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Item Análise de uma proposta de sequência didática : puberdade e adolescência como temas para o estudo da sexualidade.(2015) Carvalho, Renata Cristina de Souza; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Viana, Gabriel Menezes; Almeida, Sheila Alves deO estudo sobre sexualidade deve ser considerado essencial para a formação do ser humano, visto que essa condição humana se manifesta em vários momentos do desenvolvimento das pessoas. Na adolescência, essas manifestações ficam evidenciadas, acompanhadas por conflitos, dúvidas, incertezas, e todas essas características acabam adentrando junto com o adolescente no ambiente escolar. A perspectiva é de encontrar nesse espaço o amparo do professor que, muitas vezes, não se sente preparado para tratar esse assunto. Buscando contribuir com esse profissional é que apresento, neste trabalho, uma proposta de investigação e intervenção que consiste no desenvolvimento de uma sequência didática sobre o tema Sexualidade e Afetividade, voltada para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. A construção da sequência está fundamentada no pluralismo metodológico e seu objetivo principal é dispor de estratégias e de amplificadores culturais que facilitem o trabalho do professor ao abordar essa temática e, desta forma, contribuindo para que os alunos se apropriem dos conceitos científicos estudados. Por meio de filmagens das atividades e dos materiais produzidos pelos alunos, registram-se a aplicação da sequência didática e a interação dos discentes com os diferentes instrumentos. A partir dessas informações, estruturaram-se quadros que identificam as etapas de desenvolvimento de cada aula e que contribuíram com a escolha dos turnos de falas a serem submetidos à análise microgenética. Neste contexto, buscou-se verificar como se dá o processo cognitivo dos estudantes acerca dos assuntos abordados por meio de diferentes recursos e instrumentos pedagógicos utilizados, além de se verificar a abordagem comunicativa evidenciada no decorrer das aulas. A análise apresentada possibilita uma visualização da participação dos estudantes e mediação da professora e, assim, pode-se constatar que a sequência didática proposta estimula interação e integração entre os sujeitos participantes, favorecendo a relação do ensino aprendizagem. Como é característica dos Mestrados Profissionais a elaboração de um produto pedagógico, propõe-se com este trabalho a construção de uma sequência didática. A apresentação desta sequência didática, como um produto, visa viabilizar a abordagem do assunto sexualidade de modo construtivo nos anos finais do Ensino Fundamental. Porém, permite também sua adaptação e estruturação para uso em outros segmentos.Item Os animais nos desenhos das crianças : um panorama sobre as pesquisas que investigam a representação de animais na infância.(2020) Almeida, Sheila Alves de; Rodrigues, Giselle Barbosa AndradeEsta pesquisa tem como objetivo apresentar um panorama da produção de artigos, dissertações e teses cujo instrumento metodológico se fundamenta nos desenhos das crianças sobre animais. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica na área de ensino de ciências nos últimos 12 anos. Os critérios para a seleção dos estudos foram: pesquisas envolvendo sujeitos de 3 a 11 anos de idade; pesquisas cujo instrumento metodológico fosse o desenho; pesquisas na área de ciências com o objetivo de investigar a representação de animais pelas crianças. Em seguida, foram identificados os recursos metodológicos, os espaços de produção das pesquisas e como são analisadas as representações das crianças nos desenhos. Por fim, considera-se que os autores se restringiram à observação de aspectos morfológicos dos animais e não aos aspectos cognitivos e psicológicos do desenho infantil. O conceito de representação é entendido como uma relação de semelhança entre os aspectos morfológicos dos animais e a imagem que as crianças apresentam deles nos desenhos.Item A apresentação de conceitos em um livro de divulgação científica infantil : o caso Isaac no mundo das partículas.