Browsing by Author "Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues"
Now showing 1 - 15 of 15
Results Per Page
Sort Options
Item Caminhos a Hamburgo : efeitos do movimento CONFINTEA V no Brasil nas lutas pelo direito de jovens e adultos à educação.(2017) Melo, Raquel Silveira Martins de; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira RodriguesConvocadas pela UNESCO, as Conferências Internacionais de Educação de Adultos (CONFINTEAs) acontecem a partir de 1949 com objetivo de induzir os Estados-membros a ações e avaliações sobre a EJA. O interesse aqui é considerar efeitos no processo para a participação do Brasil na V CONFINTEA (Hamburgo/Alemanha,1997) no que tange ao direito de jovens e adultos à escolarização. Esse momento trouxe ganhos significativos no cenário brasileiro como a reunião dos estudiosos, militantes, governos locais e interessados em geral que decidiram dar continuidade às reuniões preparatórias de forma a acompanhar as políticas públicas e a efetivação do direito de brasileiros à escolarização, constituindo assim os movimentos do Fórum de EJA e do Encontro Nacional de EJA (ENEJA). Busca-se fazer análise das primeiras cinco edições do ENEJA sob a hipótese de que esse período lançou bases para a preparação da CONFINTEA VI realizada em 2009, no Belém do Pará/Brasil. O artigo se inicia pelo resgate histórico das Conferências, seguido dos Fóruns e seus desdobramentos. Busca nos relatórios sínteses dos ENEJAs elementos de lutas pelas políticas públicas nacionais de efetivação do direito à educação.Item Diálogos entre universidade e gestão municipal : o caso da Mesa Permanente de Educação de Jovens e Adultos no Território dos Inconfidentes (MG)(2023) Martins, Fabiane Cristina Gonçalves; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues; Tosta, Sandra de Fátima Pereira; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues; Cunha Junior, Adenilson Souza; Nunes, Célia Maria FernandesNas últimas décadas, somam-se consideráveis mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais que incidem na efetivação das políticas públicas educacionais. Dentre elas, as que preconizam aos governos subnacionais garantir o direito dos jovens, adultos e idosos de iniciar ou concluir a escolarização. Direito esse assistido pelo poder local na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com entendimentos, formas e proposições diferentes (DI PIERRO, 2010; HADDAD, 2007; SOARES, 2002). Soma-se à pluralidade de oferta, o fato de a gestão municipal ser acometida em todo o país pela descontinuidade de governança e por tensos debates no âmbito da capacidade administrativa equitativa. É nesse cenário que se desenvolve o presente estudo com foco em uma das Mesas Permanentes vinculadas à ação extensionista UFOP junto à Escola do Departamento de Educação (DEEDU) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) relativa ao EJA. A Mesa Permanente de EJA (MP-EJA) é um espaço de diálogo entre a universidade e o poder local, composta por gestores dos municípios mineiros de Acaiaca, Congonhas, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana e Ouro Preto. Essa região é conhecida como território dos Inconfidentes do entorno da UFOP, sob a jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto (SRE-OP), exceto Congonhas. O objetivo foi compreender em que medida se articulam as ações entre a gestão municipal no Território dos Inconfidentes (MG) e a universidade, referentes à efetivação da EJA. O percurso metodológico escolhido para atender ao objetivo da investigação, amparou-se na abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de produção de dados entrevistas semiestruturadas com gestores municipais do EJA, o representante da SRE-OP e a observação participativa de encontros da Mesa Permanente. Os dados obtidos foram tratados pela análise de conteúdo Bardin (1977), Franco (2018), a partir das seguintes categorias: a) as trajetórias dos gestores em relação à EJA; b) a importância da Mesa Permanente da EJA; c) o papel da Mesa Permanente na prática da gestão municipal; d) a importância dos diálogos entre a Mesa Permanente, a SRE e as secretarias municipais e, por fim, e) as ações desenvolvidas a partir das articulações da Mesa Permanente. A análise aponta que a MP-EJA no território dos Inconfidentes exerce um papel aglutinador em torno da EJA e pode ser entendida como um grupo colaborativo (FIORENTINI, 2012) quando se trata da efetivação do direito de jovens, adultos e idosos à escolarização em municípios que não se constituíram sistemas próprios de educação, sobretudo. Os estudos nesses espaços devem continuar por apresentar a dimensão formativa dos gestores.Item A disciplina Educação Moral e Cívica no Grupo Escolar Dom Benevides em Mariana/MG (1969-1975).