DEGEP - Artigos publicados em periódicos
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Item Século XXI : qual matemática é recomendada?(1993) Lorenzato, Sérgio; Vila, Maria do CarmoItem Opinião pública e ação política.(1999) Cerqueira, Adriano Sergio Lopes da GamaItem Princípios do direito à cidade.(2005) Alves, Rafael de OliveiraItem Tendências atuais da etnomatemática como um programa : rumo à ação pedagógica.(2005) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkA maioria das investigações em etnomatemática tem demonstrado que existem várias formas culturais de matemática diferentes da matemática dominante. Atualmente, a maioria das pesquisas em etnomatemática está voltada para um estudo etnográfico ou antropólogico dos grupos culturais. Por outro lado, existe uma grande necessidade de que o Programa Etnomatemática seja identificado como um programa que busca as práticas de ensino-aprendizagem direcionadas à ação pedagógica. O grande desafio para os pesquisadores em etnomatemática é elaborar estudos e práticas pedagógicas que estejam de acordo com os objetivos filosófico-teóricos deste programa.Item Ethnomathematics : cultural assertions and challenges towards pedagogical action.(2006) Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonNeste artigo, os autores discutem alguns conceitos etnomatemáticos que podem ser considerados úteis para a interpretação das asserções e desafios enfrentados pelo Programa Etnomatemática, para o desenvolvimento profissional dos professores, para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, e para a educação matemática; conforme descrito por D’Ambrosio; em nosso contínuo trabalho realizado no Brasil e nos Estados Unidos. Esta discussão começa com um breve exame sobre o posicionamento atual do Programa Etnomatemática em relação ao processo de ensino e a prendizagem em matemática.Item Abordagens atuais do programa etnomatemática : delineando um caminho para a ação pedagógica.(2006) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkApresentamos, neste artigo, as abordagens atuais para o programa etnomatemática, fundamentadas em estudos direcionados à perspectiva antropológico-etnográfica e à ação pedagógica. No contexto atual, existe uma grande necessidade de que o programa etnomatemática seja identificado como um programa que busca as práticas de ensino-aprendizagem em matemática, as quais estão direcionadas à ação pedagógica. Acreditamos que o grande desafio para os pesquisadores é elaborar estudos e práticas pedagógicas que estejam de acordo com os objetivos filosófico-teóricos deste programa. Assim, delineamos uma proposta curricular baseada no trivium literacia, materacia e tecnoracia, que permite desenvolver atividades escolares alicerçadas na perspectiva etnomatemática.Item Ethnomathematics and cultural representations: teaching in highly diverse contexts.(2008) Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonUma grande parcela da história da pesquisa em etnomatemática tem sido dominada peloestudo das diferenças fundamentais entre os modos de fazer matemática em várias culturas. O entendimento destas diferenças é um fator crítico para a compreensão da natureza humana epara o aprendizado em relação à resolução de problemas. Utilizando a etnomatemática comoum programa voltado para o entendimento deste fato, este artigo discute como o estudo dediferentes algoritmos pode contribuir para a incorporação, a aprendizagem e a celebração dasdiferenças entre diversos grupos culturais. A etnomatemática providencia uma base para oreconhecimento das estruturas sociais que são diversificadas e altamente dinâmicas, e queestão submetidas à estrutura do poder majoritário e dominante das comunidades. Aetnomatemática também ensina como os alunos devem conectar a cultura com a matemáticapara enriquecer esta disciplina através do entendimento da dicotomia percebida entre a matemáticapresente na vida cotidiana e na academia. A perspectiva etnomatemática providenciaum espaço transformacional para que os alunos e professores pensem na diversidade comoalgo bom, valoroso e que é necessário para que possamos viver num mundo globalmenteinterconectado. Através do estudo de algoritmos que os alunos imigrantes trazem para a comunidadeescolar, ambos professores e alunos aprendem que a cultura influencia no desenvolvimentodestes métodos, que são utilizados na resolução de problemas matemáticos.Item Educação matemática: algumas considerações e desafios na perspectiva etnomatemática.