(2023) Araújo, João Felipe Viana de; Lima, Guilherme da Silva; Almeida, Sheila Alves deEste trabalho objetiva analisar as ideias e conceitos científicos presentes na obra de divul- gação científica voltada para o público infantil “Isaac no Mundo das Partículas”, escrita por Elika Takimoto. Partimos das contribuições da psicologia histórico-cultural sobre os conceitos potenciais, espontâneos e científicos, buscando compreender as relações e formas de significação das ideias científicas apresentadas pela obra. Foram selecionados e analisados trechos do livro no qual conceitos científicos ou ideias-chave estavam presentes. A palavra foi considerada a unidade de análise e os resultados indicaram que o livro mobiliza diversas significações e estruturações lógico-abstratas (conceituais) para formalizar elaborações mais complexas e conceitos científicos. A análise dos conceitos: átomo, partícula e vácuo, indi- cou estratégias para a produção de sentido, que contemplaram a: contextualização, curiosi- dade, disputas argumentativas, uso de conceitos espontâneos, uso da história da ciência etc.Item A apropriação do gênero de divulgação científica pelas crianças: fragmentos de um percurso.(2016) Almeida, Sheila Alves de; Giordan, MarceloThe purpose of this study is to understand which textual skills children appropriate in interactive situations with science communication texts. For this, oral and written texts were analyzed where children expressed their understanding about a scientific concept. The theoretical and methodological perspective of the analysis draws on the Bakhtin’s conceptions of verbal interaction and in the micro genetic analysis. Scenes of work from science classes were recorded. The participants were 9-10 years-old children who attended the 4th year of a public elementary school in Belo Horizonte. The analysis of both the episodes and the texts produced by the children showed that the interaction with science communication texts provided to children starting to read an opportunity to appropriate textual skills reflected on the speech and writing during a science class to be closer to the knowledge produced from science communication texts. However, it was observed that such process does not occur spontaneously, since it is necessary that the educational context provides support to work with the language, instead of only talking about it. Therefore, science communication texts may enable to express the knowledge, the appropriation of strategies and textual skills along with the ability of using an explanatory language.Item Atividades de leitura orientada com crianças : a representação de conceitos e fenômenos presentes em uma obra de divulgação científica.(2023) Araújo, João Felipe Viana de; Lima, Guilherme da Silva; Lima, Guilherme da Silva; Almeida, Sheila Alves de; Camillo, JulianoEste trabalho objetiva analisar o processo de coprodução de significados a partir de atividades orientadas de leitura do livro de Divulgação Científica O tempo e o espaço de tio Albert, escrito por Russel Stannard, no processo de produção de imagens subjetivas de conceitos, práticas e histórias científicas na consciência de crianças entre 8 e dez anos de idade. Para isso, realizamos quatro atividades de leitura coletiva em uma biblioteca comunitária de um bairro de Ouro Preto-MG. As atividades propiciaram discussões e a produção de desenhos baseados em momentos da narrativa. Adicionalmente, realizamos entrevistas individuais com os participantes mais frequentes. Os registros de pesquisa foram analisados conforme os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Durante a atividade, houve o aparecimento de contradições cuja solução exigia a apropriação de novos conhecimentos por parte das crianças. Essas contradições eram suscitadas quando Conceitos Espontâneos eram mobilizados na formação de Conceitos Científicos (VIGOTSKI, 2018). Para Vigotski, o Conceito Científico é uma categoria referente à organização psíquica do conhecimento, estabelecida por meio de relações de determinação com outros conceitos. Os desenhos criados apresentaram relações com momentos chave da narrativa. As representações remetiam a trechos onde conceitos e fenômenos científicos, como a contração espacial, a propagação da luz e a dilatação temporal, eram explorados e discutidos pelos personagens. Os desenhos foram fragmentados em partes distintas que representam diferentes momentos da narrativa e formam o todo. As partes do desenho foram analisadas de acordo com as contribuições de Vigotski (2014) sobre criatividade e imaginação na infância, sendo categorizados em sua maioria como desenhos de segundo estágio. Os conteúdos presentes nos desenhos expressaram fenômenos e práticas científicas presentes na narrativa e, de certa forma, assimiladas