(2020) Carvalho, Rosana Areal de; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues; Evangelista, Raquel de JesusEste estudo tem como objetivo delinear a presença e as práticas da disciplina de Educação Moral e Cívica (EMC) no Grupo Escolar Dom Benevides, em Mariana/Minas Gerais (MG), em consonância com o DecretoLei nº 869, de 1969. Ao delinear a educação praticada no período da ditadura civil-militar, inserimos a trajetória legal da implantação da disciplina EMC como obrigatória nos ensinos primário e secundário. Privilegiamos a documentação existente no acervo do Grupo Escolar Dom Benevides, em especial o Livro de Ata de Reunião (1970-1975), no qual encontramos registros das práticas pedagógicas, do cotidiano escolar e das ações dirimidas pela direção em torno da disciplina. A fonte selecionada permitiu identificar trâmites e dificuldades na implementação desse conteúdo, considerando, de um lado, a propositura legal e, do outro, os limites da própria escola, tais como a (in)disposição do professorado diante de mais uma tarefa, gerando ora acomodação, ora resistência. Deduzimos que o cumprimento com a obrigatoriedade da disciplina de EMC, presente na legislação, se deu com a realização dos festejos de datas cívicas que extrapolavam o espaço escolar, permitindo ao civismo e patriotismo atingirem os marianenses. Os resultados da pesquisa fortalecem o princípio das singularidades institucionais, construídas pelas relações estabelecidas entre os sujeitos que compõem a instituição e a sociedade com a qual convivem.Item Educação de Jovens e Adultos na esfera municipal em Minas Gerais.(2021) Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues; Soares, LeôncioA ampliação dos encargos subnacionais com a educação básica interroga o protagonismo do poder local desde os anos de 1990. A educação de jovens e adultos (EJA) inserese na agenda dos compromissos municipais e desperta a atenção quanto às formas de atendimento que têm sido realizadas a fim de se cumprir com o direito de todos à educação. O artigo apresenta dados da investigação que se preocupou em mapear e compreender ofertas educativas a jovens e adultos empreendidas por dez municípios mineiros. A investigação quanti-qualitativa produziu dados a partir de reuniões com gestores de EJA, seminários de pesquisa, acompanhamento em sala de aula, entrevistas com gestores, professores e alunos, os quais dialogam com a literatura da área do pós Constituição Federal de 1988. A análise dos dados à luz das convergências e das singularidades destaca a afirmativa recorrente de que “A EJA vai acabar” e ressonâncias da frase “Caí na EJA” advindas dos colaboradores da pesquisa. Há reconhecimento por parte dos gestores de que a Educação de Jovens e Adultos tem características próprias. Constata-se que somente esse reconhecimento não tem sido suficiente para amparar uma proposta de EJA, que atenda ao provimento de vaga de educador por meio do concurso público e à formação continuada voltada para as especificidades de jovens, adultos e idosos. Ao final, encaminha recomendações a partir das implicações ao perfil do professor como um profissional que afirma poder: “se jogar na EJA”.Item A educação moral e cívica nos tempos da ditadura civil-militar (Mariana-MG/1969-1975).