DEETE - Departamento de Educação e Tecnologia
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Item About education, politics and singularity.(2019) Rahme, Mônica Maria Farid; Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá; Neves, Libéria RodriguesAbout Education, Politics and Singularity. The article discusses, at first, questions related to the configuration of the Special Education policy in Brazil from the 2000s, highlighting elements that marked the process of institutionalization of the inclusion of students, the target audience of special education in the common school, as well as challenges. With these problematizations as reference, it is sought, secondly, to contextualize the works that make up this Thematic Section. Based on different theoretical and methodological approaches, these texts share an ethical concern with the development of Special Education for society and with the implementation of the constitutional principle of education as a right of all.Item Acervos de bibliotecas escolares e formação de pequenos leitores.(2016) Corrêa, Hércules Tolêdo; Feba, Berta Lúcia Tagliari; Souza, Renata Junqueira deApresentar e analisar informações referentes ao acervo das bibliotecas escolares de 68 dados quantitativos e qualitativos obtidos com a realização da pesquisa “Literatura e primeira infância: dois municípios em cena e o PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola) na formação de crianças leitoras”. A investigação revela que as atividades para formar os leitores são esparsas, e que não favorecem o manuseio do livro como objeto cultural. Ademais, os responsáveis pelas bibliotecas não conhecem os acervos recebidos, não se veem como mediadores de leitura e não consideram a biblioteca um espaço para aproximar livros e crianças.Item Ações afirmativas e democracia contemporânea na educação.(2013) Tonini, Adriana Maria; Silva, Antonio Marcelo Jackson Ferreira daO final do século XX e o ingresso no século XXI produziram um modelo de democracia que procura reunir o direito das minorias, garantido pelo sistema de cotas, o entendimento de “escola para todos” como fator crucial para a produção de uma possível igualdade e, por fim, a ação das instituições políticas para melhor organizar os conflitos sociais. É evidente que tais ideias, para se concretizarem, necessitam de fórmulas que devam colocá-las “na prática”, particularmente em virtude de que isso se confronta com todo um sistema cultural produzido ao longo de dois séculos, pelo menos (o sistema político, econômico e social deno¬minado liberalismo). Assim, para dar conta da “escola para todos” não há como não pensar em atrelar o currículo às questões sociais e suas demandas. É preciso, portanto, entender o papel do currículo no processo.Item Alfabetizar letrando : uma experiência de sucesso por meio dos textos literários.(2016) Corrêa, Hércules Tolêdo; Magalhães, Rosângela MárciaUma das grandes preocupações que surge a partir da implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos diz respeito aos processos de alfabetização e letramento. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar e ampliar o diálogo sobre o que muda efetivamente na prática pedagógica e na sala de aula quando se passa a falar em “alfabetizar letrando”. Nossos referenciais teóricos basearam-se nos estudos sobre alfabetização e letramento(s), fundamentados e desenvolvidos por pesquisadores da área. Também nos fundamentamos nos estudos consecutivos ao desenvolvimento das diferentes formas de letramento, como o conceito de letramento literário. A presente investigação é resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se o estudo de caso como procedimento e foi realizada em uma escola pública do município de Ouro Preto - MG. Metodologicamente, este estudo desenvolveu-se por meio da observação da sala de aula de uma turma de seis anos e de entrevistas semiestruturadas realizadas com a professora participante, seis pais e seis alunos da turma pesquisada. Analisamos alguns projetos de trabalho com a literatura, dentre eles a “Semana na Biblioteca”, desenvolvidos com os alunos da turma pesquisada, que possuem como objetivo principal incentivar a leitura literária, proporcionando às crianças a vivência de situações de letramentos por meio da abordagem de diferentes manifestações. Os resultados apontam para práticas situadas de letramento literário que consistem o eixo do alfabetizar letrando na turma observada, formando uma comunidade de leitores ativos e autônomos, a partir de uma “escolarização adequada” da literatura.Item Análise sobre a regulamentação do profissional do setor de tecnologia da informação e comunicação no Brasil.