DEURB - Departamento de Engenharia Urbana
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Item Análise do comportamento do par tribológico aço alto carbono e alto silício (HC-HSi) contra pinos com substrato de metal duro e cermet em ensaios de pino sobre disco.(2022) Pereira, Natália Fernanda Santos; Santos, Anderson Júnior dos; Reis, Bárbara Cristina Mendanha; Souza, Poliana Santos; Carmo, Denilson José do; Câmara, Marcelo Araújo; Rubio, Juan Carlos CamposDurante as últimas décadas, estudos envolvendo a estrutura bainítica tem atraído pesquisadores por combinar elevada resistência e alta ductilidade. Aços bainiticos são potencialmente úteis em estruturas que sofrem fadiga de rolamento e/ou deslizamento, por exemplo trilhos ferroviários, componentes de mineração, rolamentos e eixos. Essas propriedades mecânicas têm sido obtidas, elaborando cuidadosamente o projeto da liga e adequado tratamento térmico de austêmpera. No entanto, o material com essas propriedades tende a prejudicar a usinabilidade nos processos de manufatura, fazendo-se necessário usinar o material no estado recozido. Este trabalho tem por objetivo contribuir com a análise tribológica do contato entre aço fundido no estado recozido contra metal duro e cermet (revestidos com Nitreto de Titânio (TiN)), que são materiais amplamente encontrados em ferramentas de corte. Para isso, foram realizados ensaios de pino sobre disco (PSD), de modo a analisar as evoluções do coeficiente de atrito (μ), coeficiente de desgaste específico (k) e o comportamento de induzidas deformações. Os resultados indicaram que os menores valores de μ foram observados utilizando pinos com substrato de cermet, o que sugere ter sido influenciado pela composição química desse substrato. Em relação ao k e a espessura da camada deformada para ambos os substratos não houveram variação significativa nos valores encontrados. Superfícies lisas foram observadas para as trilhas desgastadas em todas as condições avaliadas e sinais de deformação plástica (ploughing) no qual sugere atuação de suaves mecanismos de abrasão. No entanto, foi observado que tanto o mecanismo de adesão quanto o mecanismo de abrasão influenciaram o μ para o substrato de cermet na condição réplica. O trabalho contribui para avaliar a influência de diferentes substratos e identificação dos mecanismos de desgaste presente.Item Avaliação da erodibilidade de diferentes horizontes em latossolos por meio da resistência não drenada em campo : estudo de caso na região do Quadrilátero Ferrífero –MG.(2021) Couto, Bruno de Oliveira Costa; Gomes, Romero César; Ferreira, Lucas DeleonA erosão é um processo natural de modelagem do relevo que sofre influência de diversos fatores. Dentre estes, as características específicas solo tem grande influência, propriedade chamada de erodibilidade. A maioria das metodologias para estimativa da erodibilidade contempla critérios determinados em laboratório e em campo, não havendo consenso para sua determinação, se tornando muito moroso em alguns casos. O presente trabalho aborda a erodibilidade em taludes de corte rodoviários, com a presença de horizontes com comportamento antagônicos entre si em relação a erosão. Para análise da erodibilidade foram realizados ensaios de caracterização em laboratório e a determinação de resistência ao cisalhamento em campo, por meio de mini vane test, sendo os resultados posteriormente correlacionados com o fator K de erodibilidade determinado com uso de metodologias indiretas. A erodibilidade mostrou relação expressiva com a resistência ao cisalhamento, onde horizontes suscetíveis à erosão possuem menores valores, reflexo direto de um conjunto de propriedades do solo, principalmente granulometria, plasticidade e teor de matéria orgânica. Por meio de análise de variância foi possível diferenciar os solos erodíveis dos não erodíveis, sendo que estes resultados também apresentaram correlação negativa significativa com o fator de erodibilidade. Portanto, a metodologia se mostrou promissora para estimar o potencial erodível de solos em campo.Item Avaliação de um sistema de tratamento de efluente sanitário por evapotranspiração.