(2018) Evangelista, Raquel de Jesus; Carvalho, Rosana Areal de; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues; Carvalho, Rosana Areal de; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues; Hamdan, Juliana Cesário; Gonçalves Neto, WenceslauEste trabalho estuda o desenvolvimento da Educação Moral e Cívica (EMC) no Grupo Escolar “Dom Benevides” em Mariana-MG e sua convergência na promoção do ideário cívico-religioso entre os anos de 1969 a 1975. A literatura estudada neste trabalho, Baia Horta (2012) Filgueiras (2006a), Abreu (2008) e Pelegrini (2011), aponta que a EMC pretendia adequar os cidadãos ao desenvolvimento social e econômico da nação, disciplinar os corpos e restaurar a ordem para controlar possíveis resistências e subversões ao governo. O presente estudo apresenta a inserção da disciplina EMC no espaço escolar, sua defesa pela instituição religiosa e sua presença nas determinações oficiais. As fontes selecionadas contribuem para a pesquisa no sentido de entender a EMC tanto para o espaço escolar quanto para as instituições que influenciaram esse lugar, pois partimos da concepção de que a educação é uma prática social que extrapola os muros da escola. O Decreto-Lei n° 869/1969 reestabeleceu a disciplina EMC como obrigatória na matriz curricular escolar brasileira, a qual, posteriormente, foi regulamentada pelo Decreto n° 68.065/1971. Esses documentos mostram as finalidades e os interesses sociais em se implementar de forma obrigatória tal disciplina. Ao analisarmos a documentação do Grupo Escolar “Dom Benevides”, principalmente os livros de Atas de Reuniões de Professoras, encontramos registros relacionados à disciplina EMC. Identificamos um conjunto de ideias oficiais circulando na escola a partir da Revista do Ensino divulgada pela Secretaria da Educação de Minas Gerais. Nos artigos do jornal O Arquidiocesano (semanário editado pela Arquidiocese de Mariana-MG no período de 1959-1992 com circulação regional) podemos entender um pouco sobre a sociedade marianense do período, a defesa dessa disciplina pela instituição católica e perceber a correlação entre os preceitos religiosos e as determinações oficiais sobre as finalidades da disciplina EMC no ambiente escolar.Item Educação, cultura popular e educação de jovens e adultos.(2020) Pinho, Clarice Wilken de; Soares, Leôncio; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira RodriguesA atenção à riqueza das experiências culturais presentes nas múltiplas identidades dos jovens e adultos é a base dos movimentos de educação e cultura popular que eclodiram no Brasil na década de 1960. Destacam-se os conceitos assumidos, os objetivos e os planos de ação desenvolvidos no interior do Movimento de Cultura Popular (MCP); da Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler; do Movimento de Educação de Base (MEB) e do Centro Popular de Cultura (CPC) com o objetivo de delinear a educação e cultura popular em diferentes contextos e sua contribuição para a educação de jovens e adultos. Conclui-se que as contribuições da história, trazidas à luz nas referências da década de 1960, indicam a necessidade de um trabalho de cultura popular assumidamente libertador, não mais pensado como uma cultura para as pessoas, mas com as pessoas, com os sujeitos participantes e construtores de uma sociedade que os represente.Item Escola e família no jornal o arquidiocesano de Mariana (1959-1991) : “defenderá ele os direitos de deus e da comunidade cristã”.(2021) Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues; Carvalho, Rosana Areal deO semanário O Arquidiocesano, periódico da Arquidiocese de Mariana (MG), circulou entre 1959 e 1991 com tiragem anual de 6.000 exemplares. Dos objetivos do jornal constam o de “cuidar da vida religiosa das Paróquias”. O periódico adentrou os campos sociais incluindo a escola. É possível perceber a educação como tema recorrente no que tange à formação cristã como a preocupação com a chegada da televisão no interior dos lares e a campanha contra o comunismo. De 1962 a 1989 somam-se 61 artigos com o tema “escola”, que passa a ser objeto de análise, sobretudo no que concerne à presença da fé católica no sistema público. Os artigos foram assinados por membros da hierarquia da Igreja e paroquianos convidados. O corpus de pesquisa são as edições que tratam da educação escolar. Selecionamos os artigos que abordam a escola e a família e destacamos a visão da igreja sobre a instituição escolar como colaboradora na formação humana consoante à difusão dos princípios cristãos. Se o futuro da criança é cristão, faz sentido a escolha dos pais pela escola católica guiada pela professora na mesma fé. Fica clara a equação: família cristã é igual a escola cristã. Podemos finalizar com a assertiva de que O Arquidiocesano vela pela população católica para além do espaço físico das igrejas ou dos sermões por meio do controle da tríade família, escola e professora.Item Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de matemática.