(2021) Silveira, Antonio Claudio Jorge da; Tonini, Adriana MariaO presente artigo é parte de um estudo, todavia em andamento no PPGET – Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG, sob Área de Concentração e Linha de pesquisa: Processos Formativos em Educação Tecnológica. Objetiva-se trazer uma análise acerca do debate sobre a regulamentação profissional no setor da Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil, a qual traz implicações diretas na inserção do egresso dos cursos do segmento digital no mercado de trabalho. Para tanto, por meio de uma perspectiva qualitativa, a investigação foi realizada a partir de um levantamento documental e bibliográfico sobre as propostas apresentadas em forma de Projeto de Lei (PL) à Câmara Federal dos Deputados e ao Senado Federal. Além disso, foram consultados artigos e teses que trataram da temática nos últimos 20 anos, a partir do banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), bem como levou-se em consideração o posicionamento de algumas empresas e órgãos do segmento de TIC no Brasil, como o Sindicado das Empresas de Processamento de Dados (SINDPD), a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (ASSESPRO) e a Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Com efeito, a análise evidencia que, nas últimas quatro décadas, houve um amadurecimento em torno das discussões sobre a regulamentação profissional do segmento de TIC no Brasil, todavia, percebe-se que o setor ainda está submisso às exigências corporativas de órgãos legislativos brasileiros, fato que compromete sua plena normatização profissional e, consequentemente, a emancipação jurídica dos profissionais da área.Item Aplicação do controle repetitivo a inversor PWM monofásico com filtro LC de saída utilizado em fonte programável C.A.(2013) Silva, André Filipe Borges Oliveira; Silva, Sidelmo Magalhães; Santos, Claudio Henrique Gomes dos; Cardoso Filho, Braz de JesusEsse trabalho apresenta o desenvolvimento de uma estratégia de controle, baseada no controlador repetitivo, para regulação de um inversor PWM com filtro LC de saída, para aplicação em fontes programáveis de potência c.a. Resultados experimentais, obtidos em um modelo de escala reduzida, são utilizados para validar a estratégia de controle proposta. As principais contribuições do trabalho são: (i) comparação da uso do controlador repetitivo e do PI, em aplicações em fontes programáveis c.a; (ii) aplicação de técnicas de sintonia de controladores clássicos em sistema com controlador repetitivo; (iii) apresentação dos resultados da técnica de controle repetitivo associada a controle PI com compensação de realimentações internas da planta, aplicada ao controle de uma fonte c.a. programável.Item Articulações e tensões na configuração da tutoria em cursos de EAD : o caso do curso de pedagogia do CEAD/UFOP.(2011) Jorge, Gláucia Maria dos Santos; Antonini, ElizabethO objetivo deste artigo é relatar a experiência da configuração da tutoria do curso de Pedagogia do CEAD/UFOP, contextualizado no Sistema Universidade Aberta do Brasil. As políticas públicas que balizaram a implantação da EaD no CEAD/UFOP e a transição de um trabalho baseado em materiais impressos para outro que envolvia tecnologias fomentaram discussões sobre a organização da tutoria, a precarização do trabalho do tutor e a necessidade de debates sobre a institucionalização da profissão “tutor”. Atentamos para o fato de que a possibilidade de organização da tutoria está relacionada às políticas públicas e ao projeto pedagógico do curso. Portanto, o trabalho colaborativo de professores e tutores agrega qualidade ao processo educativo.Item Atividades complementares : uma abordagem pedagógica para mudar o ensino de engenharia.