DEEDU - Artigos publicados em periódicos

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    Estado contratual na educação : o desenho de três experiências brasileiras.
    (2022) Tripodi, Maria do Rosário Figueiredo; Theodoro, Mário Lisbôa; Lima, Gustavo Henrique Trajano de; Souza, Mateus Versieux de
    Explora-se analiticamente a contratualização de resultados na educação via abordagens da Teoria da Agência e Instrumentos de Ação Pública. Parte-se da reconstituição empírica de reformas educacionais empreendidas por GO, MG e SP, no período de 2003-2014. Toma-se como variável dependente um conjunto de ações como estrutura de incentivos, controle de absenteísmo docente e dispersão de oferta para Organizações Sociais (OS’s). Assume-se que essas ações podem ser explicadas a partir das duas abordagens teóricas. Empregaram-se pesquisa documental e biblio- gráfica. Fornecem-se evidências de que o uso de ambas as perspectivas te- óricas pode contribuir para a análise de escolhas de políticas educacionais desenhadas a partir do gerencialismo.
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    A escolarização das pessoas com deficiência e necessidades especiais no Brasil : segregação e capacitismo.
    (2022) Diniz, Margareth; Oliveira, Cíntia Marques de Queiroz
    Esse artigo analisou a relação entre a longa história de segregação à qual as pessoas com deficiência foram submetidas durante seus processos de escolarização no Brasil e o cenário da Educação Especial, a partir de estudo de caso em Ouro Preto/MG. Nesta análise, verificamos documentos legais e políticas públicas, além de dados de matrículas obtidos no Censo da Educação Básica, entre 2007 e 2020, o que tornou possível perceber que a atuação da APAE no atendimento de estudantes com deficiência se mantem hegemônica, apesar das transformações paradigmáticas ocorridas no Brasil e do crescente aumento do número de matrículas em outras redes de ensino. Conforme dados do IBGE de 2010 (revistos em 2018), 6,7% da população têm algum tipo de deficiência. São cerca de 14 milhões de brasileiros, um número expressivo, porém, cotidianamente, não é difícil encontrar discursos e atitudes que reforçam a exclusão das pessoas com deficiência, reafirmando atitudes capacitistas.
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    Subjetivação e experiência no exercício da docência em instituições de ensino superior : entre controle e linhas de fuga.
    (2022) Dallapicula, Catarina; Lima, Gabriela Pereira da Cunha; Diniz, Margareth
    Este artigo resulta da intersecção de reflexões de duas pesquisas douto- rais em andamento. Parte do trabalho de Michel Foucault, Jorge Larrosa, Gilles De- leuze e Félix Guattari para pensar os processos de subjetivação e experiência de do- centes do Ensino Superior nos contextos educacionais públicos, considerando os efeitos da Reforma Gerencial do Estado, de 1995. Pondera como o controle do tra- balho docente compõe e é composto por práticas discursivas que instituem proces- sos de subjetivação que insistem em uma lógica produtivista e meritocrática, redu- zindo as possibilidades de experienciar as vivências cotidianas.
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    Olhares (im)possíveis : fronteiras e questões do cinema em pesquisas no campo da educação -passeur, saber-vagalume e imagens-sintoma que podem emancipar.
    (2022) Araujo, Arthur Medrado Soares; Diniz, Margareth
    Este artigo reflete a potência do trabalho com a noção de dispositivo em pesquisas-intervenções com o cinema na escola. Além da reflexão, apresentamos duas imagens que evidenciam momentos fundamentais da experiência de um trabalho realizado com crianças de 10 e 11 anos da periferia de Ouro Preto, em 2017. Nesse trabalho, acreditamos na invenção de um saber-vagalume (HUBERMAN, 2011) durante as intervenções, as quais buscaram espaços de construção de subjetividade dos/das estudantes envolvidos. Para tal, partimos da noção de dispositivo desenvolvida por Cezar Migliorin no trabalho com o projeto “Inventar com a Diferença” (MIGLIORIN, 2016). Entendemos como dispositivo aquilo que coloca em crise o participante durante a articulação entre um comando fechado e, ao mesmo tempo, aberto à inventividade. A partir dessa noção apropriada, articulamos para a primeira etapa da intervenção três momentos: 1) Cartão-Postal, 2) Minuto Lumière e 3) Filme-Carta, que garantiram a emergência das imagens-sintoma produzidas pelas crianças participantes. Os efeitos do trabalho foram colhidos em ato, bem como a posteriori ao projeto. Concluímos que tal intervenção com o cinema opera nas fronteiras entre arte e clínica e não separa arte e vida, ou melhor, artevida, extrapolando as fronteiras na busca de testemunhos.