(2020) Baião, Isabela Ribeiro de Sousa; Machado, Larissa Costa; Souza, Tamara Daiane de; Silva, Jaquelline Carla Valamiel de Oliveira e; Cotta, Jussara Aparecida de OliveiraO Sistema de tratamento de efluente por evapotranspiração consiste em um método alternativo de tratamento do esgoto sanitário em que preponderam os processos de digestão anaeróbia e evapotranspiração. O presente trabalho tem como objetivo analisar o funcionamento de um tanque de evapotranspiração (TEvap) implantado no distrito de Bicuíba, no Município de Raul Soares-MG e avaliar seu custo-benefício. O estudo foi realizado em escala unifamiliar entre os meses de junho a outubro, durante os quais foram coletadas amostras uma vez por mês, totalizando cinco campanhas de coleta no local. Foram realizadas as seguintes análises para avaliar a fertilidade do solo: potencial hidrogeniônico, fósforo, nitrogênio, teor de umidade, substâncias húmicas, potássio, cálcio, magnésio, alumínio, acidez potencial (H+Al), fósforo remanescente (P-rem), matéria orgânica, micronutrientes (Fe, Zn, Mn, Cu), boro e enxofre. Foram avaliados os custos de implantação, operação, manutenção, a influência do esgoto doméstico nas características do solo no sistema, bem como os principais cuidados envolvidos, de modo a obter uma análise do desempenho global do tanque de evapotranspiração em escala unifamiliar. Foi possível concluir que o TEvap é um sistema promissor para se implantar em zonas rurais brasileiras, pois apresenta um bom custo-benefício, uma vez que possibilita o tratamento de esgoto doméstico com baixo custo de implantação e manutenção, melhorando a qualidade de vida dos moradores da região e diminuindo os impactos ao meio ambiente.Item Behavior of reinjectable and prestressed anchors in soil masses : construction case study in Congonhas - Brazil.(2017) Porto, Thiago Bomjardim; Torres, Ana Clara dos Anjos; Gomes, Romero CésarThe present work evaluates the behavior of 26 reinjectable and prestressed anchors executed during the construction of a ground anchored wall in the city of Congonhas, Minas Gerais, with the purpose of stabilizing a slope near a railway of MRS Logística. It refers to a 4.5-m high retaining wall, 30 m in length, and wall thickness of 0.25 m, with three anchors’ lines, totalizing 36 anchors. The anchors were installed in a soil primarily composed of sandy silt with ore. The anchored length was 6.8 m. During the acceptance tests, significant differences in load capacity were verified, despite the geotechnical characteristics being alike. This work aims to analyze the behavior of anchorages, as well as the resistance gain through the increase of injection numbers, and finally the possible causes of the divergence in the results.Item Caminhabilidade no centro urbano histórico de São João Del-Rei, MG.(2023) Oliveira, Erik Fillipy de; Matos, Bárbara Abreu; Fernandes, Patrícia Capanema AlvaresA mobilidade ativa, formada por pedestres e ciclistas, se insere em uma sociedade que proporcionou maiores investimentos ao transporte motorizado, frutos de um período transformador, relacionado ao incentivo econômico industrial, o que causou uma mudança significativa no aumento da frota circulante nas ruas. O pedestre por sua vez deixou de ser prioridade, o que contribuiu para uma infraestrutura cada vez menos acessível e segura para o ato de caminhar. Quando o assunto envolve as cidades históricas, surge o fator para compressão do traçado colonial e desafiador do ponto de vista por melhores adequações ao modal ativo. Este trabalho busca investigar a adequação da infraestrutura de pedestres no centro histórico tombado de São João Del-Rei (MG), através da aplicação do Índice de Caminhabilidade das Cidades Históricas – ICCH. As análises foram coletadas em campo, objetivando avaliar os 15 parâmetros, distribuídos em 5 categorias, relacionando as condições sociais, turísticas e econômicas do ambiente urbano. Em vista da análise, os resultados dos indicadores não foram satisfatórios, sendo classificados como ruim em todos os quesitos, apontando a necessidade de melhorias em aspectos que incluem acessibilidade, segurança dos pedestres e manutenção dos equipamentos urbanos.Item Classificação geotécnica de solos e sustentabilidade : estudo aplicado à região metropolitana de Belo Horizonte.