(2019) Oliveira, Iara Letícia Leite de; Carvalho, Rosana Areal de; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira RodriguesEste artigo é fruto dos resultados de uma dissertação que teve como objetivo tecer compreensões sobre aspectos da trajetória formativa de professores de Matemática, ao narrarem suas histórias de vida por meio do memorial. A pesquisa pautou-se pelo método autobiográfico e contou com a colaboração de seis professores de Matemática, que escreveram memoriais de formação interpretados à luz da análise de convergências e singularidades. O movimento de tornarse professor é permanente e ocorre por meio das diversas vivências em que vários cenários os vão constituindo enquanto professores de Matemática. Ao analisarmos essas narrativas, encontramos a família e os professores exercendo um papel fundamental na escolha da profissão. A formação dá-se sob a influência dos professores, o gosto pela área ou as pequenas vivências da profissão, sejam nas experiências em sala de aula, nas brincadeiras ou em outros locais. Alguns elementos, como a aproximação e as afinidades com a Matemática e a referência a si mesmo como bom aluno, são fatores presentes na opção pela carreira educacional. Embora envolvidos em diversas circunstâncias e dificuldades, esses professores persistem na superação dos desafios profissionais, buscando proporcionar uma educação de qualidade aos seus alunos.Item Estações da escrita de si : trajetórias formativas de professores de matemática em memoriais.(2017) Oliveira, Iara Letícia Leite de; Carvalho, Rosana Areal de; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues; Carvalho, Rosana Areal de; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues; Ferreira, Ana Cristina; Nacarato, Adair MendesEsta pesquisa tem como objeto de estudo a trajetória formativa de professores de Matemática e está problematizado em torno da seguinte questão: Que elementos da trajetória formativa um grupo de professores de Matemática desvela no decorrer da escrita de si no memorial de formação? Tem como objetivo geral tecer uma compreensão de aspectos da trajetória formativa desses professores de Matemática ao narrarem sobre sua história de vida por meio do memorial de formação e, como objetivos específicos: (i) compreender como se desvela as trajetórias de formação percorridas por esses professores; (ii) identificar os elementos que emergem na construção do “ser professor” a partir dos memoriais de formação produzidos pelos professores. Do ponto de vista metodológico, adotamos a abordagem qualitativa e a perspectiva do Método Biográfico. Como colaboradores da pesquisa tivemos seis professores de Matemática, estudantes de um Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, cuja colaboração se deu através do questionário e da escrita de um memorial de formação que constituiu o corpus de análise. Os dados provenientes desses instrumentos foram analisados com base na Análise de Singularidades e Convergências. Por essas narrativas percebemos que esses professores, de modo geral, percorreram caminhos, apesar de particulares, com muitas aproximações. A trajetória formativa desses professores se constituiu na escolarização, nas vivências familiares, na licenciatura em Matemática, no mestrado e em outros espaços, articulada às experiências na sala de aula, onde se consolida o saber e o saber-fazer e se constrói o aprendizado para o processo de tornarem-se professores. Ao narrarem lembram-se das pessoas que fizeram parte de suas vidas apoiando ou incentivando. São unânimes as lembranças dos professores que tiveram, apontando as características do que consideram um bom professor e aquilo que desejam ser como profissionais, tomando-os