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    O professor de educação física com deficiência física e sua atuação profissional : um estudo de caso entrelaçando preconceitos e estereótipos.
    (2023) Santos, Fabrício de Paula; Franco, Marco Antônio Melo
    Na última década temos visto um aumento da literatura, no campo da Educação Física, abordando casos de pessoas com deficiência, particularmente, casos de alunos. O estudo aqui proposto direciona o foco para o professor de Educação Física objetivando investigar a atuação de uma professora com deficiência física, que atua como personal training em uma academia de ginástica. A partir de uma abordagem qualitativa de investigação, optou-se por desenvolver um Estudo de Caso. Como resultados foi possível identificar uma profissão e um ambiente de trabalho atravessado pelo preconceito e pelo estereótipo, principalmente, no que diz respeito à estética do corpo. Por outro lado, os resultados também evidenciam a negação, por parte da personal training, sobre esses mesmos aspectos. O estudo considera que há uma tensão entre o preconceito velado e a posição de negação, desse preconceito, pela profissional.
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    Práticas no campo educacional : o que dizem as pesquisas.
    (2022) Carvalho, Renata Cristina de Souza; Franco, Marco Antônio Melo
    Considerando a polissemia que o termo prática invoca e suas manifestações no campo educacional, objetivou-se investigar os principais conceitos e evidenciar os contextos relacionados a esse tema na formação docente e no que tange ao ensino de Ciências. Foi realizada uma revisão sistemática com buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, num recorte temporal compreendido entre os anos de 2010 a 2021. Tem-se que os trabalhos apresentam a concepção de prática como uma importante abordagem que promove a eficácia do fazer educativo e pedagógico. Nota-se uma reduzida produção científica sobre o tema em relação à formação docente nos cursos de Pedagogia e de Ensino de Ciências.
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    Pedagogical practices in special education, teacher training and action research : what the studies say.
    (2022) Freitas, Rafaela Flávia de; Franco, Marco Antônio Melo
    The study aimed to identify and analyze what has been produced in the academic field about pedagogical practices in special education from 2008 to 2020. A systematic literature review was carried out that articulates the themes that involve inclusive pedagogical practices in special education, teacher training, action research. The search was carried out by combining the descriptors: Inclusion, Special Education, Inclusive Education with the descriptors Action Research, Collaborative Research. 193 articles were found, of which 44 articles approached the topic. it was observed that most publications on the subject occurred after the enactment, in 2015, of the Brazilian law for the Inclusion of Persons with Disabilities. Furthermore, it was possible to identify that action research appears as an important theoretical-methodological instrument for the development of more effective pedagogical practices and for the continuing education of Special Education teachers.
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    A concepção ideológica da Teoria da Complexidade e seus desdobramentos na educação brasileira e latino- americana.
    (2022) Silva, Marcelo Donizete da
    Este artigo tem como objetivo apresentar os dados da pesquisa realizada na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-SP no ano de 2010, para aquisição do título de Doutor em Educação. Além da apresentação dos dados, a proposta será de trabalhar os conteúdos específicos da teoria da complexidade de Edgar Morin, sua implicação na produção da pesquisa e da educação brasileira e latino-americana. Por se tratar de uma discussão apresentada como aula para o programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, as questões que serão analisadas dizem respeito aos desdobramentos das teorias educacionais na constituição epistemológica da ciência da educação.
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    Escolarização em áreas rurais : a distorção idade-série na ótica dos gestores.
    (2022) Nogueira, Marlice de Oliveira e; Silva, Luciano Campos da
    O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou as condições em que ocorrem as situações de distorção idade-série entre estudantes que residem em territórios rurais. Foram analisadas as percepções de gestores escolares sobre esse fenômeno, em especial o modo como eles explicam sua ocorrência nas escolas. A metodologia utilizada foi qualitativa e envolveu a realização de entrevistas com os gestores de cinco unidades escolares. Os resultados indicam que, na ótica desses profissionais, dois conjuntos de fatores estariam na base do fracasso escolar dos estudantes: fatores extraescolares e fatores escolares, sintetizados como descompassos entre a modalidade de oferta escolar (currículos, tempos e espaços) e a realidade social e cultural vivenciada pelos estudantes em contextos rurais.
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    A educação no alvorecer da modernidade : “o projeto pedagógico” de Erasmo De Rotterdam.