(2020) Silva, Bruno Oliveira da; Pereira, Eleonardo Lucas; Marques, Geraldo Luciano de Oliveira; Gomes, Marlilene SilvaOs sistemas de classificação geotécnica de solos são ferramentas imprescindíveis para proposição de soluções de pavimentação racionais e sustentáveis. Por prover os critérios de seleção dos materiais, essas metodologias impactam diretamente na viabilidade técnica, ambiental e econômica dos projetos. O presente artigo apresenta uma análise estatística comparativa entre os sistemas de classificação de solos mais utilizados no Brasil, contrastando os conceitos de classificação da escola rodoviária americana e os procedimentos desenvolvidos nacionalmente, pautados na consideração das particularidades do ambiente tropical. Foram coletadas onze amostras de diferentes unidades pedológicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e realizaram-se ensaios de caracterização TRB/AASHTO e segundo a metodologia MCT/G-MCT. As amostras foram submetidas aos ensaios de caracterização mecânica – CBR/Expansão, MiniCBR/RIS, Triaxiais de Cargas Repetidas – cujos resultados foram utilizados como parâmetro de comparação com o comportamento previsto pelos métodos classificatórios. Em linhas gerais, constataram-se resultados mais assertivos para os ensaios da metodologia MCT/G-MCT. Foi observado grau de associação significativo entre os parâmetros classificatórios dessa metodologia – sobretudo d’ e índice RIS – e o desempenho mecânico-geotécnico medido. Por outro lado, identificaram-se mecanismos de classificação falhos em relação à metodologia TRB aos solos estudados. Os dados obtidos de Índice de Grupo (IG) e Índice de Plasticidade (IP), importantes parâmetros de classificação dessa metodologia, e a resposta mecânica dos solos avaliados apresentaram baixa inter-relação. Além de se estabelecer comparação semi-quantitativa entre parâmetros classificatórios e mecânicos, o grau de associação entre os mesmos foi quantificado por procedimento estatístico, através do cálculo de coeficiente de correlação de Pearson. Dessa forma, apresenta-se elementos para discussão da adequabilidade e compatibilidade dos sistemas de classificação de solos para fins rodoviários para regiões tropicais.Item Efeito barreira e o atravessamento de pedestres no Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo, Belo Horizonte (Brasil).(2021) Matos, Bárbara Abreu; Lobo, CarlosRodovias inseridas no espaço urbano têm comumente se tornado obstáculos ao acesso e a mobilidade, especialmente para os deslocamentos por modos não motorizados. Esse fenômeno, conhecido como “efeito barreira”, se intensifi ca com o crescimento demo- gráfi co, expansão do tecido urbano e acréscimo da frota de veículos automotores, como ocorreu em diversas cidades brasileiras ao longo das últimas décadas. Nesse contexto, são objetivos do presente trabalho estimar o volume dos atravessamentos de pedestres entre as margens do Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo, importante via utilizada nos deslocamentos urbanos em Belo Horizonte (Brasil), bem como propor a aplicação de indicadores para avaliar o risco potencial para a travessia de pedestres. Para tanto, foram utilizadas as bases de dados de viagens da Pesquisa OD 2012 (RMBH) e a malha digital vetorial de volume de tráfego da rodovia, e os resultados foram comparados com a ocorrência de acidentes por trecho da rodovia. Os resultados apontaram que os trechos 3 e 1 possuem a maior movimentação de pedestres entre as margens, no entanto, a aplicação dos indicadores apontou maior risco de travessia nos trechos 2 (risco alto) e 5 (risco médio) devido ao elevado volume de tráfego e baixa disponibi- lidade de passarelas, respectivamente.Item Effect of Nb addition on the machinability of a pearlitic gray cast iron.(2022) Reis, Bárbara Cristina Mendanha; Santos, Anderson Júnior dos; Pereira, Natália Fernanda Santos; Carmo, Denílson José do; Faria, Geraldo Lúcio de; Câmara, Marcelo Araújo; Faria, Paulo Eustáquio de; Abrão, Alexandre MendesDue to its high thermal conductivity, good damping performance and superior machinability, gray cast iron (GCI) has found many applications in the automotive industry. However, this material has given way to other cast irons due to the need for materials with higher mechanical strength and toughness. Actual efforts have been made to reformulate the GCI chemical composition to obtain different microstructures for improving its mechanical properties. In this study, the influence of Nb content on the microstructure and machinability of GCI was investigated when turning under cutting speeds of 240, 360, and 480 m/min, feed rates of 0.25 and 0.50 mm/rev, and using two different chip breaker geometries (Flat Top and GH). The Nb addition decreased the graphite size and refined the pearlitic interlamellar spacing. However, it did not produce significant alteration in the number of eutectic cells and hardness. Regardless of the Nb content, the presence of chip breaker GH and the lower levels of cutting speed and feed rate were associated with superior machinability. The increase in the Nb content in the GCI raised all the components of the machining forces, yet it did not promote significant changes in the chip temperature and decreased the surface roughness after turning.Item Electrokinetic dewatering of mine tailing : infuence of solid content and voltage level applied.