Browsing by Author "Santos, Marli Regina dos"
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Item Análise de estratégias de resolução mobilizadas por alunos do 9º ano frente a atividades envolvendo raciocínio combinatório.(2021) Moreira, Fabrícia Gomes; Tinti, Douglas da Silva; Tinti, Douglas da Silva; Borba, Rute Elizabete de Souza Rosa; Santos, Marli Regina dosA presente pesquisa teve por objetivo identificar e analisar as diferentes estratégias de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental na resolução de situações/problemas do Campo Conceitual Multiplicativo, especificamente os problemas de Combinatória. Para subsidiar nossa pesquisa, buscamos respaldo teórico na Teoria dos Campos Conceituais (VERGNAUD, 1986; 1996; 2009), especialmente no campo das Estruturas Multiplicativas e no entendimento de Pessoa e Borba (2009) e Borba (2013) acerca de problemas envolvendo o raciocínio combinatório. Participaram da pesquisa 16 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública Municipal do Itabirito/MG. Os dados foram produzidos por meio da aplicação de uma sequência de atividades envolvendo raciocínio combinatório, do diário de campo da pesquisadora e de registros produzidos pelos alunos ao longo do trabalho. A sequência de atividades proposta continha doze questões envolvendo os quatro tipos de problemas combinatórios, defendidos por Pessoa e Borba (2009), ou seja, Produto Cartesiano, Arranjo, Permutação, Combinação. Para a análise, selecionamos quatro problemas, nos quais foram os mais representativos, sendo cada um apresentando um significado da Combinatória. Assim, a análise se estruturou em quatro categorias: a) Análise das estratégias mobilizadas pelos alunos no Problema de Produto Cartesiano; b) Análise das estratégias mobilizadas pelos alunos no Problema de Arranjo; c) Análise das estratégias mobilizadas pelos alunos no Problema de Permutação; e d) Análise das estratégias mobilizadas pelos alunos no Problema de Combinação. Na análise dos resultados verificamos que todos os alunos mobilizaram diversas estratégias ao resolver os problemas propostos, diferentes formas de representação, como: Princípio Fundamental da Contagem, desenhos, esquemas, contagem direta das possibilidades, respostas inconclusivas (sem conexão ao problema proposto), utilização de fórmulas, registro de argumentação pessoal, apenas respostas corretas ou incorretas, princípio aditivo, algoritmos da multiplicação e da divisão. A pesquisa revelou que a estratégia de resolução mais utilizada pelos alunos foi o Princípio Fundamental da Contagem e a estratégia menos usada, o diagrama. Como sugestão para futuras investigações com os mesmos dados, poderia ser feito uma análise relacionada aos erros e acertos praticados pelos alunos nos quatro tipos de problemas de Combinação, no sentido de propor uma discussão teórica e metodológica, quanto a estratégia adotada se pode ou poderá induzir ao erro ou acerto. A partir dos resultados da pesquisa foi elaborado um Produto Educacional, na perspectiva de um dispositivo de formação, voltado à formação de professores de Matemática, com vistas a propiciar um espaço formativo pautado na reflexão acercada dos processos de ensino e de aprendizagem de Combinatória.Item Conhecimento pré-predicativo : compreensões quanto à ideia de ângulo.(2022) Santos, Marli Regina dosNos mais diversos momentos, estamos imersos em situações nas quais podemos mobilizar conhecimentos que remetem à estreita relação entre a espacialidade vivenciada pelo sujeito no seu dia a dia e a Geometria enquanto ciência dedutiva. Este artigo se volta para essa relação ao colocar em destaque o conhecimento pré-predicativo, abordado por Merleau-Ponty como um modo de compreensão, temporal e espacialmente localizado, que tem como cerne os sentidos que se dão na vivência do mundo-vida e que se constituem de modo espontâneo, ao estarmos com o outro experienciando o espaço intersubjetivo. O texto dialoga com as ideias trazidas pelo filósofo e por outros autores que se atentam para o conhecimento pré-predicativo e, em conexão com esse diálogo, apresenta um recorte de uma pesquisa com calouros de uma graduação em matemática na qual se destacou uma discussão em torno da ideia de ângulo. As manifestações e interações ocorridas avançaram em direção aos sentidos e significados espontaneamente explicitados por eles, sem a pretensão de chegar a uma definição matematicamente estabelecida do conceito, mas na perspectiva dos entendimentos que dizem de uma produção dada nas vivências, ao experienciarem um solo comum. Indagando as ideias nucleares que permeiam as compreensões explicitadas, destacam-se entendimentos quanto à produção geométrica dada na temporalidade e espacialidade das relações intersubjetivas do mundo-vida, historicamente constituído em sua objetividade dinâmica, indicando possibilidades para o trabalho pedagógico.Item Contribuições da resolução de problemas como metodologia de ensino para a educação financeira de estudantes-trabalhadores do Ensino Médio noturno.