    (2022) Pinto, Marcelo Felício Martins; Jardilino, José Rubens Lima
    Este artigo tem como objetivo compreender as concepções do humanista Erasmo de Rotterdam sobre a educação das crianças, partindo da análise de duas importantes obras: De Pueris (“Dos Meninos”) e De Civilitate Morum Puerilium (“A Civilidade Pueril”). O enfoque recai sobre as elaborações do autor quanto à importância da instrução infantil para a formação do homem moderno, civilizado, racional e sobre os métodos educativos erasmianos que deveriam ser empregados por pais e preceptores nesse processo. Busca-se, ainda, entender como a disciplinação corporal, na visão de Erasmo, contribuiria para o sucesso desse projeto pedagógico, que almejava a constituição de uma nova humanidade.
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    Inquisição no Brasil : modus operandi dos inquisidores do Tribunal do Santo Oficio de Lisboa nos processos envolvendo a colônia - 1640 - 1739.
    (2022) Jardilino, José Rubens Lima; Ferreira, Mário Gomes
    Este artigo trata da Inquisição no Brasil e a atuação dos inquisidores no modus operandi processual do tribunal eclesiástico do Santo Oficio em Lisboa. Os documentos fontes indicam parte do que foi a inquisição portuguesa no Brasil no processo de colonização do território. Busca-se compreender o rito processual por meio da atuação dos inquisidores, topo da organização hierárquica do Santo Oficio da Inquisição Portuguesa. Para tal, se fez necessária à análise de fontes documentais como regimentos, manual de inquisidores, e processos de réus acusados por diversos crimes no tribunal de Lisboa. O estudo foi realizado a partir de fontes primárias e ilustrado por um caso na colônia brasileira, além de fornecer dados sobre os variados processos, julgados no tribunal do Santo Ofício de Lisboa, uma vez que a colônia portuguesa na América não teve tribunal próprio. Espera-se que esse estudo abra caminho para as outras investigações sobre o objeto no leque dos mais variados processos da Inquisição no Brasil no período colonial.
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    Formación docente en perspectiva decolonial : narrativa de educadores normalistas.
    (2022) Rátiva Velandia, Marlén; Jardilino, José Rubens Lima; Soto Arango, Diana Elvira
    La formación profesional de educadores es el tema central del artículo, su estudio se realiza a partir de narrativas de experiencias de formación inicial de tres educadores de escuelas normales de Brasil y Colombia entre 1940-1980. Esta investigación tiene soporte teórico en los “estudios decoloniales” y ha permitido analizar la importancia de la investigación narrativa como potenciadora para la reflexión e identificar aspectos de la colonialidad presentes en la formación y los saberes de los maestros sujetos de la investigación. Para esto, el corpus (entrevistas) fue triangulado teniendo en cuenta tres categorías —inves- tigación narrativa, saberes adquiridos y actualización, reflexión y práctica— que permitieron concluir que la formación de maestros tuvo una fuerte incidencia de la ‘pedagogía colonial’.
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    Universitarización de la formación docente en la Escuela Normal colombiana.
    (2022) Rátiva Velandia, Marlén; Jardilino, José Rubens Lima
    Objetivo: Dar a conocer cómo ha sido el proceso de universitarización de la formación docente en las Escuelas Normales colombianas, atendiendo a tres elementos: profesionalización docente, sistema educativo y calidad educativa, y a qué forma de implementación corresponde en el contexto colombiano. Originalidad/aporte: Se evidencian los elementos de la universitarización que se adoptaron en la política pública colombiana para la transformación de las Escuelas Normales, y la forma de implementación. Este tema ha sido poco abordado en el país. Método: Investigación de tipo histórico en la que se recolectaron y organi- zaron fuentes (heurística y doxografía). A partir del análisis documental se revisó la normativa colombiana referida a las Escuelas Normales, la Ley General de Educación y normatividad de la educación superior, identificándose categorías que fueron contrastadas con la teoría para establecer la comprensión (síntesis histórica) de la implementación de la universitarización en el país. Estrategias/recolección de información: Para recolectar la información, se revisó la legislación colombiana en el Centro de documentación del Ministerio de Educación Nacional, desde 1970, tiempo en el que en Latinoamérica se empezaron a transformar las escuelas y se revisaron en bases de datos, artículos de reflexión e investigación, tesis de maestría y doctorado, y libros que abordan la universitarización y la formación docente. Conclusiones: Las Escuelas Normales en Colombia han estado en el proceso de universitarización de la formación docente a partir de la incor- poración del modelo universitario, lo que ha conllevado un cambio en la organización institucional, denominación, planes de estudio y financiación en el ciclo complementario.