(2022) Ferreira, Lucas Deleon; Gomes, Romero César; Ferreira, Ana CarolinaThe process of disposing the tailings from mining activities generally involves the construction of large storage structures, either because of the large volume of residue generated by industrial processing plants or the difculties in obtaining grants for new disposal areas. Over the past few years, such storage structures have been maximized to astonishing dimensions, considerably increasing the risk associated with possible rupture. Therefore, new management techniques, such as the integration of several mining areas involved in the exploration, and processing and residue disposal, need to be developed for reducing the generated residue volume and for optimizing the disposal processes of such materials. One of the residue disposal methodologies currently under study is the acceleration of the dewatering/consolidation process of the so-called fne residues, using electrokinetic techniques. In this context, this study conducts electrokinetic dewatering tests on fne bauxite tailing, using samples with initial solid content by weight ranging from 20 to 30%; fnal values between 43 and 66% are achieved. The estimated power consumption per volume of drained water ranges from 31.4 to 375.2 kWh/m3 . The obtained results establish that the utilization of electrokinetic processes in the dewatering of tailings is a technique worthy of further investigation.Item Enhancing the eco-efficiency of concrete using engineered recycled mineral admixtures and recycled aggregates.(2020) Carvalho, Jose Maria Franco de; Fontes, Wanna Carvalho; Azevedo, Carlos Felipe de; Brigolini, Guilherme Jorge; Schmidt, Wolfram; Peixoto, Ricardo Andre FiorottiNon-conventional densely packed concrete mixtures are proposed and evaluated in this paper using engineered recycled mineral admixtures and recycled aggregates obtained from steel slag, quartz mining tailings, and quartzite mining tailings. High fines content sand-concretes containing coarser- and finer- than-cement recycled powders were designed to obtain blends with broader particle-size ranges and improved packing density. As a result, compressive strength up to 99 MPa, cement intensity up to 2.33 kg/m3 /MPa, and consumption of recycled material up to 95 vol% were obtained. Compressive strengths up to 66 MPa and cement intensity up to 2.34 kg/m3 /MPa were also obtained with the addition of coarse aggregates to such sand-concrete mixtures, with consumption of recycled material up to 96.5%. The results launch new insights on the role of recycled admixtures and aggregates on the mixture design of cement-based composites regarding efficiency improvement and technological performance.Item Environmental compensation : means for repairing damage caused by usage of the area and protected natural resources.(2020) Gouveia, Antônio Maria Claret de; Serrano, Alessandra Marques; Gouveia, Alberto Frederico Vieira de Sousa; Silvério, Adriana Marques Serrano; Cavalcanti, Thiago RodriguesThis research aimsto identify and describe the legally established environmental compensations to which persons and legal entities are subjected to due to use of specially protected areas and natural resources for the development of economic activities within the Brazilian territory. The methodology used for the research was a qualitative approach using bibliographical and documentary data, such as articles and standards stipulated in Brazilian environmental laws. Through this study, considering the current environmental standards, it is possible to identify the compensations provided for by the law of the National System of Conservation Unit no. 9985/2000; the environmental compensations for the use of permanent preservation areas, removal of threatened flora species, suppression of native vegetation encountered in the Atlantic Forest biome, as well as intervention in natural cavities. All these compensations were instituted by standards that regulate the use and protection of such natural resources - it remains to be verified whether such obligations have been fulfilled by users of these resources and whether the Public Power has been monitoring their compliance by exercising its supervisory power.Item Flexible pavement with mining waste proposal - execution and analysis of an experimental section.