PROFMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing PROFMAT - Mestrado Profissional (Dissertações) by Subject "Aritmética"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
Item Uma adaptação da Cifra de Hill para estudo de matrizes.(2017) Brandão, Mariana Martins Durães; Oliveira, Edney Augusto Jesus de; Oliveira, Edney Augusto Jesus de; Pinto, Thiago Morais; Silva, Gheyza Ferreira daNeste trabalho serão apresentados alguns dos principais resultados matemáticos a respeito de Aritmética Modular, dando ênfase às relações de equivalência e classes residuais. É feito também um estudo sobre matrizes e suas propriedades operacionais; a função determinante é construída e apresentada como instrumento para o cálculo de matrizes inversas. Tais temas são abordados com o intuito de fundamentar os processos matemáticos aplicados para funcionamento da Cifra de Hill. Essa cifra é um dos métodos de criptografia apresentados neste texto e ao qual daremos destaque. Para finalizar, foi desenvolvida uma atividade voltada para turmas do Ensino Médio e baseada na Cifra de Hill, cujo principal objetivo é despertar o interesse dos alunos para o estudo de matrizes.Item Um estudo de aritmética modular para a educação básica.(2018) Lage, Francisca Daniella Andreu Simões Moraes; Santos, Thiago Fontes; Xavier, Sebastião Martins; Santos, Thiago Fontes; Xavier, Sebastião Martins; Cuzzuol, Gilberto Duarte; Couto, Rodrigo Geraldo doEste estudo é voltado à aritmética modular e pretende ser uma contribuição para o trabalho de professores da Educação Básica. O mesmo tem início com uma fundamentação teórica, servindo de base para as aplicações desta área da matemática. Tais aplicações compõem o capítulo dois, atuando com congruência em código de barras, ISBN, cartões de crédito, CPF, além de relatar sobre o funcionamento da criptografia e do método RSA. Em sua última parte, o trabalho mostra atividades realizadas em sala de aula. O intuito é de que elas sirvam como ferramentas a serem usadas e adaptadas por professores, já que as mesmas quase não aparecem em livros didáticos.