DEGEP - Departamento de Gestão Pública
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Item Século XXI : qual matemática é recomendada?(1993) Lorenzato, Sérgio; Vila, Maria do CarmoItem Opinião pública e ação política.(1999) Cerqueira, Adriano Sergio Lopes da GamaItem Princípios do direito à cidade.(2005) Alves, Rafael de OliveiraItem Tendências atuais da etnomatemática como um programa : rumo à ação pedagógica.(2005) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkA maioria das investigações em etnomatemática tem demonstrado que existem várias formas culturais de matemática diferentes da matemática dominante. Atualmente, a maioria das pesquisas em etnomatemática está voltada para um estudo etnográfico ou antropólogico dos grupos culturais. Por outro lado, existe uma grande necessidade de que o Programa Etnomatemática seja identificado como um programa que busca as práticas de ensino-aprendizagem direcionadas à ação pedagógica. O grande desafio para os pesquisadores em etnomatemática é elaborar estudos e práticas pedagógicas que estejam de acordo com os objetivos filosófico-teóricos deste programa.Item Ethnomathematics : cultural assertions and challenges towards pedagogical action.(2006) Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonNeste artigo, os autores discutem alguns conceitos etnomatemáticos que podem ser considerados úteis para a interpretação das asserções e desafios enfrentados pelo Programa Etnomatemática, para o desenvolvimento profissional dos professores, para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, e para a educação matemática; conforme descrito por D’Ambrosio; em nosso contínuo trabalho realizado no Brasil e nos Estados Unidos. Esta discussão começa com um breve exame sobre o posicionamento atual do Programa Etnomatemática em relação ao processo de ensino e a prendizagem em matemática.Item Abordagens atuais do programa etnomatemática : delineando um caminho para a ação pedagógica.(2006) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkApresentamos, neste artigo, as abordagens atuais para o programa etnomatemática, fundamentadas em estudos direcionados à perspectiva antropológico-etnográfica e à ação pedagógica. No contexto atual, existe uma grande necessidade de que o programa etnomatemática seja identificado como um programa que busca as práticas de ensino-aprendizagem em matemática, as quais estão direcionadas à ação pedagógica. Acreditamos que o grande desafio para os pesquisadores é elaborar estudos e práticas pedagógicas que estejam de acordo com os objetivos filosófico-teóricos deste programa. Assim, delineamos uma proposta curricular baseada no trivium literacia, materacia e tecnoracia, que permite desenvolver atividades escolares alicerçadas na perspectiva etnomatemática.Item Livro de realidade aumentada para crianças portadoras de necessidades especiais (lira-espec)(2007) Kirner, Cláudio; Dainese, Carlos Alberto; Garbin, Tânia Rossi; Kirner, Tereza GonçalvesItem Ethnomathematics and cultural representations: teaching in highly diverse contexts.(2008) Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonUma grande parcela da história da pesquisa em etnomatemática tem sido dominada peloestudo das diferenças fundamentais entre os modos de fazer matemática em várias culturas. O entendimento destas diferenças é um fator crítico para a compreensão da natureza humana epara o aprendizado em relação à resolução de problemas. Utilizando a etnomatemática comoum programa voltado para o entendimento deste fato, este artigo discute como o estudo dediferentes algoritmos pode contribuir para a incorporação, a aprendizagem e a celebração dasdiferenças entre diversos grupos culturais. A etnomatemática providencia uma base para oreconhecimento das estruturas sociais que são diversificadas e altamente dinâmicas, e queestão submetidas à estrutura do poder majoritário e dominante das comunidades. Aetnomatemática também ensina como os alunos devem conectar a cultura com a matemáticapara enriquecer esta disciplina através do entendimento da dicotomia percebida entre a matemáticapresente na vida cotidiana e na academia. A perspectiva etnomatemática providenciaum espaço transformacional para que os alunos e professores pensem na diversidade comoalgo bom, valoroso e que é necessário para que possamos viver num mundo globalmenteinterconectado. Através do estudo de algoritmos que os alunos imigrantes trazem para a comunidadeescolar, ambos professores e alunos aprendem que a cultura influencia no desenvolvimentodestes métodos, que são utilizados na resolução de problemas matemáticos.Item Educação matemática: algumas considerações e desafios na perspectiva etnomatemática.(2009) Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonNeste artigo, os autores discutem a possibilidade da utilização harmoniosa do programa etnomatemática e da metodologia de modelagem na educação matemática, para o ensinoaprendizagem em matemática. A tentativa de conexão entre estas duas tendências na educação matemática surge em virtude de que alguns pesquisadores sugerirem haver uma situação conflitante entre a etnomatemática e a modelagem.Item Symmetrical freedom quilts: the ethnomathematics of ways of communication, liberation, and art.