(2009) Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonNeste artigo, os autores discutem a possibilidade da utilização harmoniosa do programa etnomatemática e da metodologia de modelagem na educação matemática, para o ensinoaprendizagem em matemática. A tentativa de conexão entre estas duas tendências na educação matemática surge em virtude de que alguns pesquisadores sugerirem haver uma situação conflitante entre a etnomatemática e a modelagem.Item Symmetrical freedom quilts: the ethnomathematics of ways of communication, liberation, and art.(2009) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkSymmetrical Freedom Quilts may be considered as links between mathematics, history, ethnomathematics, and the art of quilting. A quilt theme is a pedagogical way to integrate mathematics, art, and history in an interdisciplinary approach. This article combines an ethnomathematical-historical perspective by elaborating a history project related to the Underground Railroad. This work will allow teachers to develop classroom projects that help students to better understand geometry, especially concepts of symmetry and transformations. One of the objectives of this project is to stimulate student’s creativity and interest, because quilts may be considered as cultural and mathematical expressions of student’s daily life.Item Ambientes colaborativos em educação a distância : abordagens sobre uma ação de formação continuada.(2010) Gabini, Wanderlei Sebastião; Mengalli, Neli Maria; Garbin, Tânia Rossi; Dainese, Carlos AlbertoO presente artigo discute o estabelecimento de processos colaborativos em contexto de educação a distância através dos ambientes virtuais de aprendizagem. Enfoca, também, a questão da eficiência e eficácia para que tais ambientes não se transformem em meros espaços nos quais se trabalham informações, sem garantia de interação e de elaboração do conhecimento. Essa discussão foi organizada a partir de dados coletados em fóruns realizados na disciplina Gestão, Tecnologia e Processo Colaborativo, do curso de Especialização em Tutoria em EAD, desenvolvido pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Ouro Preto – MG. Trata-se de um curso destinado a docentes tutores (presenciais e a distância), bem como coordenadores de pólos da parceria UFOP/Universidade Aberta do Brasil. Ao abordar o processo de formação continuada, busca-se identificar a implementação de práticas reflexivas em relação ao contexto de atuação dos participantes.Item Ethnomodeling : a pedagogical action for uncovering ethnomathematical practices.(2010) Orey, Daniel Clark; Rosa, MiltonThe application of ethnomathematical techniques and tools of modeling allow us to examine systems taken from reality and give us insight into forms of mathematics done in a holistic way. The pedagogical approach that connects a diversity of cultural forms of mathematics is best represented through ethnomodeling, which is a process of translation and elaboration of problems and the questions taken from academic systems. Seen in this context, we would like to broaden the discussion of possibilities for the inclusion of ethnomathematics and associated ethnomodeling perspectives that respect the social diversity of distinct cultural groups with guarantees for the development of understanding different ways of doing mathematics through dialogue and respect.Item Culturally relevant pedagogy : an ethnomathematical approach.(2010) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkA implementação de uma pedagogia culturalmente relevante no currículo escolar auxilia a desenvolver o aprendizado intelectual, social, emocional, e político dos alunos através da utilização das próprias referências culturais para a divulgação do conhecimento, das habilidades e das atitudes desses alunos. A pedagogia culturalmente relevante fornece as maneiras pelas quais os alunos mantêm a própria identidade enquanto são bem sucedidos academicamente. No conteúdo da pedagogia culturalmente relevante, existe a necessidade de examinar a inserção da matemática na cultura através da perspectiva etnomatemática que considera a natureza cultural da produção do conhecimento no currículo matemático. As abordagens da etnomatemática e da pedagogia culturalmente relevante no currículo matemático têm a pretensão de tornar a matemática escolar mais relevante e significativa bem como promover a qualidade da experiência educacional dos alunos. Nessa perspectiva, o enquadramento teórico utilizado nesse artigo é a Teoria da Educação Culturalmente Relevante. Como a Pedagogia Culturalmente Relevante e os Aspectos Culturais da Matemática estão interrelacionados com a Educação Culturalmente Relevante, esse artigo também é enquadrado com a aplicação dessas abordagens teóricas.Item A influência dos fatores linguísticos no ensino-aprendizagem em matemática: o caso dos Estados Unidos.