(2022) Oliveira, Sônia Mara dos Santos; Viana, Marger da Conceição Ventura; Viana, Marger da Conceição Ventura; Santos, Marli Regina dos; Dutra, Débora Santos de AndradeO objetivo desta pesquisa é investigar as contribuições da Resolução de Problemas para a Educação Financeira de estudantes-trabalhadores do 1.o ano do Ensino Médio noturno de uma escola da rede pública de ensino de uma cidade do interior do Minas Gerais, Brasil. Assim, foram planejados, elaborados, implementados e avaliados problemas para o processo de ensino- aprendizagem de conteúdos matemáticos. Esta proposta envolve a utilização da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de acordo com a Resolução de Problemas, proposta pelo Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas (GTERP), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), em abordagem qualitativa de intervenção, com desafios que levam os alunos à busca de soluções de problemas para a aprendizagem. O trabalho de campo foi realizado no primeiro semestre de 2022, em uma turma de estudantes-trabalhadores do Ensino Médio noturno. A professora da turma é a própria professora-pesquisadora. Os instrumentos/técnicas para a produção de dados foram observação, questionários, diário de campo e registros documentais das atividades realizadas pelos participantes, apropriados para uma pesquisa de natureza qualitativa. Foram considerados como contribuições os avanços na habilidade de interpretar, planejar, avaliar de modo fundamentado alguma situação-problema e tomar decisões financeiras adequadas.Item O ensino remoto de matemática no ensino médio em uma escola mineira percursos e percalços.(2021) Cazal, Diánis Ferreira Irias; Santos, Marli Regina dos; Santos, Marli Regina dos; Batistela, Rosemeire de Fátima; Tinti, Douglas da SilvaEsta pesquisa, de cunho qualitativo fenomenológico, coloca em destaque a implantação da proposta de ensino remoto da rede estadual mineira em uma turma do segundo ano do Ensino Médio Regular de uma escola do interior de Minas Gerais. A questão de investigação, que orientou o caminhar da pesquisa e a própria pesquisadora-professora para a compreensão do fenômeno investigado, foi “Como se deu a implantação, em uma turma do segundo ano do Ensino Médio, da proposta de ensino emergencial e remoto de matemática apresentada pela Secretaria de Estado e Educação de Minas Gerais (SEE-MG) com vistas à manutenção do ensino diante da pandemia e necessidade de isolamento social?”. Visando compreender a implantação da proposta, em seus percursos e percalços, é apresentado um breve panorama do cenário da pandemia e seus reflexos na sociedade e em especial na educação de Minas Gerais, embasado por documentos oficiais (Decretos, Leis e Resoluções), bem como pelo Documento Orientador para o Regime Especial de Atividades Não Presenciais da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (REANP/SEE-MG). Considerando o papel preponderante das tecnologias de informação e comunicação (TIC) para que o ensino remoto se tornasse realidade, há uma reflexão quanto ao seu uso no processo de ensino e aprendizagem, dialogando com discussões atuais quanto à EaD e Ensino Remoto, em suas aproximações e afastamento; à aprendizagem móvel, ou Mobile Learning, e reconfiguração do uso do celular visando a aprendizagem; ao Ensino Híbrido e suas possibilidades. Para a coleta dos dados, foram destacadas as ações e interações ocorridas na implantação do REANP na turma acompanhada, com foco na disciplina de Matemática, cujo tema abordado é a Análise Combinatória. Foram considerados como fontes de dados as interações ocorridas, remotamente entre a pesquisadoraprofessora, equipe escolar e alunos; as devolutivas dos alunos para as atividades