pelos sujeitos. Porém, ao pensarmos no todo, é importante deixar claro que as crianças ainda não conseguiram estabelecer relações de codeterminação entre os conceitos, pois elas ainda não estão num estágio de desenvolvimento propício para a conscientização dos Conceitos Científicos (VIGOTSKI, 2018b). Dessa maneira, as ideias científicas estão presentes, mas não estão relacionadas entre si no todo (desenho). É muito importante frisar que esse contato com novas palavras proporcionado pela Divulgação Científica é o primeiro momento do desenvolvimento dos conceitos. No início as palavras são generalizações do tipo mais elementar e ao longo do desenvolvimento da criança, as generalizações são substituídas por outras de um tipo cada vez mais elevado, até atingir o ápice do processo na formação dos verdadeiros conceitos.Item Cenas de leitura da Ciência Hoje das Crianças : modos de uso e apropriação da revista em sala de aula.(2018) Almeida, Sheila Alves deEste trabalho trata dos modos de uso e apropriação da revista Ciência Hoje das Crianças em uma turma de séries iniciais do Ensino Fundamental. A perspectiva teórico-metodológica de análise inspira-se nas concepções de Bakhtin e Vygotsky acerca da interação verbal e na “memória pedagógica” sobre os acontecimentos de sala de aula. As análises apontam que o uso da revista Ciência Hoje das Crianças em sala de aula faz circular a linguagem de divulgação científica. Ressalta-se, a importância da revista nas aulas de Ciências dado o nível de envolvimento das crianças e da professora, a aprendizagem de conteúdos de ciências e a qualidade da participação de todos durante a experiência pedagógica com o periódico. Entretanto, essa postura não é construída espontaneamente e está relacionada, entre outras coisas, ao acesso à revista na sala de aula e à forma como as atividades de ensino foram conduzidas pela professora.Item Cenas de leitura de uma revista de divulgação científica para crianças em sala de aula.(2016) Almeida, Sheila Alves deEste trabalho trata das interações e práticas de letramento mediadas pela revista Ciência Hoje das Crianças em uma turma de séries iniciais do Ensino Fundamental. A perspectiva teórico-metodológica de análise inspira-se nas concepções de Bakhtin e Vygotsky acerca da interação verbal e na “memória pedagógica” sobre os acontecimentos de sala de aula. As análises apontam que o uso da revista Ciência Hoje das Crianças em sala de aula faz circular a linguagem de divulgação científica. Ressalta-se, a importância da revista nas aulas de Ciências dado o nível de envolvimento das crianças e da professora, a aprendizagem de conteúdos de ciências e a qualidade da participação de todos durante a experiência pedagógica com o periódico. Entretanto, essa postura não é construída espontaneamente e está relacionada, entre outras coisas, ao acesso à revista na sala de aula e à forma como as atividades de ensino foram conduzidas pela professora.Item Cientistas em revista : Einstein, Darwin e Marie Curie na ciência hoje das crianças.(2016) Almeida, Sheila Alves deEste trabalho analisou três edições da revista Ciência Hoje das Crianças, em que Einstein, Darwin e Marie Curie são apresentados. Frente ao desafio de divulgar a vida e a obra desses cientistas de forma adequada às crianças, para análise dos artigos consideramos a linguagem utilizada, as imagens apresentadas e, principalmente, a representação da revista sobre os cientistas. A metodologia de análise do material é inspirada nos trabalhos de Bakhtin sobre dialogismo e na compreensão por meio dos procedimentos discursivos, verbais e visuais com que a revista interpela e dialoga com as crianças. Os resultados mostram que a chancela editorial opta por focar a infância dos cientistas e uma imagem do cientista curioso e aventureiro. Entretanto, veicula-se nos artigos analisados uma visão estereotipada do cientista como alguém que já se anunciava cientista. Reitera-se a importância da Ciência Hoje das Crianças para a promoção da leitura e a democratização da linguagem de divulgação científica para crianças.Item Darwin em quadrinhos : uma análise de obras que divulgam a vida e a obra do cientista.