(2010) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkA Matemática é constantemente apresentada como uma disciplina universal e que possui uma linguagem própria. Porém, as diferenças culturais e lingüísticas associadas com as diferentes notações e procedimentos para a resolução de problemas em matemática, enfrentados por alunos aprendizes da língua inglesa, nas salas de aula, nos Estados Unidos, é uma questão educacional que deve ser estudada e pesquisada. O nosso objetivo é discutir a cultura e a linguagem como fatores importantes no ensino-aprendizagem em matemática para alunos aprendizes da língua inglesa. Dessa forma, os professores devem valorizar a diversidade cultural que está presente nas salas de aula, direcionando os alunos ao entendimento e a compreensão da influência que a cultura e a linguagem têm sobre a matemática e como esta influência resulta em maneiras diferentes pelas quais a matemática é utilizada, comunicada, transmitida e difundida entre os membros da comunidade escolar.Item Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program.(2010) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkA matemática utilizada fora da escola pode ser considerada como um processo de etnomodelagem e não como um mero processo de manipulação de números e prodecimentos. A aplicação das técnicas da etnomatemática e das ferramentas da modelagem permite a visualização de uma realidade diferente ao favorecer a introspecção sobre matemática que é realizada de uma maneira holística. Nesta perspectiva, a abordagem pedagógica que conecta os aspectos culturais da matemática com os seus aspectos acadêmicos é denominada etnomodelagem, que é um processo de tradução e elaboração dos problemas e questionamentos que são retirados dos sistemas que são parte da realidade dos alunos.Item For a critical ethnomathematics perspective: get off the dance floor and get on the balcony!(2010) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkNeste artigo, os autores discutem uma analogia na qual o programa etnomatemáticanecessita mudar o paradigma de pesquisa, isto é, parar de dançar e ir para o balcão. Nestaperspectiva, os pesquisadores e educadores têm que sair do salão de dança e ir para o balcãopara que eles possam atingir outros campos acadêmicos e dialogar com culturas diferentes.Então, talvez eles possam aprender e entender novas perspectivas e teorias para um trabalhomais aprofundado em etnomatemática. Desta forma, eles podem adquirir a capacidade deanalisar e criticar positivamente o trabalho em etnomatemática realizado por outros e por eles próprios.Item Desempenho logístico de produtividade em companhias brasileiras listadas na bolsa de Nova Iorque na perspectiva do modelo World Class Logistics.(2011) Paula, Helton Cristian de; Tonin, Joyce Menezes da Fonseca; Bachmann, Ramon Kael Benassi; Colauto, Romualdo DouglasAs informações evidenciadas sobre as atividades logísticas denotam ser preteridas em detrimento de informações de caráter obrigatório. O modelo World Class Logistics propõe o monitoramento do desempenho logístico das companhias com o enfoque em quatro competências: Posicionamento, Integração, Agilidade e Mensuração. A Competência Mensuração se preocupa em mostrar indicadores de (1) Custo; (2) Serviço ao Cliente e Qualidade; (3) Produtividade; e (4) Gerenciamento de Ativos. Entende-se que o modelo possibilita o monitoramento por meio de algumas informações financeiras divulgadas pelas companhias de capital aberto. Nesse contexto, sugere-se a seguinte questão de pesquisa: qual o desempenho logístico de produtividade de companhias brasileiras com ações negociadas na Bolsa de Nova Iorque na perspectiva do modelo World Class Logistics? A amostra foi composta por quinze empresas do setor de produção e comércio e para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva segmentada em clusters. Os resultados mostram que as empresas Braskem, CBD, Perdigão, Sadia e Ultrapar, que compuseram o cluster 1, não obtiveram bom desempenho nos Indicadores Logísticos de Produtividade de forma geral. As empresas Ambev, Aracruz, CSN, Cosan, Embraer, Gafisa, Gerdau e VCPA, que formam o cluster 2, se destacaram nos indicadores Despesas Operacionais versus Mercadorias Despachadas e Output Total. O cluster 3, composto pelas empresas Petrobras e Vale, foi o que apresentou melhor desempenho geral nos Indicadores Logísticos de Produtividade. Isso ocorreu devido ao crescimento do Lucro Operacional ter superado o resultado inferior nos outros dois indicadores.Item A mixed-methods study to understand the perceptions of high school leaders about English Language Learners (ELLS): the case of mathematics.