(2022) Andalicio, Aline Ferreira; Pereira, Eleonardo Lucas; Oliveira, Tales Moreira deThe extraction of iron ore has a fundamental role in the Brazilian economy. However, such activity generates considerable volumes of waste whose disposal, even if regulated and licensed, has a significant environmental impact. The worldwide concern for sustainable practices along with the urgency for measures to mitigate environmental damage, justifies research on its use in other activities. Therefore, the present study aims to analyze the test results of laboratory versus field of mixtures composed of mining waste. The field studies were made on the execution of an experimental section on the BR 040 highway, in Minas Gerais - Brazil. According to the validation of the laboratory results, the mixtures composed of 35% Tailings + 15% Waste Rock + 50% Canga of Ore and 35% Tailings + 20% Gravel 1 + 45% Gravel 0 were used in the base and sub-base layers of the experimental section, respectively. The field technological control showed that the mixtures had an anomalous behavior from the one observed in the laboratory, mainly regarding strength and deformability.Item Geophysical-geotechnical investigation of an old tailings dam from a mine in the Peruvian highland.(2020) Barriga Paria, Christ Jesus; Barriga Gamarra, Jorge Pantaleon; Pereira, Eleonardo LucasA tailings dam is designed to operate under steady state flow conditions. An unconventional flow regime can be a threat to the integrity of its structure. In this sense, a correct geological-geotechnical investigation becomes a constant necessity, either by conventional mechanisms or even with the use of geophysical techniques. Geophysical methods play an important role in a geological description, in the mapping of flows and in monitoring changes over time. This paper presents the results of an investigation of the poledipole arrangements in Peru in lead, zinc, silver, and copper polymetallic ore mine with a height of 4,700 meters with the principal goal of to know the thickness of the anthropic sediment of the tailings deposit. The mine has an old tailings dam, where the electrical method was used by tomography to delineate possible areas of infiltration, to allow the mine closure plan required by the competent authorities, aiming, in the long term, the lowest risk to safety and health of the population, in addition to mitigating the associated environmental impacts.Item Granulometric stabilization of laterites from Triângulo Mineiro and Alto Paranaíba for use in base course.(2022) Oliveira, Felício Geraldo de; Pereira, Eleonardo Lucas; Marques, Geraldo Luciano de OliveiraThe present article presents the study of three laterites from the Triãngulo Mineiro and Alto Paranaíba region, aiming to use it as a pavement base. The methodology used consisted of carrying out the tests prescribed by the DNIT 098/2007 standard and, as a complementary methodology, linear contraction, MCT classification, modulus of resilience and X-ray diffractometry were introduced. Four mixtures of laterite with sand were prepared aiming to correct the plasticity of the materials. Three samples of laterites and three of the four mixtures with sand showed sand equivalent values lower than 30%, showing that this is a characteristic of laterites in the region. Only the mixture LatJ3+A4 (70x30) presented a sand equivalent greater than 30%, but this sample presented the worst plasticity indicators in relation to the other mixtures. These results showed the need for further studies on the use of the sand equivalent of laterites. The linear contraction associated with the liquidity limit proved to be more accurate and efficient for the control of plasticity characteristics than the plasticity index together with the liquidity limit and the sand equivalent.Item Grau de satisfação térmica da população do conjunto habitacional de interesse social Jardim do Éden, em Marabá, Estado do Pará, Brasil.