(2020) Vieira Júnior, José João; Almeida, Sheila Alves de; Almeida, Sheila Alves de; Almeida, Phillipe de Oliveira; Santos, Marcelo GiordanEssa dissertação tem como objetivo investigar como Charles Darwin e a teoria da evolução são apresentados em histórias em quadrinhos com propostas educativas e apontar como esse tipo de mídia pode ser relevante como meio para comunicação científica. Com o intuito de fornecer o aporte teórico para a realização dessa pesquisa, tentamos definir o que caracteriza uma História em quadrinhos, buscamos dois autores chave Mccloud (1995) e Eisner (1989) e a partir desses escritores, traçamos uma pequena retrospectiva da história dos quadrinhos moderna e a as características principais que as distinguem dos outros tipos de mídia. Também traçamos como a divulgação científica se organiza como campo de circulação do discurso para tal nos baseamos principalmente nos trabalhos de Bueno (2009), Rojo (2008) e Grillo (2006). Posto isso, buscamos verificar como os quadrinhos podem e são utilizados como veículos de comunicação do conhecimento cientifico. Outro ponto importante do trabalho é a figura de Charles Darwin. Por tanto, realizamos uma investigação da vida de Darwin e de como sua figura está associada a cultura popular, em especial aos quadrinhos, para se possamos analisar de forma mais assertiva as obras em quadrinhos. Tais obras foram selecionadas pela sua intencionalidade como objeto de transmissão de conhecimento e por darem foco ao naturalista como tema principal para sua publicação. Então foi realizada uma análise dialógica entre os enunciados apresentados nas mesmas, levando em conta os aspectos subjetivos da ciência conforme descritos por Afonso (2008). Nas obras analisadas é possível observar uma desvinculação entre a narrativa da biografia do naturalista com os quadrinhos. Elementos que são característicos dos quadrinhos, como balões e linhas de movimento, não são utilizados nos trechos da biografia, onde as informações são apresentadas na forma de verbetes, o que poderia tornar a leitura não atrativa para o público-alvo que elas se destinam. Em contrapartida, quando os autores combinam a linguagem dos quadrinhos com os conceitos da teoria da evolução, temos como resultado um material que pode ser utilizado com eficiência para transmitir conhecimento científico.Item De minúsculos titãs a legionários que queimam : a representação de formigas nas animações infantis.(2021) Almeida, Sheila Alves de; Carneiro, Marco Antonio Alves; Aguiar Júnior, Orlando Gomes de; Cristiano, Maykon PassosEste estudo objetivou compreender as representações de formigas em animações infantis. Para isso, assistiu-se a cada animação mais de uma vez para perceber como as formigas foram significadas nos desenhos animados. Daí, foram registrados dados recorrentes e singulares na representação das formigas nos desenhos. Para a análise do objeto de pesquisa, a estrutura narrativa da animação e a estrutura conceitual da gramática visual inspiraram a construção de categorias. Os resultados indicaram que os desenhos animados analisados exploraram as características e os comportamentos humanos como base para a construção de personagens e narrativas. Observou-se que as animações abordam aspectos morfológicos das formigas, mas o comportamento delas ainda é pouco explorado e evidenciado. As concepções culturais da sociedade humana e seus preconceitos foram recorrentes em todas as animações estudadas.Item Des/fiando diálogos sobre o conceito de cadeia alimentar em uma aula de ciências nos anos iniciais do ensino fundamenal.(2019) Almeida, Sheila Alves de; Lima, Guilherme da Silva; Pereira, Bárbara Luiza AlvesEste trabalho analisa as estratégias utilizadas por uma professora no ensino do conceito de cadeia alimentar e os sentidos e significados produzidos pelas crianças em uma aula de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com base em estudos sobre a linguagem, foram analisados dois eventos distintos realizados nessa aula que contemplam as interações verbais sobre o conceito de cadeia alimentar. Em um primeiro momento observou-se a apresentação do conceito de cadeia alimentar pela professora e como as crianças produzem sentidos às palavras durante o processo de compreensão do conceito. No segundo, identificaram-se a apresentação de outros conceitos relacionados à temática da aula e as dificuldades que a compreensão do modelo de cadeia alimentar traz consigo. Assim, partindo de pressupostos bakhtinianos e da perspectiva histórico-cultural, a questão fundamental presente neste artigo é a discussão da natureza dialógica do processo de compreensão do conceito de cadeia alimentar.Item Dialogia no ensino de Química : reflexões de uma experiência.