DEEMA - Artigos publicados em periódicos
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Browsing DEEMA - Artigos publicados em periódicos by Subject "Ação pedagógica"
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Item As avaliações externas e a escola : a articulação entre resultados e as práticas na sala de aula de matemática.(2016) Viana, Marger da Conceição Ventura; Pinto, Roberto ArlindoDocumentos oficiais relacionam as avaliações externas à busca pela melhoria da qualidade no ensino, verificando a eficácia das políticas públicas para a educação e adequado planejamento educacional. Assim, as avaliações externas podem servir para repensar e planejar a ação pedagógica e a gestão educacional. Pesquisas em Educação Matemática têm demonstrado que o Sistema de Ensino, mais que o aluno, é responsável por seu sucesso/insucesso. Este estudo de caso se refere a uma escola da rede pública de ensino de uma cidade do interior do Estado de Minas Gerais - Brasil. A análise documental do desempenho desta escola, nos últimos cinco anos, indicou que sua maior fragilidade está no tema Espaço e Forma. Comparando seus resultados, embora abaixo do recomendado, são melhores do que os de outras escolas.Item Conectando a etnomatemática e a pedagogia culturalmente relevante na educação matemática para a promoção da justiça social.(2018) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkUm dos desafios enfrentados, internacionalmente, pelos sistemas educacionais está relacionado com o crescente número de alunos de diversas origens linguísticas e culturais em salas de aula. Essa diversidade tem atraído a atenção de professores, educadores e pesquisadores, pois é uma área que busca conectar as experiências cotidianas dos alunos com o procoesso de ensino e aprendizagem visam tornar os sistemas educacionais humanizados. Assim, existe uma crescente urgência para resolver essa lacuna para educar, efetivamente, todos os alunos. No contexto da justiça social, é necessário examinar a incorporação da influência da cultura no desenvolvimento da matemática e, ao mesmo tempo, alicerçá-la nas abordagens da etnomatemática e da pedagogia culturalmente relevante que, podem assumir, nos currículos matemáticos, as diversas formas linguísticas e culturais de produção do conhecimento. Portanto, o objetivo dessa abordagem é a promoção integral das experiências diárias dos alunos no currícumo matemático escolar.Item Discutindo a dimensão crítica/reflexiva da modelagem matemática.(2022) Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonDentre as diversas e inovadoras metodologias de ensino, é importante destacar a utilização da dimensão crítica/reflexiva para o desenvolvimento do processo de Modelagem Matemática direcionado para a solução de situações-problema que afligem a sociedade contemporânea. Nas últimas três décadas, a Modelagem Matemática, particularmente, as pesquisas relacionadas com a dimensão crítica/reflexiva dessa tendência em Educação Matemática, tem buscado a sua identidade, definindo os seus objetivos e desenvolvendo um senso sobre a sua natureza, bem como sobre a potencialidade de seus métodos de pesquisa, que visam legitimar uma ação pedagógica comprometida com a justiça social. Assim, discutimos nesse artigo a importância das perspectivas filosófica e teórica encontradas na dimensão crítica/reflexiva da Modelagem Matemática, bem como a importância do desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem que auxilie os alunos no desenvolvimento de sua eficiência crítica/reflexiva ao analisarem situações-problema oriundas da própria realidade.Item Fundamentações teóricas e metodológicas da etnomodelagem : investigações brasileiras e internacionais.