como resultado do IPAQ, 50% dos avaliados em G1, 100% em G2 e 60% em G3 foram classificados como “muito ativo”. Não foram encontrados diferentes padrões corporais que caracterizassem as diferentes áreas específicas de atuação.Item Conteúdos no ensino da Educação Física escolar sob o ponto de vista de discentes do terceiro ano do ensino médio.(2011) Figueira, Ismar Silva Souza; Faria, João Paulo de Oliveira; Paixão, Jairo Antônio da; Tucher, GuilhermeO presente estudo verificou qual conteúdo é mais desenvolvido nas aulas de Educação Física escolar de 207 alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio de sete escolas da rede pública de Itaperuna (RJ). Foi utilizado um questionário recordatório, composto por questões objetivas relacionadas aos possíveis conteúdos nas aulas de Educação Física escolar durante o ensino fundamental e médio. O conteúdo mais desenvolvido nas aulas de Educação Física escolar refere-se aos esportes tradicionais, transmitidos de maneira procedimental e com pouca sistematização.Item Effect of a school soccer competition with consecutive day games on the recovery status of U-19 players.(2018) Chaves, Suene Franciele Nunes; Cerqueira, Matheus Santos; Tucher, Guilherme; Dias, Bernardo Miloski; Coelho, Daniel Barbosa; Borba, Diego de Alcantara; Pimenta, Pedro M. Q.; Ferreira Júnior, João BatistaThe present study aimed to evaluate the effect of a school soccer competition with consecutive day games on the recovery status of U-19 players. Thirty-one school athletes (17.1±1.1 years) who played a U-19 school soccer competition (composed of two groups of four soccer teams each, followed by semifinals and final) were randomly evaluated. Games lasted 70 min (two periods of 35 min with 15 min rest interval), and they were played on consecutive days with 24 h between each game. Delayed onset muscle soreness (DOMS) and Total Quality Recovery (TQR) were measured before group phase games (n= 31) and semifinals games (n= 18). The internal game load was measured by the session rate of perceived exertion (session-RPE) method. TQR was higher before the first game when compared to the other games (p< 0.001). DOMS increased after the first game and did not return to baseline before the fourth game. Both session-RPE and internal load of the fourth game were higher than in the other games (p< 0.001). In addition, there was no correlation between internal game load and TQR (p> 0.05). The monotony observed during the evaluated period was 3.1±2.0 AU. The results indicate that the 24 h rest period seems to be insufficient for complete recovery of U-19 soccer school athletes, suggesting the organization of U-19 school soccer competitions with higher rest interval between games and search for methods to increase the recovery rate.Item Estética, cuerpo y medios de comunicación massiva : discursos que van más alla de la salud de la mujer en Brasil.(2011) Kowalski, Marizabel; Paixão, Jairo Antônio da; Tucher, GuilhermeEn este artículo colocamos como prioridad que la constante exposición en los medios de comunicación masiva (mcm) puede influenciar a las mujeres brasileñas que ven cambios ensus cuerpos y sus actitudessociales alimponerles una juventud físicano correspondiente a la realidad. Analizamos que una mujer de cuarenta años, al iniciar el siglo xx, era una señora y ahora es llamada ¡loba!1 La mujer se ve,se comporta y exigede símismaunanueva actitud.Pero,almismo tiempo siente una imposición del mercado de trabajo, la sociedad, losmediosde comunicaciónyprincipalmente de otra mujer. Disertaremos sobre su trayectoria en la producción cultural del cuerpo femenino contemporáneo, directamente relacionado con la influencia propagandista.Item Jogadores juvenis de futebol submetidos a treinamento generalista e diferença na potência aeróbia em consequência de seu posicionamento tático em campo.(2012) Ramos, Marcelo Ribeiro; Rocha, Cristiano Andrade Quintão Coelho; Paixão, Jairo Antônio da; Tucher, GuilhermeO presente estudo objetivou analisar se há diferença no VO2 máximo de jogadores juvenis de futebol em decorrência de seu posicionamento tático em jogo apesar de realizarem um treinamento físico generalista. Participaram desse estudo 27 futebolistas do sexo masculino da categoria juvenil de um clube de futebol com experiência competitiva de mais de dois anos na modalidade. O grupo foi dividido em zagueiros (G1; n=8), meio campistas e laterais (G2; n=10) e, finalmente, atacantes (G3; n=9). Para o desenvolvimento físico dos atletas, não houve especificação do treinamento entre as funções táticas assumidas em jogo. Torneios de menor importância também foram utilizados como forma de treinamento no início da temporada. O VO2máx foi avaliado através do teste de corrida de vai-e-vem aplicado no próprio campo de treinamento. Encontrou-se diferença significativa entre o VO2máx de G1 e G2 (p = 0,002) e entre G2 e G3 (p = 0,003). Não foi encontrada diferença no VO2máx entre G1 e G3 (p = 0,938). Os meio campistas e laterais apresentaram maior VO2 máximo mesmo que a condução do treinamento não privilegie diferenças em decorrência de sua função tática em campo.Item Percepção discente sobre a educação física escolar e motivos que levam à sua prática.