propostas e para a Sondagem realizada; os recursos do REANP, como os documentos orientadores, a apostila do PET e as tele aulas do Programa Se liga na Educação. Os dados coletados foram organizados em forma de descrição e sustentaram as análises ideográfica e nomotética da abordagem fenomenológica. A partir das unidades de significado que se destacaram e dos sentidos explicitados por elas, as convergências efetuadas levaram a três grandes categorias de compreensão do fenômeno indagado: O papel das tecnologias e as (re)organizações que se dão; A prática docente em meio ao ensino remoto; e Ensino e aprendizagem da Matemática: (re)configurações no ensino remoto. Por meio delas, discorremos sobre a implantação da proposta, tecendo reflexões quanto ao uso das tecnologias, à prática docente e ao ensino do tema focado. As categorias indicam que o uso das TIC, ainda que com foco na comunicação e não no seu potencial pedagógico para o ensino da matemática, foi um caminho possível, que exigiu dos professores um repensar sobre sua prática e suas ações, visando envolver seus alunos e suprir lacunas e dificuldades que se apresentaram. As reflexões quanto às análises, levaram à elaboração do Produto Educacional intitulado Ensino Híbrido e Mobile Learning: uma proposta para introdução de conceitos de Análise Combinatória no Ensino Médio, que apresenta uma síntese das reflexões possibilitadas na pesquisa e uma proposta de abordagem para o ensino do tema, com sugestões de atividades que podem ser realizadas de forma presencial ou remota, síncrona ou assíncrona, destacando aspectos da aprendizagem móvel e do ensino híbrido como caminhos no cenário pós-pandemia.Item Estágio remoto de Matemática : o que se mostra além da tela plana?(2021) Santos, Marli Regina dos; Deodato, André AugustoO objetivo deste artigo é relatar e ponderar sobre a vivência de dois educadores matemáticos na implementação do primeiro oferecimento da disciplina de Estágio remoto em um curso de Licenciatura em Matemática de uma Instituição Federal. O relato destaca os caminhos trilhados, ressaltando os percursos e percalços surgidos, as reflexões possibilitadas, as (res)significações que se deram em meio às vivências de ensino remoto emergencial. São tematizadas não só questões que emergiram diante das incertezas e inseguranças frente ao cenário que se impôs, mas também são propostas reflexões acerca da importância da construção de uma Educação comprometida com o ser com o outro e com o cuidado na superação de desafios, dificuldades e desigualdades. Como considerações indicativas, de um lado, valendo-se da noção de uma esperança que mobiliza, defende-se o risco da ação em detrimento da queixa não propositiva. De outro lado, defende-se que haja reflexão sobre as limitações dessas ações tendo como norte o contexto de omissão e má gestão da pandemia por parte do poder público.Item Uma experiência envolvendo professoras, professores e o programa ‘Nossa Escola Pesquisa sua Opinião’ (NEPSO) : apropriações do uso pedagógico da pesquisa de opinião.(2022) Mendes, Amanda Vieira; Deodato, André Augusto; Deodato, André Augusto; Freitas, Wanderley Sebastiao de; Santos, Marli Regina dosEsta pesquisa de mestrado, inserida no cenário brasileiro, parte das experiências de uma professora de Matemática preocupada com as recorrentes demandas pela qualificação do ensino de Matemática na Educação Básica. A investigação realizada dialoga com autoras e autores que sinalizam na direção de que tal qualificação é possível, quando se mira no horizonte de uma educação comprometida em colaborar com a transformação da realidade social, por meio do compartilhamento do conhecimento historicamente acumulado e socialmente valorizado. Assim, nesta investigação, adotou como objetivo descrever e analisar como uma experiência formativa envolvendo a pesquisa de opinião reverbera em um grupo de professoras e professores dos anos finais do ensino fundamental. Para tanto, valendo-se do referencial teórico adotado, considerou-se que o uso pedagógico da pesquisa de opinião poderia não somente ser interpretado como uma metodologia ativa, fazendo-se um espaço no qual não só as e os discentes, mediados pelas e pelos docentes, ocupassem a centralidade do processo de ensino e aprendizagem, como também corroborasse para o rompimento da disciplinaridade, como indicado por autoras e autores da Educação Estatística. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual foi construído um percurso metodológico em que seis professores de uma mesma escola, que lecionam diferentes componentes curriculares, sendo dois deles de Matemática, participaram de uma experiência formativa em que, em 23 encontros síncronos, mediados pelos pesquisadores, construíram uma pesquisa de opinião na perspectiva do Programa “Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO)”. O material empírico da investigação foi produzido durante o primeiro semestre de 2021, por meio da aplicação de um questionário inicial, de observações e gravações em áudio e vídeo dos encontros e entrevistas individuais e coletivas. Acrescenta-se, ainda, que as professoras e os professores foram entrevistados no final da experiência. Após a organização do material empírico, foram construídos dois eixos de análise, por meio do quais, foi empreendida uma análise, de um lado, norteada pela definição de apropriação e, por outro por conceitos caros a autores da Educação Matemática Crítica. Como desdobramentos dessa análise, identificou-se que as apropriações do uso pedagógico da pesquisa de opinião pelos participantes aconteceram no decorrer de negociações produzidas ora a partir de tensionamentos, ora de a partir de consensos. Identificou-se também que as reverberações da proposta nas e nos participantes, revelaram que, entre tensionamentos e oscilações, notados nas falas das professoras e dos professores, a experiência formativa possibilitou que as e os envolvidos construíssem uma experiência nova com o conhecimento matemático que, em alguns casos, colaborou para o início de mudanças nas concepções de Matemática de algumas professoras e alguns professores. Além disso, as e os docentes, participantes da pesquisa passaram a vislumbrar a possibilidade de implementar o uso do Programa NEPSO na escola em que lecionam e, também, mostraram que o processo vivenciado as e os levaram a refletir sobre suas práticas e sobre possibilidades de aperfeiçoá-las. Compete destacar, por fim, que, por meio desta investigação, foi elaborado um Produto Educacional com a intenção de motivar docentes e coordenação pedagógica a explorar o uso pedagógico da pesquisa de opinião, de forma que a Matemática seja uma possível lente para se ler o mundo.Item Geometria dinâmica e mobile learning no ensino de cônicas : discutindo a parábola.(2022) Anjos, Isabela Matias dos; Santos, Marli Regina dosEste artigo apresenta um estudo que investiga a inserção de smartphones nas aulas de Geometria Analítica no ensino aprendizagem de cônicas, com o objetivo de analisar possibilidades e limites dessa inserção, no qual foi realizada ruma reflexão teórica quanto ao uso das tecnologias, focando nas possibilidades da Geometria Dinâmica em uma perspectiva Mobile Learning. Foram elaboradas e desenvolvidas junto aos alunos atividades de construção e investigação das cônicas a partir de suas definições, usando o aplicativo GeoGebra para celular, o que permitiu que cada aluno investigasse a construção que realizava em seu próprio dispositivo, podendo retomá-la ou compará-la às dos colegas. Em meio às adversidades encontradas, o planejamento e realização das atividades didáticas abriu caminhos para um ensino dialogado, permitindo o envolvimento dos alunos não apenas como observadores, mas como investigadores de suas próprias construções.Item Geometria espacial no ensino médio na perspectiva do mobile Learning.(2023) Silva, Erika Cruz; Santos, Marli Regina dos; Santos, Marli Regina dos; Ferreira, Neuber Silva; Reis, Frederico da SilvaEsta investigação tem sua problemática relacionada ao ensino e aprendizagem de Geometria Espacial, mais especificamente quanto aos sólidos e cálculo de volume, adentrando pelas possibilidades advindas com a utilização de dispositivos móveis na perspectiva da aprendizagem móvel (Mobile Learning). Visando responder à questão de investigação “Quais são as possibilidades de uma proposta para o ensino e a aprendizagem de conceitos de Geometria Espacial, envolvendo o volume de prismas e cilindros, por meio de dispositivos móveis na perspectiva do Mobile Learning, com alunos do Ensino Médio?”, a fundamentação teórica dialoga com autores que abordam: o ensino e a aprendizagem de Geometria Espacial; as tecnologias digitais no ensino de matemática; os dispositivos móveis e suas possibilidades para