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    As diferentes linguagens no ensino de geografia : desafios e práticas com a formação de professores.
    (2023) Bertin, Marta; Paulo, Jacks Richard de
    O presente artigo aborda sobre a formação de professores, o qual foi apresentado no Simpósio de Tecnologias e Educação a Distância no Ensino Superior em 2018. Buscou-se por meio desta investigação analisar as contribuições da inserção de diferentes linguagens para o processo de ensino e de aprendizagem de Geografia na modalidade a distância na percepção de futuros docentes. Para tal, foi aplicado um questionário aos alunos de um curso de Licenciatura em Geografia ofertado por uma Instituição pública na modalidade a distância, localizada no interior do estado de Minas Gerais. Os dados desta pesquisa demonstraram que na percepção dos futuros professores, a inserção de diferentes linguagens nas aulas de Geografia pode contribuir tanto a motivação para o ensino quanto para a aprendizagem acerca dos fatos e fenômenos geográficos.
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    O ensino de geografia em tempos de pandemia : reflexões sobre o trabalho docente.
    (2022) Paulo, Jacks Richard de; Araújo, Stela Maris Mendes Siqueira; Pereira, Daniela de Oliveira; Oliveira, Priscila Daniele de
    Os momentos de pandemia, em geral, impõem novas regras e hábitos à sociedade. No contexto atual, a pandemia da Covid-19 tem sido um momento caracterizado por intensos desafios, o que tem provocado diversas reflexões por parte de pesquisadores no interior de seus grupos de pesquisa, principalmente, no que se refere às práticas docentes durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi de refletir sobre o uso das tecnologias digitais e das estratégias metodológicas contempladas por professores de geografia para promoverem o processo de ensino e de aprendizagem no ERE. A metodologia que auxiliou na busca dos objetivos foi a quantitativa/qualitativa, em que os dados foram obtidos por meio de um questionário semiestruturado online, organizado com o intuito de identificar o perfil de formação inicial e continuada dos docentes no que se refere à formação para lidar com as tecnologias; conhecer sobre a infraestrutura que possuem e as estratégias metodológicas adotadas durante o ERE. Nessa pesquisa houve a participação de professores da referida área de conhecimento e que atuam em cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Os dados da pesquisa revelaram que há um descompasso entre o uso das tecnologias e de metodologias, pois, muitas vezes, embasam-se em propostas inovadoras e ativas, mas culminam em mera reprodução de metodologias tidas como tradicionais. Por fim, percebeu-se que utilizar ferramentas tecnológicas nos processos de ensino, de aprendizagem e de construção de conhecimento demandam repensar amplamente sobre o saber fazer pedagógico docente.
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    O ensino de geografia através de maquetes e maquetes táteis na educação básica.
    (2022) Oliveira, Priscila Daniele de; Paulo, Jacks Richard de
    Este artigo aborda o ensino de Geografia sob mediação das maquetes e o objetivo principal foi analisar as contribuições das maquetes e maquetes táteis para o processo de ensino, de aprendizagem e de construção de conhecimento em Geografia na educação básica. Para tal, realizou-se uma pesquisa junto a base de dados BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) para identificação e análise das pesquisas realizadas no período mencionado e que permeiam a temática investigativa deste trabalho. Os dados desta pesquisa evidenciaram que as maquetes podem contribuir para o processo de ensino, de aprendizagem e de construção de conhecimentos tanto na área de Geografia quanto nas demais áreas do conhecimento, sobretudo, sob a perspectiva inclusiva. Além disso, demonstrou-se também que as maquetes representam muito para a Geografia, pois tendem a garantir bons caminhos que possibilitam análises geográficas, incluindo diversos assuntos e dimensões espaciais. O que vai de encontro com a ideia de que a disciplina de Geografia é a ciência que possui a responsabilidade de privilegiar e viabilizar a análise crítica do espaço.
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    Reflections on the use of software for the teaching of mathematics in basic education based on the Scielo database.