(2020) Sousa, Flaviany Luise Nogueira de; Costa, Stéfane Mireles da Silva; Gallardo, Nuria Pérez; Ferreira, Lygia Policarpio; Souza, Tamara Daiane de; Silva, Maurício Sanches Duarte; Borges, Alan MonteiroO clima de uma região pode influenciar de forma significativa no comportamento da população existente, seja nas características das vestimentas ou nas atividades realizadas no cotidiano. Isso ocorre também com as edificações. A influência que o clima traz sobre estas, faz surgir a necessidade de adaptá-las a realidade do clima local, uma vez que tais adequações são cruciais para a boa qualidade de vida de seus habitantes. Desse modo, este trabalho teve como objetivo apresentar o grau de satisfação térmica da população do conjunto habitacional de interesse social Jardim do Éden, localizado no distrito de Morada Nova, no município de Marabá/PA. Para isso, a pesquisa baseou-se na aplicação de questionário, diretamente ligado ao tema, abrangendo diversos aspectos relacionados a percepção térmica do usuário, com respostas resultantes a 'satisfeito' ou 'insatisfeito' termicamente. A pesquisa apontou a insatisfação térmica dos moradores, expondo a necessidade por soluções que adequem o ambiente térmico a realidade vivenciada no local e, consequentemente, que melhore a qualidade de vida de seus habitantes.Item Grau de satisfação térmica da população idosa do conjunto habitacional Jardim do Éden, Marabá/PA.(2020) Costa, Stefane Mireles da Silva; Sousa, Flaviany Luise Nogueira de; Gallardo, Nuria Perez; Oliveira, Antonio Carlos Nascimento Passos de; Souza, Tamara Daiane deAs características climáticas do local onde são erguidas as edificações, influenciam diretamente no comportamento térmico delas, e ao combinar estes elementos aos mecanismos fisiológicos do corpo, o ser humano sente uma satisfação ou insatisfação térmica em função de vários parâmetros, como por exemplo, idade, sexo, vestimenta, atividade, etc.. Este trabalho tem como objetivo apresentar o grau de satisfação térmica dos moradores idosos do Conjunto Habitacional de Interesse Social, Jardim do Éden, localizado no distrito de Morada Nova, no município de Marabá/PA (Brasil). A pesquisa foi baseada na aplicação de questionários, para a faixa etária de idosos, os quais abrangem diversos aspectos relacionados a percepção térmica do usuário, com respostas que variam entre 'satisfeito' a 'insatisfeito'. A pesquisa apontou a insatisfação dos moradores idosos, demonstrando a latente demanda por soluções que adequem o ambiente térmico a realidade do local, e consequentemente, melhore a qualidade de vida de seus ocupantes, principalmente daqueles mais vulneráveis ao desconforto térmico.Item In situ undrained shear strength for cutting slopes erodibility estimation : case study in the Quadrilátero Ferrífero region, Brazil.(2020) Couto, Bruno de Oliveira Costa; Gomes, Romero César; Ferreira, Lucas DeleonErosion is a natural relief modeling process that is influenced by several factors. Among these, we highlight the soil properties, designated by the specific concept of erodibility. Most of the existing methods for quantifying erodibility are based on field plots or indirect procedures developed from farmland approaches and methodologies limited to other study conditions such as slopes, where soil structure is different. Therefore, the objective of this study is to investigate the erodibility of cutting slopes in the Quadrilátero Ferrífero region, Brazil, and its relationship with soil properties, using the hand vane test to determine undrained shear strength (SU) and associating its values with the erodibility factor K. The results show that SU has significant correlation with the fine soil particles, especially clay and silt. In addition, properties responsible for the increase in SU decrease erodibility factor K. The mean weight diameter, geometric mean diameter, and aggregate stability index parameters show that aggregate diameter and stability are associated with higher SU and, conversely, lower K values. In addition, chemical properties, especially pH, also interfere in the results, however, in lower proportion when compared with the physical indexes. Finally, the undrained shear strength has a significant negative correlation with erodibility factor K, both in non-erodible (R2 = 0.6770, p value < 0.01) and erodible (R2 = 0.7885, p value < 0.01) soils, showing promising methods in the diagnosis of potentially erodible soils.Item Influence of cooling methods on the residual mechanical behavior of fire-exposed concrete : an experimental study.