(2011) Almeida, Andréa Bonato; Tucher, Guilherme; Rocha, Cristiano Andrade Quintão Coelho; Paixão, Jairo Antônio daO estudo analisa a percepção discente sobre a Educação Física, bem como os motivos que levam à sua prática na escola. A amostra foi composta por 100 alunos do Ensino Médio de uma escola particular. Empregou-se um questionário com questões fechadas e estruturadas a partir da escala Likert de três pontos. Os resultados obtidos expressam que 27,8% do total de alunos pesquisados indicaram que fazem a aula de Educação Física para melhorar o condicionamento físico, e 48,2% da referida parcela percebem a disciplina como forma de participar de atividades esportivas e competitivas. Dos alunos (22,7%) que justificam sua participação pelo gosto de praticar atividades físico-esportivas, uma parcela expressiva (50%) vê a aula como momento de lazer com os amigos. Percebe-se, assim, na visão dos alunos, a prevalência da perspectiva biológica na Educação Física.Item Prática de esporte de aventura e risco no espaço natural da região de Muriaé (MG).(2012) Carneiro, Emiliana Silva; Tucher, Guilherme; Paixão, Jairo Antônio daO estudo analisou áreas naturais na região de Muriaé (MG), e a forma como são utilizadas para a prática de esporte de aventura. A partir do método observacional foi possível apreender com a pesquisa que a prática de esportes de aventura, com ênfase para o rapel, boulder, parapente, trekking e escalada ainda se encontra isenta da obtenção de lucro pelas pessoas. Provavelmente, este fato se deve por se tratar de uma região que, ainda, não foi descoberta por praticantes e empresas que atuam nesse ramo de entretenimento, levando em consideração a proximidade das áreas pesquisadas com a cidade. Outro fator observado foi a ausência de esforços por parte de entidades da região em empreender o turismo ecológico nessas regiões, bem como a prática das modalidades de esporte de aventura que o relevo local proporciona.Item Risco e aventura no esporte na percepção do instrutor.(2011) Paixão, Jairo Antônio da; Gabriel, Ronaldo Eugênio Calçada Dias; Tucher, Guilherme; Kowalski, Marizabel; Costa, Vera Lucia de MenezesO presente estudo analisa o risco na percepção de instrutores de esporte de aventura. A amostra foi constituída de 121 (cento e vinte e um) instrutores de diferentes modalidades de esporte de aventura praticadas em Minas Gerais, com média de idade de 31 (trinta e um) anos; considerou-se o desvio-padrão com significância < 0,05%. Utilizou-se o método de estudo descritivo-exploratório. A coleta de dados se deu a partir de um questionário, validado em conformidade com a Técnica Delphi. Os resultados obtidos expressam que o risco percebido pelos instrutores é a forma mais genuína do risco-aventura provido do sentido lúdico. Ao se considerarem procedimentos e recomendações que visam prever, calcular e minimizar o risco imprevisto, verificou-se que a percepção do risco pelos instrutores decorre de uma atitude na qual prevalece a confiança no domínio da técnica e da qualidade dos equipamentos no momento dessas práticas corporais junto a natureza.Item Risk perception for paragliding practitioners.(2012) Paixão, Jairo Antônio da; Tucher, GuilhermeAs an adventure sport, paragliding exposes participants to different levels of life risk. However, the boundary between calculated risk and real risk is a subtle one, depending on the practitioner’s perception. Thus, this study aimed to analyze risk perception of 73 paragliding practitioners. The descriptive-exploratory study method was used. Data was col-lected via a questionnaire validated according to the Delphi technique. Variables were evaluated from a bipolar Likert type scale, ranging from 1 to 7. Paragliding pilots perceive risk as a genuine form of ludic adventure. When airborne, their per-ception of risk is related to their level of confidence in technique mastering and equipment quality. A selfish attitude was also observed: pilots are aware of their own risks but fail to realize the risk they can pose to others when rules are ignored.Item The relative age effect in olympic swimmers.(2017) Ferreira, Renato Melo; Coelho, Emerson Filipino; Morais, Adelita Vieira de; Werneck, Francisco Zacaron; Tucher, Guilherme; Lisboa, Ana Luiza RochaThe aim of this study was to investigate the relative age effect (RAE) on swimmers in the Olympics 2012 by analyzing the differences between continents, genders and the achievement of medals. Nine hundred and seventy-eight athletes (507 men and 471 women) were stratified based on their birthdate. In quartile distribution, there was a higher percentage of athletes born on the 1st and 3rd quartiles. As regards gender distribution, the RAE was observed on females (χ² = 12.304, df = 3, p = .01) but not on males (χ² = 1.426, df = 3, p = .70). Regarding the analysis of RAE according to performance and continent, there was no significant relationship between the quarter of birth and winning medals; additionally, the Asian continent was the only one where the RAE was identified. We concluded that the RAE was present on swimmers from London 2012. Furthermore, it was representative in women, was not related to winning medals and was found only in the Asian continent.