(2009) Tonini, Adriana Maria; Lima, Maria de Lourdes Rocha deO objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos em pesquisa com a amostra de engenheiros formados entre 1976 e 2007 nas modalidades de engenharia civil e elétrica sobre como as Atividades Complementares presentes na resolução 11/2002 (CNE/CES) vêm promovendo a mudança do perfil de formação dos egressos após 2002, para uma formação mais generalista, crítica e reflexiva, em oposição aos formados antes de 2002, que apresentam uma formação mais tecnicista, considerando a vinculação da formação às novas demandas voltadas para a organização do trabalho na sociedade. O artigo defende um melhor uso desse instrumento curricular como alternativa para a verdadeira mudança pedagógica do ensino de engenharia.Item As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte.(2010) Tonini, Adriana MariaO objetivo deste artigo é apresentar os resultados da análise documental dos projetos político-pedagógicos e dos currículos de cinco cursos, sendo três de Engenharia Elétrica e dois de Engenharia Civil, de escolas superiores de Belo Horizonte para verificar como são contempladas as Atividades Complementares nesses cursos de graduação, e analisar qual o impacto das referidas atividades na qualidade deles. Apresentam-se nesses documentos mudanças de foco da organização dos cursos, que passam a se orientar pelas competências e habilidades da aprendizagem, inovando as metodologias e os processos de ensino-aprendizagem na formação de engenheiros. As atividades complementares são desenvolvidas nos cinco cursos estudados e estão sinalizando tanto a sua flexibilização curricular quanto como apontam para a formação generalista, crítica e reflexiva do graduado em Engenharia Civil e Elétrica.Item A atuação do engenheiro gestor : relações e saberes.(2013) Tibério, Juliana Rocha; Tonini, Adriana MariaA atuação do engenheiro gestor é objeto de análises de variáveis que vão da vida acadêmica, cuja prioridade é a formação técnica (educação), à prática profissional, que é marcada pelas relações sociais (trabalho) e exige articulação na área gerencial, voltada para o controle e o planejamento de demandas focadas em resultados. A construção dos saberes desse profissional tem constituído objeto de investigação no que diz respeito aos sentidos marcados pela experiência e pela prática. Partindo desse pressuposto, este trabalho tem como objetivo discutir os saberes profissionais do engenheiro que assume a carreira de gestor, havendo necessidade de que este tenha formação humanística e esteja apto a fazer uma reflexão sobre o seu papel em/para uma sociedade construída historicamente.Item As boas influências : Pedagogia dos Multiletramentos, Paulo Freire e BNCC.(2021) Coscarelli, Carla Viana; Corrêa, Hércules TolêdoEste breve ensaio tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre as influências positivas do pensamento de Paulo Freire no manifesto Pedagogia dos Multiletramentos (NLG, 1996) que, por sua vez, tem fortes imbricações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pergunta que orienta toda nossa reflexão é por que não fizemos antes, nem ainda, essa ponte direta com Freire? Deixamos para o leitor inferir a(s) resposta(s) a partir da leitura do mundo e da palavra, conforme nos ensina Paulo Freire.Item Características da população infantil atendida em triagem no período de 2000 a 2002 numa clínica-escola.(2006) Melo, Sandra Augusta; Perfeito, Hélvia Cristine Castro SilvaEste artigo relata a experiência de um trabalho realizado no Centro de Psicologia Aplicada da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia que buscou levantar, a partir dos dados de atendimentos infantis realizados entre 2000 e 2002, características epidemiológicas e clínicas da demanda infantil atendida em triagem. Diversos aspectos dos 139 casos foram analisados em termos de incidência (porcentagens) e discutidos com embasamento clínico das supervisões de caso. Obteve-se que a demanda clínica deste serviço constitui, em sua maioria, de crianças que apresentam sintomas responsivos ao grupo familiar. Os dados permitiram, ainda, levantar hipóteses e sugerir novas pesquisas acerca das mudanças na família e nas funções parentais presentes na gênese dos problemas infantis que geram demanda clínica em psicologia.Item Challenges to Brazilian society on the construction of the nation.(2017) Silva, Antonio Marcelo Jackson Ferreira da; Silva, José Medeiros daItem Children as legal Subjects.(2018) Rocha, Simone Maria da; Silva, José Medeiros da; Lima, Rafael Gonçalves de; Xavier, Diego Amorim; Silva, Antonio Marcelo Jackson Ferreira daItem China's rise in the international stage and possible consequences for Brazil.