    (2022) Paulo, Jacks Richard de; Silva, Rômulo Batista da; Dias, Maria Valdinéia Gonçalves Luiz; Alves, Cláudia Geralda de Souza Maia
    Recently, numerous researchers have been intensifying their research related to the use of software aimed at the teaching and learning process in different areas of knowledge. In this sense, the aim of this investigation was to promote reflections on the work resulting from research related to the use of educational software for the teaching of Mathematics in High School, published from 2014 to 2020, together with the Scielo database. For the selection of articles, the following descriptors were sought: “Educational Software and Mathematics Teaching” and “High School”. It was evidenced through the research analyzed here that the use of educational software can contribute both to the teaching and learning process of Mathematics, mainly, contributing to motivate students and to approach the reality of students by promoting mediation by through technologies in this area of knowledge.
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    Contribuições das ações de atenção e assistência estudantil durante o ensino remoto emergencial : algumas reflexões.
    (2022) Paulo, Jacks Richard de; Araújo, Stela Maris Mendes Siqueira; Marra, Walkyr Gomes; Oliveira, Thamara Dalila Souza de
    Nesta pesquisa teve-se o objetivo de analisar as contribuições das ações de atenção e assistência no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Ribeirão das Neves, para subsidiar os discentes durante o período de Ensino Remoto Emergencial (ERE) provocado pelo vírus SARS-CoV-2 (covid-19). Foi analisada a percepção dos discentes em relação às experiências vivenciadas no período de vigência do ERE (2020/2021). Essas experiências têm relação com as ações de atenção e assistência ao educando, com as ações associadas ao lazer, com o atendimento das demandas apresentadas pelos discentes, com o acompanhamento no desenvolvimento das atividades escolares e com os repasses de recursos financeiros aos discentes. Diante do exposto, efetuou-se uma revisão junto à literatura acadêmica que trata da temática investigativa, para compreender as peculiaridades que são demandadas pelos discentes e contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem no Ensino Remoto Emergencial. Desta forma, para o levantamento de dados e informações por esta pesquisa de cunho eminentemente quali-quantitativo, optou-se pela utilização de um questionário semiestruturado on-line, com o intuito de dar “voz” aos estudantes. Os dados da pesquisa revelaram que as ações de atenção e assistência, mesmo diante de todos os desafios, contribuíram para que discentes tivessem acesso aos estudos, inclusive para que não evadissem da instituição. Houve a necessidade de se reinventar as relações no processo de ensino e de aprendizagem. Nesse contexto, a estrutura tecnológica foi fundamental para o ERE.
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    A study on the state of knowledge produced relative to technology and education of deaf students in Brazil from 1999 to 2018.
    (2022) Miranda, Christianne Câmara Lopes Albuquerque; Paulo, Jacks Richard de
    This study is the result of a Masters Program research with the objective of presenting knowledge produced by Brazilian science on the education of the Deaf and its relations with the use of technology, as well as the paths, challenges and directions for what has still not been approached. In this sense, the main objective of this research is to reflect on the convergence between technology and the education of Deaf students through the analysis of dissertations and theses defended in the period from 1999 to 2018, available in the CAPES. To that effect, this investigation, predominantly qualitative, sought to collect data and information from the CAPES dissertations and theses database relative to research conducted on the convergence between areas of education of Deaf students and technology. The analysis and reflections made on the data collected revealed several trends, such as intensification of research relative to the investigative theme, based on the passing of the Brazilian Sign Language Act in 2002, the concentration of research projects in the Brazilian Southern and Southeastern regions, predominance of development of qualitative approach research, the arising and the importance of research developed by Deaf researchers.
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    O conceito de lugar e as fotografias : contribuições para leitura de mundo.
    (2022) Silva, Rafael Venâncio; Paulo, Jacks Richard de
    Este artigo tem o intuito de analisar as contribuições das fotografias para se abordar o conceito de lugar em aulas de Geografia nos anos iniciais da Educação Básica. Busca-se, também, refletir tanto sobre o potencial das fotografias disponibilizadas em livros didáticos para se promover o processo de mediação pedagógica quanto das originadas por meio de smartphones, em relação ao cotidiano dos alunos. Os objetivos desse estudo se resumem em buscar alternativas que ampliem as mediações pedagógicas no ensino da Geografia, bem como promover ações que fortaleçam a utilização de imagens fotográficas como instrumento didático em sala, contribuindo para a compreensão dos conceitos geográficos. Não obstante, objetiva-se, neste estudo, alargar as possibilidades de contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem das crianças, assim como introduzir as tecnologias nas aulas de Geografia. Para tal, nessa investigação de cunho eminentemente qualitativo, procedeu-se a uma revisão junto à literatura específica que trata sobre a temática elencada, ou seja, ensinar Geografia para crianças, o conceito de lugar, o livro didático e uso/mediação pedagógica por meio de fotografias.