o Mobile Learning. Foi realizado um estudo de campo com alunos de uma turma de 2o ano do Ensino Médio de uma escola pública da Rede Estadual do interior de Minas Gerais, contemplada com o recebimento de celulares (smartphones) pelo Projeto “Estudantes em Rede” da SEE-MG. Foi elaborada uma proposta de atividades com foco no ensino de sólidos geométricos visando a promoção de interações junto ao celular. A proposta foi desenvolvida em oito encontros com a turma e os dados coletados foram transcritos e analisados na perspectiva qualitativa fenomenológica, visando uma compreensão interpretativa do fenômeno investigado. Os dados foram organizados na forma de descrição na qual, em um primeiro momento, foram destacadas Unidades de Significado (US) e, após, por meio do trabalho de efetuar convergências dessas US a partir dos sentidos apontados por elas, duas grandes categorias de análise se explicitaram. Uma aborda os dispositivos móveis e os aplicativos e suas possibilidades para o ensino e aprendizagem do tema, bem como os direcionamentos para o Mobile Learning. A outra evidencia o trabalho pedagógico no ensino de Geometria junto aos dispositivos e a abordagem das noções geométricas envolvidas. Na discussão dessas duas categorias, foi possível refletir sobre o papel do celular no espaço da sala de aula visando o protagonismo dos alunos na aprendizagem do tema. Também foi possível identificar aspectos relevantes da mobilidade (mobile) da aprendizagem, indicando que ela pode se dar em diferentes momentos da aprendizagem, tanto dentro como fora dos espaços de ensino, exigindo, para isso, a valorização das interações e dos conhecimentos dos alunos. Tal valorização pode subsidiar uma aprendizagem mais autônoma e ativa por parte do aluno diante dos dispositivos móveis que possui visando à construção dos conceitos.Item Introdução às equações no sétimo ano do Ensino Fundamental : um trabalho colaborativo com vistas à aprendizagem móvel no ensino remoto emergencial.(2022) Almeida, Elder Cesar de; Santos, Marli Regina dos; Santos, Marli Regina dos; Mondini, Fabiane; Deodato, André AugustoO objetivo central deste estudo é investigar e compreender como se dá a (re)organização e o desenvolvimento de uma proposta para o ensino de noções introdutórias às Equações com alunos do sétimo ano, em uma perspectiva de Aprendizagem Móvel por meio do celular, em um trabalho colaborativo envolvendo pesquisador-professor e professores em formação inicial de Matemática. Para tanto, foi elaborada uma proposta inicial focando noções introdutórias para o ensino de Equações que, no estudo de campo, passou a ser reelaborada em colaboração com os professores em formação inicial, participantes do Programa Residência Pedagógica na escola onde o estudo de campo ocorreu. Posteriormente, a proposta foi implementada em três turmas do sétimo ano da mesma escola. Assim, o estudo de campo envolve dois momentos principais: o primeiro, junto aos professores em formação inicial, em quatro encontros que ocorreram remotamente; e o segundo, que aconteceu em nove encontros também remotos, junto aos alunos das turmas do sétimo ano. A discussão teórica tem como temas principais: Álgebra e o Pensamento Algébrico, as Tecnologias no Ensino e a Aprendizagem Móvel, o Trabalho Colaborativo na Prática Docente. Todos os encontros remotos foram gravados e transcritos, gerando as descrições de onde emergiram os dados da pesquisa. Em uma abordagem fenomenológica, os dados foram organizados e analisados, visando responder a indagação posta por meio da interpretação da problemática que ela foca. Após as análises cuidadosamente realizadas dos dados da pesquisa, destacaram-se as três categorias de análise que perpassam a compreensão do fenômeno investigado: O ensino e a aprendizagem de noções introdutórias às Equações, remotamente; A docência no espaço de colaboração e trocas; Os dispositivos móveis no ensino remoto: aproximações e distanciamentos com a Aprendizagem Móvel (Mobile Learning). Tais categorias são discutidas com base na interpretação do pesquisador e no referencial teórico apresentado. O produto educacional derivado desta pesquisa contém as atividades efetivadas durante a proposta, que foram atentamente reelaboradas junto aos professores em formação inicial, visando alcançar como público-alvo professores, professores em formação inicial e formadores, agregando ao texto as experiências e reflexões adquiridas no estudo de campo.Item Jogos didáticos no ensino de análise combinatória : uma proposta com futuros professores de matemática.