(2011) Rosa, MiltonThis study discusses the challenges faced by high school leaders in providing an environment that successfully maximizes the learning experiences of English Language Learners (ELL) students. It also focuses on the perceptions of principals and vice-principals concerning the challenges faced by these students in relation to standardized high-stakes tests. In this regard, one of the purposes of this study is to determine how these perceptions are influenced by an understanding of the influences of the diverse linguistic and cultural backgrounds of ELL students on their academic performance in mathematics. Another purpose is to describe pedagogical approaches such as culturally relevant education and ethnomathematics that high school leaders may implement to meet the educational needs of these students in their schools. This study also adds to the existing body of the literature in relation to the perceptions of high school leaders concerning ELL students and provides useful information for decision-makers in the field of teaching English and mathematics to speakers of other languages.Item Ethnomodeling : an ethnomathematical view on mathematical modeling.(2011) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkA major problem with mathematics education in contemporary society is its overwhelming bias towards a Western orientation in its topics and research paradigm. A search for new approaches and methodologies is necessary to record historical forms of mathematical ideas that occur in different cultural contexts, and to take advantage of the an emerging globalization of business, science, religion, art, music and other aspects of culture (Orey & Rosa, 2007). There is a need to apply a fundamentally different philosophy, modeling techniques, and an ethnomathematical perspective to mathematics curriculum. In this chapter, the authors propose to demonstrate how, as a member of the family of ethnosciences, ethnomodeling is a methodology for teaching and learning of mathematics. Ethnomodeling challenges the prevailing way of thinking. In order to keep up with modern Western developmental models, other cultures have been forced to adapt or perish. Relying primarily on constructivist theories, the authors argue that universal theories of mathematics take different forms in different cultures, and that Western views on abstract ideas of modeling are culturally bound. In so doing, the study of ethnomodeling is considered a powerful tool used in the translation of a problem-situation of mathematical ideas and practices within a culture. These new-found ethnomathematical lenses lead to new findings in the development of an inclusive model of mathematics.Item Ethnomathematics : the cultural aspects of mathematics.(2011) Rosa, Milton; Orey, Daniel ClarkA etnomatemática estuda os aspectos culturais da matemática. Apresenta os conceitos matemáticos do currículo escolar de uma maneira na qual esses conceitos estejam relacionados com as experiências cultural e diária dos alunos, reforçando, assim, a capacidade deles para elaborar conexões significativas e aprofundar o entendimento da matemática. A abordagem etnomatemática no currículo de matemática tem como objectivos tornar a matemática escolar mais relevante e significativa para os alunos, promovendo a qualidade geral da educação. Nesse contexto, a implementação da perspectiva etnomatemática no currículo escolar de matemática auxilia no desenvolvimento do aprendizado intelectual, social, emocional e político dos alunos ao utilizar as próprias referencias culturais para transmitir o conhecimento, as habilidades e as atitudes. Esse tipo de currículo fornece maneiras pelas quais os alunos mantém a própria identidade enquanto são bem sucedidos academicamente.Item Desempenho logístico de gerenciamento de ativos na ótica do modelo World Class Logistics.(2012) Paula, Helton Cristian de; Bachmann, Ramon Kael Benassi; Tonin, Joyce Menezes da Fonseca; Colauto, Romualdo DouglasO objetivo do artigo consiste em acompanhar a evolução de indicadores de eficiência do desempenho logístico na competência Mensuração com enfoque no gerenciamento de ativos em companhias abertas brasileiras com ações negociadas na Bolsa de Nova Iorque no período de 2004 a 2008, na ótica do modelo World ClassLogistics. A Competência Mensuração do modelo possibilita a verificação empírica em dados públicos divulgados pelas companhias que negociam ações na NYSE em função de exigências maiores quanto ao disclosure em relação aos padrões brasileiros. Esta competência é composta por indicadores de Serviços aos Clientes, Custos, Produtividade e Gerenciamento de Ativos. Empresas do setor de produção e comércio compuseram a amostra e a análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva segmentada em conglomerados. Os resultados indicaram desempenho melhor nos indicadores Nível de Estoque, ROE, ROI e ROA para as companhias do Conglomerado 1. As companhias do Conglomerado 2 apresentaram melhores resultados no indicador Giro de Estoque.