(2017) Perucci, Leidelaine Sergio; Lima, Letícia Peruce de; Silva, Thamires Lana e; Alves, Kerley dos Santos; Almeida, Sheila Alves de; Almeida, Maria Alzira Diniz; Andrade, Ângela LeãoEsse trabalho discute a aprendizagem de um tópico de Química a partir da cooperação entre estudantes de mesmo grau. Para isso, bolsistas do Ensino Médio foram selecionadas para ensinarem a estudantes de uma série anterior. Essa relação, menos formal do que a que ocorre entre professor e estudante, é abordada neste trabalho. Dentre as principais evidências, foi percebido que no decorrer das atividades as bolsistas tornaram-se protagonistas, ora assumindo o papel de líderes frente à elaboração dos materiais, ora de monitores, numa abordagem de ensino mais interativa e dialógica com estudantes de outras séries. O enriquecimento mútuo aconteceu de forma natural e amadurecida. Conclui-se que a horizontalidade das relações, a identidade entre os sujeitos que aprendem e apreendem na linguagem paralela entre bolsistas e estudantes levam a bons resultados de aprendizagem.Item Discursos que circulam na correção de um questionário : sentidos e significados.(2012) Almeida, Sheila Alves de; Giordan, MarceloEste trabalho analisa o uso do questionário em uma aula de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Ao investigar a aula, compreendemos o questionário como um gênero escolar pertencente a práticas institucionalizadas que envolvem alunos e professores a partir de contratos tácitos que vinculam as duas pontas na interação, numa incessante tarefa de produção de sentido a partir do querer dizer do professor e do que é interpretado pelos alunos. Baseado em estudos sobre esse gênero, foram analisados três episódios distintos que contemplam diferentes fases da correção de um questionário. Num primeiro momento, os papéis desempenhados por professora e alunos e o lugar social de onde falam, ouvem e agem é bem marcado. No segundo evento, identificamos que no processo de correção do questionário, a linguagem não se apresenta ordenada. Como produto do incessante leva e traz, o discurso resiste a uma sistematização rígida. No último evento, identificamos que mesmo com as opressões hierárquicas, as palavras circulam. Assim, partindo dos pressupostos bakhtinianos, a questão fundamental presente neste artigo é a discussão da natureza dialógica do questionário.Item Divulgação científica para crianças : uma análise de artigos das revistas Ciência Hoje das Crianças e Recreio.(2020) Almeida, Sheila Alves deO presente estudo analisa aspectos da construção textual de artigos de divulgação científica para crianças. Frente a esse desafio, foi realizada uma análise documental de artigos das revistas Ciência Hoje das Crianças e Recreio. Na impossibilidade de analisar todos os artigos publicados nas revistas, optou-se pela análise de artigos com publicação alternada entre março de 2009 e novembro de 2015. Foram analisados 79 artigos, considerando como categorias de análise a linguagem, a ilustração e a imagem do cientista veiculada no artigo, dentre outras. Os resultados indicam que os artigos analisados assumem a identidade do veículo que são produzidos. Estes evidenciam as referências discursivas, materializada nos artigos, a identidade dos leitores potenciais e a condição para a produção dos artigos que, de diferentes maneiras, têm como objetivos informar e “capturar” o leitor.Item Um estudo sobre as representações de formigas por crianças do fundamental I.(2017) Rodrigues, Giselle Barbosa Andrade; Almeida, Sheila Alves deEste trabalho trata das representações das crianças sobre as formigas. Para tanto, visitamos uma sala de aula do fundamental I e solicitamos aos alunos dessa turma que desenhassem formigas. A análise dos desenhos indicou que a maioria das crianças representa as formigas como lagartas ou outros insetos. Observamos que aspectos importantes da morfologia e interações desses insetos não são facilmente percebidos pelas crianças, ainda que as reconheçam nos ambientes domésticos. Esta investigação nos leva a refletir que a ausência de estudos sistemáticos sobre as formigas remete às crianças a representações distantes, generalizadas e hostis desses insetos.Item Física divertida : teorias de Einstein na revista ciência hoje das crianças.