(2022) Camargo, Ana Luiza Ferreira; Santos, Marli Regina dos; Santos, Marli Regina dos; Ferreira, Ana Cristina; Giraldo Vergara, Carmen RosaEsta pesquisa analisa a realização de uma proposta voltada para o ensino de Análise Combinatória por meio de jogos didáticos para futuros professores de Matemática. A proposta, denominada Combinálise, é composta por quatro jogos pautados na exploração de situações-problemas, que favoreçam a compreensão dos conceitos de Análise Combinatória, buscando encaminhar as discussões posteriores para a generalização de situações e procedimentos, direcionado para as fórmulas relacionadas. A discussão teórica apresentada tem como principais temáticas o pensamento combinatório, os jogos didáticos e a docência em Matemática. O estudo de campo foi realizado em quatro encontros que ocorreram remotamente, devido ao cenário de pandemia e à necessidade de isolamento, foram realizados junto a licenciandos, residentes participantes do Programa Residência Pedagógica de uma Universidade Federal e que estão em atuação em escolas de Educação Básica. Foi realizada uma sondagem prévia junto aos licenciandos, visando obter informações quanto a aspectos relacionados aos temas centrais da pesquisa. Os encontros foram gravados e transcritos, gerando os dados da pesquisa que, em uma abordagem fenomenológica, foram organizados e analisados, visando a questão de investigação. O movimento da análise envolveu a identificação de Unidades Significativas (US) e, posteriormente, um trabalho de efetuar convergências, buscando destacar categorias principais de análise. As categorias destacadas direcionam para o ensino e a aprendizagem da Análise Combinatória e possibilidades por meio de situações investigativas; aspectos da docência que permearam as discussões, no coletivo dos encontros, e que dizem das possibilidades didáticas dos jogos e abordagens junto aos alunos; e os jogos no ensino de Matemática, suas possibilidades, limites e perspectivas para o ensino da disciplina. O produto educacional elaborado é composto por um guia e um site onde são disponibilizados os quatro jogos, e visa alcançar professores, futuros professores, formadores e demais interessados pelos temas que perpassam esta pesquisa.Item Pavimentações do plano : um estudo com professores de matemática e arte.(2018) Santos, Marli Regina dosNesta pesquisa, investigamos “Quais significados os professores de Matemática e de Arte atribuem ao trabalho com pavimentações do plano, envolvendo material manipulativo, em situação de ensino e aprendizagem de geometria?”, em um curso de geometria. As atividades desenvolvidas nos encontros realizados com os professores-alunos de Matemática e Arte tiveram como pano de fundo o tema pavimentações do plano e estavam associadas a materiais didáticos manipuláveis. Foi apresentado um estudo referente aos conceitos e propriedades geométricas concernentes: às pavimentações uniformes, à visualização em caleidoscópios, aos tetraminós e às pavimentações de Penrose. Os encontros foram filmados, transcritos e analisados sob a perspectiva da análise fenomenológica. As análises e interpretações efetuadas permitiram identificar cenas que se mostraram significativas, as quais, mediante desdobramentos dos estudos interpretativos e efetuando as reduções sucessivas, levaram-nos a três categorias abertas: a primeira, construindo interdisciplinaridade – aproximações e afastamentos, aborda os significados que surgiram nesse contexto multidisciplinar, e que avançam em direção à interdisciplinaridade, revelando disposições para as trocas possíveis. A segunda, a prática pedagógica dos professores-alunos, enfoca os significados que explicitam a presença de educadores que trazem consigo suas vivências da prática docente, a percepção que têm de seus alunos e suas expectativas em relação aos encontros. Por fim, construção de conhecimento trata das construções, desconstruções e reconstruções que ocorrem no ambiente dos encontros, em meio a uma atitude empática, evidenciando os humores e disposições dos professores-alunos para ampliarem seus horizontes de possibilidades. A análise dessas categorias permitiu a elaboração de uma síntese, na qual apresentamos considerações quanto ao uso de materiais manipuláveis, à prática docente e à interdisciplinaridade da Educação Matemática.Item Percepções de graduandos da modalidade EaD no pré pandemia e perspectivas com a experiência de ensino remoto.