(2017) Silva, Antonio Marcelo Jackson Ferreira da; Rocha, Simone Maria da; Marques, Marina Zucker; Gaspi, Renato Henrique de; Silva, José Medeiros da; Lima, Rafael Gonçalves deItem Colaboração em ambientes educacionais com realidade aumentada.(2008) Oliveira, Francisco César; Kirner, Cláudio; Forte, Cleberson; Santin, RafaelCollaboration is an inherent activity in he teaching/learning process, having worth at professional actions. However, the computer support used to implement and improve collaboration is too restricted. This paper presents new ways to use comput er to support collaboration, emphazing tangible interactions complemented with images and sounds. An augmented reality tool named SACRA was used in this way to produce collaborative applications full of tangible interactions, images and sounds, that were tested with local and remote users.Item A comparative analysis of the competences required in contemporary professional practice of engineers and those in the national curriculum guidelines for engineering courses.(2017) Carvalho, Leonard de Araújo; Tonini, Adriana MariaThe notion of competence is increasingly present in the academic and professional environments. In this context, engineering education in Brazil has established, through curricular guidelines, a roll of competences to be developed during the undergraduate courses. Based on this legislation, a question arises on the adequacy of these definitions regarding what is actually required to professionals. Thus a survey was conducted with engineers in the work market to verify the adequacy of the established legislation to the competences required in practice. It was observed that technical knowledge is fundamental, and well-developed in educational institutions; however, the management area, although addressed to some degree in the guidelines, is not developed during graduation, becoming a deficiency to be corrected by professional engineers.Item Consequências da pandemia.(2020) d’Aguiar, Rosa Freire; Silva, José Medeiros da; Silva, Antonio Marcelo Jackson Ferreira da; Marques, Marina Zucker; Gaspi, Renato Henrique deItem Um contexto de trabalho colaborativo possibilitando a emergência dos processos de argumentação e validação em geometria.(2009) Nacarato, Adair Mendes; Grando, Regina Célia; Costa, Jorge LuísO presente texto analisa os processos de argumentação e validação em geometria, mobilizados por um grupo de trabalho colaborativo constituído por professores acadêmicos e da escola básica, alunos da graduação e pós-graduação. Esse grupo, durante quatro anos, dedicou-se a estudos e pesquisas sobre geometria. Sua constituição foi decorrente da constatação de o quanto essa área de conhecimento ainda continua ausente da prática pedagógica e da formação docente. Um dos focos de discussão do grupo, presente neste artigo, refere-se a algumas concepções do que sejam provas na matemática escolar, principalmente com a utilização de ambientes computacionais. Defende-se que, para chegar a uma prova formal, os alunos necessitam vivenciar contextos de aprendizagem marcados por processos de argumentação e validação na escola básica. Essa discussão é complementada com a apresentação de uma experiência do grupo resolvendo um problema sobre sólidos geométricos truncados, decorrente de um ambiente marcado por verdades provisórias. Busca-se evidenciar o quanto o trabalho colaborativo possibilita a circulação, a negociação e a apropriação de significados geométricos e contribui para a produção de saberes docentes.Item Contexto histórico, econômico e político da engenharia no Brasil : do século XVIII ao século XXI.(2013) Tonini, Adriana MariaNo Brasil e no mundo, o progresso tecnológico e o crescimento econômico de um país dependem da formação em engenharia. Nesse sentido, justifica-se a necessidade de investigações que alinhavem algumas interações entre essa área profissional e as políticas educacionais do ensino superior, em especial, dos cursos de engenharia. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar o contexto histórico, econômico e político do curso de Engenharia, tentando explicar como este sempre esteve relacionado ao sistema de produção econômica do país e ao desenvolvimento geoeconômico e político que vem simultaneamente atrelado a novas perspectivas de formação nessa área.