(2022) Rosa, MiltonA literatura brasileira e internacional na área da Educação Matemática é composta por um amplo conjunto bibliográfico e teórico de produções que discutem tendências diversas no processo de ensino e aprendizagem em Matemática como a Resolução de Problemas, as Tecnologias em Educação Matemática, a História da Matemática, a Etnomatemática e a Modelagem Matemática. Existe a necessidade de destacarmos que essa literatura mostra que existe uma quantidade crescente de pesquisas envolvendo ações pedagógicas em sala de aula que propiciam o desenvolvimento de discussões relacionadas com as conexões entre as bases teóricas e as práticas que envolvem duas ou mais dessas tendências. Dessa maneira, é importante buscarmos uma abordagem metodológica que destaca a complementaridade entre a Etnomatemática e a Modelagem Matemática na perspectiva da Etnomodelagem. Os principais resultados da pesquisa documentada neste artigo mostram que a Etnomodelagem é considerada como uma proposta metodológica para a ação pedagógica da Matemática, pois a sua premissa está relacionada com a valorização dos saberes/fazeres desenvolvidos pelos membros de grupos culturais distintos. Esses conhecimentos matemáticos locais se originam em diferentes culturas, podendo ser traduzidos para outros sistemas de conhecimento matemático, como, por exemplo, os domínios: escolar e acadêmico, visando promover a valorização e o respeito à diversidade da cultura local por meio do dinamismo cultural.Item Um olhar etnomatemático para a festa religiosa do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, no estado de Minas Gerais.(2023) Rocha, Kelly Cristina Santos; Silva, João Batista Nunes da; Orey, Daniel ClarkO presente artigo teórico aborda uma reflexão da festa religiosa e da parte comercial relacionada com o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas, no estado de Minas Gerais, que por meio de um olhar Etnomatemático pode contribuir para o desenvolvimento de uma ação pedagógica nas aulas de Matemática. Essa abordagem busca promover a valorização da cultura local e respeitar as diferentes maneiras que os membros de determinados grupos culturais difundem os seus conhecimentos por meio do diálogo com os saberes e fazeres desenvolvidos localmente. Assim, a discussão proposta neste artigo pode auxiliar no entendimento de que as práticas Etnomatemáticas estão presentes no cotidiano dessa festa religiosa ao mostrar que os membros de culturas distintas que visitam essa parte do Jubileu compartilham as suas crenças e culturas com os barraqueiros que utilizam os seus conhecimentos matemáticos para comercializar as suas mercadorias junto ao público presente por meio do dinamismo cultural.Item Um panorama teórico/reflexivo sobre o programa etnomatemática.(2018) Lopes Júnior, José Erildo; Rosa, MiltonPretende-se, nesse artigo teórico, abordar aspectos teóricos que norteiam o Programa Etnomatemática. Inicialmente, o artigo traz a concepção da raiz etimológica que fundamenta o termo Etnomatemática. Depois, destaca o reconhecimento da identidade cultural e da historicidade dos alunos, visando à for- mação integral dos indivíduos, o exercício da cidadania e o estímulo ao desenvolvimento da criatividade. Em seguida, apresenta algumas visões (filosófica, política e pedagógica) existentes de investigadores que possuem em relação à concepção do Programa Etnomatemática. Na sequência, relacionamos a teoria Lakatosiana como uma metodologia adequada para o Programa Etnomatemática. Por último, abordamos a cultura na sala de aula de matemática e finalizamos com o curriculum trivium proposto por D’Ambrosio como uma resposta para indivíduos preocupados com a colonização de ideias matemáticas.Item Refletindo sobre as seis dimensões do Programa Etnomatemática na perspectiva da glocalização.(2022) Rosa, Milton; Alves, Gelindo Martineli; Orey, Daniel ClarkAo refletir sobre as seis dimensões da etnomatemática, um aspecto importante desse programa é a possibilidade da elaboração de uma ação pedagógica inovadora para o desenvolvimento de uma sociedade dinâmica e glocalizada. Desse modo, a glocalização significa a aceleração e a intensificação da interação e da integração entre os membros de grupos culturais distintos em contextos diversos como o escolar. Assim, um dos principais objetivos dessas dimensões é o desenvolvimento de uma visão cultural do processo de ensino e aprendizagem em matemática que pode resultar no intercâmbio (glocalização) de ideias, procedimentos e práticas matemáticas que são compartilhadas dialogicamente entre esses membros que vivenciam experiências cotidianas diversas em contextos distintos através do dinamismo cultural. Desse modo, os autores buscam tecer argumentos e fomentar reflexões sobre as seis dimensões da etnomatemática e as suas possibilidades de elaboração de ações pedagógicas na perspectiva da glocalização.