(2009) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkSymmetrical Freedom Quilts may be considered as links between mathematics, history, ethnomathematics, and the art of quilting. A quilt theme is a pedagogical way to integrate mathematics, art, and history in an interdisciplinary approach. This article combines an ethnomathematical-historical perspective by elaborating a history project related to the Underground Railroad. This work will allow teachers to develop classroom projects that help students to better understand geometry, especially concepts of symmetry and transformations. One of the objectives of this project is to stimulate student’s creativity and interest, because quilts may be considered as cultural and mathematical expressions of student’s daily life.Item Tecnologia para interação e colaboração na EAD : um estudo utilizando sistemas de realidade aumentada.(2009) Dainese, Carlos Alberto; Garbin, Tânia RossiTendo como objetivo investigar a utilização de recursos tecnológicos para auxiliar o desenvolvimento de atividades de colaboração e interação na EAD, desenvolvemos experimentos utilizando a tecnologia de Realida de Aumentada. Para o desenvolvimento do estudo utilizamos sistemas de realidade aumentada denominados de AmCARA, LIRA e LIRAESPEC associados a softwares e recursos de videoconferência e conferência-web. Verificamos que a utilização de sistemas de realidade aumentada não depende de uma conexão de internet com alta banda e pode ser aplicado a diferentes atividades atendendo, inclusive, alunos com dificuldades nas áreas motoras e de comunicação.Item AmCARA - Ambiente e Comunicação Alternativo com Realidade Aumentada : o acesso do deficiente motor severo a softwares e web.(2009) Garbin, Tânia Rossi; Dainese, Carlos AlbertoThis study aimed to propose an alternative communication environment for people with severe physical disabilities that enables the use of assistive communication software and the Web for the study was developed augmented reality environment with marker, keyboard and controller cards that are triggered by simple movements. It was possible to verify through testing that the user with a disability severe motor can use the environment to promote interaction and communication, including their needs and adaptation for use in situations of learning or work, and for access to software and Web.Item Modelo de interação e colaboração em atividades de EAD com uso de webconferência e videoconferência.(2009) Dainese, Carlos Alberto; Garbin, Tânia RossiItem Complexidade da gestão em EAD.(2010) Garbin, Tânia Rossi; Dainese, Carlos AlbertoNa modalidade de educação à distância os processos de gestão devem oferecer a possibilidade da relação entre os recursos tecnológicos e os recursos humanos para que o processo de aprendizagem possa ocorrer de forma facilitada. Nesta modalidade a dinâmica do processo de aprendizagem é complexa e envolve diferentes atores, como professores, tutores, alunos, técnicos e coordenadores, que estão em diferentes espaços e tempo para o desenvolvimento das atividades. A tecnologia deve oferecer suporte aos diferentes processos envolvidos na organização, planejamento e execução de todas as etapas do processo de ensino e aprendizagem, determinando a necessidade do desenvolvimento de métodos e técnicas. Este trabalho teve como objetivo demonstrar o processo de gestão da tecnologia e dos processos de ensino que auxiliam o desenvolvimento de atividades de um curso de graduação à distância oferecido por uma universidade pública. Serão apresentados os modelos do processo de gestão acadêmico/administrativos e tecnológica, e uma discussão sobre a complexidade da dinâmica da gestão.Item Ambientes colaborativos em educação a distância : abordagens sobre uma ação de formação continuada.(2010) Gabini, Wanderlei Sebastião; Mengalli, Neli Maria; Garbin, Tânia Rossi; Dainese, Carlos AlbertoO presente artigo discute o estabelecimento de processos colaborativos em contexto de educação a distância através dos ambientes virtuais de aprendizagem. Enfoca, também, a questão da eficiência e eficácia para que tais ambientes não se transformem em meros espaços nos quais se trabalham informações, sem garantia de interação e de elaboração do conhecimento. Essa discussão foi organizada a partir de dados coletados em fóruns realizados na disciplina Gestão, Tecnologia e Processo Colaborativo, do curso de Especialização em Tutoria em EAD, desenvolvido pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Ouro Preto – MG. Trata-se de um curso destinado a docentes tutores (presenciais e a distância), bem como coordenadores de pólos da parceria UFOP/Universidade Aberta do Brasil. Ao abordar o processo de formação continuada, busca-se identificar a implementação de práticas reflexivas em relação ao contexto de atuação dos participantes.Item Ethnomodeling : a pedagogical action for uncovering ethnomathematical practices.