(2019) Carvalho, Espedito Felipe Teixeira de; Silva Neto, João Trajano da; Soares Junior, Paulo Roberto Ribeiro; Maciel, Priscila de Souza; Fransozo, Hélder Luís; Bezerra, Augusto Cesar da Silva; Gouveia, Antônio Maria Claret deThis work reports the main conclusions of a study on the mechanical behavior of concrete under ISO 834 fire with different cooling methods. The aim of this research was to provide reliable data for the analysis of structures damaged by fire. The experimental program used cylindrical concrete test specimens subjected to ISO 834 heating in a furnace up to maximum gas temperatures of 400, 500, 600, 700, and 800 ◦C. The compressive strength was measured in three situations: (a) at the different temperature levels reached in the furnace; (b) after a natural cooling process; and (c) after aspersion with water at ambient temperature. The results indicate that the concrete residual compressive strength is fairly dependent on the maximum temperature reached in the furnace and revealed that concrete of a lower strength preserved relatively higher levels of strength. The cooling method significantly influenced the strength, albeit at a lower intensity. In all cases, the residual strength remained in the range of 38% to 67% of the strength at ambient temperature. The statistical analysis showed that the data obtained by the experimental program are significant and confirmed the influence of the conditions imposed on the residual strength.Item A influência do ambiente urbano na escolha do transporte ativo e sua relação com o sedentarismo : reflexões sobre o caso de Belo Horizonte (MG).(2021) Dias, Janaina Amorim; Cardoso, Leandro; Oliveira, Leise Kelli de; Matos, Bárbara Abreu; Lessa, Daniela Antunes; Silva, Marconi Gomes daNeste artigo é analisada a infl uência do ambiente urbano na escolha do transporte ativo e nos níveis de sedentarismo em Belo Horizonte. Para tanto, a regressão logística binária foi utilizada na identifi cação das variáveis que infl uenciam a escolha entre os modos ativos e o automóvel. Os resultados indicam a maior probabilidade de pessoas com maiores Índices de Massa Corporal optarem pelo automóvel. Para os responden- tes, a topografia e a distância são variáveis que influenciam nessa escolha. Ainda, a chance de utilização do transporte ativo diminui à medida que a renda aumenta e os níveis de sedentarismo são menores naqueles que utilizam esse modo. Por fim, neste estudo é sugerido que o ambiente urbano influencia a escolha pelo transporte ativo que, consequentemente, influencia os índices de sedentarismo. Essa compreensão é um importante instrumento para o planejamento e gestão da mobilidade, à luz da configuração e desenho do espaço urbano e da saúde pública.Item Influência do material da ferramenta de corte sobre a usinabilidade do aço ABNT 4340 no torneamento.(2019) Reis, Bárbara Cristina Mendanha; Pereira, Natália Fernanda Santos; Júnior Santos, Anderson; Câmara, Marcelo Araújo; Faria, Paulo Eustáquio; Rodrigues, Paulo César de Matos; Rubio, Juan Carlos CamposNo presente trabalho procurou-se compreender os fenômenos associados à usinagem do aço ABNT 4340 utilizando ferramentas de corte de metal duro e cermet, ambas com geometria do quebra-cavaco para usi- nagem leve (LP) e média (MP). Nesse sentido, analisou-se a influência da variação do avanço, quebra- cavaco e o material da ferramenta de corte nos parâmetros de resposta do processo, força de corte, rugosi- dade, forma do cavaco e análise das superfícies de saída e de folga dos insertos durante a operação de tor- neamento. Inicialmente, um planejamento fatorial completo 23 foi empregado para análise da força de corte e rugosidade. Em relação à análise da força de corte, a análise de variância (ANOVA) indicou que o mate- rial da ferramenta de corte e o avanço afetaram significativamente a força de corte, sendo os menores valo- res alcançados com a ferramenta de corte cermet e o menor nível de avanço. Quanto à rugosidade Rq, dife- rentes níveis de materiais de ferramenta ou quebra-cavacos não foram suficientes para alterar significativa- mente o valor de Rq. Em relação ao cavaco, o avanço e o tipo de quebra-cavaco influenciaram na sua forma. Como última análise, para os parâmetros de corte estabelecidos e percurso de corte, não foi possível identi- ficar desgaste nas ferramentas de corte, no entanto, a análise por EDS apontou a adesão de material nas superfícies de folga e de saída para ambas ferramentas avaliadas.