(2022) Silva, Erika Cruz; Santos, Marli Regina dosA experiência de ensino remoto emergencial, dada por ocasião da pandemia de Covid, trouxe ressignificações para o ensino e a aprendizagem das diversas disciplinas, nos diferentes níveis e modalidades. Considerando que ela também reverberou nas discussões e práticas relativas à EaD, neste artigo promovemos algumas aproximações entre ambas, refletindo sobre a percepção, previamente à pandemia, de estudantes de graduação da modalidade EaD quanto ao seu curso e, com base na análise das respostas e na discussão com autores que tratam da EaD e/ou do Ensino Remoto, sinalizamos correlações visando refletir sobre o ensino não presencial no pós pandemia, enfatizando o papel das TDIC na sua implementação e a importância da EaD na democratização do ensino.Item Robótica educacional de baixo custo no ensino e aprendizagem em uma perspectiva interdisciplinar : interfaces com a educação matemática.(2023) Vilaça, Marcelo de Oliveira; Santos, Marli Regina dos; Santos, Marli Regina dos; Souza, Lahis Braga; Martins, Eder MarinhoEsta pesquisa tem como objetivo compreender as possibilidades de uma proposta de Robótica Educacional de Baixo Custo (RBC), mobilizando variados conhecimentos, visando a interrelação entre os saberes. O foco é a perspectiva interdisciplinar e transversal ao currículo escolar. A questão de investigação que orienta este estudo é: “Quais as possibilidades da robótica educacional de baixo custo para o ensino-aprendizagem de alunos do Ensino Médio em um trabalho numa perspectiva de integração dos saberes, na perspectiva da interdisciplinaridade?” Visando responder a essa questão, foi realizado um estudo bibliográfico sobre Tecnologias Digitais na Educação, Pensamento Computacional, RBC, enfatizando suas características, concepções e inclusão digital. A interdisciplinaridade foi debatida, destacando perspectivas para a ação didática contextualizada no desenvolvimento de conceitos para a aplicação da RBC. Para alcançar o objetivo central, uma proposta com atividades envolvendo RBC foi desenvolvida com uma turma de segundo ano do ensino médio em tempo integral, de uma escola pública estadual de Minas Gerais. A proposta direcionou-se ao ensino e aprendizagem de temas inter-relacionados na execução das atividades para a criação de um "robô girassol". Estruturada em sete atividades, utilizou-se de simulador de circuitos eletrônicos, recursos concretos e a plataforma Arduino. Os diálogos e interações dos alunos foram registrados e analisados através de uma abordagem de pesquisa qualitativa fenomenológica, dividida em dois momentos. O primeiro identificou as Unidades de Significados (US) das interações e o segundo, por meio de um processo de convergências, levou a três categorias de análise que aprofundaram a compreensão da questão posta. As categorias são: "Aspectos de uma proposta de ensino e aprendizagem por meio da RBC visando a integração de saberes", destacando o papel motivador da robótica, importância das interações, valor do conhecimento prévio e superação de dificuldades técnicas; "A RBC e o Pensamento Computacional na mobilização de saberes", enfatizando a mobilização de conhecimentos variados através da RBC e do Pensamento Computacional, incluindo otimização de algoritmos, identificação de padrões e resolução de problemas; e "Integração de Saberes e Disciplinas por meio da RBC", realçando a interdisciplinaridade proporcionada pelas atividades com a RBC e a necessidade de um planejamento mais integrado ao currículo escolar. A pesquisa ressalta o papel da RBC no ensino médio, fomentando aprendizado interdisciplinar e inclusão digital. Embora existam desafios, como falta de equipamentos e apoio político, a RBC potencializa a motivação e o pensamento computacional dos alunos. A implementação bem-sucedida requer estrutura, formação docente e mudança de mentalidade na educação. A RBC, crucial para democratizar a tecnologia e promover igualdade de oportunidades, deve ser integrada em um contexto pedagógico mais amplo. Apesar de desafiadora, a implementação eficaz proporciona aprendizagem significativa e desenvolve habilidades vitais. Há espaço para mais pesquisas, especialmente explorando a interdisciplinaridade e materiais didáticos específicos. Este trabalho contribui para a disseminação da RBC, preparando os alunos para um mundo cada vez mais tecnológico.Item Tecnologias digitais em geometria espacial no ensino médio : experiências e perspectivas no contexto do ensino híbrido.