como referenciais. Sobre o início da docência contam sobre o cotidiano da profissão, as tensões nesse local, as dificuldades com a indisciplina dos alunos, dentre outras questões que permeiam esse ambiente. Exercendo a profissão buscam cursos para aprimorar as habilidades e conhecer outras metodologias, dentre eles aparece o mestrado. No contexto dessas vivências, constatamos que a constituição como docentes ocorre em diversas etapas, em que vão construindo saberes, crenças e valores. Portanto, essa constituição se dá durante toda a trajetória de vida do sujeito.Item A formação continuada dos professores que atuam na educação de jovens e adultos na região dos Inconfidentes-MG.(2017) Maia, Eliana do Nascimento Libanio; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues; Esteves, Maria Manuela FrancoA formação do professor de EJA é vista, na atualidade, como um desafio. Muitos autores dialogam sobre essa temática e procuram identificar as possibilidades de formação que se realizam no início e durante a carreira docente. Os trabalhos, em geral, se concentram em verificar como ocorre a formação por meio da observação das particularidades do público atendido por esses docentes. Com o objetivo de contribuir com as discussões sobre a formação continuada dos professores da EJA, esta pesquisa procurou identificar a formação continuada dos docentes que atuam na EJA na Região dos Inconfidentes, compreender como esses professores se formaram e vêm se formando ao longo dos anos de docência, e identificar as necessidades específicas para o trabalho do professor que atua na EJA. O referencial que direciona a presente investigação é constituído pelos autores Nóvoa (1999), Jardilino e Araújo (2014), Santos (2014), Gatti, Barreto e André (2011), Freire (1996), Soares (2008), Arroyo (2005), dentre outros que discutem a formação continuada, a profissão e a condição docente, assim como as legislações instituídas para a formação do professor. Essa investigação caracteriza-se pela abordagem qualitativa e o instrumento escolhido para a produção dos dados foi a entrevista semiestruturada, que permite apresentar mais dinamicidade na interação com os participantes. O campo da pesquisa foi constituído pelas instituições municipais e estaduais que se localizam nas cidades de Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana e Ouro Preto, na Região dos Inconfidentes-MG. Os dados produzidos foram avaliados com base na Análise do Conteúdo, na busca de construir elementos de reflexão a partir da problemática instituída. Os resultados dessa pesquisa indicam que há pouca oferta de formação continuada que discute as problemáticas dos professores de EJA. Evidenciam também que a concepção de formação ainda está atrelada ao modelo técnico e que ainda há a necessidade de se pensar uma formação que contemple as especificidades dessa modalidade de ensino. Espera-se que os resultados possam colaborar com os estudos da área da formação docente na procura de qualidade na educação e, principalmente, que contribua com a formação do professor que vai atuar na EJA.Item A formação inicial de educadores de jovens e adultos nas universidades federais de Minas Gerais : a perspectiva dos pedagogos em formação.(2016) Queiroz, Ana Helena Oliveira; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Porcaro, Rosa Cristina; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira RodriguesEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), cujo objetivo geral foi investigar as condições propostas nos cursos presenciais de Pedagogia para a formação inicial do educador de jovens e adultos nas Universidades Federais de Minas Gerais. Como objetivos específicos, buscou-se mapear os cursos de licenciatura em Pedagogia existentes em Minas Gerais; delinear a identidade formativa desses cursos em relação à Educação de Jovens e Adultos; e identificar os desafios que os graduandos que têm interesse profissional por essa modalidade de ensino enfrentam em sua trajetória formativa. O estudo utilizou-se das abordagens qualitativa e quantitativa. Na perspectiva desta última, foi aplicado um questionário para os graduandos dos cursos de Pedagogia, com