(2016) Almeida, Sheila Alves deEste trabalho tem como objetivo analisar um artigo de uma edição comemorativa da revista Ciência Hoje das Crianças publicada em 2005, cujo propósito foi divulgar a vida e obra de Albert Einstein para as crianças. Frente ao desafio de apresentar Einstein à infância, de forma clara e adequada, para análise do artigo da revista serão consideradas a linguagem, as imagens e a visão de ciência e cientistas. Assinala-se que a metodologia de análise do material é inspirada nos trabalhos de Bakhtin sobre dialogismo para compreensão dos procedimentos discursivos, verbais e visuais por meio dos quais a revista interpela e dialoga com as crianças. Os resultados mostram que a linguagem escrita e a linguagem imagética são a ponte para a compreensão do dizer dos autores – cientistas e jornalistas.Item Influência da criação e crítica de analogias por estudantes de química do ensino médio na promoção de interações argumentativas.(2015) Ramos, Tatiana Costa; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mozzer, Nilmara Braga; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mozzer, Nilmara Braga; Almeida, Sheila Alves de; Corrêa, Hércules Tolêdo; Munford, DanusaItem Insetos na escola : um estudo sobre a representação das formigas nos anos iniciais do ensino fundamental.(2019) Rodrigues, Giselle Barbosa Andrade; Almeida, Sheila Alves de; Almeida, Sheila Alves de; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Bonadiman, Heron LaiberEssa dissertação propõe uma reflexão sobre o estudo das representações de formigas realizadas através do desenho das crianças de 9 e 10 anos, pautados em Jean Piaget. Nos estudos piagetianos a representação é a capacidade de se lembrar, diante de uma imagem ou signo, o objeto que não está presente ou o ato não realizado, embora o pensamento não se reduza apenas às imagens, ele também se constrói por elas. Para realizar essa pesquisa utilizou-se a metodologia qualitativa,caracterizada por estudo de caso. Como ferramenta, foi construída uma sequência didática para compreender o olhar da criança em uma perspectiva cognitiva sobre as formigas. Para tanto, a permanência na escola teve a duração de 6 meses, divididos em encontros semanais com aproximadamente 110 minutos. A sala de aula era composta por crianças de perfis diversificados, com níveis sócio-econômico-cultural diferentes. Foram contemplados 30 desenhos de 10 crianças que participaram de todas as aulas para serem analisados. Para isso foi utilizado um quadro de categorias construídos pelas pesquisadoras.Por fim, conclui-se que as crianças desenham muito mais do que veem. Verificou-se também que a interação delas como o material didático apresentado culminou nas representações de formigas com detalhes próximos do real e apropriaram-se dos conceitos apresentados, comprovados na entrevista. Trabalhar com temas próximos as crianças faz que elas tenham uma aprendizagem científica efetiva, vinculando à autonomia dos conhecimentos a realidade. É importante oferecer às crianças a interação a diversas linguagens, abrindo caminhos para que elas se manifestem de maneira espontânea e significativa, os conhecimentos até então adquiridos.Item O livro didático na sala de aula : os modos de uso de um livro de ciências por uma professora do ensino fundamental.(2017) Figueiredo, Márcia Cristina de Oliveira; Almeida, Sheila Alves de; Almeida, Sheila Alves de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Silva, Nilma Soares daHá décadas, o livro didático faz parte do cenário educacional, entretanto aspectos pertinentes às interações em sala de aula entre professor, livro e alunos são ainda pouco explorados. Nesta investigação, valemo-nos das seguintes questões de pesquisa: “Como é a utilização do livro didático no cotidiano da sala de aula?”; “O que a professora prioriza na sua prática?”; “Como os textos didáticos do livro Construindo Consciências são trabalhados nas aulas de Ciências?”; “De que modo a professora conduz a correção dos questionários?” e “Em quais momentos a professora aproxima-se do projeto didático autoral?”. Ancoramo-nos na análise microgenética, o que implicou, fundamentalmente, gravar as aulas acompanhadas e destas selecionar episódios significativos. Apresentamos os dados que foram coletados em uma turma de 7º ano de uma escola da rede pública do município de Belo Horizonte. Nosso olhar voltou-se para os modos de uso do livro didático Construindo Consciências, elaborado pelo Grupo Ação e Pesquisa em Ensino de Ciências (APEC). Observamos a prática de uma professora dos anos finais do ensino fundamental. No cotidiano da sala de aula, percebemos que as práticas mediadas pelo livro foram marcadas por velhas e novas escolhas pedagógicas, refletindo o quão difícil é para um professor desvencilhar-se dos moldes tradicionais de ensino de Ciências. Reafirmamos, nesta pesquisa, a importância do livro didático no cotidiano da sala de aula e a urgência de aprofundar a compreensão da dialogia como um caminho para um ensino de Ciências, de fato, significativo.Item O papel dos questionamentos da professora em um processo de ensino de química fundamentado na modelagem analógica.