(2023) Pacheco, Claudio Bernardo Lucio; Reis, Frederico da Silva; Martins, Eder Marinho; Reis, Frederico da Silva; Martins, Eder Marinho; Paiva, Maria Auxiliadora Vilela; Santos, Marli Regina dosEsta dissertação apresenta uma pesquisa que objetivou, de forma geral, investigar a utilização de Tecnologias Digitais em Geometria Espacial, na perspectiva de professores de Matemática do Ensino Médio, no contexto do Ensino Híbrido. O referencial teórico-bibliográfico foi constituído por diversas produções científicas relacionadas ao Ensino de Geometria Espacial e às Tecnologias Digitais na Educação Matemática, além de trabalhos recentes relacionados a novas experiências e perspectivas para o Ensino Híbrido. A metodologia de pesquisa foi, basicamente, qualitativa em seus pressupostos e métodos e contemplou a realização de uma pesquisa de campo com professores de Matemática do Ensino Médio, matriculados na disciplina eletiva intitulada Tecnologias Digitais na Educação Matemática do Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, oferecida no 1o semestre letivo de 2022. A partir da elaboração, desenvolvimento e avaliação de atividades exploratórias relacionadas a conceitos de Geometria Espacial no Ensino Médio, com a utilização dos softwares dinâmicos Poly e GeoGebra 3D, identificamos um conjunto de contribuições para o ensino de Geometria Espacial, tais como a visualização e o dinamismo proporcionados pelos softwares, e também contribuições para a formação dos professores participantes, tais como a construção conjunta de seus conhecimentos de conteúdo, pedagógico e tecnológico. Concluímos, ainda, que toda a dinâmica de execução das atividades exploratórias buscou evidenciar a compreensão, a reconstrução e consolidação das características e propriedades geométricas nos conteúdos elencados e, assim, perspectivamos uma proposta de ressignificação do ensino de Geometria Espacial para além da aplicação de fórmulas. Por fim, nas considerações finais, apontamos para a necessidade de um (re)pensar sobre o Ensino Híbrido, à luz das possibilidades de integração das Tecnologias Digitais na Educação Matemática.Item The perception of a polyhedron in a generalized kaleidoscope : a perceptive experience.(2020) Santos, Marli Regina dos; Batistela, Rosemeire de FátimaThis article focuses on the experience of viewing polyhedra in modified kaleidoscopes, highlighting the perceptive acts that take place. It presents aspects of geometry, such as concepts and ideas involved in the visualization of polyhedra in kaleidoscopes, through an analyticalmathematical study of the reflection of images in mirrors and generalized kaleidoscopes. In a phenomenological perspective, we call attention to the acts that are carried out in this experience and its possibilities of unfolding, leading the discussion to Merleau-Ponty ideas regarding the primacy of perception, which sustains the encounter of the being in the world.Item Trends in mathematics ́education degree : from theory to practice, what are the outstanding reflections?(2023) Deodato, André Augusto; Santos, Marli Regina dosThis article addresses the inclusion of discussions about Trends in Mathematics Education in a Remote Internship course. The article aims to describe and analyze aspects of this inclusion and the consequent actions and reflections about it in interns¶ practices. The course assignments sought to articulate the theoretical elements of trends that interns mentioned in their reflections about their practice of teaching mathematics remotely. By analyzing synchronous meetings moored on the theoretical references of the Historical-Cultural Theory of Activity, our analysis produced an understanding of two axes that converge on methodologies and teaching moves. We highlight the moves of interns to re- signify the 3theoretical ́ understanding of trends and analyze the possibility of articulating them with their practice. The focus on trends helped interns see themselves as part of a professional category linked to attitudes and values intrinsic to it.