questões fechadas. Uma abordagem mais qualitativa foi utilizada na pesquisa documental, quando analisados os projetos pedagógicos, e ao tratamento das questões abertas do questionário. A aplicação deste ocorreu via internet, por meio do Sistema on-line Google Drive. O campo de estudo desta pesquisa foi formado pelas Universidades Federais de Minas Gerais que possuem o curso presencial de licenciatura em Pedagogia, totalizando nove Instituições. O foco foi a compreensão do olhar e da percepção do aluno concluinte do curso de Pedagogia com relação ao processo de formação que possibilite a sua atuação na EJA. Os resultados indicaram que oito Instituições concordaram com a realização da pesquisa. Contou-se com um público de 45 graduandos, em sua maioria do sexo feminino, solteiros, com a faixa etária entre 18 e 24 anos. Constatou-se com base nas falas dos graduandos que estes acreditam na importância de uma formação para o docente que seja específica e voltada para a EJA. Além disso, verificou-se que os cursos de Pedagogia possuem disciplinas específicas e ações voltadas para o ensino do futuro educador da EJA nas Instituições. Porém, segundo as narrativas dos participantes da pesquisa, estas não são suficientes para preparar o profissional que atuará em tal modalidade, com uma formação que seja de qualidade e que atenda às especificidades do público da EJA.Item A implementação da Lei 10.639/2003 em projetos multidisciplinares : um estudo de caso na Escola Estadual Profa. Maria Coutinho (Contagem-MG).(2021) Oliveira, Cleuza Maria de; Quadros Junior, João Fortunato Soares de; Quadros Junior, João Fortunato Soares de; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues; Trindade, Brasilena Gottschall PintoEsta pesquisa investigou implementação da Lei no. 10639 de 9 de janeiro de 2003, através de seus projetos multidisciplinares em uma escola de Ensino Médio da rede estadual de Minas Gerais do município de Contagem. Teve como objetivo geral conhecer de que forma as ações desenvolvidas pelo Projeto se aderem às determinações estabelecidas pela Lei no. 10.639/03. Os objetivos específicos identificar as metas como também as finalidades do Projeto, bem como os perfis dos profissionais atuantes; conhecer os mecanismos empregados para combater o preconceito, o racismo e a discriminação racial entre os participantes. Buscou também conhecer como o projeto contribui para o conhecimento e a valorização da cultural africana e afro- brasileira. A metodologia desta pesquisa foi de natureza qualitativa estudo de caso, na qual utilizou-se a entrevista semiestruturada. Além disso, analisaram-se documentos da escola, tais como: o Projeto Político Pedagógico, os Projetos desenvolvidos com a Lei, e uma pesquisa como os estudantes egressos da escola. Como resultado foi possível apontar que esta é uma experiência importante que envolve toda a escola, tem uma avaliação positiva dos discente e docentes. Sendo que é considerado um Projeto relevante para a educação para relações étnicas raciais, valorização e reconhecimento da identidade negra de forma positiva, contribuindo para combater o racismo e preconceito racial. Mas, questões como a falta de formação dos docentes e pouco materiais didáticos sobre a temática foram os principais pontos apresentados como dificultadores para o desenvolvimento dos Projetos.Item Longevidade e excelência escolar de estudantes de camadas populares na pós-graduação stricto sensu.(2021) Bento, Elaine Gonçalo; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues; Portes, Écio AntônioA constituição deste objeto de pesquisa no Brasil, a saber, a longevidade escolar de camadas populares, se inspirou inicialmente na literatura francesa e se estabeleceu na sociologia da educação brasileira com os trabalhos de Portes (1993), Viana (1998) e Silva (1999). O acesso de sujeitos de camadas populares ao Ensino Superior brasileiro, sobretudo às universidades públicas, ainda constitui algo estatisticamente improvável para muitos jovens e chegar à pósgraduação stricto sensu pode vir a ser um obstáculo ainda maior. Diante desse cenário, esta pesquisa descreve e analisa estratégias e mobilizações construídas por estudantes