(2010) Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonThe application of ethnomathematical techniques and tools of modeling allow us to examine systems taken from reality and give us insight into forms of mathematics done in a holistic way. The pedagogical approach that connects a diversity of cultural forms of mathematics is best represented through ethnomodeling, which is a process of translation and elaboration of problems and the questions taken from academic systems. Seen in this context, we would like to broaden the discussion of possibilities for the inclusion of ethnomathematics and associated ethnomodeling perspectives that respect the social diversity of distinct cultural groups with guarantees for the development of understanding different ways of doing mathematics through dialogue and respect.Item Culturally relevant pedagogy : an ethnomathematical approach.(2010) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkA implementação de uma pedagogia culturalmente relevante no currículo escolar auxilia a desenvolver o aprendizado intelectual, social, emocional, e político dos alunos através da utilização das próprias referências culturais para a divulgação do conhecimento, das habilidades e das atitudes desses alunos. A pedagogia culturalmente relevante fornece as maneiras pelas quais os alunos mantêm a própria identidade enquanto são bem sucedidos academicamente. No conteúdo da pedagogia culturalmente relevante, existe a necessidade de examinar a inserção da matemática na cultura através da perspectiva etnomatemática que considera a natureza cultural da produção do conhecimento no currículo matemático. As abordagens da etnomatemática e da pedagogia culturalmente relevante no currículo matemático têm a pretensão de tornar a matemática escolar mais relevante e significativa bem como promover a qualidade da experiência educacional dos alunos. Nessa perspectiva, o enquadramento teórico utilizado nesse artigo é a Teoria da Educação Culturalmente Relevante. Como a Pedagogia Culturalmente Relevante e os Aspectos Culturais da Matemática estão interrelacionados com a Educação Culturalmente Relevante, esse artigo também é enquadrado com a aplicação dessas abordagens teóricas.Item A influência dos fatores linguísticos no ensino-aprendizagem em matemática: o caso dos Estados Unidos.(2010) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkA Matemática é constantemente apresentada como uma disciplina universal e que possui uma linguagem própria. Porém, as diferenças culturais e lingüísticas associadas com as diferentes notações e procedimentos para a resolução de problemas em matemática, enfrentados por alunos aprendizes da língua inglesa, nas salas de aula, nos Estados Unidos, é uma questão educacional que deve ser estudada e pesquisada. O nosso objetivo é discutir a cultura e a linguagem como fatores importantes no ensino-aprendizagem em matemática para alunos aprendizes da língua inglesa. Dessa forma, os professores devem valorizar a diversidade cultural que está presente nas salas de aula, direcionando os alunos ao entendimento e a compreensão da influência que a cultura e a linguagem têm sobre a matemática e como esta influência resulta em maneiras diferentes pelas quais a matemática é utilizada, comunicada, transmitida e difundida entre os membros da comunidade escolar.Item Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program.(2010) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkA matemática utilizada fora da escola pode ser considerada como um processo de etnomodelagem e não como um mero processo de manipulação de números e prodecimentos. A aplicação das técnicas da etnomatemática e das ferramentas da modelagem permite a visualização de uma realidade diferente ao favorecer a introspecção sobre matemática que é realizada de uma maneira holística. Nesta perspectiva, a abordagem pedagógica que conecta os aspectos culturais da matemática com os seus aspectos acadêmicos é denominada etnomodelagem, que é um processo de tradução e elaboração dos problemas e questionamentos que são retirados dos sistemas que são parte da realidade dos alunos.Item For a critical ethnomathematics perspective: get off the dance floor and get on the balcony!(2010) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkNeste artigo, os autores discutem uma analogia na qual o programa etnomatemáticanecessita mudar o paradigma de pesquisa, isto é, parar de dançar e ir para o balcão. Nestaperspectiva, os pesquisadores e educadores têm que sair do salão de dança e ir para o balcãopara que eles possam atingir outros campos acadêmicos e dialogar com culturas diferentes.Então, talvez eles possam aprender e entender novas perspectivas e teorias para um trabalhomais aprofundado em etnomatemática. Desta forma, eles podem adquirir a capacidade deanalisar e criticar positivamente o trabalho em etnomatemática realizado por outros e por eles próprios.