(2018) Andrade, Gabriela Mara de Paiva Campos; Mozzer, Nilmara Braga; Almeida, Sheila Alves de; Barbosa, Luis Gustavo D'Carlos; Mozzer, Nilmara BragaEsse trabalho de pesquisa visa investigar os questionamentos realizados por uma professora de Química da Educação Básica de uma escola pública da cidade de Mariana- MG, durante o desenvolvimento de uma sequência didática sobre equilíbrio químico, fundamentada na modelagem analógica; e entender como esses questionamentos contribuíram para a elaboração dos significados sobre os conceitos científicos abordados nessa sequência, especialmente aqueles relacionados aos aspectos qualitativos do equilíbrio químico: reversibilidade, coexistência de reagentes e produtos e dinamismo. A modelagem analógica é entendida como um processo de criação, crítica e refino dos modelos e analogias, estes por sua vez, compreendidos como artefatos de pensamento e linguagem. Nos apoiamos em uma perspectiva sócio-histórica na busca por compreender essa atribuição de significados por sujeitos no contexto e em interação com outros sujeitos. Para tal, desenvolvemos uma categorização dos tipos de questionamentos realizados pela professora em eventos sociais, construídos pelas pesquisadoras para representar o desenvolvimento da sequência didática, e analisamos como esses questionamentos mediaram as ações e reações dos sujeitos (professora e estudantes) na negociação dos mencionados significados. Para a criação das categorias nos inspiramos em trabalhos como os de Chin (2007), Mehan (1979); Lemke (1997), os quais buscaram em seus trabalhos compreender como os estudantes e os professores interagiam em contextos reais de sala de aula de Ciências, os diferentes padrões de interações e os tipos de enunciações realizados pelos professores. Algumas categorias foram criadas a priori, a partir da consideração desses aspectos da revisão da literatura; outras, a posteriori, referentes aos questionamentos mais específicos às atividades de modelagem analógica. Durante o período de 10 (dez) aulas, foram construídos 13 (treze) eventos sociais com base nas transcrições integrais dos vídeos, nas anotações de campo das pesquisadoras, nas atividades escritas e modelos concretos produzidos pelos estudantes. Destes, selecionamos 6 (seis) eventos, por considerarmos que os mesmos nos forneceram um número considerável de indícios da influência dos questionamentos da professora no processo de significação. Identificamos alguns questionamentos mais gerais, como os do tipo comunicação de ideias, explanatório sobre o processo e reflexão sobre o raciocínio que contribuíram para que os estudantes expressassem suas ideias, fornecessem opiniões, interpretações e explicações sobre mais detalhadas e refletissem sobre as ideias que fundamentavam os modelos e comparações elaborados. Identificamos também questionamentos mais específicos às atividades de modelagem analógica, como os de seleção de ideias para a elaboração de modelos e analogias, checagem do estado de desenvolvimento do modelo, mapeamento de similaridades e identificação de limitações das comparações que auxiliaram os estudantes no levantamento de dados e informações necessários para a resolução dos problemas, na identificação de aspectos que eles já haviam compreendido e daqueles que ainda precisavam compreender melhor sobre as entidades a serem modeladas e na explicitação as similaridades entre os domínios comparados. Alguns desses questionamentos contribuíram para realçar as funções de artefatos de pensamento e linguagem dos modelos e analogias, promovendo a utilização dos mesmos na representação e produção de conhecimentos e na comunicação e negociação de ideias pelos estudantes. O levantamento desses questionamentos podem proporcionar aos professores orientações que visam contribuir para melhorias da prática docente e para as interações sociais nas salas de aula de Ciências que visam a elaboração de significados.