oriundos de camadas populares matriculados nos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Ouro Preto para a construção de suas trajetórias acadêmicas e para o seu ingresso no mestrado acadêmico. O arcabouço teórico da pesquisa é constituído por estudos da Sociologia da Educação sobre a longevidade escolar das camadas populares no âmbito da realidade brasileira. Quanto ao percurso metodológico, seguiu-se três etapas: a) aplicação de questionário socioeconômico eletrônico para configuração das características sociais dos estudantes de cursos de pós-graduação de oito áreas do conhecimento; b) realização de entrevistas com cinco estudantes de cursos de mestrado acadêmico; e c) análise interpretativa dos dados coletados. Os resultados obtidos neste estudo mostram que, de um modo geral, o envolvimento das famílias de camadas populares com a escolarização dos filhos se dá de modo heterogêneo e sem um projeto escolar intencional, nota-se que a presença dessas famílias ocorre de modo periférico ao estritamente escolar e por meio de práticas educativas que possibilitam aos sujeitos condições objetivas favoráveis à longevidade escolar para além da graduação, pois os sujeitos pesquisados ascenderam ao mestrado acadêmico. Os resultados desta pesquisa revelam ainda que as trajetórias dos cinco estudantes de camadas populares foram perpassadas por mobilizações familiares e individuais, pela condição de bons alunos, que gostavam da escola e tinham bons resultados escolares, bem como pelo desenvolvimento de estratégias de escolarização de curto prazo em prol de um percurso longevo, ou seja, em prol da ascensão a níveis mais elevados de ensino, como o mestrado acadêmico.Item Práticas educativas e estratégias de escolarização de mães professoras nos processos de alfabetização dos filhos.(2023) Azevedo, Adriana Bárbara dos Santos; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues; Lacerda, Wania Maria GuimarãesEsta pesquisa teve como objetivo investigar as práticas educativas e estratégias de escolarização desenvolvidas por mães professoras no processo de alfabetização dos filhos(as). As questões norteadoras do trabalho foram: Mães professoras que atuam na alfabetização e que tem filhos nesta etapa, favorecem/potencializam a escolarização e, especificamente, os processos de alfabetização da prole? Quais seriam as práticas educativas, estratégias de escolarização e modos de acompanhamento escolar desenvolvidos pelas mães professoras que impactariam os processos escolares de seus filhos(as)? A coleta dos dados foi baseada em um estudo qualitativo. Para encontrar e definir as participantes, a amostragem foi delineada pela técnica “bola de neve”, diante de critérios pré-definidos do trabalho. Após a definição, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 mães professoras da rede pública de educação básica do município de Ouro Preto (MG), que tinham filhos matriculados em escolas públicas, na última fase da Educação Infantil e/ou nos Anos iniciais do Ensino Fundamental. As entrevistas foram analisadas de forma interpretativa, identificando, nos relatos das mães professoras, discursos que fossem associados a um efeito mãe professora na alfabetização dos filhos(as). Pelas entrevistas foi possível compreender os modos como as entrevistadas desenvolviam as práticas educativas e estratégias de escolarização, no bojo dos processos de alfabetização de seus filhos(as). Constatou-se que as práticas educativas e estratégias de escolarização favoreciam a alfabetização dos filhos(as). A título de exemplo, as atividades citadas foram acompanhamento sistemático das tarefas escolares, transmissão de valores consonantes com o mundo escolar, práticas intensas de leitura e escrita, leitura em voz alta, sarau de poesia, “contar o que leu”, escrita de listas, bilhetes e cartas, escolha ativa da escola pública, contato próximo com os professores dos filhos(as), uso de métodos e recursos de alfabetização no apoio escolar etc. E mesmo aquelas mães professoras que relataram que não tinham tempo para apoiar sistematicamente o filho(a) no âmbito familiar, devido à extensa carga horária de trabalho, desenvolviam práticas e estratégias para superar as possíveis lacunas no acompanhamento das tarefas escolares. A condição híbrida de mãe professora foi observada como facilitadora para essas mães diagnosticarem as dificuldades dos filhos(as), assim como compreenderem os métodos de ensino da escola, conhecimentos os quais revertiam em favorecimento para a escolarização dos filhos(as). Com nossos resultados, esperamos que essa pesquisa contribua com debates acerca do processo de escolarização e reflexões em relação à família e à escola no âmbito das mães professoras e a alfabetização dos filhos(as), contribuindo para ampliar os estudos sociológicos sobre as práticas educativas e estratégias de escolarização nos diferentes grupos sociais. Ademais, almejamos que essas ações relatadas por estas mães professoras possam ser compartilhadas com outros sujeitos, possibilitando uma ressignificação das práticas e atuações, e permitindo a pessoas no mesmo eixo temático refletir sobre a importância do seu papel na escolarização.Item “Sério, tia, que você é a tia do meu avô?” : relações avós e netos das camadas populares e processo de alfabetização.(2022) Moreira, Larissa Souza; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues; Reis, Lilian Perdigão CaixêtaA aprendizagem ao longo da vida vem sendo reconhecida como um novo pilar do envelhecimento ativo, juntamente com a melhoria das condições de saúde e com a participação em diferentes atividades. Todo esse ganho se deve, entre outros fatores, à importância que se tem dado à informação e ao conhecimento para permanecermos saudáveis e ativos socialmente. Nesse sentido, esta pesquisa está inserida no debate sobre a relação família - escola e as relações intergeracionais, trazendo contribuições relevantes para a Sociologia da Educação e a Sociologia da Família. A partir da discussão oferecida por autores clássicos e contemporâneos da Sociologia da Educação, como Pierre Bourdieu, Bernard Lahire, entre outros e dos que discutem a relação avós e netos como Coutrim e Figueiredo; Cristina Dias; Rosa Azambuja, entre outros, trouxemos como questão central da investigação a seguinte indagação: qual a influência do processo de escolarização tardia dos avós cuidadores nas práticas educativas dos netos em fase de alfabetização ou nas séries iniciais do Ensino Fundamental? O principal objetivo da pesquisa foi analisar a influência do processo de escolarização tardia dos avós cuidadores nas práticas educativas dos netos em fase de alfabetização ou nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A investigação foi executada em Mariana, MG, e a metodologia seguiu a abordagem qualitativa. Além da pesquisa bibliográfica, foram realizadas observações orientadas e entrevistas com três idosos (duas mulheres e um homem) que estão cursando a sala de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos e que são responsáveis ou corresponsáveis pelos cuidados de netos. Também foram feitas entrevistas com três netos (duas meninas e um menino) que são cuidados por seus avós e que estão em alfabetização ou cursando o os primeiros anos do Ensino Fundamental I. Os depoimentos do avô e das avós e de seu/sua neto/a foram transcritos e analisados à luz da bibliografia e das anotações do caderno de campo. Os principais resultados nos mostraram que: a escola e o envolvimento com a educação impactam positivamente nos laços entre avós e netos e cria entre eles uma relação de cumplicidade e aprendizado mútuo; embora tenham baixa escolaridade, os avós transmitem valores e oferecem apoio emocional às crianças sob sua guarda e/ou cuidado, e isso se reflete no desempenho escolar das crianças; as crianças se mostram animadas e prontas para ajudarem os avós nas atividades escolares, caso seja necessário, e há uma troca de conhecimento e de elogios em torno dos cadernos, da escrita, dos desenhos e outras atividades e materiais escolares. Assim sendo, torna-se necessário que sejam criadas e fortalecidas políticas públicas que consolidem condições para que cada vez mais idosos realizem o sonho de voltar a estudar, pois os benefícios da aprendizagem vão muito além da satisfação própria, atravessando gerações e impactando na vida dos netos.